Janot começa hoje a pedir inquéritos contra políticos denunciados pela Odebrecht

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

janot_esperanca.jpg

Jornal GGN – O procurador-geral da República Rodrigo Janot começará, a partir desta segunda (13), a pedir ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquéritos contra políticos denunciados na delação da Odebrecht.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a nova lista de Janot tem cerca de 80 pedidos de inquéritos contra senadores, deputados e ministros do governo Michel Temer. Janot deve solicitar, ainda, o fim do sigilo das informações nessa fase, exceto em caso de pedidos de diligências, para não atrapalhar as investigações.

Quando das tratativas finais do acordo de colaboração da Odebrecht, a imprensa divulgou que cerca de 120 nomes, incluindo membros do Judiciário e jornalistas, seriam implicados.

Os pedidos serão feitos ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. Os nomes envolvidos na delação que não possuem foro privilegiado no Supremo serão encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça (governadores, vice-governadores e conselheitos de tribunais de contas), ao Tribunal Regional Federal (prefeitos) ou à Justiça Federal.

A primeira lista de Janot foi feita com base nas delações de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, e o doleiro Alberto Youssef. À época (março de 2015), Janot apresentou cerca de 20 denúncias com 59 acusados.

Desse volume, apenas cinco políticos viraram réus no Supremo. Outros dois processos foram encaminhados ao juiz Sergio Moro quando Eduardo Cunha perdeu o mandato de deputado, e mais seis inquéritos foram arquivados no STF. os demais estão sob análise.

Os primeiros vazamentos da Odebrecht mostram que as delações devem ser centradas em figuras ligadas ao governo Temer. O acordo de colaboração do ex-diretor de Relações Institucionais da companhia, Claudio Melo Filho, parecia um livro dividido em capítulos, todos citando figuras que integram a cúpula do PMDB. O Painel da Folha diz que entre todos os políticos citados, Sergio Cabaral (PMDB) desponta como o maior beneficiário de propinas.

Ainda de acordo com o periódico, Temer não deverá demitir ministros citados nas delações. Ele pretende escantear, ao máximo, as novidades da Lava Jato e agir como se estivesse focado em aprovar as reformas propostas pelo governo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa é a foto, nesse dia, ele

    Essa é a foto, nesse dia, ele prometeu a cabeça da Dilma aos manifestantes, da direita que queriam a cabeça dos petistas – a morte aos petistas…

  2. A propaganda enganosa

    A propaganda é alma dos negócios!

    Como já é quase unanimidade na opinião pública e nos meios jurídicos, de que todas as áreas da justiça brasileira estão contaminadas, por toda sorte de inconsistências e de estranhos comportamentos, que sinalizam altas cargas de parcialidade, de partidarismo, de preconceito e, ainda, de uma espécie de acobertamento e proteção para algumas figuras constantemente carimbadas em delações e nos crimes descobertos pela própria mídia, acredito que todo suspense que se faz sobre essa no lista, nada mais é do que uma chantagem e, ao mesmo tempo, um chamativo para que se costure definitivamente um obceno e repugnante acordo entre alguns amigos e outros não amigos.

    Porém, esses não amigos tem amigões que são amigos de outros, que por sua vez estão de posse provas e/ou sabem coisas muito cabeludas desses e daqueles outros e dos primeiros, também.

    É a famosa rede de integração nacional, pelo bolso, pelo mau e pra o mal.

    Daí é que eu acho quase impossível, que a atual PGR, repentinamente, inverta o papel que vem desempenhando, com bastante risco e determinação, de ser o porto seguro dos golpistas malfeitores, para cumprir o papel que a constiuição lhe reservou e que lhe confiou, para o bem do Brasil e da nossa população.

    Me parece ser mais uma boa propaganda enganosa, do que uma recaída da PGR ao patriotismo.

  3. Essa etapa do golpe

    consiste em denunciar os políticos do PMDB para que fiquem no poder só os tucanalhas. Os tucanalhas não cometem crimes, pois são todos probos e isso graças ao PIG e nossa justiça(?).

    O PMDB vai se arrepender por ter apoiado o golpe. 

      

  4. Gilmar Mendes também será

    Gilmar Mendes também será comido?

    Se não for, a putaria vai continuar sendo legalizada no STF.

    Afinal, Gilmar Mendes trancará as ações penais contra aqueles cujos nomes acima e abaixo do nome dele na Lista de Furnas. 

  5. “Solta o cano que não cai”

    Nunca que sai alguma coisa porquê destas delações porquê a PGR deve estar combinando com os tucanos quais que servirão de boi de piranha para poupar os da mais alta plumagem. Aí tem!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador