27 de junho de 2026

A capivara do deputado que quer impedir homenagens a Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Atualizada às 13h30

Jornal GGN – Um dia após a condenação de Lula por Sergio Moro no caso triplex, o deputado Silar Freire, do Podemos, apresentou um projeto de lei para proibir que figuras públicas que tenham sido condenadas em tribunais superiores ou em colegiado de segunda instância emprestem o nome para homenagens póstumas. Isso significa que se o projeto passar e a condenação de Lula for confirmada, nem uma “rua sem saída” poderá ser batizada com seu nome. A informação é da coluna de Lauro Jardim, de quinta (20).

O deputado que apresentou o projeto para impedir o nome de “criminosos” em espaços públicos tem um histórico controverso.

Em 2014, quando ainda não era deputado, mas apresentador de uma TV no Piauí, Silas foi denunciado pelo Ministério Público por ter mandado matar um radialista em 2000 por “vingança”. A ação penal chegou a ser aceita pela Justiça local, com projeção de pena de 12 a 30 anos para esse tipo de crime. Veja mais aqui.

No ano passado, ele chegou a ser suspenso pelo PR, seu antigo partido, mas por não ter fechado questão com a legenda e ajudado a aprovar a PEC do Teto dos gastos. Mais aqui.

Por Bruno Góes

Na coluna Lauro Jardim

O Globo

Lula é alvo de um projeto de lei que pode impedir homenagens póstumas à sua figura.

Sim, é isso mesmo. O deputado Silas Freire (PODE-PI) apresentou uma proposta que, caso seja aprovada, proíbe “a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos, com nome de autoridades que tenham sido condenadas por ilícitos penais, civis ou administrativos em tribunais superiores ou colegiados de segunda instância”.

Se Lula for condenado pelo TRF e a lei for aprovada, o ex-presidente não poderá batizar uma mísera rua sem saída com o seu nome. O projeto de lei foi apresentado à Câmara dos Deputados um dia depois da condenação do ex-presidente pelo juiz Sérgio Moro.

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

31 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. James Gressler

    21 de julho de 2017 2:28 pm

    mi

    Que esse deputinho saiba que   L   U   L   A   será IMORTAL na memória de TODOS brasileiros de boa índole.

  2. Rogério Falco

    21 de julho de 2017 2:30 pm

    O outro Freire recalcado.

    Será que estamos diante de outro deputado federal com sobrenome Freire, este chamado de Silas Freire, que sofre de lulite?

    Brincadeiras a parte, paira ao risível este projeto de Lei, que provavelmente nascerá para impedir homenagens apenas ao ex-presidente Lula. Qualquer outra autoridade condenada em segunda instância ou por ilícitos penais, com provas robustas, poderão ser homenageados por meio de um “habeas” do STF.

    De qualquer maneira, peço o favor de avisaram o nobre deputado que não será necessário ruas, pontes, viadutos ou rodovias, o ex-presidente Lula está acima disto. Sua memória será sempre enaltecida por muitos brasileiros. 

     

     

  3. CezarR

    21 de julho de 2017 2:35 pm

    póstuma?
    Por que está a se discutir a postumidade de Lula? ” enquanto eu viver, dedicarei minha luta a causa dos trabalhadores”… tá estranho isso aê.

    1. Adma Andrade Viegas

      21 de julho de 2017 4:26 pm

      Pulga atrás da orelha
      Também achei estranho.
      Será que estão tramando alguma coisa?
      Diante da possibilidade de não conseguirem a inabilitação do Lula para 2018?

  4. Carioca

    21 de julho de 2017 2:35 pm

    Que nível atingiu esse

    Que nível atingiu esse congresso …

    Pelo menos não pode piorar … 

  5. Maria Luisa

    21 de julho de 2017 2:40 pm

    Salve Lula!

    Se isso não é luta de classes, o que sera, hein…  Eh, se o que restou de pensamento critico deste Pais não sair às ruas, não falar alto, o Brasil do resultado desse pos-golpe podera ser ainda pior que ja foi.

    P-s: lembra a situação de Getulio Vargas em São Paulo…

  6. Jorge Luis

    21 de julho de 2017 2:53 pm

    Podem até queimar livros que

    Podem até queimar livros que o nome Lula jamais será esquecido. Já o desse deputado… Deputado quem, mesmo?

  7. Eden SP

    21 de julho de 2017 3:00 pm

    Logradouro: uma obsessão parlamentar

    Seja a nivel municipal, estadual ou federal, não importa. Se existe uma obsessão de parlamentar brasileiro é a de conferir nomes de logradouros e datas comemorativas. 

    Enquanto a China lidera a implementção de um megaprojeto geopolítico chamado Nova Rota da Sede, envergando um PIB total dos partícipes em US$ 20 trilhões, o momento atuasl do Brasil, carente de ideias e de discussões qualitativas para buscar recuperar a sua plena capacidade, otimiza tempo, recurso e “inteligência” com essas coisas ultra relevantes de logradouro.

    A saber: mitos podem prescindir de homenagens como nomes de rua, avenida, alamenda, rodovia, trevo, entroncamento, ponte, viaduto, praça, bosque, bairro, vila, patrimônio, distrito, paróquia, armazém ou cidade pois trata-se de uma redundância. Não precisam dessas coisas porque mitos bastam e falam por si só. 

  8. Edson J

    21 de julho de 2017 3:01 pm

    Nível

    O nível da maioria desse Congresso deve ser o mais baixo da história. Em todos os sentidos. Será que o eleitor se deixará enganar, mais uma vez, em 2018?

  9. Paulo R Ribeiro

    21 de julho de 2017 3:18 pm

    Lula deve ser homenageado em

    Lula deve ser homenageado em vida. Em São Paulo, o mais justo seria trocar o nome da avenida Paulista por Avenida Lula do Brasil!!!!  Algume vereador se propõe a lançar esta iniciativa???

  10. Álvaro Noites

    21 de julho de 2017 3:31 pm

    Tinha que ser alguém do

    Tinha que ser alguém do partido Phodemos ou Pró-Demos.

    É um ódio, um ranço que esse pessoal tem do Lula.

    Mas trata-se de uma manobra inútil:

    – Chgaram a salgar o terreno onde existia a casa na qual viveu Tiradentes. Tirandentes é parte da história do Brasil, seu algozes ninguém sabe quem foram.

    – Em SP, jamais vi alguma rua, avenida, viela ou que seja chamado Getúlio Vargas, exceto em Jacareí, onde a avenida de acesso à cidade possui esta homenagem e exceto a FGV, tão infestada pelos coxinhas (alô alô escola sem partido?). No entanto, qualquer um se lembra de Getúlio Vargas e ninguém se lembra de Lacerda nem da República do Galeão.

    – Julio Prestes dá nome a uma estação de trem em SP, e só.

    – Dutra dá nome a uma Rodovia Federal, e só.

    Mediocres acreditam que basta homenagear nulidades com nomes de ruas para torná-las imortais. Mais uma coisa que precisamos aprender com estrangeiros.

     

  11. Paulo S

    21 de julho de 2017 3:32 pm

    “Podemos” estender a

    “Podemos” estender a proibição a políticos que fazem projetos de lei idiotas.

  12. Naldo

    21 de julho de 2017 3:45 pm

    Como sempre digo, politicos e

    Como sempre digo, politicos e justiça sempre foram caros e inoperantes, sem compromisso com o país e o povo

     

     

    o agravante é a união dessas catastrofes com os interesses escusos da mida…………..

  13. Celso Junqueira

    21 de julho de 2017 3:46 pm

    FEBEAPÁ

    E o deputado é eelto para isso? Para entrar no “Festival de Besteiras que assola o país” do saudoso Stanislau Ponte Preta? Saiba ele que o Luiz Inácio não precisa disso. Ele vive e viverá na memória do povo brasileiro. Daqui a cem anos será lembrado? E quem se lembrará desse deputado?

  14. Somebody

    21 de julho de 2017 3:55 pm

    Engraçado como para um país
    Engraçado como para um país supostamente democrático e capitalista como o Brasil, cada vez mais são usadas idéias Stalinistas. O que vai acontecer em seguida, Temer e os seus capangas vão apagar as fotos de Lula nos livros de história? Os “acidentes” já começaram com o episódio aonde morreu Teori.

  15. João Reinaldo Prota Filho

    21 de julho de 2017 4:29 pm

    A LEI É INCONSTITUCIONAL

    A lei é incostitucional, pois invade a competência dos municípios.

  16. romulus

    21 de julho de 2017 5:17 pm

    Mais um “Jeitão” para a nossa coleção nacional

    “Resolvendo” problema conjuntural – EXISTÊNCIA do Lula! – com uma solução estrutural: proibição “genérica”, mas com endereço certo.

    Entenda:

    Atualizado 21/7: Globo vs. Temer: o exemplo mais ilustrativo da tragédia brasileira

    Por Romulus

    A Globo nunca ficou do lado perdedor…

    Assim, em constatando a derrota final dos Procuradores, não hesitará 2 segundos antes de jogar o PGR Rodrigo Janot e o MPF ao mar…

    À Globo, no curto prazo, basta que siga a Lava a Jato de ~Curitiba~…

    (que visa exclusivamente a Lula e ao PT!)

    É verdade que o “passo maior que as pernas” – a guerra total contra ~toda~ a classe política tocada pela Lava a Jato de ~Brasília~ – animou a Globo (e a Finança) num primeiro momento…

    Afinal, a implantação da “Noocracia (escamoteada!)/ “‘Democracia’ à iraniana” no Brasil – seu projeto de longo prazo – estava a apenas um passo…

    Mas aí…

    Chegou o Ortega y Gasset e estragou a “festa”:

     

    “Entre o ser e o crer que já se é…

    … vai a distância entre o sublime e o ridículo”

     

    – Certo, Globo/ MPF/ Janot??

     

    LEIA MAIS »

     

     

     

     

  17. lenita

    21 de julho de 2017 5:20 pm

    Ah ! Tadinho dele !

    Vai ver, jamais teve uma lei aprovada, para chamar de sua. Então , vamos apelar ! Quem sabe o Moro agradece ! E a gente paga um salafrário deste . Argh !

     

  18. Neotupi

    21 de julho de 2017 5:22 pm

    Esse imbecil vai revogar o feriado de Tiradentes

    Se uma lei destas passa, o feriado de Tiradentes teria de ser revogado, além de tudo quanto é avenida, rua, praça e cidade que tem esse nome.

    O cara ganha 36 salários mínimos por mês (3 anos de trabalho de muita gente) para ficar trolando no Congresso. Esses deputados ainda estão no lucro enquanto estão jogando só ovos neles.

    1. Rafael

      21 de julho de 2017 7:20 pm

      Tiradentes, Frei Caneca,

      Tiradentes, Frei Caneca, Alvarenga Peixoto, Tomás Antonio Gonzaga, Lucas Dantas, Manuel Faustino e tantos outros heróis da pátria, condenados à morte e ao degredo, deverão ter seus nomes removidos dos logradouros.

      É impressionante o baixo nível dos nossos parlamentares.

  19. Rui Ribeiro

    21 de julho de 2017 6:14 pm

    A prova de que o Lula é o proprietário oculto do Triplex

    Se o Lula for proprietário oculto do imóvel cujas propriedade e posse são da OA$, então o preço do aludido imóvel e o custo das reformas nele feitas foram abatidos de um caixa geral de propinas da OA$ destinadas ao PT.

    O preço do Triplex cuja propriedade e posse são da OA$  e o custo das reformas nele feitas foram abatidos de um caixa geral de propinas da OA$ destinadas ao PT.

    Logo, para bom entendedor, Skol

     

    Quando chove a rua fica molhada.

    A rua está molhada.

    Logo, choveu.

    1. Paulo Pretinho

      23 de julho de 2017 12:10 am

      se a rua está molhada….

      se a rua está molhada…. prova a falta de edcuação que faz o povo andar cuspindo na rua

  20. Pedro Augusto

    21 de julho de 2017 6:38 pm

    -Traído pela

    -Traído pela vaidade

     

    http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2017/07/traido-pela-vaidade.html

     

     

        

  21. Ivan de Union

    21 de julho de 2017 7:20 pm

    “Se Lula for condenado pelo

    “Se Lula for condenado pelo TRF e a lei for aprovada, o ex-presidente não poderá batizar uma mísera rua sem saída com o seu nome”:

    E “Rua Cu do Mundo”?  Ja pode?

  22. Rogerio Primo Cury

    21 de julho de 2017 8:29 pm

    Lauro Jardim é do PIG

    Deve ser mentira, porque esse Lauro Jardim é do PIG.

    1. MarFig

      21 de julho de 2017 9:21 pm

      Ou é mentira ou alguma meia

      Ou é mentira ou alguma meia verdade com sacanagem.

    2. Jeferson Salazar

      22 de julho de 2017 7:57 pm

      Lauro Jardim é do PIG
      Para quem tiver dúvidas, basta conferir a veracidade da informação na página da própria Câmara dos Deputados. Para os intelectualmente preguiçosos, facilitarei o trabalho mandando o link da proposta de lei abaixo:
      http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2145332

    3. Jeferson Salazar

      22 de julho de 2017 8:11 pm

      A consulta e confirmação da
      A consulta e confirmação da veracidade da matéria na página da Câmara dos Deputados é muito simples. Entretanto, para os intelectualmente preguiçosos, facilitarei mandando um link que vai direto para a página do deputado:
      http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2145332

  23. MarFig

    21 de julho de 2017 9:18 pm

    Yes, nós PHODEMOS? 

    Yes, nós PHODEMOS? 

  24. Claudio Corrêa

    22 de julho de 2017 12:50 am

    A perseguição ao Lula vai
    A perseguição ao Lula vai além vida. Só falta alguém propor que em caso de sua morte (toc…toc….toc…na madeira) ele tenha o corpo salgado e esquartejado,  como Tiradentes ou sua cabeça exposto na Praça dos Três Poderes, feito Lampião. As elites se borram todas não com o homem Lula, mas sim com sua história de vida e essa ninguém jamais poderá salgar ou decepar.

  25. Rui Ribeiro

    24 de julho de 2017 10:56 am

    Deputado quer fazer lei possibilitando tapar o sol…

    O deputado quer fazer uma lei que possibilite tapar o sol com uma peneira.

Recomendados para você

Recomendados