Empresas históricas: International Harvester Company

Por Motta Araujo

EMPRESAS HISTÓRICAS – INTERNATIONAL HARVESTER COMPANY – Uma das antigas empresas industriais dos EUA, fundada em 1831 pelo inventor das colheitadeiras de trigo Cyrus McCormick, companhia que assumiu a liderança por mais de um século na produção de tratores, máquinas agrícolas e caminhões nos EUA. Maior que a Ford, fabricava seu próprio aço e vendia seus produtos por todo o mundo. Até meados do Século XX tinha fabricado 5 milhões de tratores, além de centenas de milhares de colheitadeiras de trigo e milho, máquinas agrícolas e de beneficiamento, seus caminhões eram considerados os melhores do mercado. A empresa entrou em decadência depois de uma greve de seis meses em 1979 que causou um prejuízo de 600 milhões de dólares.

O setor de tratores e máquinas agrícolas foi vendido a Tenneco, conglomerado que era dono da marca J.I.Case (hoje da FIAT) e a divisão de caminhões continuou a existir sob o nome de NAVISTAR, hoje uma das principais fabricantes mundiais de motores de caminhão, inclusive no Brasil.

A International Harvester Maquinas S.A. esteve muito atuante no Brasil desde a década de 30 até a implantação da indústria automobilística nacional dentro do Plano de Metas implantado pelo Presidente Juscelino em 1955.

Foi lhes oferecida a oportunidade fabricar caminhões no Brasil, entre 1946 e 1955 era a marca mais vendida no país pela excepecional reputação de qualidade do veículo mas eram todos importados no regime CKD e montados na fábrica que ficava no Brás em São Paulo. A IH não quis investir no Brasil em fabricação local porque tinha um trauma de imensas perdas na Rússia quando veio a Revolução Soviética de 1917. Um terço de seu faturamento de colheitadeiras vinha da Rússia e com a Revolução a IH perdeu boa parte de seu capital.

A dinastia Mc Cormick foi a mais importante família de Chicago durante um século, líderes da sociedade, Harold McCormick casou-se com Edith Rockefeller, filha mais nova de John D.Rockefeller, eram donos do Chicago Tribune, o mais importante jornal da cidade, que era a 2ª maior dos EUA. Foram grandes contribuintes para as Universidades de Princeton e Chicago, na família houve cientistas, uma delas precursoras da pílula anticoncepcional , outra, Katherine,  uma das primeiras formadas no MIT, no começo do Século XX, muitos senadores, deputados, embaixadores.

Um deles, Robert McCormick foi Embaixador junto ao Império Austro Húngaro, na França e na Rússia, sua casa era a Mansão McCormick em Washington, um enorme palácio que desde 1938 é a Embaixada do Brasil junto ao governo dos EUA, um das mais bonitas Embaixadas da Massachussets Avenue, a avenida de Washington que tem mais de cem Embaixadas. A Embaixada em um andar com acesso e elevador separado para hóspedes, com apartamentos, academia de ginástica, cozinha, hall, como se fosse um pequeno hotel além de magníficos salões de jantar e recepção.

Outro, Chauncey Mc Cormick construiu em Miami a Villa Viscaya, casa de veraneio com 70 quartos em terreno de 200.000 m2, que precisava de 60 empregados para funcionar, hoje pertence ao Condado de Dade e está aberta a visitação pública (veja o link), quem for a Miami vale a pena ver, uma casa que ficou pronta em 1923, em estilo renascentista com todo material e mão de obra importado da Itália.

Tenho especial ligação com essa empresa, meu pai na década de 40 era da área comercial da IH e eu fui criado montando seus belos tratores que ficavam em exposição na matriz no Brasil na Rua Monsenhor de Andrade, no Brás em São Paulo,  uma empresa de saudosa memória e onde a família tinha muitos amigos para toda vida.

A IH tem uma rede mundial de colecionadores de seus anúncios, miniaturas de caminhões e tratores, seus engenhosos brindes. A IH era uma empresa agradável,  cavalheiresca, muito conservadora, um dos maiores símbolos industriais dos EUA. Na Segunda Guerra fabricou grande quantidade de fuzis Garand para o Exército americano além de mais de 100.000 caminhões para a URSS dentro do programa Lend Lease.

Das grandes empresas industriais dos EUA a IH só perde em longevidade para a Du Pont, não conheço outras que tenham mais de 180 anos, como a IH, parte da historia econômica dos EUA e tambem da historia da agricultura moderna.

http://www.pinterest.com/moparscharger/international-harvester-advertisements/

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meu tio, que era feirante e

    Meu tio, que era feirante e trabalhou barraca a barraca com o Francisco Cuoco, tinha um Loadstar 1965 que adorava pq era melhor que os Ford e Chevrolet da epoca, isto já nos anos 70. Os Loadstar tinham fama de indestrutiveis!!! O motor pelo que me lembro era Caterpillar. E da epoca que o aço americano era bem respeitado!!

  2. Me corrija se estiver errado.

    Me corrija se estiver errado. A navistar hoje funciona no brasil como MWM Navistar, alí nas Nações Unidas, penso que ela adquiriu a gigante alemã, pertencente a Daimler Bez, como a Mercedes. A Daimler se dsefez da MWM como forma de se livrar do mico que foi a fusão com Chrysler. A MWM é uma referencia de boa empregadora na região, como foi a Metal Leve e a Caterpillar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador