Cardozo, o maior mistério da era Dilma

A Lava Jato lança a Operação Triple X, visando o prédio do qual Lula adquiriu cotas de participação. No próprio nome, a operação já indica o alvo.

Em Quito, a presidente da República Dilma Rousseff reage, pela primeira vez admite os estragos  que a Lava Jato tem imposto à economia e diz que o ônus da prova cabe à quem acusa. Obviamente estava se referindo às insinuações contra o suposto proprietário do apartamento triplex.

O ministro-chefe da Casa Civil Jacques Wagner reage contra o que taxa de perseguição a Lula.

Todas as reportagens baseados no Palácio exprimem a avaliação de que a operação visa Lula e, a partir dele, a desestabilização do governo.

A equipe da Lava Jato, mais um procurador exibicionista do Ministério Público Estadual de São Paulo, já trataram de preparar terreno, vazando todas as suspeitas para a imprensa.

E o inacreditável Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo se exime de qualquer atitude, meramente garantindo que “Lula não está sendo investigado”. Não é uma frase neutra: é um endosso total ao cerco que a Lava Jato impõe à maior figura do seu partido e, por tabela, ao seu governo. Ou Cardozo se pela de medo – seria interessante saber do quê. Ou atua deliberadamente contra seu próprio governo.

Algum dia Dilma Rousseff terá que esclarecer os motivos que a levaram a manter Cardozo durante tanto tempo em seu governo. Sua presença é uma ofensa a todos que se empenham em lutar pela manutenção das regras democráticas e contra o impeachment.

Decididamente, não é normal essa complacência de Dilma em relação a seu Ministro.

Luis Nassif

108 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil não tem presidente,

    O Brasil não tem presidente, não tem ministro da justiça, não tem superintendente da policia federal. Qual é a novidade?

    Esse país virou uma grande esculhambação.

    1. Tem sim, o presidente da

      Tem sim, o presidente da câmara e seus, o presidente do senado, e centenas de parlamentares bandidos e acachadores apoiados por uma midia golpista.

      Justifica, aí, o cenário político-econômico brasileiro.

      Os movimentos sociais não reagindo à altura do avanço dos golpistas, tendo como plano de fundo (CIA).

  2. Cardoso, o maior mistério da era Dilma

    Nassif, parabéns. Foi o melhor artigo já escrito até hoje sobre a (não) presença de José Eduardo Cardoso no Ministério da Justiça, você praticamente sintetizou o pensamento geral das pessoas que um dia votaram em Dilma: Algum dia Dilma Rousseff terá que esclarecer os motivos que a levaram a manter Cardozo durante tanto tempo em seu governo. Sua presença é uma ofensa a todos que se empenham em lutar pela manutenção das regras democráticas e contra o impeachment.

    Decididamente, não é normal essa complacência de Dilma em relação a seu Ministro.

    1. Os motivos de manter Cardozo tanto tempo em seu governo?

      Espere Janot tirar da gaveta a delação da Andrade Gutierrez que você vai ter essa e muitas outras respostas.

       

      Se é que já não sabe, e apenas se faz de boba. Aliás, todo PTralha se faz de bobo, não é Nassif?

      1. Cucunha

        Você não devia estar na prisão ? Quem se faz de bobo, hein…

        Quanto à gaveta do Janot, seria bom mesmo que ele abrisse e tirasse tudo que esta la. Seus coleguinhas de golpe seriam os primeiros a cairem.

  3. Qual a atitude que o ministro

    Qual a atitude que o ministro deveria tomar? Interferir na PF? Uma das coisas boas que os governos do PT fizeram, foi fortalecer as instituições principalmente a PF, deixemos então os caras trabalharem.

    1. Trabalharem?

      Que porra de trabalho é este? Não investigam nada. Apenas prendem indefinidamente alguem até que cite o Lula. Quando aos verdadeiros bandidos, já até citados nestas mesmas delações são solenemente ignorados. Aécio, Serra, FHC, a quadrilha tucana (não a da FAB) rouba no metro, rouba na merenda, rouba na Petrobras, mas cadê alguem investiga-los? A unica coisa que estes FDP fazem é tentar destruir um partido que não é da casa grande e destruir nosso maior lider político para tentar ganhar as eleições em 2018 no grito. Trabalhar? Estão é destruindo um pais que nunca teve tanta prosperidade como nestes ultimos 13 anos.

    2. Deve sim interferir na PF

      Deve sim interferir na PF para conter os abusos que estão sendo praticados. Um Ministro da Justiça tem o dever de dizer aos seus delegados que praticar tiro ao alvo com a foto da presidente do país é errado e que também não é adequado ficar postando charges depreciativas da presidente nas redes sociais.

      José Eduardo Cardoso também deveria dizer que ficou descontente com a forma que os delegados, mancumunados com Moro, mentiram para a mídia dizendo que precisaram de pedir dinheiro ao juiz para o pagamento de contas de energia elétrica.

      Ele deveria também exigir uma investigação sobre o estagiário responsável pela gravação de áudio e vídeo. Poxa vida, esse rapaz grava onde não deve (Grampo na cela do Youssef) e esquece de apertar o Rec quando deveria (Depoimento do delator Fernando Moura que isenta o Zé Dirceu). Talvez seja necessário contratar um profissional qualificado para esse área.

      E os distorcidos vazamentos seletivos? “Eles sabiam de tudo”, a citação ao Lulinha na delação do Fernando Baiano, e as supostas acusações de Cerveró sobre Lula.

       

  4. Mantém porque é turrona. Quer

    Mantém porque é turrona. Quer provar…….o quê mesmo? Sei lá.

    Mal sabe ela(ou bem sabe) que a história não a perdoará. 

  5. Sem leme.

       Como o Levy,aliás, pior. Méritocracia? Sabujo? Lambe-botas? Não sei realmente,mas gostaria de saber,o porque de um sêr tão ineficiente em um cargo tão relevante. Não vemos nenhuma ação ,nenhum ato , nem fala que possa ser considerada mediana. Há um vácuo no Governo , que sacoleja o Jumbo , sobe e desce,embica, arremete , mas não alcança o céu de Brigadeiro. A pilôto sumiu.

  6. A Dilma periga tornar-se

    A Dilma periga tornar-se unanimidade nacional, em termos de rejeição, se mantiver este verdadeiro lastro como ministro da Justiça.

    O que a leva a mantê-lo no cargo?

    Por que ele é tão relapso? Tem rabo preso? Creio que caberia uma boa investigação do blog à respeito, e algo me diz que tem a ver com Dantas.

  7. O Cardoso sofre de síndrome

    O Cardoso sofre de síndrome de Estocolmo em último grau. Já a Dilma foi a aposta mais infeliz da vida do Lula. Tá pra nascer criatura mais turrona e autocentrada! 

  8. O Brasil já teve um Ministro

    O Brasil já teve um Ministro da Justiça que agia muito e não tinha nada a declarar. Agora tem um que vive dando declarações e raramente age. Cardoso entrará para a história como o maior banana que ocupou o Ministério da Justiça. Simples assim!

  9. Conhecer a personalidade de

    Conhecer a personalidade de Dilma ajuda no diagnóstico, para quem não sabe a presidente não é nenhuma revolucionária como muitos imaginam, ela lutou contra a ditadura assim como muitos na época que hoje são reacionários empedernidos.

    O berço político de Dilma é o trabalhismo de Pasqualini, o PDT mais a esquerda de Brizola (dos bons tempos) mas ela não tem nada a ver com a escola política do PT forjada no chão de fábrica com forte discurso classista, Dilma é uma senhora de classe média, patriota e progressista mas sem discurso classista.

    É nesse contexto que ela teiomasamente mantém um ministro inútil e frágil, de personalidade fraca que flerta com o conservadorismo para salvar a pele caso haja uma virada política no país e a direita retome o poder.

    Pode ser que a história lá adiante mostre que Dilma e Cardozo fizeram o certo no momento histórico que atuaram mas é certo que suas atuações no atual cenário político pecam pela omissão e falta de visão em ver que MPF e PF são 2 forças políticas concretas que querem desestabilizar o país e acabar coma era do PT custe o que custar. 

    1. Ah, tá. O PT é que é

      Ah, tá. O PT é que é revolucionário! “Escola política forjada no chão de fábrica” faz um partido tornar-se revolucionário. Olha  a socialdemocracia europeia, forjada no chão de fábrica e há anos abraçada ao liberalismo.

      Lula é o próprio Lenin, assim como Dirceu, Palocci, Vaccari, Suplicy são marxistas revolucionários. Lula governou com Meirelles, Jobim, fez aliança com Maluf. Não me faça rir, amigo. Eu sou bem velho. Na minha juventude muito fui chamado de reformista por esses seus revolucionários aí.

      Só que o PT, que estigmatizava os outros como reformistas, nem pra reformista serve. Aderiu ao “melhorismo”, apenas dando continuidade às políticas compensatórias do FHC e não apresentou reforma alguma que não fosse pela direita.

      No dia em que o PT desapropriar uma multinacional por 1 dolar, como fez Brizola, ou ao menos questionar o regime de metas de inflação, voce pode vir falar em discurso classista e outras baboseiras do tipo.

      O PT é uma fraude política.

  10. Não é só o Cardozo

    Tem outros ministros que estão próximos a ela que não estão bem explicados e que não saem nem que a vaca tussa.

    Ideli, Gleisy, Cardozo…

    Qual foi a resposta de Lula para esta pergunta na entrevista com os blogueiros?

    Ou esqueceram de perguntar?

    1. Lula é um dos que gostariam

      Lula é um dos que gostariam da saída de Cardozzzzzzzzzzo. Então, não adiantaria perguntar a ele. É Dilma quem deve dizer a razão de manter esse e outros ministros “peso de papel”.

    2. Diferenças

      Diferentemente do Zé Cardoso, a Ideli  ( e , acho, que até a Gleisy) sempre deu a cara à tapa. Ela nunca se escondeu ou tentou se manter “neutra” para agradar a mídia e preservar sua imagem  como faz o Zé.

  11. O brasil tem uma maçonaria

    O brasil tem uma maçonaria muito poderosa, e paradoxalmente , recentida de nunca ter tido tão pouco poder no país (a presidenta não é maçon).O vice presidente honrosamente ,é abertamente maçon ,o que não se sabe exatamente, é ,quantos ministros  também o são secretamente,não me refiro apenas ao “grande oriente”ao qual pertence o Temer ,mas também ás outras organizaçoes  que por secretas, ignoramos eventualmente, até os nomes ,o fato é que o segredo do Cardozo vai por ai ,assim como a ligacão dele com um certo banquero, e bisneto do visconde de Jeremoabo,também conhecido como “orelhudo”.Como nenguêm tem que declarar fidelidade ao PT imagino que na dúvida ,o ministro prefira ser fiel ao seu “outro partido”,mais um infiltrado fazendo o jogo do inimigo, o que no PT tem muitos(vide Delcidio e sua turma ) ,foi assim que a ditadura desmontou as organizaçoes de esquerda ,um metodo velho ,mas, que ainda funciona .

  12. É a pergunta que me faço

    É a pergunta que me faço todos os dias, mas podemos estabelecer hipóteses.

    Vamos imaginar se o Brasil fosse uma empresa privada.  Quando um presidente mantêm um funcionário ineficiente em  posto de comando, podemos imaginar:

    1. É parente do dono da empresa.

    2. O presidente desconhece os acontecimentos no seu entorno. É um tolo!

    3. O funcionário é uma bomba ambulante, demiti-lo pode causar mais estrago.

    4. o presidente está sendo chantageado.

    5. O prisidente tem caso com o funcionário.

    6. Total incapacidade de avaliar a qualidade de seus comandados

    7. O presidente jogou a toalha, tem certeza que não encontrará nome melhor para substitui

    8. O presidente e o funcionário, ambos estão sendo chantageado para não fazer nada.

    9. n.d.a

    1. Item 9 é o correto.
      É óbvio q
      Item 9 é o correto.

      É óbvio q com a máquina de produzir delação da PF do Paraná (tortura psicológica na carceragem), seria facílimo produzir prova contra a presidente, em vista de sua passagem pela Petrobras.

      Ela amedrontada, fez um pacto de não agressão, e entregou o resto pra ser destruído pelos malucos do Paraná.

      Cardozo sempre esteve envolvido pelos PF, q fazem sua segurança, a de sua filha, etc, chantagea-lo é brincadeira de criança.

  13. A dúvida cruel de Cardozo…

    … se resume a confusão em sua cabeça da incapacidade de saber diferenciar ‘ser funcionário do estado,’ ou ‘ser ministro do governo’. Ser funcionário de estado requer se pressupor de que sua função é apenas tecnocrata, portanto a tecnocracia de uma ‘suposta’ pureza objetiva é seu lema. Por ser como Cardozo, Dilma apresenta os mesmos problemas, agindo como uma burocrata vendo sua função apenas como uma adminitradora da cadeira presidencial. Assim é Cardozo, e por isso é um oco. Diferente dele, age a mídia e o povo do MPF e da PF, que não vê problemas em demonstrar pra todo mundo ver quais são suas pressuposições: até colocam figuras da presidente pra treinar tiro ao alvo e fazem campanha aberta em favor da oposicão e contra o governo. 

    O grande mal do país é que tecnocratas do estado assumiram posicões políticas, e políticos do governo assumiram posições de tecnocratas do estado, incluindo a chefe do governo. 

  14. A culpa é dela

    ´Votei nesse governo, mas tenho que admitir que ele é uma piada. Não vejo pespectiva nenhuma de melhora, se em 2018 assumir uma cadidato melhor, bem; se não, mais problema pela frente. Estou criando tanto nojo dessa Dilma que tá sobrando até pro Lula pelo fato de ter escolhido ela pra ser sua substituta. 

  15. Um talvez
    Nassif, a cada dia que passa fico mais convencido que a postura diante desses ataques e a inanição de Cardozo, signifiquem que a resposta mais simples é a verdadeira. Não adianta Dilma remover Cardozo e colocar outro, pois o governo é refém dessa turma toda.
    Os juízes do fim do mundo e a PF mostraram que vão empeitar quem se meter com eles. Tem jeito? Tem, mas terá que ser chamada uma pessoa ou pessoas que conheçam os meandros jurídicos, boa penetração no judiciário e PF, e com um perfil que misture um negociador sagaz com o de um triturador de empregos impiedoso, pois greve na PF será o primeiro problema.
    Não sei se este governo a esta altura dos acontecimentos conseguirá.
    Por outro lado, as vezes parece que o objetivo dessas investigações intermináveis atendem exatamente ao objetivo que certo senador bicudo vaticinou; o objetivo não seria derrubar o governo, mas mante-lo sangrando até as eleições presidenciais… Aí…
    Um abraço.

  16. Como tem piorado esse blog!

    Como tem piorado esse blog! Este artigo, assinado pelo titular que o mantém (jornalista Luís Nassif) já começa com um erro primário. Senão vejamos: “A Lava Jato lança a Operação Triplex, visando o prédio do qual Lula adquiriu contas de participação. No próprio nome, a operação já indica o alvo.”

    Ora, ora! O fato real é que Lula adquiriu cotas de participação, o que lhe dava o direito a exercer, se quisesse, a opção de compra. Como já demonstrado através de documentos, nem Lula nem qualquer familiar dele exerceu tal opção.

    No conteúdo e na análise, Luís Nassif mantém a coerência. Mas o artigo está pèssimamente redigido e isso compromete sua credibilidade. 

    1. João
      o corretor automático do

      João

      o corretor automático do IPad às vezes apronta dessas. Deve ser o mesmo corretor que colocou o acento grave na palavra pèssimamente.

  17. Síndrome de Estocolmo

    Acho que fui sequestrado pelo PT e sofro dessa síndrome. Não vejo (no momento) outra saída a não ser apoiar meus sequestradores, uma vez que a vida lá fora não tá moleza. A bandidagem está pra todo lado, não vejo alternativas por outras vias (por enquanto). Só me resta seguir pela esquerda, esperando em que vai resultar esse sofrimento todo. Um dia meus sequestradores vão ter que se explicar, mas espero que não seja pela razão de ter perdido o Poder. 

  18. Novamente “Cadê o Cardozo?!”

    Excelente esta breve nota do Nassif. Insisto que a imprensa viva deveria procurar fazer um rastreio das decisões deste (e dos outros envolvidos) procurador, delegados e o juiz (um matuto togado). Saber como decidem quem entra e quem não entra neste processo, quem vai preso e etc. Digo com isto levantar com quem encontram, com quem se reunem, lugares que frequentam. O nucleo desta operação não me parece ser um cometa isolado que percorre o universo livremente sem dar satisfações a ninguem. Os beneficiários de suas ações não falam com eles de jeito algum? Não falaram durante estes anos todos? O que vem, quais os movimentos feitos e com quem antes de cada decisão? Sob certos aspectos (quando dão entrevistas) são bastante primários. É só lá que assim são? Tendo uma dose de primarismo, normalmente, então, o que ou quem os guia? Não é possivel sejam certinhos em todos seus movimentos, menos atuando na Lava a Jato. Isto teria de vir de antes. A pergunta inicial que faço a mim mesmo é: como esta “equipe” se formou? E em que condições? 

  19. Tá quase tudo muito errado. O

    Tá quase tudo muito errado. O que temos? Um juiz de primeira instância, elementos da PF e do MP determinando mais o rumo do país do que as pessoas que foram escolhidas pelo eleitorado para faze-lo. Estamos vivendo uma ditadura branca, mas quem manda são os sargentos e tenentes, não os generais…

  20. Mas, qual seria a

    Mas, qual seria a saída?

    Colocar um ministro que enterrasse a Lava Jato…?

    Fazer o que fizeram com Paulo Lacerda, por causa da Satiagraha..?

    Deu certo…?

    Ou tal fato terá sido determinante para a situação atual…?

    1. Mas isso voce pode nos ajudar

      Mas isso voce pode nos ajudar a dizer, voce não trabalha lá ?

      Òbvio que o Governo tem mecanismos para atuar na burocracia do Estado.

      Se não tiver, o modelo político está falido  e seremos dominados por batedores de carimbo.

       

       

       

    2. Não, isso é impossível. Essa

      Não, isso é impossível. Essa Operação já se encontra em sua maior parte sob condução do Ministério Público e do Poder Judiciário, ambos independentes do Executivo. 

      A saída, pelo menos no tocante à indisciplina que reina na Policia Federal, onde boa parte de seu corpo funcional, em especial os delegados, afrontam dia sim, dia sim de novo ao governo, é a substituição por um ministro com pulso e autoridade para por ordem na Casa. 

      A pergunta é: por que a presidente, que sem sombra de dúvida sabe disso tudo, não toma uma providência? Fidelidade a um subordinado? Passar uma imagem de heroína da isenção, mesmo á custas da sua autoridade? 

  21. Cagaço

    O PT  só ocupou a superfície do aparelho de estado. Nunca teve controle sobre os órgãos de segurança (lembram da demissão do delegado Paulo Lacerda, para sepultar a Satiagraha?) e suas relações com o poder político e econômico real. Nem sequer soube indicar ministros do STF.

    Na economia, a mesma coisa. Nunca questionou o contubérnio entre o BC e os bancos e o saque do tesouro pelo sistema financeiro. Tentou operar apenas dentro dos limites permitidos. Idem em relação à mídia.

    Já chegaram ao governo com medo de enfrentar o poder.

    1. É verdade. Mas… Qual seria

      É verdade. Mas… Qual seria a alternativa? Peitar a máfia? Chutar o pau da barraca e dar uma de maluco? Ou tentar comer pelas beiradas e distribuir renda, manter nosso o pré-sal, fazer mais escolas/universidades, etc, sem que eles impeçam?

      2018 está logo aí, e depende de nós novamente…

    1. “manter” postura institucional?

      ignorando e, de certa forma até endossando o atropelo de direitos e garantias funtamentais, positivados na constituição federal?

      só pode ser piada.

      se é “postura institucional” uma polícia política; um ministério público político e uma magistratura política, então a tal “postura institucional” brasileira é fascista.

  22. O próprio LULA um dia terá de

    O próprio LULA um dia terá de fazer um desgravo público a Paulo Lacerda. Afinal, diferentemente do que se propala na mídia não foi o Marcio Tomaz Bastos e seu republicanismo fajuto e interesseiro que tornaram a PF, naquele período, uma intituição admirável. Foram, sim, as gestões do injustiçado ex diretor geral da ABIN que possibilitaram esse avanço.

  23. Sua Excelência, Doutor Cardoso

    Confirmando a tese do Sr. Nassif, no blog Diariodocentrodomundo.com.br a manchete de hoje é : “Dilma terá frente jurídica para responder mentiras e agressões”. O ministério da justiça já não é uma frente jurídica do governo? Ou essa frente jurídica é para defender o governo Dilma do próprio ministério da justiça? Realmente, o Doutor Cardozo é um bispo muito estranho nesse tabuleiro de xadrez. Sempre escondido atrás do peões.

  24. Nassif, uma pergunta muito

    Nassif, uma pergunta muito simpes.

    Imaginemos que no Goveno JK a pauta da PF do Gov fosse investigar a construção de Brasília.

    Será que nossa capital federal estaria pronta hoje ?

    Ai o Brasil fica 30 anos sem construir refinarias, sem investir maciçamente em infra estrutura pesada, ferrovias, portos, aeroportes, hidreléticas, transporte urbano, etc…

    Começa timidamete a investir, no Governo Lula.

    O que faz a PF do Gov Lula ? A principal pauta dela é investigar as obras de infra estrutura pesada, que o País estava há mais de 30 anos sem realizar.

    O Gov Dilma torna a principal empresa brasileira o carro chefe em investimentos até 2020 em toda a cadeia de Petróleo.

    O que faz a PF do Gov Dilma ? A pauta dela é investigar a principal empresa do País e as grandes construtoras, inclusive fornecendo informações aos EUA para que a nossa principal empresa seja processada lá, num caso absurdo, aonde a vítima supostamente teria que pagar.

    Será que não existem outros problemas no País ? Não existem outros crimes federais ? Tráfico de drogas, por ex, não existe ?

    Toda instituição tem que ter sua autonomia relativa de trabalho, isso não se discute.

    Mas a partir do momento que ela se torna, principalmente atravéz, tanto de exageros, quanto de sua pauta de trabalho, uma arma contra os principais interesses do País e do Estado, essa autonomia deve ser revista e até retirada momentaneamente para um ajuste de contas, que se dará de uma forma ou de outra em algum momento. 

    O que resta saber é quanto o País vai sofrer até isso acontecer.

  25. Ela é igual a ele

     Nassif:

    A Dilma não se livra do Cardozo porque pensa igual a ele. Não está nem aí pro PT, para o Lula, para ninguém. Só deseja escapar ilesa da confusão, ainda que em sacrifício dos outros. 

    Ambos, portanto, se merecem. Quem não os merece somos nós. 

     

  26. essa tendencia política a

    essa tendencia política a qual cardoso pertence no pt consodera

    lula uma liderança messianica e sempre o contestou.por isso

    talvez seja por isso, mas aí seria de uma irresponsabilidade sem tamanho…

  27. Teria que explicar mais!!!

    Lembro-me do próprio autor do texto e sua defesa de discussões aqui em relação ao MP. Não vamos perder tempo em dizer o que de bom proporcionaram os governos pós 2002. Foi muita coisa boa! Agora, se tem uma coisa central que tanto o executivo como o PT não souberam dar cabo é a tal democratização das instituições do Estado. Não que tivesse e tenha toda a responsabilidade pelo tema, mas ao menos deveria estimulá-la, seja por ideário, seja por sobrevivência. Mas fez pior, estimulou a que se tornassem mais retrógradas ainda. Criou todas as condições para que Judiciário, um pouco menos, e PF e MP muito, se tornassem de forma desavergonhada, braços artilucados com a mídia, da direita mais retrógrada possível. A mídia e sua democratização dá debates, mas ao menos temos lá um problema maior que é a tal contagem de votos no parlamento, agora… 

    Mas seria só o PT o responsável por uma visão profundamente equivocada? Quantos foram os alimentadores de debates e formuladores de ideias que se propuseram a apontar que o que fazíamos era sim antecipar nossa saída, ou quem sabe, torná-la muito mais difícil? 

    Eu conheço pouco, mas penso que não exista no mundo a fórmula brasleira de escolha de PGR. É a tal “jaboticaba” da esquerda! Ou parafraseando o ex frustrado: “inventar a roda”!

    Do ponto de vista democrático e constitucional, quem é que tem a legitimidade e legalidade para a escolha de quem pode ou não processar autoridades? Abidicar disso, é o que? Quer dizer, um corpo que sempre tem seus interesses, está em condições de substituir as urnas? Alguém conhece outra instituição no país que tenha esse “previlégio”?

    Quem são, de que seguimeto social veem delegados, procuradores e juízes? Em que ambiente se constrõe os valores dessa gente? O que passou por exemplo a família de Barroso por sua atuação na AP 470? Quem se preocupa em dar condições de liberdade para a atuação deles? Como se permite em lei que se postem por exemplo na frente da casa de um juiz para protestar? Quais os valores inclusive ideológicos que estão presentes nos cursos de direito do Brasil? Quem está por trás destas instituições? Existem influências externas? Dizem que tem gente de fora e dinheiro pra uns? 

    Nunca fui um apoixonado pelo Zé Eduardo, longe disso, mas o que aconteceu com o delegado substituto que articulou com o JN e que levou a eleição de 2006 para o selgundo turno, alterando o quadro de governadores e pior das proporcionais de então? Quem era o ministro? Não era o tal de MTB? O mesmo que por exemplo teria demovido Lula de indicar Nilo e sim Peluzzo? E tantas outras indicações desastrosas, quem foi que…Ali a PF era menos ruim, talvez. Mas a narrativa ficou assim: não importa se Serra roubou dinheiro da saúde e sim de onde veio a grana pra comprar um dossiê! E aí, isso é mais ou menos grave do que vemos hoje?  Existe algo mais grave do que alterar resultado de eleições? 

    E o tal sempre lembrado Paulo Lacerda? Como pode ser demitido por Gilmar Mendes? 

    O fato de tradicionalmente adotar a indicação de um primeiro de uma lista, na prática consolida o que não se tornará lei por ser inconstitucional, a indicação pelos pares. Num país menos imperfeito, Lula poderia ser cobrado por improbidade. Um risco a democracia! 

    Depois disso tudo, olhando pelo retrovisor, concluímos que Lula e depois Dilma, se propuseram a acabar com engavetadores na república, pertencem ao partido ou entre os partidos menos corruptos e por conta dessa “roda inventada” temos conclamado aos quatro ventos que: instalou se no executivo uma quadrilha, comandada por seu partido. Isso conseguimios. E no mundo afora, ninguém consegue entender. Pudera nem eu!

  28. Um nome com credibilidade na PF

    Também tenho a mesma visão do Sérgio Troncoso. A PF e o MP não aceitariam a interferência de José Eduardo Cardozo. Porque até aqui ele não fez seu papel, como deveria. Republicano sim, mas perseguição não!

    Como colocar ordem na PF, hoje ? So com um nome forte e respeitavel la dentro. A presidente Dilma tem que olhar para essa questão com muito cuidado. De outro modo, a PF e o MP continuarão sua sanha persecutoria ao PT e consequentemente ao governo de Dilma Rousseff, do qual Cardozo parece não fazer parte. E tanto a PF quanto o MP, o fazem por razões particulares ( o imbroglio da Satiagraha gerou odio ao Lula e ao PT dentro da PF) e por suas idelogias também.

  29. Há setores descontrolados na

    Há setores descontrolados na PF. Não há a mínima noção de respeito à lei e disciplina. Basta uma olhada no facebook de um grupo de delegados. O que aconteceu com o delinquente que usou uma caricatura da Dilma no treino de tiro ao alvo e ainda postou uma selfie?

    E os delegados da lava jato atuando como cabos eleitorais do PSDB nas eleições?

    O sujeito que, em tese, deveria ser o chefe da corporação é tratado como palhaço, entre outras citações nada respeitosas. O quadro de caos e desordem nos bastidores da Administração Central permite que uma facção de delegados e procuradores atuem sob a orientação de um juiz metido a salvador da pátria, tendo no “combate à corrupção” o pretexto ideal para consecução de objetivos inconfessáveis.

  30. Vou tentar aliviar um pouco a

    Vou tentar aliviar um pouco a barra de Eduardo Cardozo e de Dilma Roussef

    Eles partem do pressuposto ingênuo de que Lula, assim como a maioria dos dirigentes do PT, não têm o que temer, pois agiram e agem sempre, como agentes políticos, com toda a lisura possível, até a fronteira entre a ação técnica-administrativa-política legal e ilegal.

    Sendo assim, Lula e os petistas poderiam ser investigados dos pés à cabeça e, ao término das investigações, receberiam um atestado de idoneidade.

    Por outro lado, eles partem de outro pressuposto ingênuo de que as instituições Judiciário, MPF e PF são, também, órgãos públicos de idoneidade comprovada que jamais ousariam incriminar os petistas sem a apresentação de provas robustas.

    Em relação ao 1º pressuposto, de certa forma, é o que tem dito, repetidamente, os dirigentes do PT quando, por exemplo, referem-se às doações de campanhas eleitorais: “todas as doações foram feitas legalmente e declaradas à Justiça Eleitoral”. E foram mesmo, portanto, em princípio, não há nada a temer. Podem investigar à vontade.

    O problema está no 2º pressuposto. Ao contrário do que imaginam Cardozo e Dilma – e isto eles não poderiam reconhecer publicamente – parte do MPF, parte da PF e parte do Judiciário, aliadas à mídia oligárquica, deram forma a uma organização criminosa cujo objetivo é inviabilizar a candidatura de Lula em 2018, se necessário prendê-lo, colocar o PT na clandestinidade e retirá-lo, em definitivo, da cena política. Para isto, essa organização está disposta a tudo, pois o que está em jogo são interesses poderosíssimos que passam pela riqueza do petróleo, o orçamento público, até a manutenção do Brasil na área de influência do imperialismo norte-americano.

    Todos aqui sabem disto. E com mais razão, Cardozo e Dilma, pois ambos têm muito mais informações.

    Na minha opinião, está aí posto um jogo político em que Cardozo e Dilma não têm força suficiente para promover uma ação de desmonte da organização que avança sobre Lula, o PT e o governo trabalhista.

    Cerrar fogo sobre Cardozo e Dilma, para enfraquecer ainda mais o governo, será como dar um tiro no proprio pé. É o que mais sonha a oposição.

    Todos contra o governo, mesmo que por motivos opostos, de tal forma que ele desmorone, sem a necessidade do golpe.

    1.   Desculpe, colega, mas se

        Desculpe, colega, mas se acredita mesmo nessa hipótese o ingênuo é você.

        Não se chega tão alto sonhando com fadas – ainda mais Cardozo, que tinha (ainda terá?) relações perigosas com gente do porte de um Daniel Dantas. Por sinal, é meu palpite há tempos que a trilha para a explicação de tanta “ingenuidade” de Cardozo e mesmo de Dilma começa aí. Dantas detém poder e informações suficientes para detonar um “Mensalão 2”, nem que seja apenas no tribunal da Mídia.

      1. André:
        Quando faço referência

        André:

        Quando faço referência aos pressupostos ingênuos adotados pelos personagens em questão, suponho que eles os adotam para efeito externo.

        Interna corporis, a postura é diferente, pois eles detêm informações das quais não sabemos nem 10%

    2. Se como você diz esse governo

      Se como você diz esse governo é tão fraco que  não segura suas próprias instituições especialmente a sacanagem reinante na PF, então estamos fritos. 

  31. Isso é real?

    Choca, ou chocou, já que está tão escancarada que não choca mais, a tentativa diuturna de alguns membros do Ministério Público de quererem culpar Lula de alguma coisa. E o pior, parece que não tem ninguém no país com poder ou vontade de frear essa sanha golpista. Juízes e policiais também se unem aos procuradores e promotores no desespero de vincular Lula numa ilicitude. Sabem que, sem isso, a chance de a oposição voltar ao poder é mínima. A sensação de quem vê tudo com olhos que não os da globo, veja, estadão, folha, é a pior possível. Espera-se uma reação todos os dias, que, inapelavelmente, não chega. O Ministro da Justiça já sucumbiu, de há muito, ao terror midiático do que Paulo Henrique denominou, com maestria, de PIG (Partido da Imprensa Golpista). Resta-nos esperar por socorro dos juízes, procuradores e policiais isentos, apartidários e imparciais.

  32. A saida da Ministra da Justiça

    Ontem a Ministra da Justiça na França, a carismatica e forte Christiane Taubira, deixou o cargo de Garde des Sceaux. Quem assume o cargo é um proximo do primeiro ministro Manuel Valls. Segundo alguns analistas na imprensa, Manuel Valls empurrou Taubira para a porta de saida do Ministério da Justiça. Outro motivo é a questão da perda da nacionalidade que esta em debate na França. O governo francês tenta passar a medida contra qualquer indicio de ato terrorista no territorio francês. Taubira, como a maioria mais à esquerda do PS, é contra. Tal medida beira a um atentado ao Estado Democratico de Direito.

    Ao contrario do seu homologo brasileiro, madame Taubira foi uma Ministra atuante, forte, imprimiu uma marca na MJ francês e ela era a ultima feição de esquerda que o governo de centro-direita Valls-Hollande tinha. Sofreu ataques de todas as formas, inclusive o infame racismo. Taubira enfrentou e passou a lei do casamento para todos, de reforma das prisões, muitas vezes criticada pela direita e extrema-direita de laxista, mas sempre firme na defesa das minorias, das igualdades e da Justiça para todos.

    Adeus Ministra, mas a combatente Christiane Taubira, certamente, continuara sua luta.

  33. A explicação do Cardozo se
    A explicação do Cardozo se manter ministro é mais profunda do que parece, em minha avaliação. A esquerda quer mudar o mundo e acredita que isso é tarefa de seres angelicais, incorruptíveis e perfeitos. Na verdade a esquerda não, o PT, que, como dizia Brizola, pegou o moralismo da UDN. Então, ao invés de se centrar no discurso ideológico, de distribuir renda e poder ao andar de baixo, fica num moralismo tentando impingir nos inimigos a pecha de corrupto.
    A Dilma virou presidente baseada nesse histórico e nesse discurso, de ser uma mulher incorruptível (e é, na medida em que isso é possível). Mandou vários para casa por tráfico de influencia, o que a isolou. Tentou colocar um petista na presidência da Câmara e acabou não mão do maior bandido.
    Imediatamente após o início de seu governo a economia parou de crescer, pois ela não é tocada à moral, pelo contrário, o “mundo dos negócios” se recente desse perfeccionismo, como bem destacou Mandeville no célebre “A Fábula das Abelhas”. Quem for adulto o suficiente para entender isso, OK, quem não for, não me encha o saco!!!!!
    O PT, se quiser ser poder, tem de se tornar adulto como partido, deixar de ser um partido de calças curtas. O José Dirceu foi condenado sem provas, por merrecas. Foi abandonado. Vão prender o Lula e os petistas vão meter a cabeça na moita? O que teria acontecido se os seguidores de Mandela tivessem feito nisso?

  34. SIMPLES !

    Simples ! 

    A resposta ao motivo que leva a Presidenta Dilma a manter Cardozo no Ministério da Justiça é simples: Quem não deve não teme ! 

    Ela já havia sinalizado neste sentido ao dizer que não ficaria pedra sobre pedra.

    Cada dia que passa fica mais evidente que parte significativa das instituições do estado brasileiro sucumbiu ao poder financeiro dos Estados Unidos. Neste lado podre do Estado tem de tudo, desde aqueles que cederam aos encantos da ideologia liberal, passando por funcionários corruptos até chegar aos “entrega pátria”.

    Diante da quase incapacidade de lutar contra este verdadeiro câncer alojado na organização pública, Dilma, diferente da atitude tomada por Getúlio Vargas, optou por escancarar o problema e deixar que o Estado sadio lute contra o Estado doente confiando na força da parte boa das instituições. O mesmo processo ela vislumbra fora do Estado:  Sociedade consciente frente a sociedade inconsciente. Um ambiente de muita luta mas inevitável face ao atual estágio avançado da doença. 

  35. Autodestruição

    A mantença de Cardozo é um sintoma de uma tendência autodestrutiva.

    No meu entendimento, Dilma deveria expurgar Cardozo imediatamente. Além disso, o governo Dilma deveria bancar os advogados de todos os empresários mantidos presos ilegalmente, como sinal de que o governo não está indiferente ao ataque contra o Brasil que Sergio Moro está comandando.

    Mas, voltando ao mundo real, o governo sequer defendeu ministros como Orlando Silva, que hoje sabemos inocente das acusações. Então, Dilma não tem fidelidade aos que estão do seu lado. Ela prefere tentar agradar aos que lutam contra ela.

    1. Realmente o que ela deixou

      Realmente o que ela deixou fazer ao Orlando Silva foi imperdoável. Mas sua  ex-ministra da Casa Civil e marido, foram poupados.

  36. Alguém abaixo disse que a

    Alguém abaixo disse que a Dilma vai atingir a unanimidade em rejeição. Concordo, continuo achando-a bem intencionada, séria e de esquerda para valer. Continuo respeitando por sua história, que merece profunda admiriação.

    Mas lamento afirmar que sua ação nã é mais de pura incompetência. É de irresponsabilidade. Sabe o que está acontecendo, mas coloca em primeiro lugar sua imagem honrada. E hoje em dia essa imagem só fica imaculada com o “selo pig de honestidade”

  37. Ministro blasé

    A gravíssima violação de direitos de forma continuada pela Policia Federal e a força tarefa da Lava jato  acompanhada deste silencio e inatividade   está me irritando profundamente. Esta colocações blasé deste Ministro  parecem indicar que o que ele quer  é uma cadeira no Supremo.  Alguns policiais violadores de direitos deveriam estar sob inquérito, como no caso da esposa de Marcondes.  Outros devido a  militancia política partidária, num caso envolvendo políticos  deveriam ser transferidos. Os policiais responsáveis pela escuta de Youssef, que vai ao final absolver Youssef deveriam ser transferidos e punidos. Ações como a invasão da casa do Filho de Lula , deveriam ser punidas.  Mas o ministro, o diretor da policia federal e o conselho nacional de justiça , parecem se calar . O Ministério Publico que por lei deve defender o cidadão, se cala e até mesmo auxilia na violação de direitos. 

  38. Ministro da Justiça

    Astrônomos descobriram um novo e raro tipo de planeta. Sabem onde ele está na galáxia mas não o enxergam. Deram a ele o nome de Zé Cardoso.

  39. Desculpem Senhores…

    Embora eu concorde com todas as referências à leniência do Cardozo (o cara é fraco mesmo!), acho que a culpa é toda da DIREÇÃO do PT e não só da Dilma.

    Ora, se os Ministérios da Justiça e da Educação são tão estratégicos e o partido da base que indica seus titulares é o PT como explicar a SAÍDA do Janine, que era uma unanimidade e a NÃO SAÍDA do Cardozo que também se tornou uma unanimidade no lado inverso?

    Os outros partidos impõem incompetes e até bandidos como titulares de outras pastas não menos importantes, e a Santa Dilma aceita todos em nome da governabilidade. Então como ela não eceitaria a solicitação/imposição de mudança feita pelo PT numa Pasta que pertence ao partido mas que seu titular pactua com ILEGALIDADES diárias de seus subordinados ?

    A culpa é da DIREÇÃO do PT !!!  Onde estão? O que estão fazendo? Vão conseguir levar à destruição do Partido!

    Obrigado Nassif pela brilhante matéria e pela oportunidade de manifestar o esgotamento das minhas forças e até da vontade de continuar defendendo esse Partido, que já me encantou tanto e que hoje não passa de um partido omisso e covarde!

    1. manutenção de Zé Cardozo no Ministério da Justiça

      Concordo com a opinião de Pentecoste. Não há o que justifique esse cidadão no Ministério. Não sei quem o segura, mas boa coisa não pode ser.

  40. Acho que o mistério é o “doa

    Acho que o mistério é o “doa a quem doer, não ficará pedra sobre pedra” da Dilma.

    Como a Dilma tem confiança no zé, deve ter dito ” ô zé, deixa correr frouxo. Deixa esses meninos da PF brincarem à vontade. Porque, duvido que irão encontrar alguma coisa contra minha pessoa. Agora, eu só não posso responder pelos outro.”

    Talvez se fosse outro ministro mais autônomo, tentaria barrar algumas ações da PF.

    Acho que a Dilma vai deixar esticar o maximo a corda da PF.

    1. Desculpe-me Gilson,

      Concordo contigo, mas dizer  ” Talvez se fosse outro ministro mais autônomo, tentaria barrar algumas ações da PF.” não é nada bom, pois não se trata de “barrar” nenhuma operação ou investigação,  pois isto seria o retorno à era dos engavetadores e isto não interessa à sociedade brasileira e nem ao projeto democrático que defendemos. Trata-se de exigir, o termo é mesmo exigir,  “doa a quem doer” que a PF e o MP  atuem dentro dos estritos limites da lei. No caso, parece-me que quem tem o dever de impor limites ao MP é o STF, mas cabe à Dilma, e por extensão a seu Ministro da Justiça, que acione os poderes republicanos em defesa da própria República.  Aqui também está incluído o Parlamento, que tem sido atingido de forma mortal pela ação sediciosa da PF e MP, em conluio com a Imprensa.  Afinal, não é normal que PF e MP “invadam” o Congresso como vem fazendo.  E não me digam que estou defendendo malfeitores, como o Cunha, mas exigindo que a ele também seja aplicado o princípio de que temos de atuar dentro “dos limites da lei”, sob pena de criarmos um estado absolutista comandado por forças pretorianas. Quando abrimos as portas para que um sedicioso aja fora da lei contra nossos desafetos ou adversários, estamos abrindo as portas para que  ele também aja assim conosco (cf. Berthord Brecht).

      É por isto que devemos exigir, o termo é exigir, que Dilma mude de ministro da justiça. Emposse uma pessoa mais digna, competente e imparcial, que seja capaz de defender , “doa a quem doer”, o estrito cumprimento da lei, e não este arremedo de “revolução republicana” inventado pelo cardoso e sua tropa de choque.

      1. A era dos engavetadores…
        … vai voltar se a coisa permanecer como está.

        Dilma não está mundando (desculpe o palavreado) p0&&@ nenhuma!

        Quando ela sair em 2018 e (caso trágico) o PSDB volte, tudo isso o que ela chama de “republicanismo” vai pro vinagre!

        Sabe porquê? Porque a mídia continua governando e a mídia é quem condena. E a mídia condena quem quer.

        Oderbretch do FHC é herói e do Lula é presidiário.

        A justiça vai funcionar de forma seletiva. E nada do que Dilma está fazendo agora vai mudar isso.

        Se tudo isso estivesse sendo feito, mas estivéssesmos com uma proposta de reforma do judiciário, aí sim eu poderia dizer que esse republicanismo seria salutar.

        Mas o “republicanismo” serve pra justificar a covardia do governo.

        Mas, o pior de tudo mesmo, é que essa inércia enfraquece o principal partido relacionado às causas sociais. Sem o PT, quem vai defender a causa dos menos favorecidos? O PSOL? Se tudo der certo, o PSOL vai levar uns 20 anos pra chegar aonde o PT chegou em 2000.

        Se a coisa for assim, só vai servir pra mostrar que a mídia é quem manda. E que quem estiver no Planalto tem que se ajoelhar a ela se quiser governar.

        E onde está o “deixa investigar”? Quer dizer, depende de quem está no poder pra “deixar investigar”? Isso significa que vamos ter que reeeeleger Dilma pra manter o “republicanismo”?

        Difícil assim…

  41. Não sejamos tolo: Dilma, a

    Não sejamos tolo: Dilma, a nossa guerreira, sabe tudo que ocorre nas linhas e nas entrelinhas dessa complexa Operação Lava a Jato, hoje na sua 86ª fase renomeada para OPLQJ-2018: Operação Pega o Lula de Qualquer Jeito. Nada lhe é nem nunca lhe foi estranho. Por que? Por uma razão bem simples: ela é a presidente da República, a única autoridade do país que tem a seu dispor um aparato de informações. E esse aparato, uma sistema que monitora,analisa e emite relatórios é infiltrado em todas as estruturas civis e militares do país. Nada lhe escapa. 

    Se temos que emitir uma fatura de cobrança que seja para o endereço Palácio do Planalto, Gabinete da Presidência da República. O ministro José Eduardo Cardoso é um mero peão nesse jogo. Serve apenas de anteparo para que as cobranças não cheguem a sua chefe. 

    Assim, a pergunta pertinente não é a que questiona o porquê ou porquês ela não demite o auxiliar citado, MAS POR QUE ELA ESTÁ AGINDO DESSA MANEIRA? Por que mesmo sabendo do clima de sedição na Polícia Federal, instituição sob seu comando e estruturada com base na hierarquia e na disciplina(vide Estatutos), simplesmente assiste impassível sua autoridade ser minada. 

    Para nós, pobres mortais, resta especular. E a minha especulação preferida é que das duas uma: ou, 1º) Concorda integralmente com os objetivos subjacentes dessa Operação, ou seja, a criminalização de políticos, partidos(os corruptos) e corruptores(os empresários), mesmo à custa de severos danos colaterais(políticos-econômicos-sociais); ou, 2º) Ou é uma inepta sem as mínimas condições de estar no cargo que ocupa. 

    Foi-se o tempo em que confiava intregralmente na lealdade dela ao PT e até mesmo ao Lula. 

     

    1. Segunda opção.

      Eu acredito que seja a segunda opção. Faço minhas as suas palavras: foi-se o tempo em que confiava integralmente na lealdade dela ao PT e até a Lula.

    2. Discordo. Dilma está mal informada, alienada no Palácio

      O Palácio está tão cercado e penetrado que tudo que se fala em qualquer reunião (não digo de ministros), o Globo publica no dia seguinte (se quiser). Nesta conjuntura de alta traição, de guerra de informação, difamação e contra-informação, a presidenta se viu necessitada de pessoas confiáveis… encalhou nos “confiáveis” absolutamente incompetentes, entre eles a trinca maior: Levy, Mercadante e Cardozo. A vinda de Jorge Wagner foi um alívio.. só falta tirar o último nome da trinca. Mas agora me pergunto, não ocorre a ninguém se perguntar qual o nível de profundidade da relação entre a presidenta e seu nefasto ministro da justiça… A lógica emocional pode ser bem distinta da lógica racional…

       

  42. 22 de Agosto

        Sempre foi amorfo,  alem do mais possui “perfil” de procurador, não de advogado, de politico, sequer é de “notório saber juridico “, mas sempre foi bem afeito a manobrar estruturas de poder, desde a época da faculdade quando foi Presidente do CA 22 de Agosto.

         Por puro palpite, acho que existem pessoas que podem explicar o Dr. Cardozo, tais como: Luis Eduardo Greenhalg, José Mentor ( um de seus mentores originais ), até mesmo Zé Dirceu, Bandeira de Mello e Dr Temer.

          Palpite 2 : ” medo de algo, seria interessante saber o que ” – dialéticamente a reciproca pode ser aplicada, supondo que exista algo de “medo” em Cardozo, levando-o a inação e complacência, tambem pode se supor, sobre um possivel “medo” da Sra. Rousseff em troca-lo por outro mais incisivo.

  43. Dilma e o Zé se equivalem.Um pior que o outro.

    O zé está pisando na democracia e no Estado de Direito. Um Fdp. Dilma se rendeu e vai entregar tudo o que quiserem e mais um pouco. Vai entregar o Brasil com a gente junto,  Vender ativos da Petrobras na bacia das almas é a escolha da Dilma [http://www.viomundo.com.br/denuncias/petrobras-adota-a-pior-opcao-vender-ativos-a-preco-de-banana.html#comment-952758] Ela quer outra reforma da Previdencia para aumentar ainda mais a idade da aposentadorai[nao ficaram contentes com a fórmula 85/95] e o pior de tudo – a desvinculaçao de receita orçamentária obrigatória ou receita constitucional da seguridade social da qual a previdencia faz parte, ou seja, toda a arrecadaçao que constitucionalmente tinha destinaçao certa e era poupada para nao ser usada para pagar juros prá banqueiro, agora, o governo quer desvincular e somar com o orçamento da Uniao para fazer superávit primário e ir direito para o bolso dos credores de títulos da dívida pública, maioria banqueiros internacionais. E isso porque a dívida pública, segundo o apurado na cpi de 2009/10, nem 20% dessa dívida se sustenta em documentos que provam a sua existencia. E o que Dilma decidiu sobre o pedido há 2 semanas atrás sobre cumpri a constituiçao e fazer a auditoria,?? Ela vetou !!! Desvincular receitas constitucionais é prova suficiente de que estamos diante de um governo que vai nos deixar sem lenço e sem documento, podem acreditar.É o cúmulo da filhadaputice ela defender isso. É o tiro no peito da trabalhador, o xeque-mate na a seguridade social que corresponde à previdencia, saude e  assistencia social. E Lula apoia, está defendendo tudo isso junto com Delfim Neto, o Trabuco, presidente do Banco Bradesco e até PHA apoia, vejam só!!!! [http://www.conversaafiada.com.br/economia/dilma-quer-mudar-a-previdencia].

    O Estado vai sendo desmontado assim… Dilma vai entregando e entregando. Lula vai endossando e depois ele diz que está à esquerda da esquerda. Puro oportunismo. Quem apoia a desvinculaçao de receita da seguridade social é um grandissímo de um filho da puta, A matemática é simples: o governo nao pode meter a mao no orçamento da previdencia porque a renda que vai prá ela nao pode ir para outro lugar porque é vinculada constitucionalmente à sua destinaçao, mas o governo quer meter a mao nesse dinheiro para fazer superávit e pagar a dívida pública, ou melhor, pagar só juros porque a dívida nao será paga nunca porque emitimos dívida para pagar juros. Essa dívida se retroalimenta fraudulosamente e ilegalmente através de mecanismo meramente financeiros, de juros sobre juros ou juro composto[figura do anatocismo] proibido pela Constituiçao federal. Só uma auditoria para deixarmos de enviar quase todo o dinheiro da arrecadaçao no Brasil direto para o bolso dos credore, maioria banqueiros, A única saída para nao chegarmos à desgraça que acometeu a Grécia e auditar a dívida. Seremos a Grécia de amanhã, podem acreditar.

    O governo mente. A Previdência Social é superavitária:  http://www.adufrj.org.br/index.php/noticias-destaque/2988-no-ccs,-maria-lucia-fattorelli-exp%C3%B4s-o-custo-social-da-d%C3%ADvida-p%C3%BAblica-brasileira.html “Ano passado[refere-se ao ano de 2014], sobraram R$ 53 bilhões. Em 2013, R$ 71 bilhões. O que se diz sobre o rombo da Previdência é mentiroso. É o discurso dos covardes. O financiamento da seguridade social é composto pelo INSS pago pelos contribuintes e empresas, pela Cofins (que incide sobre o faturamento das empresas) e a contribuição social pelo lucro líquido das empresas. Quando fazem a fraudulenta conta do ‘rombo’ da Previdência, só levam em consideração o descontado nas folhas de pagamento dos trabalhadores e o valor pago pela Previdência. As outras fontes de financiamento são desconsideradas. Os aposentados não são os responsáveis pelo suposto rombo[nas contas do governo porque a previdencia é superavitária], o rombo no orçamento da uniao é com os juros da dívida”[que tem a ver é com a irresponsabilidade do BC emitindo dívida para pagar dívida, swap cambial à rodo, contratos compromissados para remunerar sobra do caixa dos bancos, aumento irresponsável da selic por pressao dos dealers e etc… Por que nao taxar grandes fortunas, dona Dilma?? 

    Desvinculaçao de receita orçamentária  é uma das recomendaçoes do FMI/Banco Mundial para o Brasil porque eles determinam o que deve ou nao acontecer aqui. Dilma vai cumprir item por item das recomendaçaoes. Estamos é fudidos e mal pagos e isso para quem ainda tiver emprego. 

    Querem entender a mentira do governo sobre a Previdencia para justificar o entreguismo? assistam ao vídeo a partir dos 07:18

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=6X818Yg0sFg%5D

    1. Luiza, mesmo que concorde contigo em muitas destas questões..

      pergunto-lhe, qual é sua proposta?  Afundar o navio de vez?  Degolar o capitão e seus oficiais e jogá-los aos tubarões? Você pensa realmente que há algum santo na tripulação capaz de tomar o controle do leme e levá-lo a porto seguro? Pois eu penso que podemos afundar o navio de vez e todos seremos náufragos lutando por diminuto espaço em  uma prancha que nos mantenha flutuando, para que enfim a morte venha por falta de água e comida, mesmo que consigamos comer um pedacinho dos menos resistentes ou mais fracos.

      1. A soluçao é auditoria pública.Vc nao entende o q lê?

        José, pelo seu comentário, das três, uma: (1)OU voce nao leu o que eu escrevi; (2)OU voce nao assistiu ao vídeo que eu postei e recomendei da audiencia pública na Camara federal sobre a Previdencia; (3) OU  está de má e a sua ignorância é exatemnte a matéria-prima usada por esse governo e os seus papagaios para enganar os trouxas. Po que digo isso? Porque eu afirmei que o governo mente sobre a previdencia social e fundamentei a minha afirmaçao com o link da própria auditora fiscal que esteve à frente da cpi as constas públicas e provou que nem 20% da nossa dívida pública se sustenta juridicamente através de documentos que o próprio governo forneceu, e, também, postei o vícdeo que trata exatamente disso que eu afirmei em comentário.

        A saída, José, que voce nao leu,nao assistiu ou está de má fé, é fazer a auditoria da dívida que, inclusive, está na na constituiçao federal. O problema é que a saída foi vetada pela Dilma, uma presidenta inepta, fraca e rendida porque nao quer exercer a presidencia em favor do povo, simples assim. Capitou, se rendeu,vergou, e agora está desmontando o Estado com mentiras e mais mentiras, aliás, apoiada pelo sr Lula que sempre defendeu o direito dos trabalhadores. Por que? Porque ela quer continuar no poder mas precisa compactuar com o grande capital e, sobretudo, com o sistema financeiro internacional MAS para isso elea precisa entregar o Brasil nas maos dos gringos, entendeu, sr josé?

        Aconselho o senhor a se informar melhor sobre o assunto, estudar um pouco essas questoes também lhe faria muito bem [deixei no meu comentário o link e o vídeo] ou ler de forma honesta o comentário alheio para, depois, sair falando merda e mais merda. Brasileiros que nao se informam, os midiotizados  ou de má fé sao a desgraça de uma naçao. Peço-lhe que assista ao vídeo ou acesse o link que eu postei da aiditora presidente do Movimento Auditoria Cidadã da dívida.  Isso vai lhe abrir os olhos, que estao fechados, disso tenho certeza..Abra a sua mente, os seus olhos para lutar pela realizaçao da auditoria da dívida. Essa é que é a nossa verdadeira luta.

        1. Prezada Luiza, vou discordar

          Prezada Luiza, vou discordar de ti. Se você tomar o que o governo pega anualmente dos rentistas e o que paga de juros há varios anos dá positivo ao governo, ou seja, parte das despesas são bancadas pelo capital captado no mercado. Achar que Selic alta é interesse dos baqueiros é uma avliação equivocada, a selic é CUSTO dos bancos, eles pagam o juro da Selic para pegar nosso dinheiro, gostariam que fosse zero. Eles ganham com os juros que cobram e esses quem determina é o mercado, ou seja, os bancos mais quem toma emprestado o dinheiro deles. A responsabilidade pela Selic alta é principalemte do rentista, que é quem deixa dinheiro aplicado em bancos, que não deixa se cair a Selic. Aí estão incluídos investidoes internacionais mas também familias de brasileiros que conseguem guardar diinherio, muitos de nós portanto.

          Quanto à previdência concordo em parte com você, ela é deficitária do ponto de vista de que as contribuições não cobrem os benefícios, o governo tem de entrar com uma parte que vem de impostos e até de emissão de titulos da dívida pública.  Mas isso não quer dizer que seja ruim, ou que deva mudar, a seguridade social é um bem civilizatório inestimável e, sim, deve ser bancada em parte pelo Estado. O problema é que essa parte vtende a aumentar, em função de que as pessoas vivem cada vez mais, o que é bom mas demanda mais recursos e revisões periódicas. Acho que devemos resistir, tentar evitar as mudanças, mas é compreensível que o governo trente fazê-las.

    1. Meu prezadíssimo Nassif, como

      Meu prezadíssimo Nassif, como eu o conheço há mais de vinte anos e já fui seu colega, sei melhor que ninguém de sua honestidade e de sua fidelidade aos princípios do jornalismo.

      Mas aqui entre nós, Nassif, qual é o seu problema com relação ao “Zé da Justiça”?

      Não me leve a mal, mas me recuso a chamar a criatura pelo nome completo e pela designação do cargo que ocupa.

      Para os que estão lendo este texto, não sou nem jamais fui do PT, mas votei duas vezes em Lula e duas vezes em Dilma.

      Mas, sinceramente, a inação de Dilma Roussef diante da enxurrada de acusações sem fundamento do juizeco Moro e da grande imprensa faz com que eu me arrependa de ter votado nela.

      Só que aí está um grande problema:

      em quem eu deveria ter votado? No Serra? No Aécio?

      O grande vetor do impeachment não é Eduardo Cunha, nem o PSDB, muito menos o Partido da Imprensa Golpista, o PIG.

      É o Zé da Justiça. 

       

       

  44. Triplex
    Achei o texto excelente..
    Leiam !!
    Depois de pôr em liberdade todos os ex-diretores da Petrobras que roubaram a empresa por mais de 20 anos, engordando caixas dos partidos PSDB, PMDB e PP, operadores que já confessaram em juízo seus crimes, já devolveram, inclusive, parte do que foi roubado, outra parte, descoberta, até por autoridades estrangeiras… criminosos que receberam prêmios em dinheiro, depois de “presos”…
    Me diga o que o time que já soltou Youssef um dia, que já engavetou todas as provas e contas secretas dos desvios bilionários do Banestado, pretende?
    Querem Lula?
    Mas Lula é o cara chato que cobrava propina da UTC? Não. Este era o Aécio.
    Lula pegou emprestado o jatinho do Youssef? Não. Este era o Álvaro Dias.
    Lula foi o cara que montou o esquema dentro da Petrobras com Cerveró, Paulo Roberto Costa e Delcídio? Não. Este era o FHC.
    Lula é o amigo do banqueiro André Esteves? Não. Este era o Aécio, de novo.
    Lula é meio-primo de Gregório Marin Preciado, aquele que levou US$15 milhões na venda de Pasadena? Não. Este é o Serra. Aquele que a Lava Jato apresenta com discreta tarja preta pra imprensa.
    Lula foi descoberto com uma dezena de contas no exterior, ameaçou testemunhas, prejudicou alguma investigação? Não. Este é o Cunha.
    Lula ameaçou empresários, exigiu 5 milhões de dólares, só de um deles? Não. Este também é o Cunha.
    Se a Lava Jato e seus operadores não estão montando um esquema de desvio de investigações, um esquema pra lavar a grana suja dos maiores saqueadores da República, não vejo outra explicação pra essa palhaçada.
    Não, meus amigos… eles não querem acabar com o PT ou se vingar do melhor governo que este país já mereceu. Isso é consequência que, se vier, brindarão com champanhe em algum endereço chique de Brasília ou Higienópolis. Querem é limpar a barra dos parceiros do crime que pretendia vender a Petrobras mais barato que a Vale, desmontar nosso esquema de defesa militar e colocar este país num caos político que alimentasse um caos social, um caos econômico e um desgaste internacional, sem precedentes. Isto sim, valeria um grande brinde. E prêmio ainda mais vergonhoso que este aí.

    Malu Aires

  45. Segredo desvendado

    Nassif, 

    acho que alguns já desvendaram o segredo, principalmente no comentário de Jorge Vieira onde destaco (com licença Jorge):

    “Na minha opinião, está aí posto um jogo político em que Cardozo e Dilma não têm força suficiente para promover uma ação de desmonte da organização que avança sobre Lula, o PT e o governo trabalhista.”

    Na política, às vezes, fazer o certo acaba dando mais errado do que fazer o que seria o errado.

    É nesta hora que o estadista se destaca e o reconhecimento vem bem depois. Geralmente póstumo.

     

  46. Ele é da cota da Mensagem ao Partido

    A tese destacava a necessidade da recuperação ética do PT e propôs a “revolução democrática” e o “republicanismo” para a construção da sociedade socialista.

    “Mensagem ao Partido

    Em 2005, Tarso Genro, em meio às denúncias que começavam a envolver o então ministro Zé Dirceu em casos de corrupção, rompe com o Campo Majoritário (Ex-Articulação). Deixou público, na oportunidade, suas críticas à Articulação Unidade na Luta (que dirigia o Campo Majoritário e que, hoje, se denomina CNB). Na verdade, havia um movimento nesta direção protagonizada por outra tendência petista: a Democracia Socialista (DS). A DS incorporou, em 2005, duas correntes regionais (Alternativa Socialista e Movimento Socialista) e se alia com alguns expoentes petistas (casos de Paul Singer, José Eduardo Cardoso, Tarso Genro, Fernando Haddad, Elói Pietá, Eduardo Suplicy e Marcelo Deda) para lançar a tese “Mensagem ao Partido”. A tese destacava a necessidade da recuperação ética do PT e propôs a “revolução democrática” e o “republicanismo” para a construção da sociedade socialista. A DS rompia, a partir daí, com a Quarta Internacional e atraía outros intelectuais petistas, como Marilena Chauí e Maria Victória Benevides.

  47. Dilma entendeu o que se passa

    Pareceu que ela já entendeu o que se passa. No café com os jornalistas, poucas semanas atrás, ela disse que o governo não vai ceder à chantagem fruto de espionagem.

    Por muitos anos o governo em geral ( seus membros e suas conexões) devem ter sido escutados.

    Esse material deve ter sido armazenado para tempo oportuno. Em condições econômicas favoráveis seria muito difícil desmontar a rede de apoio que o governo federal havia conquistado. Seria como reclamar de um filantropo por ele ter hábitos refinados. No momento que entra em recessão a janela de oportunidade se abre e fica muito difícil de fechar novamente.

    Mas, por quê? Porque aqueles que participaram do processo de escancaramento não podem mais sair do jogo, porque descobriram que suas vidas também podem vir a serem “abertas ao público”. Como, infelizmente, não há santo nessa turma, o jeito é seguir ora contribuindo, ora tentando se esquivar, isso quase impossível.

  48. Eu já disse aqui e vou repetir
    Parece acusação leviana mas vou insistir: o Zé Cardoso e a Dilma têm um caso. Nós que nos arrebentamos nessa dificílima reeleição, não podemos suportar tal irresponsabilidade da Presidenta. O cidadão Ze ministro está deixando o PT ser destruído sem dó nem piedade. Sua irresponsabilidade vai às raias da loucura.

      1.  
        Cardoso não gosta de

         

        Cardoso não gosta de velhas. Ele só as faz de bobas. infelizmente, a grande mulher q esperavamos ter eleito, se porta como uma velhota abobalhada deslumbrada com um pavão carreirista..

  49. Não há nada de especial. São apenas iguais: técnicos

     

    Luis Nassif,

    Dei uma olhada no seu blog e vi como primeiro post intitulado “Economia brasileira: o futuro depende da reindustrialização” de domingo, 31/01/2016 às 09:40, em que o nome de Ricardo Cavalcanti-Schiel aparece, como se fora autor do post, logo após o título do post e mais embaixo aparece a informação “Enviado por Ricardo Cavalcanti-Schiel”. O endereço do post “Economia brasileira: o futuro depende da reindustrialização” é:

    https://jornalggn.com.br/blog/ricardo-cavalcanti-schiel/economia-brasileira-o-futuro-depende-da-reindustrializacao

    Antes do texto aparecia entre parênteses a seguinte frase:

    “(Haveria apenas que se acrescentar ao título original da matéria: “…Mas o governo Dilma não faz a menor ideia disso”).

    O título do post trazia matéria de interesse, mas o Ricardo Cavalcanti-Schiel é um tanto cansativo para o meu gosto. No entanto, a frase que ele colocou entre parênteses, levou-me a considerar em ler o post, pois vi que não se tratava de matéria de autoria dele. Além disso achei interessante a frase de Ricardo Cavalcanti-Schiel porque ela me parecia confirmar o que frequentemente imagino quando leio um texto dele: “ele não tem idéia do que está dizendo”. Assim até para verificar se o Ricardo Cavalcanti-Schiel realmente não tinha ideia do que dissera, eu continuei a ler o texto e vi que se tratava de entrevista de José Luis Oreiro, entrevistado por Patricia Fachin para o portal do Instituto Humanitas Usininos.

    Gosto do José Luis Oreiro e lembrei-me de um artigo dele que eu já devo ter mencionado aqui no blog e então fui fazer pesquisa no seu blog e encontrei o seguinte post “Como Dilma conseguiu perder o apoio da indústria” de quinta-feira, 18/09/2014 às 07:00, e de sua autoria e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/como-dilma-conseguiu-perder-o-apoio-da-industria

    Imaginara que poderia encontrar alguma passagem de artigo de José Luis Oreiro que mostrava que muito do que ele dizia era também defendido pela presidenta Dilma Rousseff. Encontrei apenas um comentário meu enviado para você sexta-feira, 19/09/2016 às 20:28, contendo uma referência a um artigo de autoria de José Luis Oreiro e Nelson Marconi e publicado no Valor Econômico de quarta-feira, 17/09/2014, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://associacaokeynesiana.wordpress.com/2014/09/17/cambio-industria-e-crescimento-valor-economico-17-09-2014/

    O título do artigo é “Câmbio, Indústria e Crescimento”. Não era, entretanto, o artigo a que eu me referia que é mais antigo. Só que o início do meu comentário trazia assunto que eu lembrava que fora apresentado aqui no seu blog recentemente. Em meu comentário eu fazia crítica ao tratamento que você dava ao ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo.

    E então lembrei-me que você recentemente fizera um post para criticar o ministro da Justiça. Pesquisei entre os oito posts lidos da semana e colocado no terceiro lugar este seu post “Cardozo, o maior mistério da era Dilma” de quinta-feira, 28/01/2016 às 07:20. Vale então deixar transcrito a seguir a parte inicial do meu comentário junto ao post “Como Dilma conseguiu perder o apoio da indústria”, e que eu enviara para você sexta-feira, 19/09/2014 às 20:28, e para o qual dera como título o seguinte: “Dois coelhos com uma cajadada: a crítica dos outros”. Disse eu lá:

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    “Luis Nassif,

    Quando você apresenta as críticas dos empresários ao governo de Dilma Rousseff você não deixa de também apresentar as críticas que são suas. E eu tenho sido muito crítico de suas avaliações do governo da presidenta Dilma Rousseff. Há críticas isoladas que eu não entro muito no mérito, até por desconhecer a matéria. É o caso de uma crítica que você faz à política de direitos humanos. Há críticas que eu vejo sem importância como a que se faz ao ministro José Eduardo Cardozo. A bem da verdade, nunca fui admirador de José Eduardo Cardozo, mas na Nova República, quem dos ministros da Justiça relacionados a seguir poderiam servir de exemplo como sendo superiores ao José Eduardo Cardozo?

    1) Fernando Lyra; 2) Paulo Brossard; 3) Oscar Dias Correia; 4) Saulo Ramos; 5) José Bernardo Cabral; 6) Jarbas Passarinho; 7) Célio Borja; 8) Maurício José Corrêa; 9) Alexandre de Paula Dupeyrat Martins; 10) Nelson Jobim; 11) Milton Seligman; 12) Iris Rezende; 13) José de Jesus Filho; 14) Renan Calheiros; 15) José Carlos Dias; 16) José Gregori; 17) Aloysio Nunes Ferreira Filho; 18) Miguel Reale Júnior; 19) Paulo de Tarso Ramos Ribeiro; 20) Márcio Thomaz Bastos; 21) Tarso Genro; 22) Luiz Paulo Barreto e 23) José Eduardo Cardozo.

    É claro que Saulo Ramos e Márcio Thomaz Bastos como grandes advogados poderiam ter servido como uma couraça protetora ao presidente da República. Só que estas figuras já não funcionam mais nos dias de hoje. Então a crítica a José Eduardo Cardozo é válida no sentido de que ele não é nenhuma sumidade, mas a crítica é frágil à medida que não se tem nos últimos quase trinta anos de Nova República nenhuma sumidade e os que podiam ser relacionados como grandes advogados não fizeram nada de especial na passagem pelo Ministério da Justiça.

    Lembro aqui que o tópico “Lista de Ministros da Justiça” pode ser vista na Wikipédia no seguinte endereço:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_ministros_da_Justi%C3%A7a_do_Brasil

    Outra crítica específica sua direciona-se ao ministro dos Esportes e ela me pareceu tacanha, ainda que a maioria dos comentaristas acompanhassem você na sua crítica ao ministro Aldo Rabelo no post “O salto alto de Aldo Rabelo na não defesa da Copa” de segunda-feira, 24/02/2014 às 21:56 e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-salto-alto-de-aldo-rabelo-na-nao-defesa-da-copa

    Na minha avaliação errado seria o governo, para combater as acusações de todos os lados que se faziam ao governo, aumentasse os gastos em comunicação para divulgar seus feitos. Talvez a manifestação de junho de 2013 possa ser julgada como apresentando do seu lado bom além da manifestação em si que é reverberação de democracia, certa antipatia aos governantes que se empenham na divulgação de seus feitos.”

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    Coloquei mais assuntos no trecho que transcrevi para mostrar que o seu questionamento é um tanto fruto de quizilas idiossincrática que você conseguiu espargir pelo blog contaminando mentes mesmos as mais lúcidas.

    No fundo, o ministro da José Eduardo Martins Cardozo e a presidenta Dilma Lana Rousseff são parecidos na concepção equivocada que possuem da política, concepção essa forjada no entendimento de que a política deve seguir os desígnios e deliberações dos técnicos. Para os dois, a política teria que atender o interesse maior da nação, como se esse interesse maior da nação fosse conhecido. A política, entretanto, é o consenso obtido mediante as barganhas e conchavos, tendo como único balizamento técnico as normas constitucionais e infraconstitucionais, sendo que essas são na maioria das vezes fruto do consenso e não da técnica.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 31/01/2016 (Em Pedra Azul)

  50. Cardozo, entre o tonto ou o senhor da situação.

    O Ministro da Justiça pode ser o tonto que o pintam, mas tambem pode estar se fazendo de republicano, ter todas as informações ao seu alcance e assim consegue passa-las, preparando a defesa do seu lado.

    Não temos e não teremos como saber.

    Mas o governo e a petrobrás continuam de pé. Só falta a batalha do Lula que pelo visto o ex-presidente irá vencer.

     

  51. Privatizações a vista

    Todos os bizarros, inacreditáveis, nunca antes vistos acontecimentos, desde a posse de Dilma/PT, notadamente, o poderoso fogo midiático com todo apoio do PSDB, centrado nas roubalheiras na Petrobras, leva a crer, que nova onda de amplas privatizações estariam a caminho, caso o PSDB chegue a presidência da República. Tudo como nos tempos FHC/PSDB, novamente entregando estratégicas empresas estatais apreços de bananas, fazendo milhares de falências e desempregados por todo o Brasil. Nossa telefonia tornou-se a mais cara e uma das piores do mundo. Nossa energia elétrica, uma das mais caras do Planeta. Só que agora, com a grande rise mundial, lançará o Brasil numa guerra civil, tipo Iraque e Líbia. Sem dúvida alguma. 

  52. Estranho

    É muito estranho a permanência desta figura como ministro da justiça…. Não há como explicar isto, a não ser por necedade (é necedade mesmo, de néscia, e não necessidade).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador