O capital Lula, por Weden

O ex-presidente Lula conta com uma fidelidade eleitoral que impressiona. Mesmo com tanto desgaste e perseguição da midia, pesquisas dão conta de que quase 40% dos eleitores estariam com ele. Mas talvez não seja na Presidência que Lula poderá fazer mais pelo país.

Primeiro não adianta ter a Presidência com um legislativo reacionário. Nesse presidencialismo de coalisão, o chefe do executivo é apenas um sócio majoritário do poder. Às vezes nem isso. Hoje as esquerdas estão reduzidas a 1/6 do Congresso. Com isso, direitos de cidadania e trabalhistas estão correndo sérios riscos. E outros tantos que precisam ser conquistados estão infelizmente adiados.

Lula poderia ser um inestimável puxador de votos para as esquerdas na próxima legislatura.

Segundo: Hoje no embate direto com a direita, o PT perde. Mesmo com a recuperação econômica não é certo que saia vitorioso, embora teria boas chances. Uma derrota seria catastrófica para a história de Lula. E para as conquistas até aqui. Mas o mesmo Lula pode ser um poderoso fiel da balança em favor de um candidato da esquerda num segundo turno.

Terceiro: ao contrário do PSDB, o PT tem lideranças emergentes. Seria interessante revelá-los em nível nacional.

Quarto: Pode ser salutar para o PT se retirar um pouco. Desde que seja para ceder o lugar a alguém capaz de preservar tudo que foi feito de bom. Corrigindo, sem revanchismo, os erros cometidos.

Se deixar a direita chegar, o processo de destruição da memória se dará desde o primeiro dia de um novo governo (o que se agravará com a mudança geracional). O que jamais aconteceria da parte de um nome apoiado por Lula. Não vale o risco.

Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula já teve seu tempo de se

    Lula já teve seu tempo de se programar para um novo mandato presidencial em 2018. De acordo com as circunstâncias desse segundo governo de Dilma, indicada por ele, seria uma temeridade para o Barbudo se jogar em nova campanha. 

    Lula já fez muito como presidente, e já é personagem fixa na nossa História. Não tem cabimento jogar fora sua participação eficaz na política. Enquanto vivo, com certeza, terá ainda muito a fazer em prol do povo brasileiro, mas que o faça sem o comprometimento de mais um cargo. 

    Estou torcendo para ver Ciro Gomes disputando a Presidência. Esse cearence tem tudo para fazer uma campanha de alto nível, e, mesmo perdendo, será a voz que todos quererão ouvir nos grandes debates televisivos. Ciro é ficha limpa; tem uma hitória bonita de vida política, e é de uma inteligência considerável. 

    1. Lula

      Vocês estão subestimando Lula, como toda a direita fez e faz desde sempre. Lula ainda tem mais lenha para queimar que todos os candidatos progressistas juntos. Nenhum chega aos pés de sua capacidade.

    1. nos poupe

      Sou médico, há 30 anos ,funcionário publico estadual, este meliante do PILANTREL , entregou a Sec. de saúde para os maiores pilantras do estado , tipo JORGE NAHAS  na FHEMIG , nem o bandido do aecim do pó , fez tanta sacanagem com a saude como este bandido , PILANTREL.

      Conheço toda cúpula da secretaria de saude, o mais sério lá bate carteira.

      E o pior é que votei no PILANTREL .

      1. Preferia a ditadura tucana?

        Alias como funcionário publico como está seu salário? Se não for do compadrio tucano, imagino que miseravel. Sei a miseria que está a FUNED por que eu trabalhei lá. E cai fora por que percebi a ditadura tucana lá

        1. com os tucanos nunca

          Presado Ulisses

           

          Quando critico o PILANTREL  e os meliantes da saúde,  JAMAIS penso que com os tucanalhas estaria melhor.

          Estou dizendo que o PILANTREL é como os tucanalhas.

          Lembra quando o aecim cocaina passou o PILANTREL na conversa e eles fabricaram o Lamerda ?

          Só o PILANTREL , para acreditar no  cocainómano golpista.

          Vai ser esperto assim lá na ……………..

  2. Em comentários anteriores já

    Em comentários anteriores já defendi a tese de que Lula NÃO deveria se candidatar para as próximas eleições. As razões vão da esfera do particular, da vida privada(família, saúde etc) à política. Além da imensa carga que sofrerá por parte de opositores e da imprensa, correrá o sério risco de ser derrotado. 

    A derrota em si não é, não será o fim do mundo. Entretanto, nas circunstâncias atuais afundará ainda mais o projeto mudancista do país que, ressalte-se com toda ênfase, não é só dele nem do PT.

    Lula é um líder, um personagem que já entrou para a história, mas não é(ainda bem) um totem, um “ser” sagrado. Concentrar na sua figura,mesmo que real e simbolicamente majestosa, é fulanizar, repito, um projeto de Nação. 

     

  3. É o que está acontecendo em

    É o que está acontecendo em MT, o governador que se dizia da  base (PDT), sempre tinha um pé no PSDB, que era  o sonho dele estar nesse partido. Eleito como salvador do estado, pois o ex-governador do PMDB (preso por acusações de corrupções) deixou as obras mal acabadas pela metade, agora o atual não está fazendo é nada e põem a culpa no ex-governador,  e em qualquer entrevista que dá sempre cita o antigo para se desdenhar do seu mal feito. Ao invés de continuar, pelo menos o VLT, fica pedindo auditoria e travando tudo, a capital de Cuiabá está um caos. O prefeito do PSB vai levando tudo na “macióta” e as principais ruas da capital são só buracos e remendos mal feitos. Alguma semelhança com o PSDB nacional não é mera coincidência. Se estes tomarem o poder, farão a mesma coisa, e o Brasil assim como Cuiabá, andará para trás por uns bons tempos, e botarão a culpa no PT, Dilma e Lula. O povo que não lê é nada, muda de lado fácil, fácil… é o Brasil. Infelizmente, MT sempre foi um estado de direita, e sofre com o atraso porque querem.

    1. Sou do interior do MT Cesar

      Sou do interior do MT Cesar Saldanha e semana passada estive em Cuiabá. Peguei um taxi e obtive como resposta que o governador “não fez ainda nada porque está organizando as coisa” . Há quase 1 ano?  O governador agora tucano está investindo a grana com muita publicidade inclusive no interior  do Estado, não para mostrar o que faz , mas para culpar o governo anterior .  Vamos ver até quando a tática vai funcionar e enganar os incautos. abs

    2. Mato Grosso

      Estive em Cuiaba no mês de julho e fiquei horrorizada com a destruição que promoveram la. Uma cidade totalmente desfigurada, com saida de esgotos no meio do asfalto tão altas, que se se passar o pneu do carro em cima, é perigoso perder o pneu. A sua irmã vizinha, Varzea Grande, acabada! Quem connheceu a duas cidades, não a reconhecem.

      Agora, quando perguntava para os habitantes o que estavam achando da atuação de Pedro Taques, a maioria acha que ele esta promovendo a limpeza ética no Estado. Muitos, muitos mesmo acreditam que Taques é o responsavel pela prisão do ex-governador e secretarios e o pior, atribuem à corrupção (a roubalheira da copa, como dizem là) ao governo federal.

      Todas as vezes que ouvi tal coisa, retomei ao inicio e expliquei o que esta acontecendo no Brasil: as operações livres que a PF e MPF têm realizados e, inclusive, que Taques e alguns nomes do MP/MT foram aparecem nas investigações e tal. Mas o Estado é conservador, classista, moralista e vai levar muito tempo para que a população modesta pare de sofrer nas mãos da elite local.

  4. Páreo

    Todo o mundo querendo tirar Lula do páreo, para 2018. Até a “esquerda”. Sou mais ele. É LULA 2018. De preferência, para a desmoralização geral  do “Coxinistão”, no primeiro turno.

  5. Variaveis e afins

    Seria bom que o PT apoiasse um candidato de sua base de coalizão, ao invés de lançar candidato. A atilharia pesada desses ultimos tempos faria com que qualquer candidato que saia pela PT, perca as eleições. Poderia sim apoiar o Ciro; essa seria a ver de Ciro Gomes e com um bom vice e uma campanha certeira, tem todas as chances. Acho que Lula ou Haddad seriam massacrados durante a campanha. Mas espero ver um pouco do resultado das municipais de 2016, daqui até la, quem sabe?

  6. carptial politico do lula

    Eu não estou entendendo a reportagem do nassif. ou nassif estar com medo do lula presidente 2018;senhores o lula já tem segundo pesquisas internas do instituto lula para presidente com toda essa mentiras sobre ele na impresa o total de  58 porcento dos votos validos se elegeria no primeiro turno se aleições fosse houve. pesquisa realizadas nesta semana. o povo acordou gente basta ver o fiasco das manifestações deste final de semana dos grupos anti- dilma. estar ai o deszepero da mídia.

  7. Erros brutais:
      Lula não tem

    Erros brutais:

      Lula não tem 40 por cento nem no Brasil e nem na casa do Caramba,

      Dilma tem uns 200 apoiadores dela de deputados o que inviabiza seu impedimento.

      E esse número significa MUITO MAIS de um 1/6 do congresso.

      Pode-se argumentar que todo esse apoio não é de esquerdistas–mais apoiam ideias esquedistas.(talvez por circunstâncias interesseiras)

       Mas se  não  são apoiadores dela no se sentido ideológico

              É como se fossem.

    1. erros brutais:

      Concordo plenamente: Sou representante comercail,conheço a mixaria de 2900 cidades brasileiras norte a sul leste oeste ,alem de acompanhar os blog da internet, leio e vivo  o Brasil dos brasileiros. Graças a deuso brasileiro nao conhece o cartel midiatico e o cartel nao conhece o brasileiro.

      -Lula manda e desmanda ,mesmo com midia contra. Hoje sem metralhadora so recebendo tiros tem uns 60% ou mais de fidelizaçao e se vasculharem a memoria do pobre coitado que é obrigado a esquecer a cada 15 anos os ultimos 15 anos ,olula emplaca 70%.

      1. Quem analisa Lula com a ótica

        Quem analisa Lula com a ótica do estado de São Paulo, não tem noção do que ocorre com o resto do país.

        A prova cabal dessa afirmação foi o resultado das eleições presidencias do ano passado.

        Dilma ganhou em MG e perdeu feio em São Paulo para Aécio.

        Os paulistas na sua grande maioria se acham superiores, são racistas, intolerantes, fascistas e tudo de ruim que se possa imaginar de um povo arrogante.

        Sou paulista e tenho trânsito em todas as camadas sociais.

        Por incrível que pareça, até os menos assistidos são intolerantes.

        O resultado dessa comprovação são os 24 anos de poder do psdb em São Paulo.

        1. E o que posso responder ?
           

          E o que posso responder ?

            Partindo do seu raciocínio ,fora SP, todos os estados são ignorantes?

             Não leeem e não são informados ?

               Lula e familiares estão enroscados até a ALMA na lava jato.

              Sem dizer que era o chefe do mensalão.

               Se vc estiiver certo, o Brasil está errado.

          1. Caro anarquista. Falando sério!

            O que há no Brasil (e no mundo) é um esvaziamento do discurso ideológico, as pessoas caíram num tal processo de idiotização que fez a sociedade dos anos 60 e 70 retrocederem para o início do século. Não estou falando só da direita, quando falao da sociedade falo de todas as tendências ideológicas.

            Estamos numa era em que o discurso ideológico poderia ser muito mais forte do que nas décadas que antecederam a década de 80, simplesmente porque se quisermos apreender sobre marxismo, liberalismo e fascismo, em poucos toques de teclado conseguimos isto, porém o que me parece que o hedonismo atual levou as pessoas a olharem mais para seu umbigo do que para a realidade do mundo que passa em seu redor. É algo que poderíamos dizer um novo tipo de “Mal de siècle”. 

            Talvez este novo “Mal de siècle” esteja criando um novo embate que não será esquerda versus direita, mas entre os que pensam e os que não pensam.

        2. Assim como você, sou

          Assim como você, sou paulista.

          Mais: sou também paulistano.

          E digo o seguinte: você tem muita razão no diagnóstico que fez das pessoas de nosso estado.

          Você cometeu apenas um pequeno erro: oa paulistas são ainda piores. 

  8. Qual pesquisa deu isso ?

    Participando de uma eleição disputadíssima, durante meses, sendo exposto diariamente? Vocês acham que estamos em 2005 ?  Não ganha de jeito nenhum, e entrará na história como um picareta se forçar a barra. Aliás, postura absolutamente deplorável do ex-Presidente, que deveria se preservar como estadista e principalmente preservar as conquistas que teve, em vez de ficar defendendo pedalada fiscal (o que ele lutou para jamais fazer) para uma plateia de apoiadores alienados.

    Resido no RJ e não vejo ninguém com coragem de sair na rua com camisa do PT. Imagine em SP, onde a restrição sempre foi infinitamente maior.

    O que o Lula tem que fazer é convencer o desastre ambulante chamado Dilma Roussef a fazer um ajuste fiscal nos mesmos moldes que ele Lula fez em 2003, e esperar que a situação se recupere. O que seria bem provável.

    Aliás, ótimo domingo, leio o blog do Nassif e já percebi que o problema do Brasil é o PSDB, o DEM e o Aécio Neves. Proibindo a oposição de existir, estaríamos crescendo 5% ao ano com o gênio Dilma. Ela poderia aproveitar e chamar o inacreditável Mantega de volta.

    Seria até verdade, se o PSDB estivesse no comando do Executivo.

    Só que não…

    Em tempo, votei no Lula em 2002, 2006 e na “Titanic” em 2010, não sou “coxinha-demotucanalha-direita-reacionário”, apenas tenho um pouquinho de raciocínio lógico, e estou de saco cheio de ver no noticiário que foi uma semana de “vitória” do governo só porque a incompetente afastou o impeachment. Será que ela começar a governar, pelo menos p/trouxas que ainda acreditam nela?

  9. Discordo do Weden.
    Acredito

    Discordo do Weden.

    Acredito que o Lula tem força para ser chefe do executivo, e aglutinar uma boa base no legislativo.

    Não devemos esquecer que a pupularidade, o bom desempenho do chefe do executivo, influenciam de forma proporcional o legislativo.

    A base atual do governo se afastou, por causa da popularidade da Dilma. Bastou duas canetadas do STF, para alguns partido da base se interessarem em retornar, o PSB é um deles.

    O desempenho do executivo, influência o legislativo, por mais hostil que seja.

  10. Eleição de 2018: atenção ao legislativo

    Weden, parabéns pelo texto. Iniciei, aqui mesmo, um comentário sobre o seu post, mas ele foi ficando longo, ficando longo então desisti. Publiquei no meu blog como post e faço menção ao seu texto. Não sei se o Nassif irá elevá-lo a post, então estou colocando o link aqui, caso você se interesse.

    Grande abraço.

    blog no Nassif: https://jornalggn.com.br/blog/marcio-valley/eleicao-de-2018-atencao-ao-legislativo

    ou no blogspot: http://marciovalley.blogspot.com.br/2015/10/eleicao-de-2018-atencao-ao-legislativo.html

  11. Concordo plenamente

    Wden,

    Concordo com seu raciocínio e espero que o Ciro venha a ser o nome de consenso das esquerdas, primeiro porque tem raça para enquadrar essa direita demoníaca que vem assolando o País e, segundo porque pode vencer, visto que o PT, depois de ter se refestelado nos meandros dos descaminhos que combatia, perdeu a moral para postular os comandos maiores da nação e, menos ainda para continuar a sua frente.

     

  12. Curiosidade prática: o Lula

    Curiosidade prática: o Lula como deputado federal, e considerado o quoeficiente eleitoral. Quanto deputados de esquerda a mais ele teria levado para o Congresso, só nisso?

    1. Ciro Gomes não tem equilíbrio

      Ciro Gomes não tem equilíbrio para ser presidente. É autoritário e estourado, de estopim curto.. Não é desse tipo de pessoa que o Brasil precisa. Precisa de políticos modernos, que saiam dos palácios (até físicamente, seria bom morar em um lugar mais simples), dialoguem com a sociedade. Não é o perfil do Ciro.

       

      1. Antes estourado do que…

        Antes umpresidente estourado e intempestivo do que pulsilanime como Dilma. Num presidencialismo de coalisão se for muito fraco o legislativo monta cavalo no presidente.

        1. Ora, meu caro amigo, pusilâmine não é o que Dilma é!

          Há uma verdadeira inversão na leitura dos últimos doze anos da política brasileira. Quem fez uma política pusilâmine (fraca, sem infrentar a oposição no momento que tinha popularidade e apoio) foi mais Lula do que Dilma. Dilma pega um governo sem base parlamentar, pois durante a última campanha os candidatos do PT até escondiam o nome de Dilma na sua propaganda, logo não assumindo o governo o que aconteceu que o próprio eleitor não acreditou nos candidatos do partido.

          Fica simples falar de Dilma, ela pega uma situação econômica que por aspectos internos e externos mostram o esgotamento do projeto desenvolvimentista baseado no consumo de bens (como se o Brasil fosse os USA, que quando falta dinheiro para comprar no exterior, simplesmente emite moeda) sem a mínima poupança interna desde as classes C e D (que realmente não tem como poupar) até os mais ricos. E a partir desta situação começam os “ratos do PT” a abandonarem o navio e acharem que a opção de Dilma é meramente por vontade da mesma.

          O que queriam, que além da isenção fiscal a compra de um carro o governo praticasse juro negativo? O modelo se esgotou, e o pior é que se os partidos colocassem claro a população brasileira o dilema em que se encontrava o governo certamente esta compreenderia, mas o mais fácil é não eleger uma base parlamentar consistente e depois ficar reclamando a pusilanimidade dos governantes.

  13. Não estive em Mato Grosso. Sou de, e estou.

        …e aqui em matéria de governar ,o Taques ainda não disse a que veio. A violencia sob o comando de um representante do MPE ,explodiu. Aumentou 90%. As obras da Copa ,ainda inacabadas, ele faz o jôgo da mídia. Espetaculariza, os erros(muitos) , e não sai do lugar.Patina. Agora em matéria de figurar,dar entrevistas, participar, aparecer,se mostrar, êle está à frente de qualquer politico. A estrada mais próxima da Capital,que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, que o Governador fêz um  estardalhaço , em seis mêses de recapeamento, disse recapeamento, foram recapados 5Km. Já falou em atrazar salários , parcelou as dividas do antecessor ,contratou o dobro do que demitiu. Resumo; MPF.

  14. Lula ainda é o nome..

    Simplesmente porque não há ninguém provado na luta como ele. Dotado de uma grande capacidade de mais ouvir do que falar, de sempre negociar, de uma alma boa e dono de um bom temperamento, ele será capaz de governar mesmo não tendo uma ampla maioria no Congresso, que é mais provável.Também acredito que a melhor forma de ter uma boa bancada de deputados no Congresso é ter o Lula como candidato a presidente. Ele ao mesmo tempo que faz sua campanha tem como puxar votos para candidatos a deputados e senadores.

    Há muita coisa errada no Brasil, mas quem quer que tente consertar tudo ao mesmo tempo dará com os burros n’água. Aliás este é o grande defeito da operação lava jato. Além de ter o olhar só voltado para os governistas, Moro e os procuradores pensam, ou fingem que pensam, que se pode consertar de um penada a corrupção sistêmica que há muito tempo graça entre nós. Ninguém é capaz de dar um cavalo de pau num navio em pleno mar, sob pena de afundá-lo.

    Uma vez, conversando com uma pessoa vinculada à administração do tráfego de ônibus, táxis e carros em geral, no Rio de Janeiro, perguntei porque não suspender a carteira de motorista de todos os condutores com mais de 20 pontos no currículo. Ele respondeu que fazer isto significaria deixar o carioca a pé. Ele ponderou que seria mais efetiva uma ação que punisse os dez por cento piores e desse ao restante uma oportunidade de se regenerar. Após um ano de espera, cassar a carteira de mais dez por cento dos motoristas com mais pontuação, esperando mais um ou dois anos para que o restante se corrigisse. E assim, pouco a pouco, ir limpando a cidade de motoristas que são verdeiros bandidos. Penso que ele tinha razão.

    Quanto ao Ciro Gomes, penso que ele é o oposto do Lula, tanto em temperamento como história. Eu não desgosto do Ciro, mas penso que ele poderia ser mais aglutinador, coisa que não é, tanto que prefere mudar de partido, como se isto resolvesse a convivência com maus políticos. Por esta razão, por não aglutinar, fica difícil para o Ciro até ser vice numa chapa com o Lula, o que é uma pena.

    Neste momento a melhor forma de se resolver os problemas políticos no Brasil é continuar incluindo os pobres na vida econômica e política. A ignorância, em todos os sentidos, é um campo fértil para os oportunistas semearem sua lavoura. Quem quer que foque sua luta no fim da corrupção, isto é, tenha na anticorrupção seu único programa, está mal informado ou mal intencionado.

    Quanto ao perigo do Lula perder as eleições, isto só acontecerá se ele for proibido de falar ao povo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador