NSA: controle total

do blog de Edson Marcon

“mapear toda a internet profundamente, incluindo qualquer dispositivo, em qualquer lugar, o tempo todo”.

do TecMundo

NSA cria projeto para vigiar “qualquer dispositivo, o tempo todo”

Alguns documentos que foram recém-expostos do Edward Snowden revelam o plano da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) para “mapear toda a internet profundamente, incluindo qualquer dispositivo, em qualquer lugar, o tempo todo”.

De acordo com um relatório divulgado neste domingo (14), pela publicação alemã Der Spiegel, a NSA e o seu parceiro britânico GCHQ têm o objetivo de mapear toda a internet, e não apenas os grandes canais de tráfego, tais como cabos de telecomunicações. Ambas também procuram identificar dispositivos como roteadores. O “programa permite a criação de um mapa interativo de internet global em tempo quase real”, afirma o relatório.

O plano chamado de “Treasure Map” (ou Mapa do Tesouro, em português), foi revelado pela primeira vez no ano passado pelo jornal The New York Times. Mas, na época, os oficiais de inteligência disseram que ele não seria usado para a vigilância, e sim apenas para entender a rede de computadores.

Mais grave do que parece

Entretanto, o relatório da Der Spiegel traz detalhes como o projeto Treasure Map desempenha um papel muito mais agressivo. Aparentemente, ele ajudaria em uma “guerra cibernética”. Entre os alvos da NSA e da GCHQ estão a Deutsche Telekom, proprietária da T-Mobile, e NetCologne, outra empresa de telecomunicações alemã.

Além disso, o relatório da Der Spiegel sugere que o programa permite que o NSA “monitore as redes dessas empresas,” vigie “os dados que viaja através deles,” e espione “os dispositivos finais de clientes das companhias.”

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso eh coisa de anti

    Isso eh coisa de anti americanismo tosco, tudo que eles fazem eh para garantir a ordem. Mais um artigo tentando demonizar os EUA. Esse blog estah virando esquerdoide.

  2. Pela sua lógica

    a Der Spiegel é antiamericana tosca e esquerdoide? Então agora tá tudo liberado? Digamos que o governo brasileiro começasse a se intrometer na vida dos seus cidadãos espionando seus dispositivos móveis, o que tu acharias disso? Ou somente os teus queridinhos da América do Norte podem espionar o resto do mundo?

  3. Não duvido não, vindo do Tio Sam…

    Exército dos EUA cria “vigia” de perfis nas redes sociais

    ABRIL 23, 2012 by 

    O Exército americano está desenvolvendo um software de controle e manipulação de redes sociais para fazer propaganda pró-Estados Unidos ao redor do mundo, segundo reportagem do jornal britânico The Guardian. O programa foi encomendado a uma fabricante da Califórnia, por meio de uma licitação do Comando Central do Exército, o Centcom.

    A companhia, cujo nome não foi revelado, foi contratada para fabricar um software capaz de criar “perfis-robô” em sites de relacionamentos que possam ser controlados a partir de uma única conta. Segundo uma pessoa ligada ao Exército informou ao Guardian, o programa vai permitir que cada funcionário controle até dez perfis falsos ao mesmo tempo.

    De acordo com o porta-voz do Exército, Comandante Bill Speaks, a tecnologia que está sendo criada vai permitir que o Centcom monitore as mensagens hostis aos EUA publicadas na internet em outras línguas. Ele acrescenta que nenhuma dessas “intervenções” será em inglês, visto que “seria ilegal abordar cidadãos americanos dessa forma”.

    Quando o software estiver pronto, ele vai apontar para os controladores dos perfis onde o nome dos Estados Unidos é mencionado. A partir daí, o oficial do governo poderá intervir na conversa como se fosse uma pessoa real, e não um funcionário da Casa Branca. A estratégia, segundo o Centcom, é difundir uma boa imagem dos EUA para internautas ao redor do mundo.

    O foco do software, segundo o Exército, não é nenhuma rede específica nem sites baseados nos EUA – em inglês ou não. A intenção é apenas responder às mensagens de violência contra o país.

    Lendo a nbotícia desse jeito nem parece tão ruim vai!? Eu duvidei que eles usariam SÓ para responder mensagens suspeitas…

    AGORA VAMOS A REALIDADE:

    O grupo Anonymous descobriu um projeto do Exército dos EUA chamado Metal Gear, que visa a construir identidades falsas na internet para divulgar propaganda. Isto se dará com ajuda de um software que irá criar perfis no Facebook ou no Twitter  para influenciar nos fóruns e discussões da Rede. De fato, esta iniciativa já poderia estar sendo posta em prática no Iraque e no Afeganistão.

    De acordo com documentos publicados pelo Anonymous, o projeto Metal Gear pretende construir um “software” para manipular as redes sociais. O processo está criando “falsas identidades online” nestas redes. Assim, os militares dos EUA podem fazer comentários, introduzir argumentos contrários e, finalmente, gerar pontos de vista com toda a legitimidade que é conseguida por um perfil normal de um cidadão.

    Esta estratégia de propaganda, se podem construir perfis que realmente se parecem com de alguém real, incluindo toda uma rede de amigos e uma história pregressa, como uma profissão, conhecimentos associados, e vida pessoal. Um perfil falso teria mais chance de sucesso que uma instituição na hora deproteger os interesses do Exército dos Estados Unidos em redes sociais e fóruns de Internet.

    Agora sim uma versão mais realista dos fatos. Nessa dá pra acreditar! São em situações como essa que nosso olhar crítico PRECISA estar apurado. Não podemos acreditar de bate pronto em qualquer coisa, nem deixar que uma frase rearranjada mascare os fatos.

    Pensem nisso!

     

    beijos!

     

  4. Pode até ser esquerdóide, mas …..

    Pode até ser esquerdóide, mas se eu fosse um empresário brasileirom, francês ou alemão e estivesse numa concorrência de vulto contra empresas norte-americanas não gostaria também dessa notícia.

    Tem pessoas que não tem a mínima noção!

  5. Não funciona

    Eles não conseguem nem controlar seus estudantes que entram nas salas de aulas e massacram os coleguinhas. Para controlar a internet  só se contratam 1 bilhão de chineses. É tudo onda para cagar de medo o pessoal e ficar por cima da carne seca. 

  6. NSA

    Não sei porque tem muita gente que não acredita nesta obsessão norte-americana de espionar o mundo. É claro que eles desde antes do advento da tecnologia já utilizavam seus espiões para roubar segredos militares e comerciais buscando tirar vantagem sobre isto. Não tenho dúvidas de que qualquer celular com tecnologia mais avançada é rastreado, senão, monitorado pelas agências de segurança. Quando entramos em na internet via Face, Twitter ou outra ferramenta, então….

  7. Antes da Primeira Guerra,

    Antes da Primeira Guerra, todo telegrafo internacional do mundo era controlado por companhias inglesas, alguem acharia que os inglêses não tinham controle das mensagens se essas fossem de seu interesse?

    A internet é uma invenção do Departamento de Defesa dos EUA, todas as centrais que recebem e redistribuem os e-mails ficam nos EUA, o cerebro central e o software do Internet é deles,  portanto o sistema é americano de corpo inteiro, 

     porisso é natural que eles possam ver o conteudo de qualquer mensagem se essas os interessar.

    Onde está o espanto?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador