Em SP, mais de 400 escolas estaduais podem fechar em 2016

Jornal GGN – Alunos de escolas estaduais de Osasco, na Grande São Paulo, e da zona sul da capital paulista foram informados de que as instituições de ensino em que estudam serão fechadas no ano que vem. O encerramento das atividades nestes colégios está relacionado com a reestruturação do ensino na rede estadual. O objetivo da Secretaria Estadual da Educação é de que cada escola ofereça aulas para apenas um dos ciclos educacionais em 2016.

Uma das escolas onde os alunos já foram avisados é a José Edson Martins Gomes, de Osasco, que tem mais de 1,2 mil alunos nos ensinos fundamental e médio. Pelo menos outras seis unidades em Osasco serão fechadas ou terão suas atividades modificadas. De acordo com matéria do SPTV, mais de 400 unidades de ensino podem ser fechadas em 2016.

Sandoval Cavalcante, dirigente regional de ensino, diz que nenhum aluno ficará sem vaga. A medida da Secretaria da Educação quer reorganizar a distribuição dos alunos em escolas que vão atender exclusivamente  um dos três ciclos de ensino.

Do G1

Alunos de SP são informados sobre fechamento de escolas estaduais
 
Algumas unidades podem ser fechadas para reestruturação da rede. Estudantes de Osasco e da Zona Sul afirmam que já foram notificados.

Alunos de pelo menos duas escolas estaduais de São Paulo já foram notificados de que as instituições de ensino nas quais estudam serão fechadas em 2016. O fim das atividades nos colégios está ligado à reestruturação do ensino na rede estadual, prometida pelo governo paulista. A ideia da Secretaria Estadual da Educação é a de que cada unidade escolar passe a oferecer aulas de apenas um dos ciclos da educação a partir do ano que vem.

A Escola Estadual José Edson Martins Gomes, de Osasco, na região metropolitana, é uma delas. Estudantes da instituição contam que funcionários do colégio já comentaram sobre o fechamento e informaram que eles devem buscar outro local para continuar os estudos. A unidade funciona nos três turnos e conta com mais de 1,2 mil alunos dos ensinos fundamental e médio.

A situação é parecida em outras seis escolas do município da Grande São Paulo. A notícia se espalhou rapidamente entre alunos e professores, mas só foi divulgada oficialmente para os diretores das unidades. O aviso aconteceu na semana passada, quando eles foram convocados para uma reunião com representantes da Secretaria de Estadual de Educação e ouviram sobre o plano para reorganizar as escolas da rede pública.

Durante o encontro, um dos diretores participantes tirou uma foto de um dos slides da apresentação. No registro fotográfico é possível ver o nome das outras seis unidades de Osasco que supostamente encerrarão ou modificarão as atividades em 2016: Antônio Paiva de Sampaio; Graciliano Ramos; Leonardo Vilas Boas; Gabriela Maria Elizabeth Wienken; Antônio Carlos da Trindade e Deputado Guilherme da Silveira. O número pode chegar a onze.

As mudanças devem ocorrer em todo o estado. Como apurou a reportagem do SPTV, mais de 400 unidades de ensino podem fechar as portas a partir do ano que vem. A Escola Padre Sabóia de Medeiros, na Chácara Santo Antônio, Zona Sul da capital paulista, seria mais um exemplo das atingidas pela reestruturação. Se fechar, os 800 alunos da instituição seriam remanejados para a Escola Plínio Negrão, que fica a 3,5 km dali. A distância é maior do que o limite de 1,5 km estipulado pelo governo nos casos de remanejamento.

Governo garante vagas

De acordo com Sandoval Cavalcante, dirigente regional de ensino, “nenhum aluno ficará sem vaga”. O representante da Secretaria Estadual de Educação ressaltou também que nenhum espaço escolar será inutilizado.

Segundo ele, em caso de “disponibilização” de unidades, elas serão utilizadas para outros serviços de educação. Ou seja, se forem desativadas, as escolas serão transformadas em creches ou Etecs, por exemplo. Cavalcante explicou ainda que nenhuma decisão já é definitiva quanto ao apontamento de quais colégios serão fechados.

“Nós continuamos com processo aberto. Os diretores de escola devem encaminhar suas discussões junto às comunidades escolares. A diretorias de ensino estão abertas a esse procedimento para que possamos fechar a melhor proposta possível, para que os alunos tenham a vagas garantidas e a reorganização possa acontecer”, completou.

Reestruturação

A medida vai reorganizar a distribuição dos alunos em unidades que passarão a atender exclusivamente um dos três ciclos de ensino: o primeiro abrange os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; o segundo, dos alunos do 6º ao 9º ano do fundamental, e o terceiro reúne os três anos do ensino médio.

Atualmente, algumas escolas da rede estadual atendem alunos de mais de um dos ciclos. Para a Secretaria Estadual da Educação, o ideal é que as escolas recebam apenas estudantes de um dos ciclos e, desta forma, estejam mais focadas no aprendizado da faixa etária que atende.

A expectativa do governo é de que até mil escolas sejam atingidas com a mudança. Segundo a assessoria de imprensa da pasta de educação, os alunos que vão precisar ser transferidos serão matriculados em escolas que ficam até no máximo 1,5 quilômetro de suas casas. Eles serão informados sobre o endereço da nova unidade até o mês de novembro.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sei… Milhares de vagas

    Sei… Milhares de vagas fechadas e “ninguém vai ficar sem aula”. Óbvio que, no mínimo, vão empurrar a galera para a rede municipal, que terá que expadir as vagas. Mas o ICMS não vai baixar um centavo, nem vão repassar os recursos para as Prefeituras, né? Senão não sobra pro Metrolão, Secão, etc.

    Este ano estou perdendo gradativamente a esperança na humanidade e, especialmente, na classe média paulista que prova cada vez mais ser assustadoramente e infinitamente BURRA. 

    Mas “c’est la vie”, #TucanoPodeTudo e  #CulpadaVacadaDilma, não é?

  2. Esses tucanos sujos querem dar um golpe de estado e tomar…

    Esses tucanos sujos querem dar um golpe de estado e tomar a presidência da república para isso? 

  3. Media comprando escolas no futuro proximo

    Marquem essas palavras na pedra:

    A educacao que esta desaparecendo de SP por sucateamento puro e simples vai ser “fornecida” a precos modicos mais tarde PELOS DONOS DE MEDIA PAULISTAS.  Eles sabem que o fim ta proximo, todo mundo sabe.

    1. CONCORDO COM IVAN DE

      CONCORDO COM IVAN DE UNION

      COM CAPITAL ESTRANGEIRO NA EDUCAÇÃO,SAÚDE ETC…

      TENDÊNCIA É CAIR O NÍVEL DO ENSINO PÚBLICO P BENEFICIAR O CAPITAL PRIVADO

      VEJAM EXEMPLO DAS TVS ABERTAS(NÍVEL BAIXO)DE PROPÓSITO PARA TODOS IREM

      ÁS TVS FECHADAS(A CABO).,CERTO!!!!

    1. eu penso em duas coisas básicas,

      1 no momento, as lojas de calçados, pela distâncias percorridas aumentarem;

      2 no futuro os patrões em geral, para os quais não faltara mão de obra barata e dócil!

      quero ver como ficam os pais, que precisarem levar seus filhos a 2 ou mais colégios.

  4. Que coisa linda! SP aplaude

    Que coisa linda! SP aplaude tanta competência do governo que os emburrece cada vez mais. Eta estadinho mediocre! A única  escola possível e boa para esse estadinho é a revista veja.

    1. Escola

      Por favor, não generalize o estado todo e além de tudo quem está acabando com o Brasil não é o estado de São Paulo. Estadinho medíocre, né? Vai lá em Brasília e descobre qual o estado que mais manda dinheiro pra lá. Fácil falar e ficar sentado ai. Não fale mal do que voce não conhece. Se formos analisar, o Brasil está lotado de coisas medíocres que as pesssoas acham normal. Eu também estou indignada com o PSDB, desde esse negócio de não repetir. Mas não fale mal de um povo que levanta muito cedo, trabalha e rala pra caramba e que está tão indignado quanto qualquer um que leu essa matéria. Tem visto os jornais? Muita gente tem ido para as ruas mostrar sua revolta. Voce deve ser daqueles que fica ai no seu estado só esperando o dinheiro chegar de boa, né? Vem ralar que nem a gente. Vem levantar cedo. Vem pegar onibus lotado e vem ver que aqui no nosso estado tem muita gente bem instruida. Minha mãe sempre disse que tem gente que perde a boa oportunidade de CALAR A BOCA. Use a democracia com inteligencia.

       

  5. A partir da péssima gestão

    A partir da péssima gestão Mario Covas a Secretaria da Educação do Estado acabou com uma das melhores redes de escolas do Pais, a cada ano é pior, na gestão Covas começou a malfadada “aprovação automatica”, foi desativada a Guarda Escolar quando Covas fechou o BANESER, que era a emprgadora da Guarda Escolar, as escolas ficaram

    vulneraveis a a traficantes e vandalos, no tucanato não há nenhuma boa realização na area de educação.

  6. A barbárie total da Educação em SP.

    O PSDB e a direita toda, foram definidops por Tim Maia, que reiterava em suas apresentações. “Este país não pode dar certo. Prostitutas se engravidam, cafetãos tem ciúmes, traficantes se viciam e pobres, votam na direita” Está comprovadíssimo que o PSDB encabeça os partidos corruptos, evidenciando os crápulas dele. 

    Aécio Neves – um pilantra total, renovou em 2003 a concessão da Codemig por 30 anos SEM LICITAÇÃO. São R$ 28 bilhões jogados fora por Aécio, exsugindo as propinas para o PSDB ou, atestado de loucura total de Aécio e sua quadrilha.

    O valor jogado fora do Brasil é de R$ trilhões. Repito. Trilhões, o que dava para implementar o Melhor Sistema de Educação do Mundo! 

    Cada vez mais enalteço o grande Tim Maia. Do mesmo modo Rui Barbosa.  “De tanto ver nulidades…….o brasileiro acaba tendo vergonha de sua honestidade”

  7. Lamentável esses governos tucanos!!

    Em um país onde temos que construir mais escolas o governo tucanalha paulista vai lá e fecha!!! isso é vergonhoso onde vamos parar com tanto absurdo!!! construir novas escolas diminui a criminalidade, as desigualdades, as injustiças, a violência diminui presídios!! mas o governo paulista fecha escolas mas aqui em São Vicente os mesmos constroem um grande presídio feminino na cidade!! onde se fechará um importante escola e na região fechará 5 escolas no total!!!

    Fora PSDB!!!!

  8. Em SP, mais de 400 escolas estaduais podem fechar em 2016

    Dica para reflexão:
    É de dar dó tantos choros e velas, mas vamos considerar…
    É meio hipócrita a manifestação de 70% dos estudantes pois, quando vão para a escola é por motivos diferentes de aprender os conteúdos culturais afim de disputarem bons empregos, boas universidades… Neste lado da hipocrisia da social estudantil devemos considerar… Se ainda estes fechamentos de prédios escolares e o remanejo do pessoal e estudantes para outros prédios provocando uma reorganização fosse pelo intuito de corrigir essa má perspectiva de ensino-aprendizagem também hein!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador