A grande dama vermelha, por Luciano Marra

Enviado por Webster Franklin

Por Luciano Marra, via facebook

Putinha do Lula, putinha do Lula”. Mais respeito, minha filha, mais respeito. “Vagabunda, vagabunda!!!” Não, minha filha, você não me conhece… “Velha doida, velha doida!”. Não, vocês são irracionais, precisam conhecer nossa história. “Deve ser filha de ladrão!!” Não, rapaz, vivi a época da ditadura, vou morrer lutando contra ela. Você não sabe o que está dizendo… vocês são formados pela televisão. Sem encostar, não tenho medo de nada, já enfrentei coisa pior, você não sabe de nada, é preguiçoso!! Encosta que eu devolvo!!! “Filha da puta!!” Me respeite, eu vivi a história, você é um desinformado. 

E foi assim que conheci uma heroína a ponto de entender com quantos filamentos se faz a fibra de uma grande mulher. Por falta de melhor nome, anotei na caderneta de fotos: agosto de 2015, Avenida Paulista, A GRANDE DAMA VERMELHA, a quem devo uma lição de extrema coragem, paciência e lucidez.

 

Redação

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isto que se chama envelhecer com honra.

    Uma senhora deste porte vale centenas de jovens raparigas completamente descabeçada.

    Estava pensando exatamente na arte de envelhecer exatamente quando subia as escadas, não sou daqueles velhos saudosistas que ve no passado tudo melhor, são pessoas que não aceitam que a idade serve para se perder muita coisa, vigor, velocidade, facilidade de deslocamento e outras, porém ela serve para aumentar a sabedoria.

    A sabedoria só vale aumenta para aqueles que viveram corretamente em cada fase de sua vida e utilizou isto para o aprendizado, vejo nas fotos das mesmas manifestações velhas senhoras portendo cartazes que pediam a morte de seus opositores, estas ao contrário da Dama de Vermelho, passaram na vida, não viveram, pois se tivessem vivido teriam visto que o ódio só leva a desgraça.

  2. Minha “ídola”!

    Adorei o texto do Luciano e a ilustração !

    Ontem quando li a crônica de um famoso jornalista de Porto Alegre sobre a liberdade de manifestação (  ele disse que é anti-democrático chamar coxinha, riquinho…quem foi às ruas) lembrei dessa senhora e o que ela ouviu !!! Gostaria de ter a sua coragem, Dama de Vermelho.

    1. Acho que tu te enganou. Hoje

      Acho que tu te enganou. Hoje em dia, mais do que nunca, se proferir uma palavra que de a entender que é governista, já é taxado de ladrão, vagabundo e comunista. Tem que parar com as projeções.

    2. A gente já deveria estar

      A gente já deveria estar acostumada com esses comentários, nem responder deveriamos, mas, ainda bem nos resta alguma capacidade para a surpresa. Depois de toda a impunidade com que se ataca ao governo federal, você ainda acha que ele  pode blindar uma idosa no meio de uma multidão enfurecida?

  3. A Dama de Vermelho

    Ela merece esse post!  Valeu Webster! A emoção de ontem transbordou para o dia de hoje! Emocionante a coragem dessa grande brasileira! Dilma está fazendo história! Que ela receba a nossa gratidão pela bravura de seu ato!!!

    1. Valeu pela sua sugestão no

      Valeu pela sua sugestão no Clipping do dia, Marly! Descobri que a Dama de Verrmelho é uma professora aposentada e cada vez que me deparo com esse post me emociono.   

  4. A Dama Vermelha

    Que grande momento!!

    Coragem, lucidez e acima de tudo uma bagagem de sabedoria que são para poucos.

    Só quem sofreu a ausência total do Estado por um longo periodo é quem vale a pena ser ouvido.

    Vendo esta cena em casa a noite no Domingo Espetacular ( Record ) foi como se estivese ali uma pessoa proxima minha sendo humilhada por imbecis e mau informados do PIG.

    Gostaria muito de ver uma matéria com essa guerreira Dama Vermelha.  

  5. A Educação vem do Berço

    É interessante, mas na periferia de SP onde faltam recursos financeiros sobram berços. Nas zonas mais abastadas sobra intolerância e ódio.

  6. FIBRA

    Realmente de uma grande coragem. Enfrentar esse bando de gente egoísta que só enxerga o próprio umbigo de cabeça altiva não é para qualquer um. Parabéns a essa senhora que muito dignifica o PT. Que sua imagem cheia de coragem sirva de inspiração aos 2 milhões  de filiados do PT que ninguém sabe por anda há tempos.

  7. Como é que pode haver tanta

    Como é que pode haver tanta estupidez nas passeatas, tanta alienação, tanto ódio, tanta medíocridade e hipocrisia nas pessoas  ????

    Fico pensando como crescerão e que tipo de cidadãos se tornarão os filhos dessa gente  ??

    A história demonstra que o ódio, o rancor, o fanatismo sempre  só troxeram coisas ruins e sofrimento para a sociedade, ou melhor, para a humanidade.

    Não vamos rir, pois a coisa está ficando cada vez mais séria…ainda vai sair espancamento e morte nestas manifestações, escrevam aí o que estou dizendo.

     

    Essa gente não me representa mesmo, aliás, essa gente não representa a grande maioria dos brasileiros.

     

  8. Daqui a algum tempo

    mesmo entre os que a ridiculizavam (a foto não nega isso) notarão o quanto de dignidade existe nessa senhora e quão toscos e desumanos eles foram.

    Eles passarão.

    Ela passarinho!

    Direto de 1968… algumas “velhas doidas” e “vagabundas”:

    1. As velhinhas de ontem e as de hoje. Que diferença!

      Como eram belas as nossas velhinhas de então! E que diferença de cérebros! E as velhinhas de hoje, nada aprenderam, só ficaram mais energumenas. Meu Deus, vou sair do tema, mas não me aguento nestes meus 71 anos. Que gracinha a Eva Vilma! E a Norminha! Eu daria tudo o que tivesse pra voltar aos tempos de outrora!!!

      Saravá meu pai!!!

    2. Um adendo

      Em tempo: quando comentei sobre as velhinhas de ontem e as de hoje não falava da corajosa dama de vermelho mas nas velhinhas portadoras de cartazes malditos e maliciosos.

  9. Os Home Simpsons fascistas foram às ruas

    A pior combinação é a ignorância somada à intolerância. É isso que vemos hoje na classe média paulista e na elite de analfabetos políticos. Bando de pessoas desinformadas, sem valores, cafonas e subdesenvolvidas. Um triste cenário para um país que almeja o progresso e a evolução da sociedade. Só a esquerda para nos salvar desses midiotas!

  10. Deveria ídenficar cada um dos

    Deveria ídenficar cada um dos destratores e processá-los na justiça…Isso é que é importante…

    Se deixar como está, eles vão agredir com mais violência.

    O governador de Goias não deixa ninguem falar mal dele. Mete processo em todos, e ganha a maioria…Ele está certo.

     

    1. Concordo com sua sugestão,

      Concordo com sua sugestão, atenir! Só que o governador de Goias tem um aparato jurídico a seu favor e a Dama de Vermelho é uma professora aposentada, possívelmente com baixos recursos para sua sobrevivência. A não ser que surgissem advogados que defendessem sua causa gratuitamente. 

  11. Essa foto vai ser um poster

    Essa foto vai ser um poster para a posteridade, assim como aquela do beijo entre jovens no fim da 2a. GG, ou a da moça oferecendo uma flor para o batalhão de policiais numa passeata violenta, ou a da menina vietnamita correndo nua numa estrada  onde a população foi atacada com gaz nepal. Dignidade ante a covardia,, amor ante a loucura, coragem ante a covardia, covardia contra a humanidade. Tudo registrado, historicamente registrado.

  12. Que essa mulher nem tão mais

    Que essa mulher nem tão mais jovem que aparece na foto escarnecendo da grande dama de vermelho adquira alguma sabedoria.  E que nesse processo de aprendizado ainda possível, ao deparar-se mais adiante com essa foto, possa conviver com a vergonha de ter sido tão mesquinha, tão medíocre em seu passado.

  13.  
    A DAMA DE VERMELHO DESTA

     

    A DAMA DE VERMELHO DESTA FOTO, É UMA DAS FORMAS QUE A DIGNIDADE, VEZ POR OUTRA, GOSTA DE SE APRESENTAR.

    Maravilha!…A Pasionaria de vermelho, deixou  os não sabem de nada do Faustão, embasbacados, e com sorriso  amarelão.

    Orlando

  14. Observem os ataques dos

    Observem os ataques dos dementes a essa senhora. Olhem as respostas que ela dava, civilizadas. São ou não animais com apenas ódio dentro deles? Dementes, insanos, covardes. A direitona consevadora SEMPRE FOI ASSIM..

     

    1. E cinco nos comentários

      E cinco nos comentários deles. Já alertei sobre essa estratégia pela qual fazem parecer que os comentários contrário a eles foram mal avaliados e os deles não,

      Até nisso são desonestos.

  15. Umas moças e rapazes que

    Umas moças e rapazes que tiveram todas as condições materiais para se formarem cidadãos decentes, sendo de direita ou esquerda, não importa, xingam uma senhora que poderia ser suas mães de “putinha do Lula”, “vagabunda” e etc.

    É isso que a nossa “grande” imprensa conseguiu. E esse monstro se volta contra ela própria, porque senão continuar exigindo a aniquilação do petismo, será também escurraçada e agredida, como acontenceu em Copacabana. E agora que o grande capital pediu (ordenou) que tirassem o pé do acelerador?

    1. Uma parte do povo paulista

      Uma parte do povo paulista apesar de ter recebido uma melhor educação, parece que não têm nenhuma. Gente grosseira ein?

  16. Não é coragem, É antidemocracia!

    Olha, isso é um ato de provocação e eu não aprovo!

     

    Da mesma forma que aqueles militares travestidos de civis que vão a passeatas do PT para arranjar porrada, não são corajosos, são PROVOCADORES!

    Essa SRa. é uma  provocadora!

    Se a passeata NÃO É SUA, não compareça!

    Não incentive este TIPOD E COMPORTAMENTO ANTI-DEMOCRÁTICO!

    1. É sim, coragem! Coragem que

      É sim, coragem! Coragem que tu, eu, alguns de nós não temos. 

      Provocadora por que? “Comportamento anti-democrático partiu dos que a ofenderam de modo vil não respeitando nem sua idade avançada. 

      A rua é livre! Ela tinha todo o direito de se manifestar tal como os facínoras safados tinham. 

      Parabéns a essa senhora. A meu ver uma heroína no meio de beócios. 

      1. Os idiotas também tem direitos, respeite!

        Então dê os parabéns pela coragem do  malandro ali acima nas fotos que foi a manifestação do PT só para arranjar porrada.

        É exatamente a mesma coisa!

         

        Porque vc não repeita os diretos dos idiotas? Porque é idiota, não tem direitos? Só pode se manifestar SE vc concordar? Quem define isso, vc?

        Reflita sobre isso…depois volte aqui.

  17. A Grande Dama Vermelha de

    A Grande Dama Vermelha de verdade é nossa coração valente Dilma Roussef.

    Mostre aos que duvidam sua força presidenta, crie o imposto sobre grandes fortunas, comece uma reforma agrária nos grandes latifúndios, demita Levy e coloque um economista não ligado aos bancos em seu lugar. Ponha Cunha e Renan na cadeia e faça valer a voz do povo que te elegeu!

  18. Webster

    Mais uma vez: obrigada por tê-la trazido até nós. 

    Firmeza, determinação e coragem: artigos de luxo estes dias. 

    Poderosos pusilânimes aos montes, mas integridade assim, raríssima!

    Viva o Brasil e nossa, ainda em fraldas, Democracia!

    Um grande e agradecido abraço!

    1. Não seja desonesto, aliança

      Não seja desonesto, aliança liberal. Será que teu ódio é tão grande assim ao ponto de à ferro e fogo querer comparar duas situações em nada análogas? Será que depois de tanto tempo comentando aqui tu não te convence que não somos uns néscios, uns abestados, uns idiotas para serem manipulados?

      O que retratas é um episódio da rusga do tumulto que surgiu quando os manifestantes do PT se encontraram com outros que clamavam contra o governo e ao Partido dos Trabalhadores. Nada a ver, portanto, com agressões a pessoas idosas e solitárias. 

      Vai buscar outras “provas” porque esta não vale nada. 

      http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1595089-dirigente-do-pt-defende-porrada-contra-agressao-a-militantes.shtml

       

       

      1. Como eu disse, intolerantes

        Como eu disse, intolerantes são os outros.

        Se tu sai de casa para confrontar uma manifestação pré programado pelo seu oponente, você esta demonstrando que não aceita que outros se expressem, denuncia a sua própria intolerância.

        1. Ô Neide, você não está sendo

          Ô Neide, você não está sendo honesto, pois sabe muito bem que esses fatos aí desta foto não foram em manifestação nenhuma, mas sim em frente o diretório do PT e que este sujeito foi lá azucrinar os petistas na casa deles, não seja desonesto isso foi em 2013.

          1. “mas sim em frente o

            “mas sim em frente o diretório do PT e que este sujeito foi lá azucrinar os petistas” eu não disse o contrário, eles estavam errados, e a senhara esta errada também.

            Você vai la na arquibancada do corintians vestido de palmerense vai ser hostilizado seja uma velhinha ou um jovem, e se fazer de vitima é pieguice militante.

            Supondo que ela vez uma escolha, vou lá confrontar 120 mil pessoas defendendo a Dilma. Sério que isso é “normal”.

            Vitimismo é uma ação muito feia na guerra politica, desnecessária e reducionista.

             

        2. Nada disso, meu caro. Não

          Nada disso, meu caro. Não venha dar uma de “joão sem braço”. Não foi um grupo de petistas e nem mesmo um petista isolado que veio confrontar a manifestação dos fascistas(havia também, reconheço, pessoas bem intencionados, pacatas e ordeiras no meio), mas um SENHORA IDOSA, solitária. Por que a selvageria para cima dela? Por que não a confrontaram apenas no campo das ideias? Não tentaram um debate, cada um defendo suas posições?

          Ora, eu mesmo respondo: porque essa gente não tem ideias, tem palavras de ordem e mantras; porque são truculentos, mal educados e analfabetos políticos. 

          Eis a grande diferença. 

          1. Estão errados o grupo que foi

            Estão errados o grupo que foi la na ABI, e a senhora que foi confrontar 120 mil pessoas.

            Porque tu acha que ela saiu de casa, foi para dialogar.

            Foi para se vitimizar, criar um factóde nada muito nobre.

            Respeitar os espaços de cada um é o certo. Dia 20 a senhora vai ter seu espaço garantido para apoiar o governo.

    2. respeitem a nossa inteligência seus idiotas

      Ô Aliança Liberal, me engana que eu gosto, tá? De onde vocês tiraram estas fotos? Vocês não têm pudor e nem inteligência. Tá na cara que estas fotos foram feitas em outra ocasião e em outro local e situação. Podem estar errados os que agridem a pessoa, mas querer dizer que aquilo foi no carnaval de vocês em alguma avenida brasileira, é desfazer por demais da inteligência dos leitores. Abra a sua cabeça e respeite ao menos os meus cabelos brancos, ô idiota.

    3. Manipulação

      Aliança Liberal agora coloca o início dessas fotos, onde o cara de camisa branca começou tudo, partindo para cima dos manifestantes da Petrobrás. Aliás, se fosse um pouco honesto nas suas publicações até colocaria a entrevista que ele deu na época, onde admite ter começa a briga e “que faria tudo de novo” contra os “petralhas” que defendiam Lula e a Petrobrás nessa manifestação…

      pior que o debate raivoso, sem argumentos, são as manipulações grotescas…

    4. Aliança Liberal comparando

      Aliança Liberal comparando uma idosa que passa por uma rua demonstrando sua opinião política à um grupo de brucutus adestrados pela mídia com pessoas que foram até a sede de um evento partidário ofender pessoas… Gosto de você aliança liberal. Você sempre mostra que os liberais só podem mistificar a realidade para tentar falar sobre sua visão pessoal de justiça…

      1. O que importa e as intenções.

        O que importa e as intenções. Ambos estão errados, os que foram na ABi e a senhora que vai defender a Dilma em plena 

    1. Vitimismo barato.
      Não é por

      Vitimismo barato.

      Não é por estar de vermelho mas pelo que representa grafismo dela, no próprio video mostra outro rapaz de vermelho.

      Ele passa andando com uma camiseta nazista na frente de um campo de consentração e quer aplausos.

  19. Musica Antiga e RUIM…Só isso…rsrsrsrs…

    Bom, Musica RUIM não fica BOA só porque envelheceu. CONTINUA SENDO MUSICA RUIM…Só que velha.

     

    A “TULERÂNCIA” das esquerdas…

    Resultado de imagem para manifestantes PETISTAS blogueira cubana

    Resultado de imagem para yoani sánchez atacada

  20. Que sirva de exemplo para os

    Que sirva de exemplo para os frouxos parlamentares petistas de todas as esferas, municipal, estadual e federal.

    Tome essa grande mulher, guerreira, lutadora, vibradora, destemida, corajosa, folgada e com razão, como exemplo e façam o mesmo.

    Bando de frouxos, bunda moles.

    Viu Rui Falcão como se encara os coxinhas, bundão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador