Delegado que apoiou Aécio montou acusação contra Lula em menos de um dia útil

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Para advogado Roberto Teixeira, nova denúncia da Polícia Federal é “clara demonstração de que o ato já estava preparado e não havia efetivo interesse na apuração dos fatos”

Jornal GGN – O delegado da Lava Jato Marcio Anselmo, que assina dois inquéritos contra Lula e mais seis pessoas, entre elas Marísa Letícia e o advogado Roberto Teixeira, é acusado de ter montado a denúncia apresentada nesta segunda (12) em menos de um dia útil, em “clara demonstração de que o ato já estava preparado e não havia efetivo interesse na apuração dos fatos” envolvendo o ex-presidente.

Segundo Roberto Teixeira, Anselmo deflagrou mais um ato de retaliação por ter sua imparcialidade em relação a Lula colocada em xeque. O delegado apoiou Aécio Neves na eleição de 2014 e fez uso das redes sociais para sugerir que Lula não tem honra, além de chamá-lo de “anta”.

Mais recentemente, um colega de Anselmo, o delegado Filipe Pace, indicou em um despacho que o ex-presidente é o “amigo” de Emílio Odebrecht que aparece numa planilha apreendida pela Lava Jato como receptor de propina. O problema é que Pace sequer tinha competência legal para opinar sobre esse assunto mas o teria feito, mesmo assim, para produzir manchete negativa para Lula.

Por conta dessa postura, Pace é alvo de uma ação por danos morais movida pela defesa de Lula. Na sexta-feira passada, dia 9, o juiz Sergio Moro se manifestou sobre esse processo, dizendo que é “lamentável” que os advogados de Lula atuem contra agentes da Polícia Federal que apenas estão cumprindo seu dever.

Dois dias antes da manifestação de Moro, ou seja, no dia 7 de dezembro, o delegado Anselmo, que tocava dois inquéritos contra Lula – um envolvendo um apartamento no mesmo edíficio onde vive o ex-presidente, em São Bernardo, e outro sobre a compra de um terreno que poderia ser usado para a construção do Instituto Lula – pediu informações à defesa de Lula, e deu prazo de apenas dois dias para obter respostas.

O advogado Roberto Teixeira tentou recorrer do prazo, mas não teve sucesso. Em nota à imprensa, ele diz que enviou as informações que desmontam a denúncia de Anselmo no dia 9 e, por isso, ficou surpreso ao descobrir que ele e Lula, e mais cinco pessoas, foram indiciadas pelo delegado da PF em menos de um dia útil. Isso significa, na visão do defensor, que Anselmo já estava com a denúncia pronta e pediu a posição da defesa apenas para cumprir o protocolo.

“O delegado federal Marcio Anselmo recebeu resposta aos quesitos apresentados na última sexta-feira, 09/12, às 20h30min. Isso significa dizer que recebi a notícia do meu indiciamento menos de um dia útil após haver encaminhado os esclarecimentos solicitados – com as provas correspondentes -, em clara demonstração de que o ato já estava preparado e não havia efetivo interesse na apuração dos fatos”, disse Teixeira.

“Merece repúdio a constatação de que alguns agentes do Estado brasileiro estejam usando de seus cargos para promover retaliações contra aqueles que, no exercício do seu dever profissional, contestam e se insurgem contra ilegalidades e arbitrariedades”, disparou.

RETALIAÇÃO

Junto aos esclarecimentos que deveriam ser anexados aos inquéritos, Teixeira também enviou ao delegado Anselmo um pedido para que ele se declarasse suspeito para investigar Lula, na sexta-feira (9), sob o argumento de que o agente da PF “havia proferido xingamentos em relação ao meu cliente, além de haver manifestado simpatia a agentes políticos que com ele rivalizam no campo político ou pessoal, como foi registrado pela imprensa”. O defensor referia-se à reportagem do Estadão que revelou que vários delegados da Lava Jato apoiaram Aécio e o “Fora PT” em 2014.

“O delegado federal, no entanto, recusou a suspeição no mesmo sem qualquer fundamento — afirmando apenas que “não assiste qualquer razão ao requerentes (sic).”

Na nota à imprensa, Teixeira diz que não tem dúvidas de que sua atuação como advogado do ex-presidente Lula, demonstrando a parcialidade da Lava Jato, foi “decisivo para o indiciamento realizado pelo delegado federal Marcio Anselmo. O ato não é proveniente de uma apuração ou de uma investigação, mas de um objetivo previamente estabelecido em busca de retaliação e de causar prejuízo à minha atividade profissional.”

A DENUNCIA

O Ministério Público Federal deverá analisar se aceitará a denúncia enviada por Anselmo, que envolve o ex-ministro Antonio Palocci e a Odebrecht.

Segundo informações do Estadão, as duas frentes de investigação dizem respeito a um “apartamento que teria sido comprado por Glaucos da Costa Marques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, e alugado ao ex-presidente Lula, em um contrato celebrado no nome da ex-primeira-dama, Marisa Letícia. No entanto, de acordo com a investigação, nunca houve qualquer pagamento por parte do ex-presidente, que utiliza o imóvel, pelo menos, desde 2003.”

A defesa de Lula, por outro lado, afirma que há registros à Receita Federal do pagamento das mensalidades do aluguel.

“Já o terreno que foi cogitado para sediar o Instituto Lula acabou sendo comprado em novembro de 2010 pela DAG Construtora, de um empresário amigo do empreiteiro Marcelo Odebrecht. Registro de 2014 descoberto pela PF indica que em 2012 o imóvel foi vendido da DAG para a Odebrecht.”

A Lava Jata suspeita que Palocci tenha intermediado o repasse de valores ilícitos para a obtenção desse terreno. E que parte desse dinheiro teria sido destiano ao escritório de advocacia de Roberto Teixeira.

“No entanto, a verdade, como provei em minhas declarações, é que como advogado contratado de GLAUCOS DA COSTAMARQUES prestei assessoria jurídica no processo de compra dos dois imóveis citados nos Inquéritos Policiais, intervindo, com procuração, em processos judiciais e, ainda, elaborando os instrumentos contratuais necessários, dentre outras atuações inerentes à profissão de advogado”, disse Teixeira.

“Jamais recebi qualquer valor de terceiros a título de aluguéis e, por conseguinte, jamais efetuei qualquer espécie de compensação com valores devidos pelos serviços advocatícios. O delegado federal recebeu uma planilha com todos os valores devidos diante da prestação dos serviços advocatícios com a correspondente demonstração de que todos eles foram pagos — na integralidade — mediante transferências bancárias, devidamente registradas e com os impostos pagos”, completou.

Segundo o defensor, o Conselho Federal da OAB e as as Secionais de São Paulo e do Paraná foram acionadas “e instauraram procedimentos administrativos diante das violações às minhas prerrogativas profissionais e irão atuar a fim de restabelecê-las e, ainda, de impedir a realização de novos abusos e ilegalidades por parte do delegado federal Marcio Anselmo e de outras autoridades que estão com ele conluiadas com o objetivo de promover retaliação e de causar prejuízo à minha atividade profissional.”

Teixeira ainda disse que tem esperança de que o MPF e as demais autoridades envolvidas “tenham discernimento e responsabilidade para fazer uma análise independente e crítica do trabalho feito pelo delegado federal Marcio Anselmo, principalmente diante dos graves e
relevantes fatos que trago a tona.”

Lula, hoje, é alvo de quatro denúncias da Procuradoria da República e responde a três ações penais, sendo duas no Distrito Federal e uma na Lava Jato, que está nas mãos de Moro.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este vagabundo deve ser
    Este vagabundo deve ser expulso da PF.
    E deve responder pessoalmente pelo dano moral que causou intencionalmente.

  2. Pelego aecista golpista

    Tenho um amigo  que diz sempre:  “Não é só as expressões  corporais, a cara de uma pessoa também transmite o muito do que ele é”.

    A cara desse sujeito aí comprova o que ele diz.

    Eu só queria entender o porque desse “melindre” em relação  a  essa  “anta”  aí.

    “sob o argumento de que o agente da PF “havia proferido xingamentos em relação ao meu cliente, além de haver manifestado simpatia a agentes políticos que com ele rivalizam no campo político ou pessoal, como foi registrado pela imprensa”.   

    Se esse delegadozinho fajuto pode falar  o  que quiser, porque os advogados não rasgam o verbo e lhe diz o que  é de direito, que ele está  não  a serviço da justiça, mas dos tucanóides  golpistas?

    Não podem?

    Então nós dizemos: pelego aécista golpísta.

  3. O MP e PF enojam os brasileiros honestos
    O poder mais corrupto e causa principal da podridão política é a justiça.
    País sem justiça nunca será uma nação.

  4. O objetivo é submergir a defesa de Lula

    O objetivo daqui será gerar mais e mais inquéritos, submergindo a defesa de Lula  numa avalanche de processos. Eles já o fizeram no Paraná contra os jornalistas que ousaram divulgar os salários dos juizes. Obviamente a cada delação inculpando o PMDB ( e jamais o PSDB) surgirá um processo coontra Lula. A cada denuncia contra Moro e MP surgirá mais um processo. Isto tudo com a conivência do STF, e isto tudo com a cumplicidade de Janot. Nenhuma pessoa que conheça minimamente leis poderá deixar de ver e compreender o absurdo deste processo.

    1. Bastaria o Doutor Eugênio

      Bastaria o Doutor Eugênio Aragão no Ministério da Justiça e o ilibado Dr.Paulo Lacerda na direção geral da pf (em minúscula, por enquanto) . .

  5. A invasão dos

    A invasão dos mediocres

    Gostaria de achar que este cara é uma caso único, mas a mediocridade tomou conta do país. É dona cá lú falando e fazendo m… no stf, é seu janó sabotando o país np mpf, é seu lamachia apoiando golpistas na oab, é a sigla cnj sem ninguém que possa colocá-la em prática nesses tempos sabotagem total ´`a soberania nacional, são os almofadinhas da mídia dominando as mentes dos habitantes dos país ( não falo brasileiros porque, como chamá-los assim se num dia como hoje onde o congresso vai retroceder o país em mais de vinte anos, não se vê ninguém nem falando, nem sabendo, nem revoltado contra essa barbárie?), sem falar ,é claro, nos moros, nos anselmos e nos dalagnois da vaza jato . É muita mediocridade num tempo só. ESte momento é exato para aquela expressão ” os mediocres perderam  a modéstia ” definitivamente.

    1. Pensei a mesma coisa

      Vai entender esse imbecil. O babaca apóia o Aéio e tem coragem de chamar o Lula de anta? Esse mundo tá de cabeça pra baixo mesmo…

  6. Enlouqueceram

    Estou começando a achar que seria até bom o tucanato voltar, ja que não gostaria de ver os militares no poder novamente. Nunca se sabe onde poderia terminar. Ja com os vendidos dos tucanos, uma coisa é certa: eles colocariam ordem no puleiro da PF e um Procurador engavetador que iria levando os messiânicos do MP com a barriga.

  7. Delegadozinhos de merda

    Esses bandidos fardados cada dia desmoralizam mais a PF. Apenas para se contrapor a enxurrada de denúncia envolvendo gente de alta plumagem, como Aécio (mineirinho) e Alckmin (santo) alem de outros tucanos, a militancia tucana na PF produz um inquérito rastaquera, a queima roupa, somente para ocupar espaço na mídia e com isso ofuscar as denuncias contra seus pares. delegados de merda.

  8. Que miséria é esse

    Que miséria é esse PSDB!

    Transforma o país em merda!

    Tudo em que eles tocam vira merda!

    A policia federal que era para ser republicana, vira essa merda!

    TCU, Justiça, é sempre um jeitinho para esconder o amigo, fingir de conta que não ha corrupção!

    Não dá mais para confiar!

  9. Caro Nassif

    Creio que a estratégia do comando central em relaçào ao fator lula é o seguinte:

    1- Tentam a todo custo torna-lo réu e condena-lo, não exatamente por o que foi denunciado mas na convicção que informações classificadas estão em poder deles.  Isto explicaria e convicção do Dalagnol de que lula é o general…

    2- Não conseguindo o primeiro ponto, faz parte do plano B alimentar a midia atraves de conta gotas factoides que dão sustentação a um indiciamento mas não uma condenação. Ou seja, o plano B é exaurir a defesa de Lula, manter o nome dele na midia para que os indices de rejeição continuem elevados e justificar a lava a jato por não “poder” investigar “os outros” pois o “lula estaria dando muito trabalho”.

  10. É evidente que há uma

    É evidente que há uma tentativa de queimar a imagem do Lula para que o mesmo não seja candidato nas próximas eleições. Todavia, esse jogo de empurra não tem fim e apenas alimenta a sargeta do Estado burguês que troca de fantoches a todo momento. Sai Lula, entra Dilma, sai Dilma entra Temer. Todos compondo o partido único à serviço da casta empresarial. A alimentação dessa indiosincrasia burguesa é toda feita pela mídia monopolista, principalmente a Globo, que tem interesses privados e nunca está ao lado do povo. Boicote às eleições e greve geral já!!! A paralisação do setor produtivo é uma arma eficaz da classe trabalhadora. A superestrurura jurídica é erguida sobre as bases de um sistema contraditório que sempre resulta em opressão social e desmantelamento do bem estar social. Precisamos modificar completamente o modo de produção da vida material para que o mesmo condicione o processo de vida social, política e intelectual. . Trabalhadores uní-vos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador