newsletter

Assinar

Na era FHC, imprensa atacava procurador que investigava tucanos, por Rodrigo Aguiar

 
Enviado por Jefferson
 
 
Tempos seletivos
 
Se a indignação corrente contra casos de corrupção - a maioria ainda baseada em precárias denúncias de meliantes, barcos de lata e pedalinhos infantis - é seletiva, por que a memória não seria?
 
No início dos anos 2000, o procurador federal Luiz Francisco de Souza atazanava tucanos ligados ao presidente FHC. 
 
Era RIDICULARIZADO pela chamada grande imprensa: um falso paladino, falso asceta (dirigia um fusca 1985) e petista. Tratamento não apenas diferente, mas CONTRÁRIO ao recebido pelos procuradores da lava jato.
 
O jornal O Globo era o mais preocupado com a -cito um editorial- "ofensiva contra a imagem do próprio presidente da República". 
Ao analisar ações de membros do MPF que se aproximavam do gabinete presidencial, o mesmo editorial dizia ser "incorreto que se confundissem INDÍCIOS COM PROVAS, possibilidades com certezas e, acima de tudo, DESEJOS COM FATOS". 
Os "desejos", no caso, seriam as motivações político-partidárias do procurador. O Globo pedia calma. Estava correto.
 
Agora, encontre esse bom senso em quaisquer edições globais nos últimos anos.
 
O editorial é do dia 15 de agosto de 2000.
 
Segue (1) uma versão dele, na íntegra.
 
 
E (2) um trecho destacado, que me parece uma das maiores pérolas do esquecimento brutal que acometeu os outrora SENSATOS editorialistas de O Globo.
 
 
Sei que caixa alta parece grito, mas é necessário, creiam neste perplexo postante.
 
Ao criticar um procurador federal por excessos que estavam turvando a imagem do presidente, o Globo, em sua nobre página de opinião, naquele ancestral agosto, PUBLICOU isso:
 
" (...) o interesse público pede principalmente algo bastante elementar: que guardem suas denúncias PARA O FIM DO PROCESSO INVESTIGATÓRIO E NÃO AS ALARDEIEM NO INÍCIO, QUANDO SÃO AINDA SUSPEITAS."
 
O editorial chega a sugerir uma revisão nas prerrogativas do Ministério Público garantidas na Constituição de 1988. E encerra com um galante FH falando à já notável repórter Mirian Leitão. Vale a pena a leitura, basta colar as colunas.
 
Dito isto, lido o editorial, te pergunto: QUE TAL?

Imagens

Média: 4.8 (36 votos)

Recomendamos para você

36 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Newton José de Moura Júnior
Newton José de Moura Júnior

" (...) o interesse público

" (...) o interesse público pede principalmente algo bastante elementar: que guardem suas denúncias PARA O FIM DO PROCESSO INVESTIGATÓRIO E NÃO AS ALARDEIEM NO INÍCIO, QUANDO SÃO AINDA SUSPEITAS."

É uma boa práxis. Só quero saber qual procurador ou juiz da lava-jato alardeou suas suspeitas antes do processo investigatótio.

Que eu saiba só o procurador Luiz Francisco e o delegado Protógenes faziam isto. E foram devidamente punidos por isto.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marcus Lima
Marcus Lima

Eu sei quem esta por trás disso tudo .

Boa tarde a todos , sempre fui um Patriota e Nacionalista ,e Amo meu País. Mais Realmente o Brasil não tem capacidade de enfrentar um País Dominador como os EUA , eu acho que eles estão certos em fazer o que fazem , pois se vc não fizer outro o fará . Nos sempre fomos quintal dos Gringos , sempre estiveram aqui , mataram Presidentes que quiseram desenvolver o País , como vemos em 1964 e quanto JK quis voltar  . Sempre tivemos uma Elite que foi associada a esse tipo de Ideologia , a ideologia de dominação , senão por intervensão ,ela vem por instabilidade , fizeram isso com o Haite e deicharam a gente para recolher os cacos .  Não podemos ter Submarino Nuclear , não podemos ter uma esquadra do atlantico norte , não podemos ter um satelite se quer , pois o ultimo a CIA explodiu em alcantara , não podemos desenvolver a Amazônia ,pois tem muita riquesa lá , e melhor eles irem Roubando aos poucos , não podemos ter Caças Modernos , não podemos se quer vender os Tucanos para a Venezuela que eles não deixam , não podemos explorar o Pré - sal , Temos que entregar a CHEVRON , da familia Rockefeler que por sinal manda no Mundo . Sem falar da Suja Elite brasileira traidora e entreguista principalmente de são paulo e minas , Amigo estamos cercados de INIMIGOS INTERNOS PRINCIPALMENTE , pois eles não teriam tanta liberdade se não tivesemos também uma Midia corrupta e golpista como temos , quem financiou a globo ? A CIA atraves da Timelife. Não vejo esperança ,pois nosso povo e um povo facil de se dominar !!

Seu voto: Nenhum
imagem de julio cesar novaes
julio cesar novaes

compartilhar

Tem como compartilhar essa matéria???

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Angelo G.Frizzo
Angelo G.Frizzo

Clique no símbolo do Facebook

Clique no símbolo do Facebook ai ao lado. Ou do Twiter.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Fernando Rocha
Fernando Rocha

Leram a parte onde O GLOBO diz que deve haver investigação?

De fato, o tom é outro. Na matéria, defende-se a presunção de inocência. O que eu ainda acho que a PF, o MPF e o Poder Judiciário ainda estão fazendo, embora haja discussão séria e bem fundamentada sobre a legalidade ou não da condução coercitiva do ex-presidente Lula.

Atacar esse comportamento da imprensa, a meu ver, é válido, democrático. Agora atacar a PF, o MPF e o Poder Judiciário, ou minimizar as suspeitas e a gravidade da troca de benefícios que estão investigando. Não me parece ser um comportamento de quem respeita a democracia e as instituições necessárias para que esse sistema funcione.

Por fim, para que não se julge tudo como a mesma coisa. Precisamos destacar uma diferença do que fez O GLOBO naquela época e o que blogs e outros meios de comunicação tem feito hoje: O GLOBO afirma nessa mesma matéra que as relações entre Eduardo Jorge e o Desembargador Lalau devem ser investigadas. Eu não vejo a imprensa favorável ao PT dizer que Lula deve ser investigado. Os simpatizantes do Lula apenas repetem que FHC não era honesto, é um corrupto. E que a PF, o MPF e o Poder Judiciário estão armando um golpe contra o Partido dos Trabalhadores. Não vejo seus simpatizantes adotarem o comportamento de O GLOBO para dizer que ele deve ser investigado, mas dentro do processo legal. 

Seu voto: Nenhum
imagem de Luiza Monteiro
Luiza Monteiro

Atacar Lula é atacar a liderança popular

Mais investigação a Lula do que já foi feito? Não sou petista, nunca fui, nem pretendo ser, nem tenho nenhuma admiração cega por qualquer político, mas o que fizeram com Lula é de envergonhar qualquer pessoa com senso de justiça! A vida dele e de sua família foram esquadrinhadas, em 2 anos de intensa e exaustiva investigação: nada encontraram!  A imprensa o coloca com roupa de presidiário e outras formas ofensivas. É um desrespeito a ele e à instituição da Presidência da República.       Utiliza-se o mesmo método aplicado aos judeus por Goebbels na II Guerra Mundial:  mentir.  A mentira repetida se torna verdade para muitos. A imprensa vulgarizou a imagem de Lula preso com um único interesse: difamar um líder do povo brasileiro para desqualificar as lideranças vindas do povo. Quando atacam Lula, atacam todos os guerreiros populares.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Camilo Prado
Camilo Prado

Aqui uma entrevista com o procurador

Aqui uma entrevista: de 2014 com o mencionado procurador:

http://umdedodeprosa.org/2014/10/15/018/

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de JeffBrasil
JeffBrasil

ISSO PROVA QUE O QUE "DÁ EM

ISSO PROVA QUE O QUE "DÁ EM CHICO NÃO DÁ EM FRANCISCO"...

TUDO ACONTECE CONFORME O DITADOR "O GLOBO" QUER QUE ACONTEÇA...

É DO TIPO " MINHA VONTADE É LEI"

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Marcos Abreu
Marcos Abreu

Q Tal

Que tal? É que vivemos um regime autoritário hoje, o próprio editorial nos dá a resposta.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Oldar Tojal
Oldar Tojal

Temos que divulgar isto aos quatro cantos

Rodrigo

Excelente material - precisa ser amplamente divulgado - precisamos resgatar a memória nacional para ontem

Parabens 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de dionea vasconcellos
dionea vasconcellos

Nao adianta a divulgaçao. As

Nao adianta a divulgaçao. As pessoas manipuladas pela Globo nem se dao trabalho de ler E impresionante o poder desse meio de comunicaçao que manobra a politica do pais faz tempo, E manobra as cabeças. Nao é por acaso que depois das novelas vem o Jornal. primeiro o preparo psicoloigico depois a lavagem.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Angelo G.Frizzoa
Angelo G.Frizzoa

Mas vamos tentar, sempre tem

Mas vamos tentar, sempre tem um coxinha NÃO burro de plantão para espalhar.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Armando Divan
Armando Divan

O Brasil já fez por merecer a

O Brasil já fez por merecer a muito tempo a cassação da concessão da Globo e o completo desmonte desta quadrilha de bandidos e usurpadores do direito à informação.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Maria Silva
Maria Silva

PERFEITO

Eu lembro desse episódio. Esse Procurador também foi capa da Veja. Soltou os cachorros em cima dele ... Excelente lembrança. Esse é mesmo o pais dos hipocritas.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Ah.. Então é isso!! A impresa

Ah.. Então é isso!! A impresa não ataca mais por eles terem deixado de investigar.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Rosa Maria Anello dos Santos
Rosa Maria Anello dos Santos

Naqueles tempos a Globo tinha

Naqueles tempos a Globo tinha as chaves dos cofre$$$$ do governo, tinha que defendê-lo...

Seu voto: Nenhum (6 votos)

O Brasil, tirante as

O Brasil, tirante as raríssimas exceções, tem a pior imprensa do mundo. 

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Corrige aí!!

O Brasil é país de covardes e pelegos...

Seu voto: Nenhum (11 votos)

O Editorial é muito apropriado

Basta mudar datas e nomes que ele segue atualizado.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de agincourt
agincourt

pindirâmicas

Pau que bate em “seu” Chico jamais baterá em “meu” Francisco...

É a lei de Pindorama. Faz parte do jogo.

Otário é quem pensou que já era da turma.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Sérgio Brasil
Sérgio Brasil

Por onde anda o nobre

Por onde anda o nobre Procurador da República Luiz Francisco de Souza? Seria ótimo uma voz no MPF que fosse de encontro a tudo isso que está ai. Aposentou-se? Recolheu-se cansado dessa mídia podre que habita nosso país e que tem como esporte assassinar reputações? Seria ótimo que o Nassif fizesse uma entrevista com ele...

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Camilo Prado
Camilo Prado

Uma entrevista com o mencionado procurador aqui:

http://umdedodeprosa.org/2014/10/15/018/

Seu voto: Nenhum
imagem de Paulo Figueira
Paulo Figueira

Esse procurador foi

Esse procurador foi tranformado em inimigo público número um, irresponsável era o adjetivo mais delicado que usavam em relação a ele.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Leonardo Araújo
Leonardo Araújo

Mais um episódio que atesta a

Mais um episódio que atesta a escolha da Rede Globo, há muito tempo: o lado das elites, que, por sua vez, tinha em FHC o seu testa-de-ferro. Pobre, na Rede Globo, só tem uma serventia: coadjuvante em programas de televisão de quinta categoria, como o de Luciano Huck.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Franbeze
Franbeze

Bem lembrado

Eu me lembro demais.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Tampões e Pseudos

Temos pseudo-jornalistas que se dizem jornalistas, pseudo- moralistas que se dizem defensores da moral e dos bons costumes. Temos pseudo -analistas que analisam tudo. Temos uma casta elitista que nunca foi elite mas apenas herdeira. que quer  condenar o país a ser  uma eterna republiqueta, e  vão continuar falando mal e culpar os brasileiros, quase  numa confissão de que de fato não o são. Quando no governo  defenderam apenas os seus podres poderes, e quiseram eternizar a distância dos que não pertencem à sua classe.. O golpismo de hoje é uma manifestação disto.

Criaram uma classe  que funciona como anteparo, formada por uma parte da classe média que se manifesta apenas mantendo a distância da plebe. Uma classe tampão. Esta  classe sequer tem consciência que os mesmos, a quem servem de anteparo,  os chamam, jocosamente,  de nouveaux riches, de arrivistas , são considerados intrusos. Mas é esta classe que se apossou  das instituições,  cujos corações e mentes foram totalmente dominados, que servem de tampão. Temos assim procuradores , juizes,  policiais, e todo um terceiro escalão dos governos que agem defendendo os ideais desta casta.  Assim os editorialistas do globo, os jornalistas do globo que tanto defenderam o comedimento , a parcimônia e o respeito ao presidente da Repubilca na época de FHC, são os mesmos que defendem  o assassinato publico da reputação de um ex-presidente e de uma presidenta. Quando a juiza de um tribunal de justiça,( provavelmente um membro da classe tampão)  absolve uma revista que ousou estampar em sua capa a figura de um ex-presidente, ( o brasileiro de maior respeitabildade  no mundo) como presidiário, ela está afirmando que nunca aceitou este metalúrgico como presidente. Fala-se  muito contra as leis de inclusão social, mas  no Brasil ainda vigoram as leis de Exclusão, e é vedado a qualquer  trabalhador o paraíso terrestre. Mais ainda se este for considerado intruso no ninho, O pior é que antigamente faziam tudo isto,  e jamais eram questionados, pois através da força , da truculência e do poder do dinheiro, sempre tiveram garantidas decisões judiciais e sempre conseguiam manter o silêncio. No momento fazem tudo às escâncaras,  tudo é desmascarado,  mas mesmo assim  boa parte desta classe  que serve apenas como guarda costa e vigia, continuam se desclassificando, continuam destroçando a propria imagem, a propria moral, a propria profissão para defendê-los.  Parte desta classe faz um papel mais terrível ainda,  pois destroça instituições  que deveriam defender os cidadãos de toda e qualquer injustiça. E o pior , na defesa de seus donos, destroem a si próprio.  Gostaria de saber se jornalistas como Miriam Leitão ( citada aqui apenas por ser um caso exemplar) lidam com a contradição de seus escritos. Como se olham no espelho. como enxergam sua profissão?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Aliança Nacional Libertadora
Aliança Nacional Libertadora

Ganhava o prêmio "Não faz

Ganhava o prêmio "Não faz diferença" do PIG.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Onde anda ele? O que ele

Onde anda ele?

O que ele poderia falar hoje?

Seu voto: Nenhum (13 votos)

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

imagem de rosenvald flavio barbosa
rosenvald flavio barbosa

por onde anda ele

Marcos

há cerca de um ano, descobri o e-mail deste procurador e mandei-lhe uma mensagem.

inclusive agradecendo-o pela coragem que teve na época, em tentar investigar o presidente que tinha um engavetador geral da república.

para minha surpresa ele respondeu no mesmo dia.

estava afastado...................acho que desanimado, pois na época (2000) foi execrado, e combatido por esta imprensa bandida, que hoje louva o trabalho da vaza-jato.

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de jasantos
jasantos

bem lembrado

Eu nunca engoli esta historia.

Para mim ele foi sacrificado!
No altar da falsa moralidade!

Contrario interesse o mesmo vale para aquele ex- delegado da PF que depois foi deputado.

De bobo só tenho a cara!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Prova contundente(deve

Prova contundente(deve existir muito mais nos aquivos da época) da hipocrisia da dita grande imprensa. Pena que seus leitores, a maioria formado ou por obtusos ou por mal intencionados, chancelem esse viés partidário, portanto comprometido, da mídia. 

Que nojo! 

Será que aparecerá alguma alma penada para defender esse tipo de imprensa? 

Seu voto: Nenhum (14 votos)

Pau que bate em Chico ...

"Mais nunca" que bate em Francisco.

Não há surpresa para essa seletividade, pois, as proximidades são muito grandes, assim como as distâncias atuais.

O que me surpreende é que dezenas de pessoas achem que o procedimento atual é que está certo. Por mais que queira ver as responsabilizações, impedidas no passado, sendo feitas, o correto era o do passado. O incorreto, naqueles tempos, era engavetar o ilícito. Respeitar os direitos dos cidadão, mesmo do FHC, deveria ser preocupação primeira de todos os promotores e juízes envolvidos. O que se lamenta é a redução que está sendo feita, tanto do judiciário, por obra dos "paranaenses", quanto pelo STF em se omitir e buscar "garantir o seu" já que, levado a cabo o combate verdadeiro da corrupção e satisfeita essa gana inicial e de provas muito escancaradas, logo, logo alguém levantaria a bola, como no "O Alienista" e se questionaria: Já limpamos as estatais, o executivo, o legislativo, só falta "nóis", não falta? E quando abrir-se essa possibilidade, vamos rever aquele dogma: Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido. Modificação radical do atual estado, seja para tirar o poder de quem não deveria tê-lo, de forma absoluta, seja de tirar o poder absoluto de quem deveria tê-lo.

Vivemos tempos difíceis, de mosquitas, mesquitas (me refiro só ao EI/BOKO HARAM) e paladinos da (in)justiça a nos atormentarem nosso dia-a-dia.

Quero crer naquela afirmação: "não há males que durem para sempre"

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Se voce não gosta da verdade, não se ofenda se eu ignorá-lo."

Pau que bate em Chico ...

"Mais nunca" que bate em Francisco.

Não há surpresa para essa seletividade, pois, as proximidades são muito grandes, assim como as distâncias atuais.

O que me surpreende é que dezenas de pessoas achem que o procedimento atual é que está certo. Por mais que queira ver as responsabilizações, impedidas no passado, sendo feitas, o correto era o do passado. O incorreto, naqueles tempos, era engavetar o ilícito. Respeitar os direitos dos cidadão, mesmo do FHC, deveria ser preocupação primeira de todos os promotores e juízes envolvidos. O que se lamenta é a redução que está sendo feita, tanto do judiciário, por obra dos "paranaenses", quanto pelo STF em se omitir e buscar "garantir o seu" já que, levado a cabo o combate verdadeiro da corrupção e satisfeita essa gana inicial e de provas muito escancaradas, logo, logo alguém levantaria a bola, como no "O Alienista" e se questionaria: Já limpamos as estatais, o executivo, o legislativo, só falta "nóis", não falta? E quando abrir-se essa possibilidade, vamos rever aquele dogma: Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido. Modificação radical do atual estado, seja para tirar o poder de quem não deveria tê-lo, de forma absoluta, seja de tirar o poder absoluto de quem deveria tê-lo.

Vivemos tempos difíceis, de mosquitas, mesquitas (me refiro só ao EI/BOKO HARAM) e paladinos da (in)justiça a nos atormentarem nosso dia-a-dia.

Quero crer naquela afirmação: "não há males que durem para sempre"

Seu voto: Nenhum

"Se voce não gosta da verdade, não se ofenda se eu ignorá-lo."

imagem de pedro  lorençon
pedro lorençon

o pau sempre para o mesmo lado.

só discordo de uma colocação do amigo. Os antipetistas não acham que o procedimento atual é correto. eles só acham qu etem que tirar o PT do poder e se possível aniquila-lo. As seguidas derrotas eleitorais insulflaram um ódio que não havia. Não que eles gostassem do PT, mas na verdade , eles não imaginavam perderem de tanto, mesmo contando com o juiz ladrão.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Edna Baker
Edna Baker

Parabéns! Belíssimo trabalho!

Parabéns! Belíssimo trabalho! Interessantíssima pesquisa.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Fábio Eduardo
Fábio Eduardo

Pois é!!!

Falando em hipocrisia (conclusão do Nassif no post "crôncia de um escândalo paulista") 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

lembro do procurador

lembro do procurador francisco sendo atacado por toda a direita brasileira..

agora sumiu...

já não existe nenhum sucedaneo do francisco na procutadoria, so os direitistas??

nenhum que seja isento?

impossível....

claro que existem, só que são boicotados pelos mesmos que o atacavam antes

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.