Educação: A falta que a aritmética faz ao Globo

 

Numa reportagem cheia de adjetivos e francamente editorializada, o Globo sentencia: “O relatório Panorama da Educação de 2014 da OCDE – o clube dos países ricos -, a ser apresentado nesta terça-feira em Paris, mostra que o investimento do Brasil no setor continua muito aquém do desejado”. Bem, como somos leitores chatos, daqueles que leem com calculadora na mão, vamos às contas.para entender o que os jornalistas Leonardo Vieira e Andrea Rangel entendem por “muito aquém”.

O PIB brasileiro é parecido, próximo, do PIB de uma França (um pouco menor), de uma Reino Unido (igual) ou de uma Itália (um pouco maior). Que tem, pasmem, algo em torno de 1/3 (na verdade menos) de nossa população. Logo é natural que o nosso gasto per capita seja de um terço desses países.

Aliás, se for um terço, já é até mais (verdade seja dita, a matéria reconhece, ainda que de forma bem discreta, quase envergonhada). Isso não quer dizer que seja o suficiente. Apenas que não é tão diferente.

A reportagem também relaciona: Turquia (14,5), México (14,6), Hungria (19,5), Eslováquia (23,3), Chile (17,2), Israel (30,9), Portugal (25,3) e Coreia (31,7). Todos eles têm PIBs per capita (por paridade de poder de compra, critério FMI, 2011) maiores que o nosso (US$ 11.7 mil).

Curiosamente, todos, embora não seja dito na matéria, com menos investimento proporcional que o Brasil (O Globo chega a dizer que a renda destes países é parecida com o Brasil. Não é ). Podemos tomar como exemplo a Eslováquia, que tem exatamente o dobro do PB per capita PPC do Brasil e que investe 80% mais em valores nominais.

Em suma, é bem provável (precisaria fazer todos os comparativos) que o Brasil seja o país que, proporcionalmente ao PIB per capita, mais investe em educação, dentro da listagem da OCDE (está lançado o desafio). A afirmação “muito aquém”, portanto, é falaciosa. Pelo menos, aritmeticamente.

 

http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-o-penultimo-em-ranking-internacional-de-investimento-por-aluno-13873118

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acabei de conferir a noticia

    Acabei de conferir a noticia no Globo e eh incrível a desfaçatez com que aquele periódico mente.

    Dei uma checada no site do Banco Mundial só para desencargo de consciência e encontrei que os gastos por estudante no Brasil estão a par com os da Europa e  EUA.

    O Banco Mundial define como gasto por estudante a percentagem do PIB per capta gasto por cada aluno. O Brasil investiu cerca de 21% do PIB per capta em 2011 ( hoje a percentagem deve ser maior). Investia somente 12.5% em 2004. Etamos ligeiramente acima da Austrália que investe cerca de 20%, mas muito afrente do México e Chile  que investem cerca de 15%. Os países da Europa investem entre 22% e 24%, ou seja muito próximos ao Brasil. Ate Coreia do Sul e Japão não esta assim tao na frente, com cerca de 23 e 24%.

    Depois de conferir esses dados, tentei comentar no site do Globo, mas “guess what?”. Não estava aberto para comentários. Devem saber que publicaram mentiras.

     

    Os dados do Brasil só vão ate o ano de 2001 infelizmente. Aqui vai o link do Banco Mundial para quem quiser conferir:

     

    http://data.worldbank.org/indicator/SE.XPD.PRIM.PC.ZS?cid=GPD_31

      1. Acho que esse é o temor de

        Acho que esse é o temor de muitos odiadores caro Cafezá. Será muito dificil quando professores e estudantes e todos envolvidos com a educação começarem a perceber o dinheiro entrando. Depois de criada a sensação de melhora qualquer ato visando acabar com isso será prontamente o estopim para revoltas e greves. Ou seja, é melhor acabar com o Pre-Sal logo antes que ele melhore a educação.

      1. Eh possivel. Cuba da show de

        Eh possivel. Cuba da show de bola na educacao primaria e secundaria com mais de 40%. Na educacao superior tambem da de goleada com impressioantes 60%.

  2.  
      ””’Em suma, é bem

     

      ””’Em suma, é bem provável (precisaria fazer todos os comparativos) que o Brasil seja o país que, proporcionalmente ao PIB per capita, mais investe em educação”

      Essa doeu.

     Então, faça ”os comparativos”. É absurdo a diferença.amigo.

             Falando muito sério: Procure ler Cristóvão Buarque e depois conversamos.

    ——————————

       Fora de pauta: No programa Manhattan Connection, de domingo passado,um bloco foi o livro Ulysses.Fiquei abismado como a maioria dos 5 comentaristas não conseguiram ler o livro além da pgn 80. Eu e  James Joyce ficamos decepcionados.

              Vc leu,bonitão?

  3. Hoje, na CBN, o imortal dizia

    Hoje, na CBN, o imortal dizia que Dilma teria que conviver com noticiário negativo, tanto por conta da Petrobras quanto por conta do rebaixamento da nota do país, feita pela Mudes. O imortal e o injustiçado pela Wikipedia repetiram isso umas cinco vezes. Logo após veio o comentário da Mirian. Claro que ela fez um comentário negativo quando ao panorama econômico, mas, verdade seja dita, explicou soubre o tal rebaixamento. Na verdade a nota não foi rebaixada, o que houve foi um rebaixamento na perspectiva da nota. Pelo que entendi faz uma grande diferença.

    Mas a grande diferença é repetir várias vezes que o que foi rebaixado foi a nota. Para o ouvinte desatento, e a maioria o é, fica a impressão passada pelo imortal.

  4. Esse pessoal do mileenium ja
    Esse pessoal do mileenium ja perdeu a credibilidade há muito e muito tempo. Não ha nenhuma surpresa nessa propaganda política que fazem. Por acaso vi a exposição do ministério da educação sobre o censo educacional. Claro, didático… E a iprensa depois fazendo perguntas de quem não entendeu, não entendeu nada e quer porque quer falar mal.
    Ja passaram do limite da irresponsabilidade, da incompetência; cada vez mais passam do ridículo!

  5. Esses caras conhecem seus

    Esses caras conhecem seus  leitores e sabem que a quase totalidade, não faz essa conta.  Esses caras usam dessa desfaçatez total e essa imprudência com a notícia, pois sabem que seus leitores não irão confirmar ou se atentar para esse tipo de coisa…quando muito, leem apenas a manchete.  A maioria não checa essas informações e por isso eles escrevem o que bem entendem, claro que dando uma forçadinha para ficar feio para o governo. Agora, nessas horas era preciso a Dilma vir em rede nacional e confirmar esses números ou não.  Daí a importância, pelo menos, de regulamentar o direito de resposta.  E, em ganhando essas próximas eleições, será preciso encarar esse assunto de uma vez por todas, não dá mais para fugir.  

  6. Há alguns anos conheci uma

    Há alguns anos conheci uma escola pública municipal no distrito de Pirabeiraba, interior de Joinville – SC. Fiquei impressionado com tudo: a manutenção das simples instalações, a limpeza, organização, decoração etc. Mas fiquei muito mais impressionado com a participação das famílias. Havia um recital de violão às 19:30 horas. Fui até lá porque meu filho iria participar. Às 19 horas, horário de troca de turno das empresas,  começou a chegar as famílias. Chegavam famílias tanto de carrão do ano quanto de fusquinha. Vinha o peão da firma, o engenheiro, o patrão, a faxineira e tantos outros. Alguns com uniformes. E todos muito vibrantes, apesar do cançaso da jornada de trabalho. Concluímos, minha esposa e eu, que tratava-se de uma escola modelo. Simples demais, porém modelo, principalmente pela participação das famílias. Com filhos na pré-adolescência, tinha uma certa experiência com reuniões e eventos escolares. Mas nunca havia presenciado algo como aquilo.
    Hoje, para minha alegria, vejo que a Escola Municipal Adolpho Bartsch obteve a note 8,8 no ideb na faixa de primeiro ao quinto ano. Não fiquei surpreso, porém intrigado. Tudo bem que Joinville é um município abastado e culturalmente rico. Mas Santa Catarina tem dezenas de municípios em condições melhores do que aquele bairro de Joinville especificamente. E mesmo entre escolas muito melhor estruturadas de Joinville, aquela de um bairro operário foi a vencedora. Fica as perguntas: é possível estender o padrão de qualidade do ensino de uma escola como esta para outras?  Até que ponto a participação da família é determinante para a obtenção de resultados como este?

    http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/educacao/noticia/2014/09/escola-de-pirabeiraba-tirou-nota-8-8-na-avaliacao-do-ideb-a-mais-alta-de-joinville-pela-segunda-vez-4593882.html

  7. De Vira-Latas a Criminosos

    Nos dias de hoje não é mais o complexo de vira-latas o que afeta este deplorável órgão de imprensa.

    A manipulação dos fatos de forma tosca visando aumentar o poder da emissora frente aos poderes da República é pura e simplesmente criminosa. Crimes que vão desde o assassinato de reputação, passando pelos crimes de difamação e prevaricação, chegando finalmente aos crimes eleitorais.

    Como não existe legislação para prevenir isto, sentem-se livres para fazer impunemente o que querem.

    1. O Poder do Dinheiro

      O Cabo Eleitoral que faz Boca de Urna é preso por estar cometendo crime eleitoral. A emissora que mantém uma Metralhadora Giratória de Balas de Prata o ano inteiro em funcionamento interferindo na formação do voto continua a agir impunemente.

      Voce vai dizer: mas o culpado é o seu governo que não fez nada para criar a Lei de Médius. Eu digo: em parte, sim, mas criar leis é atribuição de outro Poder que não nos representa mais.

      Por este Poder (o Legislativo) não nos representar mais, acabamos cobrando tudo do Executivo.

      1. E o tse

        A função do tse não é mante uma eleição livre e honesta? Cadê o tse? Antes dos outros, já que tratamos de eleições, cabe a pergunta: cadê o tse?

  8. Ã globo falta tudo

    Perderam a noção das coisas. Aritmética é a última coisa que falta, vem depois de vergonha, de moral, de compromisso com o jornalismo, de cumprir sua obrigação de informar e debater, etc, etc. Jornalismo bandido.

    Bom, agora que acabaram com o aécio, como vai ser? O psdb já foi. Estava na cara que io pig ia destrui-lo.

    É impressionante o que este pig fez a si próprio, se corrompeu e está podre. É o rei midas da bandidagem, tudo que toca  e que “defende” fica corrupto. E tem uns orgaãozinhos da imprensa e rádio de minas que também caem pelas tabelas, o que é muito merecido pela atuação podre e vassala deles.

    Lembram dos currais eleitorais dos coronéis do nordeste? Há algo mais parecido do que este bando de jornalistas que se entregou aos patrões?

  9. Okay mas se o artigo é
    Okay mas se o artigo é baseado nisso aqui abaixo….

    “O PIB brasileiro é parecido, próximo, do PIB de uma França (um pouco menor), de uma Reino Unido (igual) ou de uma Itália (um pouco maior). Que tem, pasmem, algo em torno de 1/3 (na verdade menos) de nossa população. Logo é natural que o nosso gasto per capita seja de um terço desses países.”

    Será que só eu vi a falta de aritmética na afirmação?
    A afirmação é falsa!

    Se vc tem um terço da população e o mesmo PIB. É natural que seu gasto total seja menor na mesma proporção da razão populacional para que assim seu GASTO PER CAPTA seja o MESMO, ou seja, igual ou equivalente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador