Carta aberta para a ministra Carmen Lúcia, por Dom Orvandil

Do Cartas e Reflexões Poéticas

Carta aberta à ministra Carmen Lúcia, do STF

Do Bispo Orvandil

Prezada Ministra Carmem Lúcia
 
Nosso País acordou estupefato com a prisão de um senador da República. Por outro lado, alivio-me com a prisão de um banqueiro, um dos mais ricos do Brasil.
 
Não guardo intimidade com o pensamento do Senador Delcídio do Amaral em virtude de suas origens políticas, ligadas à privatizações e ao nefasto neoliberalismo. Porém, sua prisão nos coloca sob espanto pelo colorido de arbitrariedade em face da imunidade parlamentar de que gozam os eleitos pelo povo para ocupar cadeira na mais alta casa legislativa.
 
Perdoe-me, ministra Carmem, por me dirigir a senhora sem o traquejo jurídico próprio dos advogados, já que não sou um e sem a formalidade de um tribunal, já que não pertenço a nenhum.

 

Aqui tenho o objetivo de questioná-la pelo que disse na 2ª turma do STF ao justificar seu voto na decisão do ministro Teori Zavascki ao ordenar a prisão do Senador Delcídio do Amaral e do Banqueiro André Esteves.

É de se esperar que os homens e as mulheres eleitos e eleitas sejam honestos, honestas, probos e probas nas suas atividades parlamentares, embora alguns afrontem e desrespeitem a sensibilidade social e a cidadania, como é o caso do Senador Ronaldo Caiado, que frequentemente usa camiseta amarela com os sinais de 9 dedos, em deboche a deficiência física do ex-presidente Luiz Inácio Luiz da Silva, sem que seja incomodado em momento algum por esse preconceito e crime.
 
Nesta carta singela desejo lhe dizer que me senti ofendido e desrespeitado como cidadão com seu discurso ao justificar seu voto a favor da prisão de Delcídio do Amaral, nesta manhã.
 
A senhora disse que antes nos fizeram acreditar que a esperança venceu o medo. É evidente que a senhora se referiu à campanha eleitoral e eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem citá-lo.
 
E vencemos mesmo, ministra Carmem. Milhões de brasileiros fomos ameaçados com o estouro do dólar, com a fuga dos empresários que investiriam em outros Países abandonando o Brasil ao desemprego e à pobreza. Uma atriz da TV Globo apareceu em noticiários e na propaganda eleitoral do PSDB fazendo caras teatrais de assustada e dizendo: “ai, estou com medo”. Pois vencemos essa tentativa. Os milhões de votos investidos em Lula transcenderam fronteiras partidárias para afirmar nossa esperança contra as ameaças rasteiras e desonestas. Vencemos o medo, com muita esperança. O Brasil se sentiu recompensado com essa vitória. A senhora sabe!
 
Como cidadão e como povo me sinto ofendido e agredido em minha esperança e em minha fé com essa sua fala, para mim irônica e sem nenhuma relação com o mensalão da mídia, com muitos casos dúbios e influenciados pela opinião publicada.
 
A senhora carregou sobre a ironia sem nexo ao afirmar que “agora o escárnio venceu o cinismo”.
 
Qual a relação do possível crime do Senador Delcídio do Amaral, nem investigado totalmente e, muito menos julgado e condenado, com a vitória da esperança em 2002?
 
A senhora quer nos envolver em todos os possíveis crimes de Delcídio? A senhora falou pensando em investigação e condenação do ex-presidente Lula, o candidato a respeito de quem se usou o slogan “a esperança venceu o medo”? A senhora já sabe, mesmo sem julgamento, que o Senador Delcídio do Amaral é criminoso, até mesmo antes da manifestação da casa onde ele é parlamentar?
 
Na fundamentação de seu voto a favor da prisão do aludido senador a senhora asseverou que “ agora o escárnio venceu o cinismo”.
 
Pergunto se o seu voto não se referia a um senador? Se se referia ao Senador Delcídio do Amaral qual a relação da ironia com os votos de milhões de brasileiros que tiveram esperança de mudar aquela realidade triste de desemprego, de miséria e de pobreza em 2002?
 
A senhora ameaçou quem ao afirmar posteriormente que “criminosos não passarão sobre a justiça”, alertando a todos do mundo da corrupção?
 
Perdão, ministra, mas a minha ofensa também vem do fato de a senhora misturar ironicamente fatos e valores sem nenhuma relação, sendo que a esperança realmente venceu o medo e sempre vencerá as vilanias da classe dominante, principalmente da rapinagem dos poderosos internacionais, que atuam por meio de jagunços nacionais.
 
Pior, a sua referência de falso senso de oportunidade choca por estabelecer nexos irreais entre um senador atual, preso acusado de atrapalhar investigações, com toda a força da esperança de um povo.
 
Choca mais o fato de a senhora não fazer nenhuma menção ao banqueiro André Esteves, dono do Banco BTG Pactual, também preso como suspeito de fazer uma operação polêmica na área internacional da Petrobras, ao comprar poços de petróleo na África, sendo ele um dos homens mais ricos do Brasil, um País pobre e, mesmo assim, de esperanças que vencem os medos.
 
A senhora não disse nada sobre André Esteves foi pelo fato de ele ser banqueiro e rico? Haveria na senhora algum senso de seletividade, como o há na mídia que reforçou com grande destaque as suas palavras?
 
Enfim, perdoe-me pela ousadia de exercer o direito de questionar, de me indignar contra as seletividades e contra o deboche em relação ao povo que tem esperança, apesar do medo que diuturnamente lhe impingem.
 
• Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz sociais.
• Dom Orvandil, OSF: bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém.
Redação

99 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. clap…clap…clap…clap…c

    clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…

    clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…

    clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…

  2. lídima representante …

    …  da velha justiça, …  corporativa, discriminatória, e omissa quanto aos direitos dos pobres, …  a tal da “ministra”  ouviu o que merecia, …. Dom Orvandil,  com sua fala, … mostrou a  verdadeira face da sra. carmen lúcia, … bateram uma foto da paladina da justiça, … quando foi revelada, o que todo mundo viu foi a cinderela do pântano….

  3. Falou tudo que eu gostaria de

    Falou tudo que eu gostaria de dizer a essa ministra, mas tenho medo de que ela me declare, assim como meu pc, meu mouse e teclado uma quadrilha e me prenda na Papuda. Acredito que um bispo ela não teria coragem…espero. Obrigada Dom Orvandil por defender nosso partido na sua parte mais decente e ideológica.

  4. Sem essa …
    sra. Ministra do

    Sem essa …

    sra. Ministra do STF, não venha com cinismo e escarnio para cima de todos nós, pois não somos todos HOMMER SIMPSON.

    Sabemos muito bem ver o partidarismo e fisiologismo de parte da justiça brasileira, inclusive na mais alta Corte da Justiça, justa a  com os mais altos salários.

  5. São quase todos antipetistas

    São quase todos antipetistas patológicos. Não querem aplicar o direito previsto na constituição, fazem a mais rasteira política, contaminados pela cobertura facciosa da mídia que enxerga corrupção somente nos governos petistas. A constituição não tem nenhum valor. Foi inúmeras vezes estuprada por esses ministros do STF que fazem da lei maior do país uma letra morta. A constituição é a interpretação que eles dão, ao sabor do momento. Não importa que ela determine que prisão de um senador só em flagrante delito de crime inafiançável. Inventa-se uma teoria qualquer que diz que tal ação é crime permanente e pronto, está aí a tese para suplantar os obstáculos que impedem ultrapassar a boa fumaça do direito, mesmo o PGR se cercando de ressalvas, descrente de que teria o pedido de prisão formulado contra Delcídio do Amaral aceito pelo ministro relator, Teori Zavaski, ao escrever: “caso se entenda descabida a prisão preventiva do congressista, em razão da vedação constitucional”, apelando para uma certa “exegese corretiva”, num claro pedido de reiterpretação da constituição, já que como afirma o autor do artigo que impede a prisão de um parlamentar no exercício do mandato, Roberto Batochio, não existe prisão processual de congressista. Vivemos em tempos bicudos, de indecência jurídica, de acovaramento daqueles que deveriam ser os guardiões da constituição que julgam de olho nos holofotes, praticando o direito achado nas ruas, tanta vezes condenado em outras circunstâncias, por um dos ministros que integra a segunda turma do STF. Não foi o escárnio que venceu o cinismo, senhora ministra, foi a excrescência de decisões teratológicas, movidas por um repulsivo espírito de covardia, dos membros do STF que faz da constituição uma peça decorativa para ser usada de acordo com as conveniências de quem tem a autoridade para interpretá-la.

  6. Minas

    A excelentíssima Ministra foi procuradora muitos anos em Minas Gerais, onde o medo já tinha vencido a esperança; onde a mordaça já tinha silenciado a imprensa; onde políticos fazem aeroportos pessoais e escondem helicópteros, etc.

    Em Minas nada acontece, não é? Então por isso ela fica horrorizada ao ver o mundo real do Brasil. 

    Mais um ministro do STF colocado pelo Lula.

  7. Procura-se discernimento e

    Procura-se discernimento e sobriedade aos ativistas de toga que contribuíram e contribuem para que o País e as nossas instituições estejam como estão. Desonrando pessoas. Basta olhar para as duas casas para se perceber  quantos estão lá enredados igualmente ou até mais, mas impunes. Inimputáveis. Até seu órgão auxiliar, denominado de playground de políticos fracassados por Joaquim Barbosa, não resiste a uma transparência. Como de resto todos os tribunais e cartórios. Se os concursos fossem sérios e o compadrio não imperasse, saberiam que a corrupção existe desde antes do outro golpe. Aos que se preocupam quanto a não percepção de quadrilhas, há percepção sim. A única divergência é quanto a data de sua formação. Se antes, durante ou após o governo Collor, o caçador de marajás e de maracutaias. Como elas se perenizaram, a justiça, a PF, o MP e todas as instituições de controle e auditoria públicos e privados é que nos devem respostas, não os Delcídios que ocuparam cargos importantes desde o governo Itamar Franco e FHC.

  8. A ministra Carmém Lúcia é

    A ministra Carmém Lúcia é originária da elite comercial e agropecuária do Norte de Minas. Sempre foi elite, pensa como elite. Ela não tem “culpa” de ter sido “bem-nascida”, como diziam os colunista sociais de antigamente, mas também não precisa de dar esses pitacos políticos nos seus votos jurídicos, sem que o povo saiba de que lado está na luta de classes. Em Minas todos sabém que ela é fã incondicional de Aécio Neves. Tá explicado aí o ódio de classe. Sempre estudou nas melhores escolas: no Sacré-Couer, PUC-Minas, Fundação Dom Cabral e UFMG.  Gilberto Freyre não teria dúvidas qual o lado da ministra. É bom que a senzala conheça todos os moradores da Casa Grande.

  9. Falou tudo que eu gostaria de

    Falou tudo que eu gostaria de dizer a essa ministra, mas tenho medo de que ela me declare, assim como meu pc, meu mouse e teclado uma quadrilha e me prenda na Papuda. Acredito que um bispo ela não teria coragem…espero. Obrigada Dom Orvandil por defender nosso partido na sua parte mais decente e ideológica.

  10. Sinomino mais

    Sinomino mais elegante.

     

    Agora podemos utilizar um sinomimo mais elegante para cinismo e escarnio: CARMEN LUCIA.

    Exemplos:

    Você poderá se referir desta maneira a um pessoa cinica: Você está sendo muito CARMEN LUCIA.

    Não fique de CARMEN LUCIA, seu cara de pau.

  11. Reação à Ministra:

    Reação a frase ““criminosos não passarão sobre a justiça”, emitida pela Ministra Carmem Lúcia:

    Paulo Maluf: kkkkkkkkkkkkkk

    Eduardo Azeredo: huahuahuahuahuahua

    Zezé Perrela: hehehehehehehe

    Aécio Neves: kikikiki

    FHC: huahuakkkkhehehehehe

    Paulo Afrodescendente: haaaaaahaaaaaahhaaaaahahahahaha

    Carlinhos Cachoeira: huauhuahuahaua

    Sonegadores da Zelotes e HCBC:  cof cof cof (engasgaram com o Whisky, depois…) kkkkkkkkk

    Demóstenes Torres: huaaaaaahuaaaahuaaahuaaahuauauauaua

    Aguardando próximos capítulos…

     

     

    1. Parou por que, por que

      Parou por que, por que parou!

      Mas é compreensível, afinal seria muito o que digitar, ainda mais se reservasse parte apenas para a “obra” de FHC!

    2. mais

      Daniel Dantas :  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Juiz do Porshe do Eike:   auhauhuhuahuahuhuh

      Jornalista Pimenta Neves:  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Antero Manica:  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Piloto do HELICOCA:  HEIN? AH, KKKK

      Veronica Serra :   ahaauhauhauhauha

      Ricardo Sérgio: oh kkkkkkkk

    3. Posso acrescentar mais alguns ?

      O maior de todos os bandidos brasileiros: Daniel Dantas;

      Robson Marinho(colega do Poder Judiciário, da Ministra Carmen;

      Agripino Maia;

      Famí(g)lia Marinho;

      Verônica Serra;

      Hussein Araf( chefe da máfia dos fiscais da Pref. de São Paulo)

       

  12. Aplausos do senso comum

    Repetindo…. 

     

    A ministra preferiu o senso comum. Preocupa sobremaneira por vir da Suprema Corte.

    Espera-se muito mais. Muitíssimo mais.

  13. Dá perfeitamente para

    Dá perfeitamente para entender a repulsa de Dom Orvandil. Afinal, esperar o que do nosso Judiciário, que em meio aos poderes da república, não nos faltem claros exemplos daqueles que não atacam as mãos que os alimentam.

    Neste meio tempo, o povo a tudo assiste e, pouco a pouco, toma ciência daqueles que sempre colaboraram e colaboram para a desgraça da Nação e de suas instituições!.

  14. O escárnio jamais vencerá o

    O escárnio jamais vencerá o cinismo para quem , como a ministra, não exerce a Justiça. Faz política no STF. Não fosse assim a ministra não faria referência tão direta ao PT. 

    E esquece do banqueiro, bispo. A ministra jamais ofenderá os amigos do Aécio. Já, já ele será beneciado com um hc. Ou serão dois como no caso Daniel Dantas. Aliás, vários dos ministros do STF padecem de uma cegueira crônica com relação a este outro banqueiro amigo de tucano. Nunca foi citado no mensalão. Ao contrário, foi apartado pelo hipócrita Joaquim Barbosa.

    Mas se Esteves,  banqueiro sócio do Arida que foi presidente do BC na época do FHC e  um dos homens de ouro nas privatições, tiver o mesmo tratamento que o Delcídio terá,  aí sim eu acreditarei que o escárnio de todos os processos contra tucanos e asseclas serem engavetados vencerá o cinismo da Justiça brasileira. 

  15. Voz da “Justiça” da Casa Grande

    É a voz da “JUstiça” da Casa Grande produzindo manchetes e mais manchetes para o senso comum se deleitar. Mais uma vez: o Judiciário braisleiro é uma tragédia. 

  16.  
    Mas se Esteves,  banqueiro
     

    Mas se Esteves,  banqueiro sócio do Arida que foi presidente do BC na época do FHC e  um dos homens de ouro nas privatições, tiver o mesmo tratamento que o Delcídio terá,  aí sim eu acreditarei que o escárnio de todos os processos contra tucanos e asseclas serem engavetados vencerá o cinismo da Justiça brasileira.

    Acho que deste susto você não morrerá.

  17. Império

    O comentário da Ministra vai entrar nos anais da história do Brasil como a paridarização total da Justiça brasileira…

    Nada a esperar de menos do império jurídico

    Com seus Duques, Barões, Vice-reis, imperadores e vassalos distantes da realizada brasileira e perto dos anseios da elite da qual fazem parte…

     

     

  18. A quem serve o Judiciário brasileiro?
    A quem serve o Judiciário brasileiro? Uma ação contra o deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) prescreveu em abril, depois de três anos inativa no Tribunal de Justiça. Mesmo destino devem ter os processos do “mensalão tucano”, remetidos pelo Supremo Tribunal Federal à Justiça mineira. A peça contra Eduardo Azeredo, por exemplo, ainda aguarda distribuição. Graças a decisões do STF, o inquérito dos cartéis metroviários paulistas isentou políticos do PSDB, mesmo os citados em depoimentos dos réus. O Ministério Público de Minas Gerais pediu o arquivamento da investigação sobre o aeroporto que o governo de Aécio Neves construiu nas terras de sua família. Ignorando as evidências de que os esquemas da Petrobrás começaram antes, a Operação Lava Jato investigou a estatal apenas a partir de 2003. Deixou de lado, assim, um contrato fraudulento, assinado no governo FHC e denunciado pela Comissão de Valores Mobiliários, que movimentou cerca de R$ 56 milhões. Os episódios acima têm três características chocantes: a ausência de punições a políticos do PSDB, a simultaneidade dessa lacuna com o rigor aplicado contra petistas e as semelhanças (quando não os elos operacionais) entre processos que tomaram rumos tão diferentes. É cômodo minimizar tais fatos atacando a frágil hipótese conspiratória usada por setores da esquerda para defini-los. Também soa ingênuo ver neles uma simples disputa entre “linhas-duras” e “garantistas”, como se fosse probabilisticamente aceitável que a cada facção sempre coubesse julgar o mesmo flanco partidário. Não podemos, obviamente, arriscar generalizações em torno de um universo amplo e heterogêneo como o Poder Judiciário. Mas as estatísticas são eloquentes demais. Existem modelos de absolvição (para uns) e punição (para outros) no tratamento judicial a políticos, ainda que suas motivações tenham origens variadas e desconexas. Esses padrões se reproduzem, com tendências semelhantes, pelos demais campos de interesses oposicionistas. A blindagem a tucanos espelha o respaldo das cortes à mídia que os apóia, nos processos por calúnia, difamação e crimes eleitorais. Os veículos de comunicação retribuem legitimando o partidarismo dos magistrados que materializam a caçada moral contra seus inimigos comuns. Um sintoma da coesão ideológica da teia de favores é o radicalismo antipetista que ela assume em público. O desempenho performático de certos magistrados e procuradores possui teatralidade conclamativa típica de palanques eleitorais, com discursos messiânicos semelhantes aos repetidos pelo colunismo sectário de direita. A retórica salvacionista ajuda a naturalizar a imagem positiva da injustiça. Quem critica o viés tendencioso das investidas judiciais contra o PT costuma ser acusado de propor uma inversão dessa parcialidade. Em outras palavras, que os petistas recebam o beneplácito dado a seus opositores. Afinal, a punição de criminosos é necessária independentemente de “contrapartidas” de isonomia. Há um vício grave nesse raciocínio, que resulta na equiparação entre repudiar a impunidade de alguns e defendê-la para todos. Mas seu grande problema é conferir a qualquer justiciamento uma essência positiva, como se conduzisse necessariamente a avanços institucionais e civilizatórios. A necessidade da equivalência encontra-se tanto nas bases formais da Justiça quanto nos seus “princípios substanciais”. Como o estado de Direito, por definição, se apoia no pressuposto da chamada reciprocidade moral, o tratamento díspar a cidadãos diferenciados pelo perfil partidário afronta a legalidade vigente. Viola, portanto, os tais preceitos republicanos. A prática também contraria a natureza saneadora das punições. Poupados pelas cortes e pela imprensa, os criminosos perpetuam-se nos cargos administrativos. E fortalecem suas artimanhas, já que a certeza da impunidade favorece o agravamento dos delitos. Resultam inócuos os efeitos positivos das sanções aplicadas aos petistas, já que eles serão substituídos, nas mesmas estruturas, por delinquentes protegidos. Eis a face tenebrosa do combate à corrupção no Brasil: parte relevante do Judiciário fornece guarida para a hegemonia de uma casta delimitada por afinidades ideológicas, levando a retrocessos constitucionais e ao fortalecimento do crime. Com o apoio da mídia corporativa, esse predomínio adquire uma força institucional de alcance tirânico. Admitindo que o partidarismo judicial não passa de outro vetor entre os demais que influenciam as agendas decisórias, a solução talvez seja quebrar a redoma protetora e confortável que separa as cortes das pressões populares. Se os magistrados assumiram prerrogativas de interferência nos rumos do país, que forneçam contrapartidas equivalentes à sociedade. Que enfrentem, portanto, o ônus de fazer política. http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

    1. Posso assinar embaixo, Guilherme ?

      Mais do que os fatos citados pelo Guilherme, eu diria que a seletividade no Poder Judiciário, é um perigo e tanto, pois chega-se a um momento, em que a sociedade brasileira minimamente culta, pergunta-se: Precisamos mesmo ter um Poder Judiciário, cuja maior Côrte, está nas mãos de pessoas do quilate(e que morde) de um Gilmar Mendes, de um Luiz Fux, de um decano dinossáurico, como o Celso de Melo, e de juízas como a Ministra Carmen, que sem ter tido um único voto da população, chegou a este pôsto, por motivos nem tão meritórios assim, e que atravéz de têxtos “decorebas” que nem ela sabe o que significa, ajuíza e pune a favor de uma minoria dominante neste país, dígno de repúdio, nas Côrtes internacionais ?

      De vêz em quando, chego a ter saudades(que Deus me perdoe) daditadura militar, quando não precisávamos ter 3 Poderes, para decidir arbitrariamente, afinal…

  19. Assino embaixo.

    Também me senti ofendida e desrespeitada pelo comentário da Ministra Carmem Lúcia. Além de atacar gratuitamente e nas entrelinhas o PT, insulta os mais de 1 milhão de militantes e os dezenas  de milhões de votos que o PT recebeu.

     Atitudes como essa enfraquecem a Política e contribuem para o ambiente intolerante,conflituado, retrógrado e envenenado de ódio que estamos vivendo. Justo partindo da ministra que, tempos atrás, declarou que a alternativa à Política seria a Guerra. Agora ela tira a toga, veste o uniforme de generala e parte pro bombardeio. E o inimigo é o PT, como sempre.

    Jamais ouvimos dela comentário similar referente ao Mensalão do DEM, do PSDB, ao Trensalão etc.

    A esmagadora maioria dos militantes e votantes do PT estão compromissados com o programa e as bandeiras de luta do partido, entre elas a ética e a transparência na esfera pública. Se dirigentes ou políticos do partido desviam-se desses princípios, que respondam por seus erros, sejam investigados, processados e arquem com as consequências dos atos, inclusive a expulsão das fileiras.

    Pessoas não se confundem com o partido, bandeiras, miltância, votos. Generalizar é cometer injustiça. Injustiça não é o que se espera de um membro da Suprema Corte do país. 

     

  20. Pelo amor de Deus, ministra

    Pelo amor de Deus, ministra Carmen Lúcia, não queira enriquecer sua algaravia juridica com referencias desairosas àquele que indicou V,Exca. para o Supremo e a  seu amigo mineiro Fernando Pimentel. Ademais poupe-nos de sua demonstração de cultura, pois incluir o brado revolucionário de “La Passionária” em seu juridiquês é um ultraje aos que morreram defendendo as liberdades democráticas. Aqui, sim, os corruptos passaram e passarão por muitas décadas ainda, enquanto tivermos juízes políticos.  Espero que Dom Orvandil tire seu sono por muitos dias seguidos.

  21. Espírito Santo, Espírito Público Dom Orvandil

    Minhas congratulações com suas memoráveis palavras Dom Orvandil

    Sendo ou não, de sua igreja, todo cidadão brasileiro deve se orgulhar de sua postura cidadã.

    Ela nos devolve a coragem de manifestar, a decência de criticar e a fé em nosso futuro, que como disse venceu o medo e agora terá de vencer a ironia da elite brasileira.

    O Senado infelizmente, se ajoelhou diante do STF, colocou o povo de joelhos no pedestal da judicialização do Poder. Este movimento coloca em risco a separação, a autonomia e independência dos Poderes.

    Dar ao STF prerrogativa parlamentar é entregar de bandeija, a representação popular à uma elite da sociedade brasileira que nunca recebeu um voto e, nunca esteve ao lado da realidade brasileira, especialmente dos mais carentes.

  22. vergonha

    confesso, tambem que achei meio demais, no momento não, porque o contexto te deixa meio perplexo, mas lendo a carta de Dom Orvandil, confesso, que a ministra exagerou.

  23. vergonha

    confesso, tambem que achei meio demais, no momento não, porque o contexto te deixa meio perplexo, mas lendo a carta de Dom Orvandil, confesso, que a ministra exagerou.

  24. Assino embaixo, com algumas

    Assino embaixo, com algumas observações:

    PS: A casa “dos santos” onde o Delcídio é parlamentar referendou a ministra.

    PS1: Ela vai ler a carta ou tentar compreender seu conteúdo?

    Se até uma parte da igreja critica ou se opõe aos que defendem os pobres, imagine uma instituição (judiciário) que é um mundo à parte, extremamente desconectada da realidade da maioria dos brasileiros. Aliás, uma instituição corporativista – incluído aí o MP – das mais caras, ineficientes e elitistas do mundo e o que é pior, por ser tudo isso, em vez de promover justiça promove cada vez mais iniquidades num país totalmente desigual.

  25. Escárnio é o que estamos a

    Escárnio é o que estamos a assistir  um movimento nacional do qual participam todas as instituições, exceto os movimentos sociais, para destruir o único partido na nossa história que governou olhando de verdade para o povo.

    Escárnio a que assistimos paralisados de terror.

  26. STF julgou com o fígado

    Correto o Bispo.

    O STF julgou com o fígado, atropelaram a Constituição (vedação de prisão preventiva do parlamentar). Era para no mínimo serem minimalistas ao invés de ainda se fazer discurso político numa hora dessa. É indiscutível que o discurso para muitos supre a total falta de técnica e respeito aos princípios constitucionais na matéria. Talvez fosse a intenção o verniz sobre o fundo da decisão.

    A doutrina processualista (ambos os matizes ideológicos) vem criticando bastante essa prisão.

    Renato Brasileiro (cujo livro curiosamente estava sobre a mesa do Min Celso de Mello) no facebook:

    “A meu ver, o Senador Delcício do Amaral não foi preso em flagrante. Houve, sim, verdadeira prisão preventiva decretada por seu juiz natural, in casu, o Supremo Tribunal Federal.”

    Alexandre Morais da Rosa (juiz de direito TJ/SC)

    “Então, escolham Ministros da 2ª. Turma do Supremo Tribunal Federal: ao ignorarem a Constituição da República, os senhores e senhoras arvoraram-se em instaurar e decidir em exceção, no mais lídimo ativismo. É a nossa reflexão como Professores de Processo Penal que cumprem a Constituição e manifestam o desconforto em face da constitucional regra da Liberdade de Expressão.” (site empório do direito)

    Marcelo Semer (juiz de direito TJ/SP)

    “Essa coisa de “reinterpretar a Constituição” pra justificar uma prisão tem sempre fortes efeitos colaterais. Quando você vai ver, não sobrou mais Constituição. Porque a gente vê todo dia flagrante convertido em prisão preventiva -mas justificar a preventiva para prender em flagrante parece inusitado.” (facebook)

  27. Geralmente textos longos são

    Geralmente textos longos são entediantes. Isso vale tanto para o seu quanto para o da ministra do STF. No caso da ministra, até é desculpavel, pois trata-se de texto referente ao ofício que ela exerce. No entanto, se pudesse resumi-lo, diria que a ministra foi mais uma ex eleitora do PT que está profundamente decepcionada e irritada. É só isto , é como eu. 

  28. “Dom Orvandil, OSF: bispo

    “Dom Orvandil, OSF: bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém.”

    Muito ao conttrário da esmagadora maioria dos funcionários públicos concursados integrantes do podre judiciário brasileiro.

    Será que estes funcionários públicos querem destruir o governo do PT por se negar a dar a eles os aumentos salariais solicitados?

    1. Você ficaria boquiaberto com

      Você ficaria boquiaberto com a quantidade de puxa sacos de políticos de direita, deles que os políticos que os pôs no serviço já morreu faz tempo, que existe no serviço público federal. Uma pequena análise: FHC passou oito anos de pão e água pra mim e meus colegas, já que eu também sou funcionário público federal. Oito anos! Ninguém piou. Desde o início do segundo ano de Lula, que eu só ouço mimimi pelos corredores. A maior resistência ao PT está dentro do funcionalismo público federal; e não falo do Judiciário ou Legislativo: é do Executivo, mesmo. E quando se vai analisar o ingresso deles, tudo “efetivado”; depois de um contrato temporário, disso ou daquilo e até de concursos “mermados”.

  29. Como subscrevo esta carta

    Como subscrevo esta carta ?

    /////////////////////

    Se a mesma gravação fosse com o senador Aécio Neves, teria a mesma repercussão ?

    O STF tomaria a mesma decisão ?

    O senado faria uma votação aberta ou fechada ?

    E mais, essa gravação vazaria ?

    Dúvidas cruéis

     

  30. Bispo?

    fui checar as “credenciais” do “bispo” (minúsculas revisão!)… e ele não é exatamente um Bispo… está mais para aqueles da IURD, que se autoproclamam… no caso, ele foi “promovido” pela renovação carismática (sic)…

    Não dá nem para excomungá-lo pelas idéias obtusas… ele já foi previamente!

     

    sds

    LH

    1. Interessante…

      Interessante, Sr. Machado,

      o fato de Dom Orlandil se designar (ou ter sido designado) bispo de uma igreja protestante, a Anglicana, o desqualifica como cidadão brasileiro?

      Infeliz a sua intervenção, um perfeito cilojismo..

       

    2. A quem estamos “julgando”?

      Prezado, a discussão ainda não chegou ao “sexo dos anjos” oops, à religiosidade eou função clerical do Sr. Orvandil.

      Se você ler até o final de seu comentário no post, verá que ele é não somente um Bispo(função que impediria-o de opinar sobre o assunto)porém como cidadão indignado, como pessoa física e partícipe de uma sociedade, que exige respeito à Constituição.

      Não deixe que a sua intolerância religiosa, julgue assim como a Ministra Cármen Lúcia, em cima do domínio do fato.

    3. Obtuso

      poderia especificar o que, na carta, é obtuso? Que ideia ofendeu vc? Ele é Anglicano, não Católico. Os Anglicanos têm uma estrutura similar de ‘governo’ ao da Igreja Católica, apenas para esclarecer que a inclusão da Renovação Carismática na história foi infeliz (inclusive porque a RC geralmente se associa com a direita)

    4. Checar as credenciais!
      Esse

      Checar as credenciais!

      Esse é o compartamento típico dos que, sem argumentos, atacam o oponente em vez de refutar, lógica e serenamente, os argumentos deste! Esse é a típica falácia AD HOMINEM…

      Parabéns!

  31. A ministra Carmém Lúcia é

    A ministra Carmém Lúcia é originária da elite comercial e agropecuária do Norte de Minas.

    Hum!  Norte de Minas.  A parte mais atrasada e famélica de Minas, onde se encontra o miserável Jequitinhonha.  Tá explicado de onde vem as posições políticas, e as mais finas ironias proferidas em forma de sentença jurídica da excelsa ministra.  Não é a toa que essa região se parece tanto com a parte miserável do nordeste comandada pelos coroné de então e antão.  

     

  32. dica de leitura para a ministra

    Só venho a este espaço para indicar uma obra para a excelentíssima ler em seus momentos de descanso. Chama-se OPERAÇÃO BANQUEIRO. 
    Quem sabe depois ela tenha maior noção do senso de justiça que tem essa casa que ela faz parte. Talvez até pare de cumprimentar certo colega de toga.

    Sem mais.

  33. E as tais “busca e apreensão” ?

    E as tais “busca e apreensão”, cinematográficas, vexatórias, indiscriminadas… foram feitas pela Polícia Federal nos escritórios e casas de André Esteves? Seus filhos foram revistados? Estão impedidos de sumir com provas… etc etc etc ?

    1. “Busca, apreensão”?

      Prezado, isto só ocorre na casa de petistas, e jamais nas casas e “arapucas” de banqueiros.

      Fonte fidedígna, que pediu-me sigilo, contou-me que a 1@ coisa que o sócio do André Esteves, o Pérsio Árida(a dupla de gurús do governo FHC)fêz foi transferir os recursos do BTG Pactual, para contas do seu(deles) banco, para paraísos fiscais.

  34.  
    … “Pergunta, aí”, para

     

    … “Pergunta, aí”, para essa senhora “suprema” acerca do MENSALEIRO Tiaguinho Cedraz da QUADRILHA do Ricardo Pessoa da UTC no TCÚÚÚÚúúú…

    E sobre o congênere [augusto] ‘nARDES’ nos Infernos…

    E sobre o ‘Aécio Furnas Forever’…

    (…)

    O cinismo venceu a certeza da impunidade e/ou escárnio derrotou a moralidade?!

    Hipócrita!

    Alienada!

    (…)

    Tchan!

  35. Subscrevo a carta aberta.
    Um

    Subscrevo a carta aberta.

    Um verdadeiro juiz, um verdadeiro magistrado não emite juízo de valor. Sua decisão se limita aos fatos dos autos e neles fundamentar a decisão.

     

    1. carta aberta Carmen Lucia

      Tambem um verdadeiro juiz, um magistrado,  nao diz , na lata : “não tenho prova cabal contra o réu mas vou condená-lo porque a “literatura jurídica” assim o permite”.  Pra mim isso é o próprio escárnio-cinismo.

      Estamos muito mal de STF , o melhor, de stf.

  36. Assino embaixo

    Ontem, os brasileiros que trabalham e lutam para um Pais menos desigual, ou seja, melhor para todos, levaram duas pauladas.

    Uma veio da mais nova operação da Lava Jato, envolvendo um senador da republica; ainda que se discuta os meios, ouvir toda aquela conversa, foi terrivel.

    E a segunda, foi a postura do STF, sobretudo as palavras elitistas de uma ministra que beira às raias da alienação sobre o Pais em que vive.

    Triste dia.

  37. Este Bispo, me representa !

    Dom Orvandil, que contrariamente à grande maioria dos nossos representantes clericais, saiu do comodismo de sua diocese, a “vestiu” a camisa do povo, pouco(ou nada)representado pelo nosso Parlamento, vem a público, exteriorizar a indignação e o verdadeiro medo da sociedade civil: O medo de que a Constituição brasileira, seja “rasgada” noutros episódios semelhantes, e que os Poderes atropelem-se mutuamente, como acaba de ocorrer, com o que deveria ser o mais zeloso dos Poderes, o Judiciário, em sua maior instância, o STF, que determina arbitrariamente, e sem conceder o direito de defesa, ‘prende arrebenta” o Poder Legislativo, e ainda tem a capacidade humorística de fazer ironia com a frase que moldou a nossa grande revolução, a saída do regime do medo, para o de conhecer a esperança e a cidadania.

    Saímos sim, do medo; Somos sim, uma nação esperançosa de seus representantes; Temos(infelismente) maus políticos, maus administradores públicos, maus parlamentares, maus juízes(em todos os níveis) porém ainda sonhamos com a perfeição, e ela virá certamente, quando nossos Supremos juízes, desvestirem-se das togas que tornam-os deuses e infalíveis(além de impunes) e que eles ao julgar, caminhem em cima da Carta Mágna da nação, a Constituição, que impede que um parlamentar, só seja preso, ao cometer um crime inafiançável e em flagrante, e não pelo voto dado em cima de um temido domínio do fato, e ainda encarnecendo a nação, ao ler um têxto inapropriado para o momento.

    Estamos assistindo na verdade, o juízo de excessão, exercido por quem quer que ” A soberba vença o escárnio e o cinismo”  

  38. Política partidária

    A única verdade é que o Delcídio é suspeito, suspeitíssimo. Fiquei comovido com o Renan indignado pela a prisão de um dos seus pares. Mais comovente foi o mesmo Renan condenar a atitude do partido com respeito ao senador preso, estando ao seu o lado o vice presidente do congresso, um petista. Estou às lágrimas. Desconfio que o banqueiro vai se sair bem,infelizmente.A conversa gravada lembra algo como “a vida imita a arte”

  39. STF = casa grande

    Esta Ministra é mais uma representante da casa grande, que se cala diante de seus chefes, como banqueiro Esteves, tb preso. 

    Para mim, o que mais necessitamos é deusa reforma judiciária para que esse poder represente toda a sociedade!

  40. Estamos ferrados. Os

    Estamos ferrados. Os ministros do STF ignoram a Constituicao qdo e de seu interesse, votam como criancas emocionadas e ainda falam bobagens nitidamente partidarias. A quem recorrer ?

  41. Precisamos ter acesso ao

    Precisamos ter acesso ao depoimento desse Senador. 

    Precisamos saber o motivo de ele ter citado o nome dos Ministros do Supremo. 

    Diz-se que ele é um peixe pequeno; e nós, população, não sabemos o que seria um peixe grande. 

    Diz-se que ele é a mão amputada para salvar um braço… 

    Parece que o Partido dos Trabalhadores criaram a corrupção… Só eu enxergo assim?

  42. Obrigada, Dom Orvandil

    Obrigada por defender nosso povo.

    Já disse e repito que a justiça tem lado e não é o do povo. Do povo ela só quer o salário.

    O escárnio também vem da justiça.

  43. O escárnio venceu!!!

    Concordo com tudo o que disse Dom Orvandil. Assino embaixo.

    Porém sou obrigado a concordar com dona Carmen na frase lapidar “o escárnio venceu o cinismo”.

    Vejam se não tenho razão:

    – Mensalão tucano: todos soltos;

    – Mensalão pefelê: todos soltos;

    – Trensalão tucano: todos soltos;

    – Banestado: todos soltos;

    – Castelo de Areia: todos soltos;

    – Santiagraha: todos soltos;

    – Mensalão de Furnas: todos soltos;

    – Helicoca: todos soltos, inclusive o dono da aeronave e o dono da carga;

    – Máfia das ambulâncias: todos soltos;

    – Pasta Rosa: todos soltos;

    – Privataria Tucana: todos soltos (e ricos);

    – Compra da emenda da reeleição: ele continua solto;

    – Propina da Arena das Dunas: ele continua solto (e participando de passeatas anti-corrupção);

    – Zelotes/Carf: todos soltos;

    – Sonegação da Globo (Copa 2002): todos soltos, inclusive a ladra do processo;

    – HSBC (Suíçaleaks): todos ricos;

    – etc, etc….

     

  44. Imaginem

    Imaginem se o ministro Dias Tofoli , por exemplo, tivesse dito o seguinte:

    ” Se em momentos passados desse país políticos se envolviam no mar de lama da corrupção e não sofriam as consequencias da lei, agora não mais passarão impunes pela justiça “.

    certamente ele seria muito atacado pela mídia antipetista por supostamente ser ironico ao se referir aos engavetamentos e as não investigações da época de FHC na presidência.

    Não sou eleitor do PT, mas eu entendo que essa demonstração publica de antipetismo de alguns ministros do STF é prejudicial demais a democracia brasileira.

  45. A comunidade é o Corpo de Cristo – Igreja.

    *  De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entantoapesar de serem muitostodos os membros do corpo formam um só corpoAssim acontece também com Cristo.  Pois todos fomos batizados num só Espírito para sermos um só corpoquer sejamos judeus ou gregosquer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito. (I Cor. 12-13)

    * 12-31: A imagem do corpo é usada para falar da unidade, diversidade e solidariedade que caracterizam a comunidade cristã. Esta é una, porque forma o corpo de Cristo, dado que todos receberam o mesmo batismo e o mesmo Espírito, que produzem a comunhão e igualdade fundamental. Contudo, as pessoas são diferentes entre si; cada uma com sua originalidade contribui, de maneira indispensável, para a construção e crescimento de todos; portanto, não há lugar para complexos de superioridade ou inferioridade. O cimento da vida comunitária é a solidariedade, que faz todos voltar-se para cada um, principalmente para os mais fracos e necessitados, partilhando os sofrimentos e alegrias.

    http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PZE.HTM#H33V

  46. A minista Carmem Lúcia

    A ministra Carmem Lúcia discursou no STF como uma verdadeira propagandista do partido de oposicão ao governo. 

    Cooperou com antagonismos imaginários –  militando sobre convicções políticas ultrapassadas – e fez de um lugar de seções juridicas um palanque de impulso para campanha de 2018.

    Nota-se claramente que as coligações que aceitaram o mesmo programa neoliberal não estão preparadas para perseguir o que prescreve a constituição de 1988.

    1. Concordo, Migué. Em outro

      Concordo, Migué. Em outro post que trata sobre o mesmo assunto, fiz o seguinte comentário:

       

      A ministra Cármem Lúcia disse esses disparates porque Delcídio é do PT. Isso deixou algumas perguntas pairando no ar. E se, por exemplo, acontecer de um algum de seus colegas ministros receber voz de prisão em razão de graves denúncias devidamente provadas? O que dirá a nobre ministra sobre o STF, uma vez que um de seus pares não foi digno do excelso Tribunal? Irá tergiversar, procurando minimizar as consequências e bradar sobre a honradez dos demais ministros?

      Ou irá, a exemplo do que fez com o Partido dos Trabalhadores, execrar a todos, como se fossem lixo? 

      Perceberá que um partido político do porte do PT possui milhões de filiados e o STF apenas onze componentes?  Será que considera importante esse fato? 

      1. Para todos se emanciparem

        Para todos se emanciparem declaradamente preparados para julgar devem ser libertados da alta e pequena classe do poder filantrópico. 

  47. Voto tucano

    O voto da Ministra Carmem Lúcia é acima de tudo VERGONHOSO, sinicamente parcial e partidário. A menção ao slogan da campanha de Lula é de uma clareza solar e mostra o quanto a ministra é de fato reacionária. Um comportamento lamentável, vergonhoso, incompatível com a isenção que deve ter um ministro do STF, corte essa que vem se mostrando mais baixa que o próprio congresso que é simplesmente zero.

  48. Discurso da ministra Carmen Lúcia

    Parabéns ministra! Foi um discurso épico e cheio de conteúdo. Disse tudo que o povo brasileiro pensa. Obrigado e parabéns!

    1. “Povo brasileiro” vígula…

      “povo brasileiro”, VÍRGULA! Uma parcela da população imbecilizada, transformada em miquinhos amestrados da mídia, que repetem sem o menor senso critico todo lixo que emissoras como a Globo vomitam diariamente. Você não fala pelo “povo brasileiro”. Fale bobagens por você mesmo.

      1. Lilianne, é só mais um otário

        Liga não, apenas mais um otário, um mané, que se acha o “povo brasileiro”. Um imbecil que se deslumbra com o que lhes mandam “Top Goela Down” esta mídia escrota e estes seres circences (com respeito ao circo), que hoje habitam instâncias outrora comandadas por pessoas que, anonimamente, sem holofotes, garantiram nosso caminho para a democracia.

    2. “Povo brasileiro” vígula…

      “povo brasileiro”, VÍRGULA! Uma parcela da população imbecilizada, transformada em miquinhos amestrados da mídia, que repetem sem o menor senso critico todo lixo que emissoras como a Globo vomitam diariamente. Você não fala pelo “povo brasileiro”. Fale bobagens por você mesmo.

    3. E eu?

      Porque vcs direitistas SEMPRE tem a mania de falar pelo outros… Por favor não me inclua nisso!

      Enquanto esse STF não investigar o Aécio eo Cunha Lima para mim, não mudou nada!!!!

       

  49. excelente texto.
    digo que

    excelente texto.

    digo que senti o mesmo quando ouvi a tal de justificastiva injustificável da ministra.

    acho que quando ela disse que o .escárnio venceu o cinismo

    estava se referindo ao tal conluioo midiático et caterva

    que infama o governo popular e os movimentos sociais desde 2003.

  50. Sem sentido

    Escárnio e cinismo não lutam entre si. São muito amigos, cúmplices de todas as horas, moram no coração do Legislativo e recebem pensão do PIG.

  51. REPÚDIO

    Perdi meu tempo lendo isso. “Trabalhando duro”? Ué… parece um peso. Trabalhar duro é dever de todo cidadão, DOM. Acaso esqueceste o: – “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também?” (João 5.17).

  52. Revoltante esse discurso da

    Revoltante esse discurso da ministra! Assim como Joaquim Barbosa, pretende-se a guardiã da moral e dos bons costumes! Me enoja esse falso moralismo e a hipocrisia!

  53. Partidarismo indevido

    A Ministra Carmen Lúcia mostrou todo seu partidarismo, como também faz amiúde o Min. Gilmar Mendes. Não se deu ao trabalho de procurar palavras.

    Será que isto explica porque ela escolheu o juiz Sérgio Moro para escrever seu voto na ocasião da condenação de José Dirceu? A literatura pode permitir condenar sem provas – fato que parece transparecer em suas palavras sobre Delcídio –  mas não se pode terceirizar um voto de tamanha importância,

  54. E no tradicional rebuliço

    E no tradicional rebuliço político, as feministas querem tirar uma casquinha, pregando o empoderamento das mulheres, como se fosse resolver alguma coisa. Pura ingenuidade de algumas com picaretagem de outras.

    O problema do Brasil é estrutural. É o partido do golpe, ou melhor, partido da imprensa golpista, seus associados, que cheiram a golpe por todas as áreas do país, e o que é mais impressionante: alguns deles, como a ministra, sendo pagos por preencher imponentes cargos da república! Alguns outros são ainda empresários, incontrolados pelo governo, acuado e miúdo com medo do fantasma do “Dr.” Roberto Marinho. Trabalham linhas de produção voltadas ao golpe, 24 horas por dia 7 dias por semana.

    Quem está do lado do povo, não se mexe. Tem medo da história, tem medo dos problemas, de não contar com apoio da população, de não suceder. Como são covardes, esses sucessores de Jango, de Vargas e Brizola! Continuam tentando rastejar o crescimento do Brasil por meio das vinhas golpistas, dessa geração de mafiosos, que aliás, não para de crescer. Não lutam por medo de perderem, e acabam perdendo antes mesmo de lutar. Mas no fim das contas, quem, afinal de contas, vai levantar a voz contra as oligarquias, que sempre saíram vencedoras nesse país? Continuemos com nossas vidinhas, observando, conversando sobre política aqui e ali, mas resignados, pois o povo não terá a mudança que os progressistas desejam.

    O povo tem nas vistas uma densa névoa que lava suas mentes, a indústria da alienação, comandada pela rede Globo de televisão. Essa mídia que faz o que quer e usa o termo “liberdade de imprensa” para fazer absolutamente tudo. Logo ela, falando tanto de liberdade! É de cair o queixo tanta desfaçatez. Como têm inveja Al Capone, Hitler, Bush, Mussolini! É de cair o queixo tamanha desfaçatez, que impera magnânima por tanto tempo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador