O espetáculo do ‘desagravo’ a Eduardo Cunha, por Chico Alencar

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espetáculo do ‘desagravo’ a Eduardo Cunha, por Chico Alencar

A sucessão de louvores começou com o PSDB e desfila por todos os partidos, à nossa exceção. Antes mesmo do início da fala de Eduardo Cunha na CPI da Petrobras, alertei ali que não poderia acontecer uma sessão laudatória, de mera manifestação de apoio ao presidente sob investigação. Não é essa a função de uma Comissão Parlamentar de Inquérito!

Também disse que seria um depoimento necessariamente parcial, isto é, de uma só parte, de uma única visão.

A exemplo do que vai acontecer com Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras – que será de fato inquirido, depois do depoimento revelador de Barusco – deveriam ter sido ouvidos antes na CPI aqueles citados na petição de inquérito da Procuradoria Geral da República contra ele: Fernando Baiano, figura central (com quem Cunha reconhece ter tido “relações por ser ele representante de uma empresa espanhola com negócios com Eike Batista”!); Alberto Youssef, o empresário Julio Camargo; o policial Jayme Oliveira; Rafael Angulo (contabilista do doleiro); Francisco Reis; Jorge Picciani.

Também a ex-deputada Solange Almeida teria o que dizer.

Tudo em vão: infelizmente só o PSOL, mais uma vez, tem visão crítica aqui, e não entra no espírito de corpo que tenta transformar os pedidos de inquérito do Ministério Público, avalizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), numa grande fantasia, ou, ao menos, em uma peça movida por interesses menores.

Estamos cobrando – só nós, mais uma vez! – que todos os parlamentares investigados, que juram inocência e mostram tanta indignação, abram já seus sigilos bancários, fiscais, telefônicos. E não vamos entrar nessa de desqualificar o Procurador Geral, para deixar de procurar o que precisa ser procurado: os elos políticos do esquema corrupto que atinge a Petrobras e alimenta partidos e campanhas eleitorais milionárias.

Essa quase unanimidade em torno de Eduardo Cunha diz bem como a maioria da Câmara dos Deputados enfrenta a grave crise em curso: dizendo que ela não atinge nosso sistema político-partidário e que ninguém no Parlamento tem qualquer culpa.

A História não absolverá.

Chico Alencar é deputado federal, líder do PSOL na Câmara dos Deputados

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cunha tem dezenas de

    Cunha tem dezenas de processos em cima dele.  Nem sequer um chegou a lugar nenhum.  EH SEMPRE o judiciario, gente.  Sempre.

  2. Chico Alencar, dedo na

    Chico Alencar, dedo na ferida. Se são os parlamentares os mais assíduos nos corredores-financeiros-youssefânicos da corrupção, como dar a esses mesmos parlamentares (em minúsculas) a apreciação de si próprios? O descaso com a coisa pública, permanece: também, sob a orquestração do tal eduardocunha, só pode dar mer…

  3. Cunha, o impoluto, ainda

    Cunha, o impoluto, ainda propôs que o congresso aprove lei acabando com a recondução do PGR. É uma tentativa clara de coagir o PGR. Já está na hora do Ministro Teori afastar Eduardo Cunha de todas as suas funções antes que ele proponha leis para coagir também os ministros do Supremo.

  4. LAVA JATO É PARA A JUSTIÇA, O MINISTÉRIO PÚBLICO E A POLÍCIA.

    O atual Congresso não tem moral para esta CPI e vai atrapalhar as investigações do Ministério Público e julgamento dos processos pela Justiça. A CPI deveria ser extinta para deixar a Justiça, o Ministério Público e a Polícia Federal resolver o caso do LAVA JATO e punir quem realmente for culpado, doa a quem doer.

  5. Teve um Ministro aí que disse

    Teve um Ministro aí que disse que a Câmara teria de 300a 400 achacadores. Este número todo eu não sei mas 206 com toda certeza!!

  6. Até que enfim reconheço o

    Até que enfim reconheço o velho Chico Alencar de guerra, que tanto lutou por causas justas, mas sofreu daquele puritanismo político que é um maná para a oposição. Chico deve saber como já foi usado pela Globo contra o governo progressista que é cheio de defeitos, não é santo, aliás, santo mesmo só o PSDB que jamais é implicado em nada. Mas que é o nosso governo progressita. O governo que ffaz casas para os pobres e até faz com que os pobres deixem de ser pobres. E na hora de batalhas decisivas eis que o velho Chico junta-se aos bons, como um rio que faz mil meandros e retorna ao Amazonas. Mesmo que isto lhe custe a ausência dos holofotes da perdição. Reverências a você, meu caro Chico.

  7. Pois estou pra dizer que essa

    Pois estou pra dizer que essa Câmara tem é 500 picaretas e só se salvam 13 e olha que estou sendo otimista, pronto já disse. O que vi hoje me deixou prostada, pois desanimada já estava faz tempo. Depois dessa, que credibilidade tem essa CPI? Acho que deviam mudar o nome dela e passar de CPI da Petrobras para CPI do Cunha, pois ele é que o dono dela e foi instalada não para investigar nada, mas para inocentar o Cunha, doravante que credibilidade vai ter um circo deste? Tenho nojo deste Congresso que não me representa nem ao povo. Olhando tudo isso, eu que nunca tive pendores absolutistas, tenho ganas de fechar isso que não representa ninguém. Estou cansada de ter vergonha desta Câmara.

  8.  
    Gabriele deu uma SURRA

     

    Gabriele deu uma SURRA naqueles deputados ignorantes.

    Como é que alguém entra numa CPI, para “investigar” e não tem qualquer conhecimento do que está inquirindo?

    A incompetência mostrada pelos deputados, principalmente os de oposição, mostra novamente que essas CPIs, não levam a NADA.

    É uma demagogia atrás da outra.

     

  9. Ah ! dá um tempo !!!
    Essa

    Ah ! dá um tempo !!!

    Essa turma do PSOL posam de honestos, probos, honrados, acima do bem e do mal, porque nunca foram testados na prática.

    Dizem que todo homem tem o seu preço, e só esperar o momento certo.

    O governo deveria dá ao PSOL, um ministério ou uma secretária que envolvesse  uma volume grande de dinheiro e licitações.

    Depois de um mandato iríamos avaliar o resultado.

    Se continuassem imaculados depois de 4 anos, aí sim poderiam bater no peito.

    O discurso do PSOL hoje era o mesmo do PT do passado.

    Depois de 12 anos de governo todos nós sabemos o resultado.

    ///////////

    Em relação aos desagravos, teve um jovem que não sei de qual partido, que forçou a mão, ops ! a boca.

    Juro que fiquei com vergonha por ele pelo excesso de babação de ovo.

    Na boa, esse jovem vai fazer sucesso na politica. Babá ovo com o talento que ele babá, tem muito poucos por aí.

    Esse menino vai longe !

    Creio que o Eduardo Cunha deve está com muitas dores nas suas partes baixas.

     

  10. Foi vergonhosa a rasgação de

    Foi vergonhosa a rasgação de seda para Eduardo Cunha na sessão de hoje  da CPI. Quem não conhecesse a fama do figuraço pensaria estar sentado ali um super-herói ou uma Madre Tereza de Calcutá vestida de paletó.

    Absolutamente desonesto é o discurso do distinto acerca da “politização” da PGR. Ao remeter a uma suposta, e leviana, ação teleguiada do Planalto para a inclusão do seu nome na lista, Eduardo Cunha disse a que veio: desmoralizar ainda mais o já desmoralizado Congresso Nacional.  

    Essa de depoimento espontâneo é malandragem. Deveria ser, isso sim, convocado para depor sob juramento. 

    Vergonhosa ao cubo foi a participação desse deputado Paulinho da Força. Fez realmente muita força para parecer um sabujo, um puxa-saco de primeira. Provocou-me ânsia de vômitos. 

  11. Não esqueçam de twittar #GloboGolpista

    #GloboGolpista. Líder de trend topics

    Às 23:00 desta quarta-feira (11) a hastag #GloboGolpista era o assunto mais comentado do Twitter no Brasil.

    Pouco tempo depois, a emissora caiu para o segundo lugar em número de comentários.

    Nas postagens, os internautas lembraram episódios polêmicos em que a Rede Globo esteve envolvida, como a edição do debate entre Lula e Collor em 1989, além do papel do grupo durante a ditadura militar.

    “Não esquecemos a edição Lula/Collor, a bolinha de papel, e nunca vamos esquecer a capa ‘Eles sabiam’, fora PIG, fora #GloboGolpista”, escreveu Ivaldo Moraes (@IvaldoMoraes).
    https://twitter.com/IVALDOMORAES/status/575838720764608512

    “Não vamos deixar que 64 se repita!!! #GloboGolpista”, twittou Danusi (@DanusiRodrigues).
    https://twitter.com/DanusiRodrigues/status/575841439013343232

    “A #GloboGolpista quer sangrar o governo até o fim. Sangram, na verdade, a população, a maior vítima desse ‘jornalismo’ golpista e criminoso!”, opinou Flavia Pais (@FlavinhaPais)
    https://twitter.com/flavinhapais/status/575841068907913216

    “A #GloboGolpista deve bilhões ao governo e na peroba quer derrubar um governo eleito legitimamente…SF #GloboGolpista…”, disse Ana Araujo (@Ana_tearaujo)
    https://twitter.com/ana_tearaujo/status/575841062436085761

    Veja outras manifestações, via twitter, com a hastag #GloboGolpista no link:

    https://twitter.com/hashtag/globogolpista?f=realtime&src=hash

  12. Ou a fala de Bandeira que diz

    Ou a fala de Bandeira que diz que “o direito no Brasil acabou” é verdade ou é mentira. Não pode ser verdade só quando convém. O Psol não é um partido necessário, o PV muito menos. Então vamos parar com essa frescura. O direito acabou. Depor numa CPI, ou perante qualquer, digo, QUALQUER autoridade no Brasil não tem sendido algum. Ou será que o direito não acabou? Eu acredito no Bandeira!

  13. Chico Alencar, o tendencioso, pensa que engana aos atentos

    O deputado federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, que já integrou os quadros do PT, pensa que engana aos mais atentos quando confunde necessidade de se modificar as regras de financiamento de campanhas eleitorais, principalmente a partir da proibição da doação de pessoas jurídicas, especialmente empresas, bem como a necessidade de se implementar uma reforma política ampla, com o endosso a fatos concretos derivados da Operação Lava-Jato.

    Empresas devem ser proibidas de doar, isso é certo, já que o poder econômico deslegitima as candidaturas e elas, as empresas, se apossam dos rumos das eleições, sabotando a soberania popular (o voto do povo). Empresa não vota e, portanto, não pode doar. Não há muitas dúvidas sobre isso, apesar dos argumentos contrários. No entanto, nada relativo a essas questões tem a ver com analisar alguns fatos concretos da Operação Lava-Jato. É preciso fazer essa separação, pois pessoas podem estar sendo acusadas de forma errada, ilegítima. Ter uma posição sobre a reforma política (financiamento de campanha incluído) não significa desconsiderar alguns fatos concretos ou acatá-los sem a devida investigação e posterior obtenção de provas.

    O deputado deveria ser menos confuso em suas pretensões políticas e entender que a defesa dos acusados não se confunde necessariamente com concordar com o tipo de financiamento de campanha que, em última análise, permite que a corrupção se instaure institucionalmente nas estatais.

    É profundamente lamentável, por exemplo, que Chico Alencar, em tom moralista, faça circular esse texto chamando de “revelador” o depoimento de Pedro Barusco, que, a par de se negar a responder as perguntas referentes ao período anterior a 2003 na Petrobras, quando ele mesmo confessou que recebia propina desde 1997, 1998, mas que assim agia por iniciativa exclusivamente pessoal, terminou arrematando que apenas em 2003 foi que o esquema se “institucionalizou”, pretendendo dizer com isso que foi a chegada do PT ao poder que fez com que o esquema de corrupção na Petrobras passasse a incluir o elemento de repasse de parte das propinas para os políticos envolvidos e para os seus respectivos partidos, gravíssima acusação de Barusco que foi feita sem qualquer prova que tivesse sido exibido contra, por exemplo, o tesoureiro do PT, João Vaccari, provas estas que o delator confessa que não possui.

    Ou seja, Chico Alencar chama de “revelador” o depoimento de Barusco, que se negou a responder as perguntas sobre os atos de corrupção anteriores a 2003 e confessou não possuir provas dos pagamentos de propina supostamente feitos ao tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

    Quando nos deparamos com esse tipo de atuação de Chico Alencar, fica muito claro que ele está usando a investigação para atingir politicamente o governo, fazendo o jogo da oposição, provavelmente porque se tornou um ressentido anti-PT.

    Não quero aqui entrar no mérito das acusações feitas contra Eduardo Cunha. Elas são graves e merecem ser investigadas. No entanto, nada disso significa que a corrupção foi institucionalizada pelo PT a partir de 2003, como acusou Barusco, e muito menos significa que Dilma soubesse de tudo. Chico Alencar, sob o manto de enxergar na investigação um importante instrumento que demonstra o erro que é o atual sistema de financiamento de campanha, envereda por instrumentalizar a CPI politicamente para atacar o Governo, o que faz quando endossa o depoimento de Barusco, classificado por ele de “revelador”, quando Barusco não possui provas das acusações feitas contra o PT e quando o próprio delator, protegendo o PSDB e os partidos que davam sustentação ao governo FHC, se recusa a responder as perguntas sobre os fatos anteriores a 2003.

    O depoimento “revelador” de Barusco é caolho: fecha um dos olhos e abre o outro, manipulando os fatos politicamente ao diferenciar institucionalmente o PT do PSDB em termos de exercício do poder, fato que ajuda mais ainda ao discurso pró-impeachment.

     

  14. Espetáculo????

    Tive o desprazer de assistir a isso na TV Câmara que o nobre deputado Chico Alencar chama de “espetáculo”… É triste ver tamanho corporativismo., pois a Política é um instrumento de mudança.

  15. Apenas para argumentar,

    Apenas para argumentar, admitamos que Eduardo Cunha seja inocente na operação Lava Jato. Neste caso, os colegas que fizeram dele um perseguido do Dr. Janot, seriam merecedores de efusivos aplausos. Todavia, Eduardo Cunha é mais sujo que banheiro público,  pois responde a 17 processos criminais no STF, será que a corja de deputados puxa-saco não conhece a folha corrida deste crente de araque?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador