Campos usou outro avião de empresário investigado pela PF no caso Cessna

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque no jornal Estado de S. Paulo desta segunda (25) que Eduardo Campos, candidato a presidente morto no dia 13 de agosto em um acidente aéreo com o jato Cessna Citation 560 XLS, também fez uso de um segundo avião que pertence a uma das empresas investigadas atualmente pela Polícia Federal. A Bandeirantes Companhia de Pneus Ltda. está envolvida na compra mal explicada do Cessna. 

A segunda nave, um Learjet 45, prefixo PP-ASV, foi utilizada por Campos no dia 20 de maio, em visita a Feira de Santana, na Bahia, ainda na fase de pré-campanha.

A Bandeirantes tem sede em Pernambuco e pertence a Apolo Santa Vieira. O Learjet 45, de acordo com a Agência Nacional de Aviação (Anac), foi financiado pela Bandeirantes, mas enquanto o pagamento por leasing não foi concluído, o avião pertence ao Bank of Utah Trustee.

O candidato a vice-presidente do PSB Beto Albuquerque garantiu que o partido irá esclarecer as dúvidas que cercam o uso do jatinho Cessna. A Polícia Federal investiga se a campanha do PSB arrendou o avião com dinheiro de caixa 2.

Leia mais: PSB vai explicar uso de jato de Campos essa semana, diz Albuquerque

Apolo Santa Vieira, que é réu em um processo por sonegação fiscal que gerou prejuízo de R$ 100 milhões aos cofres públicos, está entre três empresários pernambucanos investigados pela Polícia Federal como supostos laranjas na negociação de arrendamento do Cessna.

“A aeronave [que custa US$ 8,5 milhões] está em nome da AF Andrade, que está em recuperação judicial. Em maio, o empresário pernambucano João Carlos Lyra de Melo Filho assinou compromisso de compra da aeronave e indicou as empresas Bandeirantes e BR Par para assumir dívidas junto à Cesnna”, informa o Estadão.

Agentes da PF, com auxílio da Receita Federal, tentam identificar de onde veio o dinheiro para a Bandeirantes Pneus, uma importadora e recuperadora de pneus, comprar o Learjet e o Citation.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Propriedade do avião

    Pelo que sei, de acordo com a Lei Eleitoral, os candidatos só podem utilizar veículos alugados ou de prorpiedade de um dos partidos da coligação. Isso serve para carros, helicópteros, aviões. Está claro que o avião não foi alugado de uma empressa de táxi aéreo.

    Resta ao PSB provar que o avião foi comprado ou doado a um dos partidos da base aliada. E isso teria que ser aceito pela CESSNA, proprietária do avião, e registrado no DAC, antes de ser utilizado em viagens de campanaha, tanto por Eduardo Campos quanto por Marina. Não existe essa documentação.

    Não podendo comprovar isso, a candidatura do PSB cai no ficha limpa por abuso de poder econômico e será cassada, tornando Marina inelegível por 8 anos.

    Acho que a candidatura Marina caminha para o fim.

     

    1. Vai sonhando hein…
      Capaz

      Vai sonhando hein…

      Capaz que dia 30 de fevereiro isso ocorra.

      Agora, com a grana entrando solta na campanha dela, vão criar a história a posteriori. Aliás, como a maioria faz em campanha eleitoral.

       

      1. Não dá mais

        Não dá pra ser a posteriori, tinha que estar registrado no DAC antes de utilizarem na campanha. O PSB não tem como prestar conta da utilização do avião. Agora só falta a conclusão do inquérito da PF sobre o dono do avião.

      2. Espertíssima

        Concordo com você Daniel. Vão dar um jeito de deixar essa história morrer com uma desculpinha esfarrapada ou nem isso.

        Não é à toa que a MArina Silva está compondo com o Serra, que controla a imprensa paulista.

        Espertíssima, Marina faz seu primeiro aceno a Serra

        http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/151104/Espert%C3%ADssima-Marina-faz-seu-primeiro-aceno-a-Serra.htm

        Os tucanos até podem tentar usar a história para livra-se da concorrência de Marina, mas como o grande gerador de escândalos midiáticos é o Serra, este é um aliado a ser conquistado. Como ele perde o prestígio no PSDB, não me espantará se logo, logo estiver cotado para ministro da MArina Silva.

        E assim a “alternativa” vai fazendo a política mais tradicional possível…

        A comparação com Jânio feita no 247 hoje me parece completamente pertinente.

         

  2. Como tem SONEGADOR FISCAL,

    Como tem SONEGADOR FISCAL, querendo eleger presidente, visando PERDÃO FISCAL. Arre égua…SAÍ DESSA ERUNDINA!

  3. Jornalâo o último a saber
    Este fato já havia divulgado  na sexta-feira, dia 22, pelo blog Tijolaço, do jornalista Fernando Brito com a seguinte manchete:  Exclusivo:empresa que nega compra do jato acidentado tem outro avião, que Campos também usava. Veja os documentos22 de agosto de 2014 | 18:15http://tijolaco.com.br/blog/?p=20257

  4. Nassif
    Como “Aeroportos e

    Nassif

    Como “Aeroportos e Aviões” estão atrapalhando a oposição nesta eleição heim?

    O Beto pediu uma semana pra achar um “boi de piranha” para assumir a bronca….

    Assim nem o PIG aguenta tanta incompetência….

  5. Com o apoio do PIG e do Itaú,

    Com o apoio do PIG e do Itaú, Marina vai sair ilesa. Essa notícia de avião do Eduardo só circula em alguns blogs e poucos meios de comunicação. A grande mídia abafaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Só estariam massacrando se fosse a Dilma. Acorda Dilma!

     

  6. É verdadeiramente

    É verdadeiramente impressionante como aviões, lanchas, amantes louras e vinhos caros atraem o mundo cinza do dinheiro, raros empresarios grandes e serios tem jatinho, porque não jsutifica o custo/beneficio, é muito mais logico alugar quando precisa, o uso é escasso, tudo é muito caro, do seguro ao habgar, passando pelas peças e pneus.

    Mas o mundo dos novos ricos e do dinheiro sucateiro vive disso, de carros de luxo e jatinhos, para impressionar.

     Os picaretas precisam de STATUS e dá-lhe jatinhos, quer mais “prestigio” do que ter jatinho? Impressiona as mulheres, os potenciais alvos de negocios marrons, os politicos em geral, o cara fica bem na foto, é o “bacana” da hora, sai até na CARAS posando na frente do jatinho, mais brega do que isso é tirar foto em Miami na frente de uma Lamborghini alugada.

    O fenomeno não é só no Brasil, há uma firma nos EUA especializada em recuperar aviões financiados por bancos e leasadoras, sobre essa firma há uma serie de documentarios das peripecias para recuperar aviões que não pagam o leasing ou o financiamento,  uma GRANDE QUANTIDADE.AVIÕES no mundo estão irregulares ou inadimplentes.

  7.  
    É o diabo do “faz de

     

    É o diabo do “faz de conta,” ou, “o que importa é parecer”. O Motta Araujo tem razão. O mais inteligente, seria alugar a merda da aeronave. Inclusive, escolhendo a configuração mais adequada àquela necessidade do momento.

    Este evento e seus desdobramentos, deveria ser aproveitado para os menos atentos abrirem os olhos. Observar com olhar clínico o discurso certinho, bonitinho, sustentável. No mais das vezes, oco e insustentável, falso, mentiroso, enganador. 

    Na verdade, o papo, sou o novo, o anti-isso, o anti-aquilo, só tem produzido inúmeros demostenes torres, jânio quadros, dentre outros atrazos de vida.

    Por falar em jatinhos, fico a imaginar o candidato que inicialmente falava em governo ético, quando o lembraram de que foi flagrado dirigindo bébado, sem carteira de habilitação, e de quebra, recusara a cheirar, digo, soprar o bafômetro. Do aeródromo clandestino construido com dinheiro público no quintal do tio… o melhor é deixar pra lá.

    Agora teremos a oportunidade de testemunhar mais um  espetáculo de coerência messiânica em sustentabilidade ambiêntal. Trato da candidata do Itaú, voando pra cima e pra baixo nesse imenso território, apoitada nas asas de um ecológico planador tocado pelas térmicas.Tal qual uma andorinha solitária e pura, tentando fazer um verão, só seu..

    Orlando

  8. Olha o caos aéreo aí, tá cada vez pior.

       Dessa vez  o PIG tava certo, só faltou dizer que o tal do caos aéreo era coisa da oposição e não da presidenta. Os dois principais concorrentes da Dilma agora têm que explicar quem é o dono de jatinhos e aeroportos, esse povo é mesmo especializado em ataque bumerangue.

  9. O cessna é um jato top. Bom

    O cessna é um jato top. Bom demaaaaaais. Pesquisando sobre o assunto e a historia foi esquecida. 

    Ha anos que meu principal meio de transporte é um Cessna citation e eu garanto, alem das chatices das filas de checkin e da espera de malas nesses aeroportos-rodoviárias do Brasil, o bichinho nem balança!!!! Muito estável e gostoso de andar. Seguro demais. Esse Eduardo Campos foi assassinado!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador