Globo criminaliza formas de sustentação coletiva do MST, por Luiz Muller

Do blog de Luiz Muller

O Fantástico da Globo escancara as portas para o fascismo ao criminalizar formas de sustentação coletiva do MST
 
Luiz Muller
 
A rede Globo, através do Fantástico deste domingo continuou sua senda fascista ao publicar uma reportagem que tem por único objetivo criminalizar o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. O que é usual nos Movimentos, de sustentar de forma cooperativa e coletiva as ações, como no caso da contribuição financeira para o pagamento da Energia Elétrica e a divisão de tarefas, como a manutenção da segurança dos assentamentos e acampamentos, para a Globo e a polícia seriam “crimes”.
 
Aliás, a manipulada e politizada polícia de Beto Richa, que não teve pruridos em espancar professores em praça pública  agride constantemente os movimentos sociais é o pivô deste ataque, ladeado pela Polícia de Alckmin, que invadiu a Escola Florestan Fernandes, atirando e agredindo violentamente alunos, professores e até vizinhos da Escola.

 
Neste Blog tenho alertado sobre a instalação do fascismo no Brasil. Esta é só mais uma prova. O fascismo entrou pela porta aberta pela grande mídia, que 24 horas por dia tem atacado os movimentos sociais e o PT como se criminosas fossem as instituições e movimentos. O que já ocorria antes do Golpe Parlamentar, só se ampliou depois do golpe.
 
O fascismo já não esta mais nas entrelinhas. Ele esta nas cabeças e mentes de parcela da população, que não quer saber de discussão e se presta a repetir as mentiras que a grande mídia lhe conta mil vezes, parecendo-lhe verdades. Esta história a gente já viu na Alemanha, quando o “culto” povo alemão também foi enganado pela grande mídia e seguia cegamente o Führer (Condutor).
 
Aqui a Globo e a grande mídia ainda não conseguiram construir um “condutor”. Mas continuam tentando. E enquanto não conseguem, vão disseminando a sensação de insegurança e de medo, que gera o isolamento, o ódio e a violência. Já esta mais do que na hora das forças de esquerda e as forças e personalidades democráticas do país constituírem Frentes em Defesa da Democracia e Contra o fascismo.

A Direção do MST e o conjunto do Movimento  foram previamente avisados de que haveria esta matéria do Fantástico. A matéria mostrou aos brasileiros o que não foi revelado aos acusados, as acusações. A Globo e a Polícia Política de Richa e Alckmin agem acima e por fora da lei. Isto fica claro na nota que o MST fez publicar ainda durante o dia de ontem.

Leia a nota abaixo.

Nota MST

Em relação às ações da Polícia Civil do estado do Paraná no âmbito da denominada “Operação Castra” em Quedas do Iguaçu no dia 04/11/2016, os advogados do caso esclarecem:*

1 – O MST é um movimento social popular legítimo, conforme afirmado pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento realizado no dia 18/10/2016. Todos os cidadãos brasileiros têm o direito de organização e de reunião, inclusive para lutar pela Reforma Agrária, bem como para que as propriedades rurais e urbanas do país cumpram sua função social. É ilegal e abusivo utilizar da Lei n. 12.850/13 (Lei de organizações criminosas)  pelo simples fato de pessoas serem militantes do MST.

2 – Embora os autos dos Inquéritos ainda não estejam disponíveis para a equipe de advogados, da análise dos documentos a que foi possível acesso, constata-se que as armas apreendidas no âmbito da Operação Castra pertencem à EVALDO DE AZEVEDO, que foi preso dias antes, noutra operação, e não guarda nenhuma relação com o Movimento Sem Terra ou com o Acampamento Dom Tomás Balduíno.

3 – A tentativa de criminalização do MST na região de Quedas do Iguaçu ocorre há anos devido ao grande número de conflitos decorrentes da grilagem de terras na região. Desde maio de 2014 aproximadamente 3 (três) mil famílias ocupam áreas da União griladas ilegalmente pela empresa ARAUPEL. A Justiça Federal declarou que as terras pertencem à União e que devem ser destinadas às famílias que aguardam pela Reforma Agrária.

4 – O judiciário de Quedas do Iguaçu e a Polícia Civil do Paraná têm agido de forma parcial para criminalizar a luta social na região. Em abril deste ano dois trabalhadores rurais foram assassinados Polícia Militar quando estavam dentro do acampamento do MST, e até o presente momento ninguém foi denunciado por tais crimes.

5 – As ilegalidades cometidas no curso da Operação Castra são graves e flagrantes. São7 injustificáveis os abusos policiais praticados na Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF, em São Paulo, na qual, Policiais Civis do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos – GARRA, não identificados, sem mandado judicial, invadiram a sede da escola disparando armas de fogo com armamento letal e proferindo ameaças de todas as ordens, inclusive de morte aos estudantes, professores e trabalhadores presentes. Na ocasião a cantora Guê Oliveira e o bibliotecário Ronaldo Valença, de 64 anos, que possui Mal de Parkinson, foram presos e agredidos pela Polícia sem qualquer motivo.

6 – As ações e recursos cabíveis já estão sendo elaborados para revogação das prisões arbitrárias e denúncia das ilegalidades cometidas.

Giane Alvares, Juvelino Strozake, Luciana Pivato , Diego Vedovatto e Paulo Freire.

São Paulo (SP), 06 de novembro de 2016.”.

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    O fantástico deveria fazer

     

    O fantástico deveria fazer uma longas matéria sobre o Bolsa Famiglia Midiática, inclusive para os bilionários filhos do Roberto Marinho. 

  2. Me lembou a entrevista do Gugu

    Me lembrou a entrevista do Gugu com um traficante ameaçando o Detena. Como podemos acreditar que as pessoas que deram entrevista sem a imagem dos rostos eram mesmo ex. Sem Terra? Qual o motivo que eles não mostraram a cara? Essa reportagem é mais uma farsa da rede Globo.

  3. Desde criança que sempre vi a

    Desde criança que sempre vi a Globo criminalizando todo tipo de movimento social ou greve de trabalhadores. Achei muito interessante quando ela passou a apoiar e insuflar as manifestações em verde e amarelo. Era risivel a manipulação contra o governo petista. Mas a verdade é que se não formos fortes para impedirmos que o fascismo cresça, logo teremos um batalhão de zumbis raivosos combatendo qualquer forma de movimento social, qualquer coisa que não esteja dentro das normas que a TFP-Globo preconiza.

  4. Deu no JN, você não viu?!

    “Ele esta nas cabeças e mentes de parcela da população, que não quer saber de discussão e se presta a repetir as mentiras que a grande mídia lhe conta mil vezes, parecendo-lhe verdades.”

    Para quem é da área pode parecer que isso é chover no molhado mas… tudo o que se fizer para ajudar as pessoas a lembrarem que, por exemplo, a firma “Globo” é exatamente isso, uma firma privada que, como todas as firmas particulares, tem interesses próprios e relacionados tanto a outras empresas de seu ramo quanto ao mercado, será pouco. Quem tem ou já teve o privilégio de trabalhar numa firma de produção de notícias tem a exata noção disso, mas essas pessoas são poucas e nem todas elas estão dispostas a divulgar esclarecimento sobre isso, a desfazer mitos, crenças e preconceitos. Também é bom lembrar que muitas vezes quem lê uma notícia acredita nela tanto quanto é seu desejo de nela acreditar, tanto quanto a notícia feche com seus preconceitos.

    Contribuições como o filme “O mercado de notícias”, por exemplo, são raras. O cineasta Orson Welles também dedicou-se a esse assunto. Mas creio que um passo importante para a emancipação e o amadurecimento das pessoas e, consequentemente, da nossa sociedade seria tanto a consciência da natureza comercial e privada daquelas empresas quanto a de que por trás de um texto há sempre alguém a escrever.

    Por fim, seria interessante, creio, que nossas crianças tivessem desde os primeiros anos, na escola, atividade de produção tanto de notícias quanto de peças de propaganda comercial, algo que as despertasse para a necessidade de crítica e as instrumentalizasse para defenderem-se dos ataques da propaganda comercial. Hoje em dia, com o advento de webcams qualquer mãe ou pai bem intencionado pode incentivar essa consciência, criando peças publicitárias “de brincadeira” junto com seus filhos. Ou levá-los para assistir a uma gravação de algum programa de TV… Quem sabe isso ajuda?

  5. Que + esperar dos golpistas históricos? paz na Terra? no Natal!

    Quem sabe de 2037 quando terminarem as ações negativas contra o povo brasileiro na Educação, na Saúde e em demais campos de nossas verdadeiras preocupações enquanto nação independente, e sob a desculpa de que temos que economizar mais e mais, para pagarmos mais e mais, sempre mais, aos débitos internacionais, que a essas alturas já se pagaram com todos os juros e correções devidas.

    Pergunta se o baixo clero aceitaria um corte em suas lambanças financeiras, ou ao judiciário. ou aos demais que se locupletam sob algum manto sagrado das benesses nacionais (favor manter o Mengão fora disso, que já temos o nosso manto sagrado … ) 

    A rede G-roubo e a BAND idos (entre as outras todas, menos as federais se é que ainda existam) devem ao país a honestidade e a veracidade dos fatos que noticiam — nunca corretos ou precisos, sempre torpes ou dissimuladamente claudicantes. E pagar-nos isso diariamente já basta: é um favor que fazem aos seus próprios filhos.

    O “desde criança” aí de cima da Maria Luisa é a expressão da verdade: os grobostas sempre se imiscuiram na eleição dos lacerdas, janios e demais raposas selvagens a quem atrapalharam consideravelmente, e aqui vai a ironia do destino — ante a sua própria e eventual derrubada das posições minimamente liberais e democráticas que porventura quiseram se apresentar.

    E isso acontecia nos horários proibidos pelo TRE, ante à proximidade das eleições em que a cabeça dos eleitores deveriam parar pra pensar antes de votar.  Esses caras falharam com o povo brasileiro.  Esses caras deixaram de ser galinhas verdes e se tornaram galinhas azuis — a nova cor dos extremistas do integralismo.

    E sabem o que depois lhes vai acontecer? Vão aos poucos um a um sendo julgados pelo povo e pendurados, ou ante a sua derrota total, cometer suicídio como bons fascistas que são! E olha que já não existe nehum Paraguay ou arrentina ou Brazil para fugirem dos tribunais de Nuremberg que julgarão semelhantes carandirus internos. Afff !!!

  6. Tenho

    defendido a tese de que a violência praticada pela polícia, sob as ordens de seus comandantes, neste caso os governadores, deve ser denunciada nos tribunais internacionais. Aqui, nos tribunais do bananal esqueçe. E digo mais, as Organizações Globo também deve ser objeto de denúnica, como fomentadora e apoiadora dos massacres realizados contra a população. Globo Assassina.

  7. Será que ainda dá tempo?

    Será que ainda dá tempo de reverter essa escalada fascista no Brasil? Com o cerceamento das informações, acredito que será muito difícil, senão impossível, dada a baixa escolarização da população em geral. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador