Grupo busca saída administrativa para empreiteiras

Enviado por Alfredo Machado

Nassif,

Rodrigo Janot  trabalha em silêncio, conforme o mineiro que é.

O bom senso, matéria prima bastante rara hoje em dia, permeia a intervenção do PGR, que, por conta desta sua iniciativa, já começou a ser fustigado por esta oposição movida a ódio, caso contrário ela perde o gás. 

Grupo de elite busca saída para empreiteiras

Do Brasil 247

Abalo nas maiores empreiteiras do País pode gerar, na esfera da Justiça, inidoneidade e, na prática, colapso num dos maiores canteiros de obras do planeta, o Brasil; saída administrativa para futura decisão judicial será tema para grupo de trabalho formado pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, o titular da Corregedoria Geral da União, Jorge Jage, e o advogado geral da União, Luiz Adams; Cade terá assento; mais sistemas de controle e novos compromissos com transparência contam a favor de um desfecho honroso para futuro das empreiteiras, sem deixar de punir executivos corruptores; alternativa responsável

247 – A busca de uma solução na seara administrativa para os efeitos da operação Lava Jato nas maiores empresas do País começa se buscada, oficialmente, a partir desta semana. Após uma ampla rodada de conversas com representantes de companhias diretamente citadas no escândalo de corrupção, o procurador geral da República, Rodrigo Janot, articulou a criação de um grupo de trabalho que incluirá o titular da corregedoria Geral da União, Jorge Hage, o advogado geral da União, Luiz Adams, e o presidente do Cade, Vinícius Marques de Carvalho. A intenção é encontrar alternativas na seara administrativa para evitar o colapso no parque de obras brasileiro, diante da possível decisão de inidoneidade sobre as empreiteiras envolvidas. O Ministério Público também estará representado.

A principal missão será o estabelecimento de novos mecanismos anti-corrupção dentro das companhias e regras de gestão mais rígidas, com imposições legais nas áreas de compliance e governança. O modo como os cofres públicos serão ressarcidos de cobrança de sobrepreço, pagamento de propinas e multas a serem estipuladas igualmente estarão no foco do grupo.

A intenção do grupo é impedir uma interrupção nos serviços e obras que estão sendo executadas pelas empreiteiras OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Odebrecht, UTC e outras em todo o Páis – especialmente nos projetos do PAC, Plano de Aceleração do Crescimento.

A iniciativa amplia o esforço que, até agora, o procurador Janot vinha fazendo pessoalmente. Ele chamou à PGU, um a um, os responsáveis pelas companhias envolvidas na Lava Jato, para checar a situação de contratos e seus detalhes. De posse do conteúdo dessas reuniões, o próximo passo é de o instalar, nesta semana, o grupo de trabalho de elite. Desse modo, a Justiça dará suas sentenças sem qualquer tipo de interferência, condenando culpados e estabelecendo multas, mas, na seara administrativa, mediante de novos compromissos, as empresas ainda assim poderia seguir cumprindo seus contratos. A participação em novas concorrências ou a criação de um período de ausência das disputas públicas deverá ser outro ponto de discussão para o grupo.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dizem que é ódio.A porta da

    Dizem que é ódio.

    A porta da justiça é lei.

    Uma saída administrativa significa fazer o mesmo para os responsáveis pelos orgãos públicos insatisfeitos com a corrupção.

    Ficam todos no estado harmonioso.

  2. dizem que é odio, aporta da

    A missao do cartel midiatico suicida é provar que a carroça puxa o burro e o rabo balença o cachorro.Imaginem a Chita com um macaquinho no colo debaixo da macieira discutindo com a cobra e a Eva ,atribuindo a paternidade daquele macaquinho lindo ao Adao.Muda o “cristianismo” e a macieira nao vai servir nem mesmo para fornecer madeira para a cruz. estao querendo modificar nossos costumes habitos cultura,.Culpa do PT com essa mania de colocar ventilador em tudo, essa farofa sera servida em restaurantes vips cinco estrelas.

  3. Grupo de Elite?

    Taí, gostei. Até acho que a PGU deveria manter sempre de prontidão um Grupo de Elite pra consertar a caca que fazem os que não estão na elite.

  4. Inidoneidade

    Uma solucao administrativa e’ necessaria, assim como e’ feito em outros paises tambem. Entretanto, se nao e’ pra acabar em pizza, os executivos condenados tem que ser inabilitados, ainda que as empresas possam continuar. Nao pode simplesmente ganhar uma prisao domiciliar e continuar controlando tudo como antes. Estas pessoas – e os politicos com quem “negociavam” – tem que estar fora do jogo permanentemente.

    1. Muita calma

      Luis S,

      Se terminar como a Castelo de Areia ou algo parecido, os governos do patropi terão deixado passar a melhor das oportunidades que já apareceu até hoje, com publicidade que deixou toda a sociedade brasileira ciente da bandalheira histórica.

      Continuam as empresas, isto é fundamental e, como você disse, usual em outros países. Nos USA os bancos comerciais já pagaram duas rodadas de perdão pela ostensiva manipulação de mercados de commodities que fizeram e continuam fazendo.

      O pagamento $$$ precisa ser compatível com os prejuízos causados àa empresas A,B,C,etc…, pis somente uma criança de colo consegue acreditar que a $$$ só rolou na Petrobras.

      Como fazer para manter o dono da empresa X afastado daquela administração ? Não sei.

      Quanto aos políticos, acho difícil comprovar que lesaram a Petrobras, puseram a $$$ no bolso e pronto. O mesmo serve para qualquer $$$ envolvido no esquema e que não tenha  sido caracterizado como danoso ao erário – Se o fulano recebe U$ 10 milhões apenas para encaixar a empresa Y na concorrência Z, e aí ? Isto existe.

      É preciso muita calma, para que não venha a acontecer nada de errado nesta gigantesca apuração que poderá criar ramificações, pois elas existem à vontade., basta querer investigar com isenção que vai aprecer coisa que até o lá de cima duvida.

  5. Brasil 247…Bom para OTÁRIO…

    Mais uma palhaçada do 247…para variar. Enquanto isso o Jorge Haje que não é doido ou tem rabo preso JÁ PEDIU PARA IR PRA CASA…ehehehehehehehehehehe….O CERCO TÁ APERTANDO….

    1. Augustus Não deturpe !
      O Hage

      Augustus Não deturpe !

      O Hage entregou sua carta de demissão no início de novembro, juntamente com a de outros ministros.

       

  6. Adendo

    Só para lembrar: Toda oposição é movida a ódio , à direita ou à esquerda.Questionar esta realidade é pura hipocrisia.

    “…já começou a ser fustigado por esta oposição movida a ódio…”

     

  7. O artigo até pode estar ruim,

    O artigo até pode estar ruim, mas a necessidade de uma saída ao impasse que pode gerar a declaração de inidoneidade dessas empresas é enorme.

    Não é somente o fim das obras públicas, mas também a licitação de novas obras. Se todas estas empresas (não digo os empresários) cair após a ação criará um vácuo que terá a tendência de ser ocupado por empresas internacionais, substituindo a máfia brasileira por outra máfia de outro país.

    Talvez a solução passe mesmo por uma nova gestão dessas empresas com fortes núcleos administrativos para controlar a corrupção, dando tempo para o crescimento de novas empresas ou consórcios de amplos setores da construção que estão fora do sistema.

  8. Para miniimizar a corrupção

    Para miniimizar a corrupção nos contratos públicos, basta:

    1) alterar a Lei das Licitações,  invertendo a ordem de abertura dos envelopes, obrigando a abertura das propostas de preço em primeiro lugar;

    2) proibição de subcontratação; 

    3) pagamentos em até 30 dias da apresentação da nota fiscal.

    4) não permitir que um licitante tenha conhecimento da participação de outros.

    Com estas medidas fica difícil o conluio entre as empresas, impede o órgão pagador de vender dificuldade levar vantagem. Simples assim.

     

     

    1. Corrupção em licitação de obra pública

      Gilson, 

      Não existe nada melhor e mais simples que o RDC-Regime Diferenciado de Contratação.

      Pode ser tão eficiente que todas as empreiteiras pularam prá xuxu com a novidade que não é novidade. Repito o que já disse aqui, acompanhei dois condomínios habitacionais de porte, um deles com mais de 1.500 u.h., zero aditivos de valor e obra entregue de acordo com o contratado.

      Em tese, toda a responsabilidade em relação a projetos e execução fica no colo do contratado.  

  9. BAIXA

     

    Ministro da CGU entrega carta de demissão a Dilma

    “Eu apresentei à presidente Dilma Rousseff, nos primeiros dias de novembro, uma carta, pedindo para que ela me dispense do próximo mandato.

     “É preciso trazer as estatais para o foco do controle porque atualmente elas têm sistema de licitações próprio, no caso da Petrobras, não utilizam o sistema corporativo do governo, o que faz com que fique fora do alcance dessas atividades”, ressaltou o ministro após a palestra. No discurso, Hage defendeu a ampliação do sistema de controle interno do Poder Executivo considerado por ele como “incompleto”. 

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ministro-da-cgu-entrega-carta-de-demissao-a-dilma

  10. CURIOSIDADES

    A ser verdade , as empreiteiras tem muito do que se explicar:

    De acordo com dados coletados pela PF sobre a Camargo Corrêa, na Lava-Jato, a empreiteira pagou 16,1 milhões de reais em honorários ao escritório de Márcio Thomaz Bastos entre 2010 e 2013.

    Já o também criminalista Antonio Mariz de Oliveira, que hoje defende o diretor da Camargo Eduardo Leite, o Leitoso, embolsou 2,9 milhões de reais entre 2009 e 2011 da empreiteira.

    Por Lauro Jardim – VEJA

    1. Prá lá de fake

      josé adailton,

      A Camargo Corrèa pagou, deu ao advogado tal tantos milhões, e daí ?

      Se não declarou o “presente” , passa a ser um problema da Receita Federal. Matéria prá lá de fake com a cara da Veja.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador