Revista GGN

Assine

Carta aberta para a ministra Carmen Lúcia, por Dom Orvandil

Do Cartas e Reflexões Poéticas

Carta aberta à ministra Carmen Lúcia, do STF

Do Bispo Orvandil

Prezada Ministra Carmem Lúcia
 
Nosso País acordou estupefato com a prisão de um senador da República. Por outro lado, alivio-me com a prisão de um banqueiro, um dos mais ricos do Brasil.
 
Não guardo intimidade com o pensamento do Senador Delcídio do Amaral em virtude de suas origens políticas, ligadas à privatizações e ao nefasto neoliberalismo. Porém, sua prisão nos coloca sob espanto pelo colorido de arbitrariedade em face da imunidade parlamentar de que gozam os eleitos pelo povo para ocupar cadeira na mais alta casa legislativa.
 
Perdoe-me, ministra Carmem, por me dirigir a senhora sem o traquejo jurídico próprio dos advogados, já que não sou um e sem a formalidade de um tribunal, já que não pertenço a nenhum.

 

Aqui tenho o objetivo de questioná-la pelo que disse na 2ª turma do STF ao justificar seu voto na decisão do ministro Teori Zavascki ao ordenar a prisão do Senador Delcídio do Amaral e do Banqueiro André Esteves.

É de se esperar que os homens e as mulheres eleitos e eleitas sejam honestos, honestas, probos e probas nas suas atividades parlamentares, embora alguns afrontem e desrespeitem a sensibilidade social e a cidadania, como é o caso do Senador Ronaldo Caiado, que frequentemente usa camiseta amarela com os sinais de 9 dedos, em deboche a deficiência física do ex-presidente Luiz Inácio Luiz da Silva, sem que seja incomodado em momento algum por esse preconceito e crime.
 
Nesta carta singela desejo lhe dizer que me senti ofendido e desrespeitado como cidadão com seu discurso ao justificar seu voto a favor da prisão de Delcídio do Amaral, nesta manhã.
 
A senhora disse que antes nos fizeram acreditar que a esperança venceu o medo. É evidente que a senhora se referiu à campanha eleitoral e eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem citá-lo.
 
E vencemos mesmo, ministra Carmem. Milhões de brasileiros fomos ameaçados com o estouro do dólar, com a fuga dos empresários que investiriam em outros Países abandonando o Brasil ao desemprego e à pobreza. Uma atriz da TV Globo apareceu em noticiários e na propaganda eleitoral do PSDB fazendo caras teatrais de assustada e dizendo: “ai, estou com medo”. Pois vencemos essa tentativa. Os milhões de votos investidos em Lula transcenderam fronteiras partidárias para afirmar nossa esperança contra as ameaças rasteiras e desonestas. Vencemos o medo, com muita esperança. O Brasil se sentiu recompensado com essa vitória. A senhora sabe!
 
Como cidadão e como povo me sinto ofendido e agredido em minha esperança e em minha fé com essa sua fala, para mim irônica e sem nenhuma relação com o mensalão da mídia, com muitos casos dúbios e influenciados pela opinião publicada.
 
A senhora carregou sobre a ironia sem nexo ao afirmar que “agora o escárnio venceu o cinismo”.
 
Qual a relação do possível crime do Senador Delcídio do Amaral, nem investigado totalmente e, muito menos julgado e condenado, com a vitória da esperança em 2002?
 
A senhora quer nos envolver em todos os possíveis crimes de Delcídio? A senhora falou pensando em investigação e condenação do ex-presidente Lula, o candidato a respeito de quem se usou o slogan “a esperança venceu o medo”? A senhora já sabe, mesmo sem julgamento, que o Senador Delcídio do Amaral é criminoso, até mesmo antes da manifestação da casa onde ele é parlamentar?
 
Na fundamentação de seu voto a favor da prisão do aludido senador a senhora asseverou que “ agora o escárnio venceu o cinismo”.
 
Pergunto se o seu voto não se referia a um senador? Se se referia ao Senador Delcídio do Amaral qual a relação da ironia com os votos de milhões de brasileiros que tiveram esperança de mudar aquela realidade triste de desemprego, de miséria e de pobreza em 2002?
 
A senhora ameaçou quem ao afirmar posteriormente que “criminosos não passarão sobre a justiça”, alertando a todos do mundo da corrupção?
 
Perdão, ministra, mas a minha ofensa também vem do fato de a senhora misturar ironicamente fatos e valores sem nenhuma relação, sendo que a esperança realmente venceu o medo e sempre vencerá as vilanias da classe dominante, principalmente da rapinagem dos poderosos internacionais, que atuam por meio de jagunços nacionais.
 
Pior, a sua referência de falso senso de oportunidade choca por estabelecer nexos irreais entre um senador atual, preso acusado de atrapalhar investigações, com toda a força da esperança de um povo.
 
Choca mais o fato de a senhora não fazer nenhuma menção ao banqueiro André Esteves, dono do Banco BTG Pactual, também preso como suspeito de fazer uma operação polêmica na área internacional da Petrobras, ao comprar poços de petróleo na África, sendo ele um dos homens mais ricos do Brasil, um País pobre e, mesmo assim, de esperanças que vencem os medos.
 
A senhora não disse nada sobre André Esteves foi pelo fato de ele ser banqueiro e rico? Haveria na senhora algum senso de seletividade, como o há na mídia que reforçou com grande destaque as suas palavras?
 
Enfim, perdoe-me pela ousadia de exercer o direito de questionar, de me indignar contra as seletividades e contra o deboche em relação ao povo que tem esperança, apesar do medo que diuturnamente lhe impingem.
 
• Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz sociais.
• Dom Orvandil, OSF: bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém.
Média: 4.5 (60 votos)
99 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Felipe!
Felipe!

E no tradicional rebuliço

E no tradicional rebuliço político, as feministas querem tirar uma casquinha, pregando o empoderamento das mulheres, como se fosse resolver alguma coisa. Pura ingenuidade de algumas com picaretagem de outras.

O problema do Brasil é estrutural. É o partido do golpe, ou melhor, partido da imprensa golpista, seus associados, que cheiram a golpe por todas as áreas do país, e o que é mais impressionante: alguns deles, como a ministra, sendo pagos por preencher imponentes cargos da república! Alguns outros são ainda empresários, incontrolados pelo governo, acuado e miúdo com medo do fantasma do "Dr." Roberto Marinho. Trabalham linhas de produção voltadas ao golpe, 24 horas por dia 7 dias por semana.

Quem está do lado do povo, não se mexe. Tem medo da história, tem medo dos problemas, de não contar com apoio da população, de não suceder. Como são covardes, esses sucessores de Jango, de Vargas e Brizola! Continuam tentando rastejar o crescimento do Brasil por meio das vinhas golpistas, dessa geração de mafiosos, que aliás, não para de crescer. Não lutam por medo de perderem, e acabam perdendo antes mesmo de lutar. Mas no fim das contas, quem, afinal de contas, vai levantar a voz contra as oligarquias, que sempre saíram vencedoras nesse país? Continuemos com nossas vidinhas, observando, conversando sobre política aqui e ali, mas resignados, pois o povo não terá a mudança que os progressistas desejam.

O povo tem nas vistas uma densa névoa que lava suas mentes, a indústria da alienação, comandada pela rede Globo de televisão. Essa mídia que faz o que quer e usa o termo "liberdade de imprensa" para fazer absolutamente tudo. Logo ela, falando tanto de liberdade! É de cair o queixo tanta desfaçatez. Como têm inveja Al Capone, Hitler, Bush, Mussolini! É de cair o queixo tamanha desfaçatez, que impera magnânima por tanto tempo.

Seu voto: Nenhum

Partidarismo indevido

A Ministra Carmen Lúcia mostrou todo seu partidarismo, como também faz amiúde o Min. Gilmar Mendes. Não se deu ao trabalho de procurar palavras.

Será que isto explica porque ela escolheu o juiz Sérgio Moro para escrever seu voto na ocasião da condenação de José Dirceu? A literatura pode permitir condenar sem provas - fato que parece transparecer em suas palavras sobre Delcídio -  mas não se pode terceirizar um voto de tamanha importância,

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Cynthia
Cynthia

Revoltante esse discurso da

Revoltante esse discurso da ministra! Assim como Joaquim Barbosa, pretende-se a guardiã da moral e dos bons costumes! Me enoja esse falso moralismo e a hipocrisia!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de andre gutsson
andre gutsson

REPÚDIO

Perdi meu tempo lendo isso. "Trabalhando duro"? Ué... parece um peso. Trabalhar duro é dever de todo cidadão, DOM. Acaso esqueceste o: - "Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também?" (João 5.17).

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Flaviano
Flaviano

Sem sentido

Escárnio e cinismo não lutam entre si. São muito amigos, cúmplices de todas as horas, moram no coração do Legislativo e recebem pensão do PIG.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

excelente texto. digo que

excelente texto.

digo que senti o mesmo quando ouvi a tal de justificastiva injustificável da ministra.

acho que quando ela disse que o .escárnio venceu o cinismo

estava se referindo ao tal conluioo midiático et caterva

que infama o governo popular e os movimentos sociais desde 2003.

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Amadeu
Amadeu

Discurso da ministra Carmen Lúcia

Parabéns ministra! Foi um discurso épico e cheio de conteúdo. Disse tudo que o povo brasileiro pensa. Obrigado e parabéns!

Seu voto: Nenhum (26 votos)
imagem de Andréa Soares
Andréa Soares

E eu?

Porque vcs direitistas SEMPRE tem a mania de falar pelo outros... Por favor não me inclua nisso!

Enquanto esse STF não investigar o Aécio eo Cunha Lima para mim, não mudou nada!!!!

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Liliane Vallim
Liliane Vallim

"Povo brasileiro" vígula...

"povo brasileiro", VÍRGULA! Uma parcela da população imbecilizada, transformada em miquinhos amestrados da mídia, que repetem sem o menor senso critico todo lixo que emissoras como a Globo vomitam diariamente. Você não fala pelo "povo brasileiro". Fale bobagens por você mesmo.

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Liliane Vallim
Liliane Vallim

"Povo brasileiro" vígula...

"povo brasileiro", VÍRGULA! Uma parcela da população imbecilizada, transformada em miquinhos amestrados da mídia, que repetem sem o menor senso critico todo lixo que emissoras como a Globo vomitam diariamente. Você não fala pelo "povo brasileiro". Fale bobagens por você mesmo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Carlos Elísio
Carlos Elísio

Lilianne, é só mais um otário

Liga não, apenas mais um otário, um mané, que se acha o "povo brasileiro". Um imbecil que se deslumbra com o que lhes mandam "Top Goela Down" esta mídia escrota e estes seres circences (com respeito ao circo), que hoje habitam instâncias outrora comandadas por pessoas que, anonimamente, sem holofotes, garantiram nosso caminho para a democracia.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Geralda  Pereira
Geralda Pereira

Concordo plenamente.Imbecis

Concordo plenamente.Imbecis que querem falar pela maioria!

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Claudio.sj
Claudio.sj

Gente golpista

Depois que uma ministra (sic) do STF condenou uma pessoa sem provas, não podemos esperar mais nada dessa gente golpista.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Ronaldo Medeiros
Ronaldo Medeiros

Voto tucano

O voto da Ministra Carmem Lúcia é acima de tudo VERGONHOSO, sinicamente parcial e partidário. A menção ao slogan da campanha de Lula é de uma clareza solar e mostra o quanto a ministra é de fato reacionária. Um comportamento lamentável, vergonhoso, incompatível com a isenção que deve ter um ministro do STF, corte essa que vem se mostrando mais baixa que o próprio congresso que é simplesmente zero.

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Gilmar Mendes fazendo escola.

Gilmar Mendes fazendo escola. A ministra acabou de graduar-se com louvor

Seu voto: Nenhum (18 votos)

Juliano Santos

A minista Carmem Lúcia

A ministra Carmem Lúcia discursou no STF como uma verdadeira propagandista do partido de oposicão ao governo. 

Cooperou com antagonismos imaginários -  militando sobre convicções políticas ultrapassadas - e fez de um lugar de seções juridicas um palanque de impulso para campanha de 2018.

Nota-se claramente que as coligações que aceitaram o mesmo programa neoliberal não estão preparadas para perseguir o que prescreve a constituição de 1988.

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

Concordo, Migué. Em outro

Concordo, Migué. Em outro post que trata sobre o mesmo assunto, fiz o seguinte comentário:

 

A ministra Cármem Lúcia disse esses disparates porque Delcídio é do PT. Isso deixou algumas perguntas pairando no ar. E se, por exemplo, acontecer de um algum de seus colegas ministros receber voz de prisão em razão de graves denúncias devidamente provadas? O que dirá a nobre ministra sobre o STF, uma vez que um de seus pares não foi digno do excelso Tribunal? Irá tergiversar, procurando minimizar as consequências e bradar sobre a honradez dos demais ministros?

Ou irá, a exemplo do que fez com o Partido dos Trabalhadores, execrar a todos, como se fossem lixo? 

Perceberá que um partido político do porte do PT possui milhões de filiados e o STF apenas onze componentes?  Será que considera importante esse fato? 

Seu voto: Nenhum

Para todos se emanciparem

Para todos se emanciparem declaradamente preparados para julgar devem ser libertados da alta e pequena classe do poder filantrópico. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

Poder filantrópico?

Poder filantrópico?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Meire
Meire

A comunidade é o Corpo de Cristo - Igreja.

*  De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entantoapesar de serem muitostodos os membros do corpo formam um só corpoAssim acontece também com Cristo.  Pois todos fomos batizados num só Espírito para sermos um só corpoquer sejamos judeus ou gregosquer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito. (I Cor. 12-13)

* 12-31: A imagem do corpo é usada para falar da unidade, diversidade e solidariedade que caracterizam a comunidade cristã. Esta é una, porque forma o corpo de Cristo, dado que todos receberam o mesmo batismo e o mesmo Espírito, que produzem a comunhão e igualdade fundamental. Contudo, as pessoas são diferentes entre si; cada uma com sua originalidade contribui, de maneira indispensável, para a construção e crescimento de todos; portanto, não há lugar para complexos de superioridade ou inferioridade. O cimento da vida comunitária é a solidariedade, que faz todos voltar-se para cada um, principalmente para os mais fracos e necessitados, partilhando os sofrimentos e alegrias.

http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PZE.HTM#H33V

Seu voto: Nenhum
imagem de Raphael Rodrigues
Raphael Rodrigues

Imaginem

Imaginem se o ministro Dias Tofoli , por exemplo, tivesse dito o seguinte:

" Se em momentos passados desse país políticos se envolviam no mar de lama da corrupção e não sofriam as consequencias da lei, agora não mais passarão impunes pela justiça ".

certamente ele seria muito atacado pela mídia antipetista por supostamente ser ironico ao se referir aos engavetamentos e as não investigações da época de FHC na presidência.

Não sou eleitor do PT, mas eu entendo que essa demonstração publica de antipetismo de alguns ministros do STF é prejudicial demais a democracia brasileira.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Paulo Vasco
Paulo Vasco

O escárnio venceu!!!

Concordo com tudo o que disse Dom Orvandil. Assino embaixo.

Porém sou obrigado a concordar com dona Carmen na frase lapidar "o escárnio venceu o cinismo".

Vejam se não tenho razão:

- Mensalão tucano: todos soltos;

- Mensalão pefelê: todos soltos;

- Trensalão tucano: todos soltos;

- Banestado: todos soltos;

- Castelo de Areia: todos soltos;

- Santiagraha: todos soltos;

- Mensalão de Furnas: todos soltos;

- Helicoca: todos soltos, inclusive o dono da aeronave e o dono da carga;

- Máfia das ambulâncias: todos soltos;

- Pasta Rosa: todos soltos;

- Privataria Tucana: todos soltos (e ricos);

- Compra da emenda da reeleição: ele continua solto;

- Propina da Arena das Dunas: ele continua solto (e participando de passeatas anti-corrupção);

- Zelotes/Carf: todos soltos;

- Sonegação da Globo (Copa 2002): todos soltos, inclusive a ladra do processo;

- HSBC (Suíçaleaks): todos ricos;

- etc, etc....

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Marcia Noemia
Marcia Noemia

E tudo com o "escárnio" do

E tudo com o "escárnio" do poder judiciário, não é mesmo ministra? 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Liduina
Liduina

Obrigada, Dom Orvandil

Obrigada por defender nosso povo.

Já disse e repito que a justiça tem lado e não é o do povo. Do povo ela só quer o salário.

O escárnio também vem da justiça.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Tânia Gonçalves
Tânia Gonçalves

Precisamos ter acesso ao

Precisamos ter acesso ao depoimento desse Senador. 

Precisamos saber o motivo de ele ter citado o nome dos Ministros do Supremo. 

Diz-se que ele é um peixe pequeno; e nós, população, não sabemos o que seria um peixe grande. 

Diz-se que ele é a mão amputada para salvar um braço... 

Parece que o Partido dos Trabalhadores criaram a corrupção... Só eu enxergo assim?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Laure
Laure

Estamos ferrados. Os

Estamos ferrados. Os ministros do STF ignoram a Constituicao qdo e de seu interesse, votam como criancas emocionadas e ainda falam bobagens nitidamente partidarias. A quem recorrer ?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Sergio Fernandes
Sergio Fernandes

STF = casa grande

Esta Ministra é mais uma representante da casa grande, que se cala diante de seus chefes, como banqueiro Esteves, tb preso. 

Para mim, o que mais necessitamos é deusa reforma judiciária para que esse poder represente toda a sociedade!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de jose adailton v ribeiro
jose adailton v ribeiro

Política partidária

A única verdade é que o Delcídio é suspeito, suspeitíssimo. Fiquei comovido com o Renan indignado pela a prisão de um dos seus pares. Mais comovente foi o mesmo Renan condenar a atitude do partido com respeito ao senador preso, estando ao seu o lado o vice presidente do congresso, um petista. Estou às lágrimas. Desconfio que o banqueiro vai se sair bem,infelizmente.A conversa gravada lembra algo como "a vida imita a arte"

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Schell
Schell

Aprendi há muito tempo que

Aprendi há muito tempo que discursos indignados, em si, nada acrescentam; apenas, tentam tapar o sol...

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Narciso
Narciso

Seria bom se esta carta

Seria bom se esta carta chegasse até ela, a Ministra! 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Este Bispo, me representa !

Dom Orvandil, que contrariamente à grande maioria dos nossos representantes clericais, saiu do comodismo de sua diocese, a "vestiu" a camisa do povo, pouco(ou nada)representado pelo nosso Parlamento, vem a público, exteriorizar a indignação e o verdadeiro medo da sociedade civil: O medo de que a Constituição brasileira, seja "rasgada" noutros episódios semelhantes, e que os Poderes atropelem-se mutuamente, como acaba de ocorrer, com o que deveria ser o mais zeloso dos Poderes, o Judiciário, em sua maior instância, o STF, que determina arbitrariamente, e sem conceder o direito de defesa, 'prende arrebenta" o Poder Legislativo, e ainda tem a capacidade humorística de fazer ironia com a frase que moldou a nossa grande revolução, a saída do regime do medo, para o de conhecer a esperança e a cidadania.

Saímos sim, do medo; Somos sim, uma nação esperançosa de seus representantes; Temos(infelismente) maus políticos, maus administradores públicos, maus parlamentares, maus juízes(em todos os níveis) porém ainda sonhamos com a perfeição, e ela virá certamente, quando nossos Supremos juízes, desvestirem-se das togas que tornam-os deuses e infalíveis(além de impunes) e que eles ao julgar, caminhem em cima da Carta Mágna da nação, a Constituição, que impede que um parlamentar, só seja preso, ao cometer um crime inafiançável e em flagrante, e não pelo voto dado em cima de um temido domínio do fato, e ainda encarnecendo a nação, ao ler um têxto inapropriado para o momento.

Estamos assistindo na verdade, o juízo de excessão, exercido por quem quer que " A soberba vença o escárnio e o cinismo"  

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O preço da liberdade, é a eterna vigilancia.

imagem de Rui Dahet
Rui Dahet

Magistral

Assino com você amigo Raí. Se a sigla é PT tudo vale. A menção a Ronaldo Caiado foi uma benção para nós.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de maria socorro santos da silva
maria socorro santos da silva

carta aberta.

super emocionada com  o seu comentário . disse tudo oque gostaria de dizer. parabéns Raí.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Assino embaixo

Ontem, os brasileiros que trabalham e lutam para um Pais menos desigual, ou seja, melhor para todos, levaram duas pauladas.

Uma veio da mais nova operação da Lava Jato, envolvendo um senador da republica; ainda que se discuta os meios, ouvir toda aquela conversa, foi terrivel.

E a segunda, foi a postura do STF, sobretudo as palavras elitistas de uma ministra que beira às raias da alienação sobre o Pais em que vive.

Triste dia.

Seu voto: Nenhum (20 votos)

Subscrevo a carta aberta. Um

Subscrevo a carta aberta.

Um verdadeiro juiz, um verdadeiro magistrado não emite juízo de valor. Sua decisão se limita aos fatos dos autos e neles fundamentar a decisão.

 

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de ana13
ana13

carta aberta Carmen Lucia

Tambem um verdadeiro juiz, um magistrado,  nao diz , na lata : "não tenho prova cabal contra o réu mas vou condená-lo porque a "literatura jurídica" assim o permite".  Pra mim isso é o próprio escárnio-cinismo.

Estamos muito mal de STF , o melhor, de stf.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Maria  Libiar
Maria Libiar

Também assino esta carta.

Também assino esta carta.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  ... "Pergunta, aí", para

 

... "Pergunta, aí", para essa senhora "suprema" acerca do MENSALEIRO Tiaguinho Cedraz da QUADRILHA do Ricardo Pessoa da UTC no TCÚÚÚÚúúú...

E sobre o congênere [augusto] 'nARDES' nos Infernos...

E sobre o 'Aécio Furnas Forever'...

(...)

O cinismo venceu a certeza da impunidade e/ou escárnio derrotou a moralidade?!

Hipócrita!

Alienada!

(...)

Tchan!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Sérgio Rodrigues
Sérgio Rodrigues

Putz

Indicada pelo governo do PT!....É duro!....

Seu voto: Nenhum (3 votos)

E as tais "busca e apreensão" ?

E as tais "busca e apreensão", cinematográficas, vexatórias, indiscriminadas... foram feitas pela Polícia Federal nos escritórios e casas de André Esteves? Seus filhos foram revistados? Estão impedidos de sumir com provas... etc etc etc ?

Seu voto: Nenhum (19 votos)

"Busca, apreensão"?

Prezado, isto só ocorre na casa de petistas, e jamais nas casas e "arapucas" de banqueiros.

Fonte fidedígna, que pediu-me sigilo, contou-me que a [email protected] coisa que o sócio do André Esteves, o Pérsio Árida(a dupla de gurús do governo FHC)fêz foi transferir os recursos do BTG Pactual, para contas do seu(deles) banco, para paraísos fiscais.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

O preço da liberdade, é a eterna vigilancia.

imagem de Thales Oliveira
Thales Oliveira

helicoca

Então ministra, fale me mais sobre um helicoptero com droga que foi capturado no ES.  Alguma novidade ?

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Thales Oliveira
Thales Oliveira

helicoca

Então ministra, fale me mais sobre um helicoptero com droga que foi capturado no ES.  Alguma novidade ?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Thales Oliveira
Thales Oliveira

dica de leitura para a ministra

Só venho a este espaço para indicar uma obra para a excelentíssima ler em seus momentos de descanso. Chama-se OPERAÇÃO BANQUEIRO. 
Quem sabe depois ela tenha maior noção do senso de justiça que tem essa casa que ela faz parte. Talvez até pare de cumprimentar certo colega de toga.

Sem mais.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Alterosa Pequenês
Alterosa Pequenês

A ministra Carmém Lúcia é

A ministra Carmém Lúcia é originária da elite comercial e agropecuária do Norte de Minas.

Hum!  Norte de Minas.  A parte mais atrasada e famélica de Minas, onde se encontra o miserável Jequitinhonha.  Tá explicado de onde vem as posições políticas, e as mais finas ironias proferidas em forma de sentença jurídica da excelsa ministra.  Não é a toa que essa região se parece tanto com a parte miserável do nordeste comandada pelos coroné de então e antão.  

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de OBS
OBS

Andre Esteves foi trazido do

Andre Esteves foi trazido do RIO para Brasilia?

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Luiz Machado
Luiz Machado

Bispo?

fui checar as "credenciais" do "bispo" (minúsculas revisão!)... e ele não é exatamente um Bispo... está mais para aqueles da IURD, que se autoproclamam... no caso, ele foi "promovido" pela renovação carismática (sic)...

Não dá nem para excomungá-lo pelas idéias obtusas... ele já foi previamente!

 

sds

LH

Seu voto: Nenhum (35 votos)
imagem de ZENIO SILVA
ZENIO SILVA

Checar as credenciais! Esse

Checar as credenciais!

Esse é o compartamento típico dos que, sem argumentos, atacam o oponente em vez de refutar, lógica e serenamente, os argumentos deste! Esse é a típica falácia AD HOMINEM...

Parabéns!

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Erivan Raposo
Erivan Raposo

Obtuso

poderia especificar o que, na carta, é obtuso? Que ideia ofendeu vc? Ele é Anglicano, não Católico. Os Anglicanos têm uma estrutura similar de 'governo' ao da Igreja Católica, apenas para esclarecer que a inclusão da Renovação Carismática na história foi infeliz (inclusive porque a RC geralmente se associa com a direita)

Seu voto: Nenhum (5 votos)

A quem estamos "julgando"?

Prezado, a discussão ainda não chegou ao "sexo dos anjos" oops, à religiosidade e\ou função clerical do Sr. Orvandil.

Se você ler até o final de seu comentário no post, verá que ele é não somente um Bispo(função que impediria-o de opinar sobre o assunto)porém como cidadão indignado, como pessoa física e partícipe de uma sociedade, que exige respeito à Constituição.

Não deixe que a sua intolerância religiosa, julgue assim como a Ministra Cármen Lúcia, em cima do domínio do fato.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

O preço da liberdade, é a eterna vigilancia.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.