Lava Jato pode fazer operação contra políticos (ou Lula) em breve, por Helena Chagas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki autorizou medidas cautelares e mandados desde a última semana, levantando suspeitas sobre uma nova fase da operação contra políticos. Segundo Helena Chagas, tudo foi feito com total discrição, porque o gabinete de Teori é um “banker antivazamentos”. A colunista de Os Divergentes lembrou que a última vez que a Lava Jato sob tutela do Supremo deflagrou uma operação, Delcídio do Amaral acabou preso.

Na semana passada, Teori autorizou a divisão da Lava Jato em quatro inquéritos, sendo dois para o PMDB, um para o PP e outro para o PT. O ex-presidente Lula é investigado no Supremo por suspeita de ter chefiado o esquema de corrupção na Petrobras e ter tentado obstruir a Lava Jato comprando o silêncio de Nestor Ceveró, segundo a delação de Delcídio.

Por Helena Chagas

Teori expede mandado. Vem operação por aí?

Em Os Divergentes

O gabinete do ministro Teori Zavascki, no STF, é um bunker antivazamentos. Dali não sai informação nenhuma sobre mandados, cautelares, operações que estejam sob sigilo. Mas bons conhecedores dos ritos da Casa, como meu amigo João Gabriel (@joaoo_alvarenga), costumam farejar quando há novidades. Na semana passada, Teori deferiu uma cautelar. Ontem, expediu um mandado. Tudo secreto, mas é bem possível que nos próximos dias, ou até horas, tenhamos nova fase da Lava Jato, desta vez comandada pelo Supremo.

A mais retumbante operação já feita sob a coordenação de Teori foi a prisão do então senador Delcídio Amaral sob a acusação de obstruir as investigações ao tentar melar a delação premiada de Nestor Cerveró. Senhores senadores e deputados, apertem os cintos…

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De nota: a “noticia” de antes

    De nota: a “noticia” de antes de ontem que a LavaBunda chegou a Serra, Alckmin, e Aecio ja anunciava a cronometragem mediatica pra prisao de Lula.

  2. A esquerda é o Titanic esperando o Iceberg

    Não vão prender Lula de maneira aberta, de cara limpa e enfrentar as consequências que possam aparecer… vai ser um evento orquestrado com a imprensa, a polícia, a direita, os movimentos “anti-corrupção”… toda a patifaria vai sair para o show.

    Provavelmente terão outros eventos simultâneos para dividir a atenção da esquerda… um boi de piranha da direita… repórteres com informação privilegiada plantando factóides…. Talvez prenderão Lula e Cunha no mesmo dia… 

    Lula deveria se antecipar a esses eventos… dar uma declaração que se vacinasse dessa tática que provavelmente será usada pela direita. Ele deveria gravar um vídeo em que fala que sua prisão provavelmente vai ser transformada em um espetáculo midiático de auto-promoção e de cortina de fumaça para outros eventos. Talvez propor abertamente de se entregar antecipadamente em data e hora combinada. O objetivo seria constranger o Moro a fazer o que obviamente ele vai fazer.

    Existe algo que impessa Lula de se comunicar com o Moro??? Tem vídeos no youtube de cidadãos comuns que conseguiram falar com ele por telefone!!! Seria ilegal Lula ligar para o Moro e gravar a conversa?

    Além disso seria bom se cercar de jornalistas de esquerda que cubram o evento, entrevistem as pessoas, inclusive a própria imprensa… 

    A esquerda tá igual um Titanic esperando o Iceberg.

    1. Errou nisso:  Cunha eh in to

      Errou nisso:  Cunha eh in to ca vel.  Sempre foi, sempre vai ser.  E as muieh dele…  mais ainda.

      A LavaBunda, apezar das aparencias mediaticas, eh a corrupcao brasileira em pessoa.

  3. Podemos dormir

    É do Teori? Então podemos dormir.

    Se fosse do Moro, convinha passar a noite em claro acompanhando as tuitadas daquele diretor da revista Época.

  4. Mas o Eduardo Cunha não

    Mas o Eduardo Cunha não perdeu foro privilegiado?

    Ah, estamos falando de “bandidos”, não de bandidos…

    Estamos piores que o Samba do Crioulo Doido, hein?

    1. É engraçado mesmo

      O cunha está livre, leve e solto. E ainda debocha da cara do povão dando entrevista ao lado da esposa. Esposa essa que, aliás, o moro até hoje não sabe onde mora (o repórter da Record sabe…). Também está livre, leve e solto o dono do helicóptero apreendido com 455 quilos de cocaína pasta base no Espírito Santo. Mais engraçado ainda é que nem o departamento anti drogas americano se manifestou sobre essa impunidade flagrante. Será que tráfico de drogas virou política de estado no Brasil?

  5. Quem é Teori??

    Uma incógnita jurídica a serviço da mídia. Seguindo seus passos fica cada vez mais difícil decifrar a esfinge.  Suas declarações já demonstraram que não vê Lula como um igual,  isto é, ficou incomodado como aquele operário que ousou questionar  juízes?  Pediu desculpas, mas o lapso ficou. Nâo sei da franqueza das desculpas, mas me pareceu que apenas pediu  desculpas pelo deslize. Isto é ,  minha intuição diz que as desculpas não foram para valer, foram apenas uma questão de etiqueta. Aliás etiqueta e formalismos são as regras mais respeitadas pelo supremo.  Apenas espero que o silencioso juiz não  esteja correndo para dizer aos golpistas  que ele está   junto e não abre. Quem sabe  ( e isto é quase um delirio pessoal) Teori veja o rídiculo da acusação de Delcídio. Uma acusação que vai totalmente e comprovadamente na contamão dos fatos e de suas próprias decisões. Tanto as delações homologadas de Cervero, quanto aquela cena ridicula, gravada, onde um banqueiro e um bandido travestido de senador armam uma fuga mirabolante  mostram um  Delcidio falastrão mentiroso, mal intencionado.As delações de Cerveró,mostram que Delcídio realmente as temia. Na época  Teori  desacreditou totalmente  das palavras de Delcídio. Tanto  que  se sentindo ofendido devido a citação sobre  membros do supremo, para salvar a honra,  usou de seu cargo e encarcerou um Senador da Republica. Curiosamente o supremo  desta feita  não se incomodou em  interferir em outros poderes. Mas este  mesmo Teori logo a seguir, contradizendo a sua ordem de prisão, parece que agora acredita nas palavras de Delcidio. Afinal o operário é sempre o suspeito. Assim Teori aceita a denúncia vazia da PGR e torna Lula oficialmente suspeito numa trama diabólica de  obstrução da justiça. O mesmo Teori  também julgou pertinente não permitir que Lula tomasse posse como Ministro. Embora no momento fique silencioso quando neste governo abundam ministros mais do que suspeitos.  Como dizem, de cabeça de Juiz e cartola de mágico pode-se esperar toda sorte de coelhos.

    1. A aceleração da articulação

      A aceleração da articulação do golpe se dá com o episódio Delcídio, em novembro/2015. Foi um belo teste de stress para avaliar quais seriam as reações sociais e políticas frente à prisão, sem flagrante delito, de um senador da república no exercício de seu mandato. Neste episódio, a turma do stf em que está teori avançou em suas possibilidades de atuação, cercando (literalmente, pela polícia federal, e também ocupando) um senado que seria o órgão institucional que os julgariam caso entendessem da possibilidade de impedimento por atentado ao regime democrático. 

  6. Se eu tivesse o poder da

    Se eu tivesse o poder da destruição destruiria, pela ordem, Globo e STF,

    O resto deixaria libre, até o Cunha.

    O mal do pais são essas duas instituições.

  7. Do jeito que o país está, só

    Do jeito que o país está, só um levante armado para o país voltar ao rumo.

    Infelizmente será com muita dor e sofrimento

  8. É Carnaval…

     

    Tava jogando sinucaUma nega malucaMe apareceuVinha com um filho no coloE dizia pro PovoQue o filho era meu, não senhorToma que o filho é teu, não senhorToma, que Deus lhe deu. Fernando Lobo, “Nega Maluca”

     

    Nassif: nem vamos dourar a pílula. Registrei recentemente em seu blog que o desdobramento dassas operações, na verdade seria em apenas 2. A do PT e a dos OUTROS.

    Dos OUTROS, nas Calendas Gregas, com segredo de justiça. Do PT, imediatamente. Com plantão do pessoal do Jardim Botânico.

    Parece que o mandado do  STF vai se antecipar ao do Verdugo de Curitiba. A concorrência do primado de prender alguém anda acirrado no Judiciário.

    E você seria capaz de imaginar com quem seria essa antecipação? Dou um doce…

    No despacho deve se grafar —“Apesar dos pesares, ve-se verossimilhança na delação espontânea do Delcídio. É um meliante, mas sincero, tanto quanto ladrão. Aliás, se não for para botar fé nos ladrões dessa república, em quem vamos acreditar?”.

    Estão insinuando que a prisão será num endereço da Grande São Paulo. A dúvida é se o meliante em cana será levado para um sítio de Atibaia ou se para um tríplex do Guarujá. Num desses é que vão dá o flagra. Com TV e tudo. Aquele famoso âncora das vinte horas já está fazendo gargarejo com Astringosol —“Hoje, finalmente, a Nação vai dormir aliviada. Prenderam aquele que ousou descontentar meu patrão!”.

  9. Políticos…

    Luís (do PT), Luís Inácio (do PT), Inácio da Silva (do PT), da Silva (do PT), Luís da Silva (do PT), Lula da Silva (do PT), Luís Inácio da Silva (do PT), Luís Inácio Lula (do PT), Luís Inácio Lula da Silva (do PT)…

    Teori é aquele cara que se faz de desentendido quando o assunto é delação e PSDB, e vira um pós PHD quando o assunto é delação e PT… ao final do processo, quando Lula estiver preso incomunicável ou morto e o Partido dos Trabalhadores estiver na clandestinidade com seus membros, militantes e simpatizantes caçados como bandidos, ele vai fazer igual a Joaquim Barbosa: começar a querer tirar o fiofó dele da reta pra não sair chamuscado no julgamento da História.

  10. Que inventaram todos os

    Que inventaram todos os crimes próximos a um crime ou algo parecido para o Lula, que tem que ser preso, custe o que custar. Mas a pergunta que não quer calar: E O CUNHA, HEIN? ministro Teori?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador