Para Alckmin, só economia já resolve o problema da crise hídrica

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O governador Geraldo Alckmin continua ignorando o óbvio: a crise hídrica está instalada no estado de São Paulo. Ele afirmou, durante evento na zona leste paulista, que enviou propostas à presidente Dilma para melhorar “a situação doa bastecimento de água em São Paulo”. Repetiu ainda que não irá ter racionamento de água, bastando que o cidadão faça economia. Leia matéria do Estadão.

do Estadão

Alckmin nega racionamento de água em SP

JERUSA RODRIGUES – O ESTADO DE S. PAULO

Tucano afirma que rodízio seria ‘erro do ponto de vista técnico’; fala ocorreu no dia em que o nível do Sistema Cantareira caiu, mesmo após chuva

SÃO PAULO – O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse, durante evento de entrega de casas do CDHU, realizado neste sábado, 1.º, no bairro do Belém, na zona leste paulistana, que enviou na quinta-feira, 30, propostas para a presidente Dilma Rousseff para melhorar a situação do abastecimento de água em São Paulo. O governador repetiu que não há perspectiva de racionamento de água em São Paulo, mesmo com a declinante taxa de reserva de água no Sistema Cantareira, que, apesar da chuva perdeu volume nos últimos dois dias.

“Não tem nenhuma expectativa de haver racionamento, é um erro do ponto de vista técnico”, afirmou o tucano. Ele também falou sobre propostas ao governo federal, em torno desse assunto. “Nestas que enviei serão três os benefícios, primeiro, para obter recursos do Tesouro, do PAC; segundo, para conseguir financiamento; e, terceiro, para discutir essa engenharia legal, pois estamos falando de questões que envolvem os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e é perfeitamente possível compatibilizar e garantir o abastecimento dos três.”

Alckmin não quis detalhar quais e quantas propostas foram feitas, mas acrescentou estar otimista.

Protesto e bônus. Questionado sobre as reclamações de parte da população sobre a cor e o gosto de barro da água fornecida pela Sabesp, disse que já pediu explicações para a presidente da Sabesp, Dilma Pena, e que acredita se tratar de uma questão localizada. Um protesto organizado pelas redes sociais para a tarde deste sábado, batizado de “Alckmin, cadê a água?”, atraiu 17 mil interessados paraa página do evento no Facebook.

A partir deste sábado, foi ampliado o bônus para quem reduzir o consumo de água. Antes, o desconto de 30%, iniciado em fevereiro, valia apenas para quem economizava a partir de 20% ou mais. Agora serão três faixas de desconto, de 10 a 15%, que terá redução de 10% a pagar; de 15% a 20%, com desconto de 20%; e se economizar de 20% a 30%, o bônus será de 30%.

Alckmin disse ainda que o governo de São Paulo foi o único a estimular a população a evitar o desperdício de água. “E a população respondeu a isso, reduzindo em quase 80% o consumo.”

O governador acrescentou que, se as chuvas voltarem, não será preciso usar a terceira reserva técnica, com 600 milhões de m³.

Sobre o uso de água da represa de Paraíba do Sul, o governador explicou que a Sabesp não está usando a água da represa, mas defendeu que é preciso priorizar o abastecimento humano. “Não temos divergências com o Rio de Janeiro, mas temos de garantir o abastecimento de São Paulo e do Rio.” E enfatizou a estratégia do governo de substituir a captação de água do Sistema Cantareira de 33 m³ para 18m³, captando água de outros reservatórios. Como solução para a crise, defendeu o aumento do número de reservatórios e disse que o governo já está construindo o oitavo sistema – o de São Lourenço. “As outras medidas para superar a crise são diminuir o desperdício e aumentar a utilização da água de reuso.”

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Geraldo, O Úmido, plagiando

    Geraldo, O Úmido, plagiando um colega aqui do blog, deve estar ficando louco.  O que ele acha que vai acontecer daqui pra frente se não cair um dilúvio de proporções bíblicas nos próximos meses?  Parabenizar a população que diminuiu o consumo em 80% é muita cara de peixe espada, economizar o que não tem, deve ser moleza!!!  A única saída para São Paulo é desabotoar a cinta, arriar a pantalona e usar o aquífero Guarany até esses reservatórios ficarem pelo menos novamente impermeabilizados, o problema e achar cano e tempo para isso, e combinar com os Russos, digo, Paraguaios e Argentinos, já que o sub solo é deles também!!

  2. Orar por São Paulo, rezar

    Orar por São Paulo, rezar para São Pedro mandar chuva e agora vem mais um São Lourenço para nos salvar.

    Só mesmo pedindo a DEUS e que o CÉU nos proteja das invencionices do governador Alkmim…

  3. O Alckimin não vê os rios e
    O Alckimin não vê os rios e os reservatórios como agentes responsáveis por um ecossistema, acho que ele não tem noção do assunto e por isso não se importa de que haja outra represa ( a Billings) transbordando e sem poder ser usada em sua plenitude porque recebe esgoto do Tietê e do Pinheiros, rios onde segundo dizem, foram gastos bilhões de reais para despoluí-los, mesmo tornando-se mais poluídos que nunca.

  4. O PiG cumpre seu papel de

    O PiG cumpre seu papel de Partido politico de SUSTENTAÇÃO AO GOVERNO, ele sabe por A + B que se disser a VERDADE HAVERÁ PÂNICO EM SÃO PAULO!

    Por isso a escassez de notícias sobre a crise, seu IMPACTO NA ATIVIDADE ECONÔMICA e etc.

    O efeito MANADA SERIA IMPREVISÍVEL que faz o governo se mover taticamente para INCLUIR A DILMA no futuro dos EVENTOS que para TODOS OS EFEITOS AINDA NÃO EXISTE! 

    No dia em que ele admitir o pior, DILMA JÁ ESTARÁ ENVOLVIDA e assim ele livra sua cabeça…

    Basta lembrar do que disse o Aécio no debate em que ACUSOU A ANA PELA CRISE!

    1. deve ser porque a Dilma é centralizadora…

      como muitos acreditam; até dos problemas dos outros

      parece aquela musiquinha: joga problemas na Geni, maldita Geni

  5. Só tá faltando essa MASSA

    Só tá faltando essa MASSA CHEIROOSA de Elinane Catanhêde paritr em retirada para o Nordeste, fazendo o inverso de tempos remotos. 

  6. transposição

    Alkimim tenta a esperteza básica dos tucanos.

    Água? Ele só fala na Dilma. E no governo federal. E ainda procura levar vantagem financeira.

    Está preparando o terreno (seco!) para responsabilizar a Dilma pelo seu próprio desgoverno.

    A mídia tucana vai dar o respaldo necessário e suficiente para que o Lula pague por isso.

    A resposta tem que ser dada pelos deputados estaduais e federais e senadores  do lado do PT.

    Mas isso é pedir demais, todos eles estão lá para tratar da própria vida.

  7. Mesmo a imprensa se esquerda

    Mesmo a imprensa se esquerda não tem se atentado sobre uma questão do caos hídrico de São Paulo:

    Para além de interesse econômico em não admitir e não formalizar e oficializar o racionamento, há um interesse de classe. Com esse racionamento informal e não oficial que está havendo não há controle público sobre as áreas que estão tendo água cortada e por quanto tempo. A não oficialização é uma forma de distribuir a água desigualmente, conforme as regiões e as classes que nelas vivem. Um plano de racionamento formal e oficial obrigaria a dividir equitativamente a água, ou pelo menos isso poderia ser cobrado.

  8. Ou seja, terceirizou a

    Ou seja, terceirizou a solução, muito simples, a população que se esforce para resolver o problema, para que grandes investimentos, uma interligação dos sistemas ou até mesmo uma transposição se a população está fazendo todos os esforços possíveis. E ainda, apesar de tudo, vota em mim de qualquer forma.

  9. Uma pergunta, governador…

    Se o verão desse ano repetir o do ano passado e tivermos pouca chuva, nós seremos obrigados a usar o lodo do lodo dos reservatórios, e mesmo assim entraremos na próxima estação seca , na metade de 2015, sem uma gota dágua para a população.

    Qual a estratégia diante da possibilidade desse cenário, ou vocês simplesmente não trabalham com a possibilidade de que esse verão seja tão seco ou ainda mais seco, do que o do ano passado?

    É só isso que precisamos saber, governador, suas análises técnico-econômico-financeiras sobre a crise hídrica nos interessam cada vez menos, responda apenas essa pergunta por favor.

     

  10. Quer dizer que se voce

    Quer dizer que se voce economizar 30 por cento de agua sua conta cai em 30 por cento?!?!

    Eu entendi esse “bonus” direito?!?!?!

    1. Desconto

      Ivan, está muito claro. Vou explicar: se você fechar a sua casa e viajar , ficar um mes fora, a sua conta terá 100% de desconto. Claro, não? Rsrsrsrsrs

  11. Ele pode falar o que

    Ele pode falar o que quiser.

    Uma parcela de paulistas e paulistano para ele é um bando de idiotas.

    Portanto, ele pode falar o que quiser que esse povo acredita.

    1. “Uma parcela de paulistas e

      “Uma parcela de paulistas e paulistano para ele é um bando de idiotas”:

      Voce eh um mentiroso cabeludo, Gilson!

      Mmmmmm, eh que eu tava com vontade de dar um chililque e voce foi minha vitima escolhida.  Passado o chilique…

      Os pobres de Sao Paulo tem certeza absoluta que sao melhores que os pobres de outros estados.  E isso eh visivel ha umas 3 decadas, no minimo, e os poucos paulistas que eu conheci ainda nos anos 70 ja o demonstravam.  Eles acham que a “salvacao” deles eh votar no que os “lideres” deles dizem porque eles sao pobres, mas nao tao pobres como os pobres mineiros ou bahianos ou cearenses ou…

      Isso nao tem a ver com pobreza, riqueza, ou nobreza.  Tem a ver com uma sub-sociedade viciada no complexo de inferioridade.

      Tem a ver com acesso aa mercadoria, que os paulistas sempre tiveram e que ninguem mais teve no Brasil porque eles nao deixavam-relembrando mais uma vez:  os paulistas ja destruiram o futuro do Brasil varias vezes atravez de muitissimas decadas.

      Lembro de uma vez em 79 que eu foi no Rio e a mulher da praia se maravilhou com meu tenizinho;  eu disse pra ela que tinha custado 10 ou 20 dinheiros -isso eu lembro mas nao sei o que o dinheiro era mais- e ela tentou comprar meu sapato no meio da praia!

      Lula, e Lula somente, cortou esse privilegio de “acesso” a merdasmercantis desde que seja somente pra paulistas.  Eh isso que os paulistas pobres nao aceitam.  Que eles sao, de fato, inferiores aos pobres do resto do Brasil.  Pois sao burros.  Mais burros.  Sim, mais burros que o resto dos pobretoes.

      Por sinal, minha filha tem uma colecao de colares e brincos de perolas, nunca usou nenhum ate hoje.  Todos eles custaram abaixo de 6 dolares.  Uh…  minha esposa idem, e idem.  Nao, de 79 pra ca eu nao perdi a mania de 10 dinheiros ou menos.  Ate hoje.

      Paulistas pobres ainda estao na idade da pedra.  Como ja diziam as Freneticas:  eu sou da idade do espaco, meu bem, e voce eh sempre a mesma merda.

  12. O que será que ele tem?

    Tenho familiares próximos que moram em São Paulo e as vêzes pergunto: como esse governador consegue se manter no cargo? Receber tantos votos? Não haver protestos pela falta de água e a passividade dos paulistas? Será que ainda não “inteiindeeedeiram” que o caso é muito grave?  Estranho, muito estranho esses paulistas… Será que foram hipnotizados ou “forças ocultas” tornaram todos eles zumbis?

    1. Faz sentido

      Uma rubrica extra de alguns bilhõezinhos no PAC, ainda mais para combater uma catástrofe iminente, já pensou? Quanta gente feliz?

      E ainda por cima manda a conta politica de tão engenhoso choque de gestão pra gerenta do PAC.

    2. Se não entende, fica quieto!

      Primeira coisa, a figura que colocaste no teu post é tudo menos um aqueduto! Um aqueduto é um conduto de água à superfície livre e a figura que colocaste é um conduto forçado!

      Um aqueduto é como a figura acima, e não se constroem mais aquedutos nem antigos nem modernos (princialmente na Califórnia), o último aqueduto que vi de construção recente foi um no interior do Rio Grande do Sul que como o dono da terra tinha tijolos a baixo custo construiu um aqueduto de um açude a sua casa (800m) e isto foi lá na década de 20.

      Segundo, o problema não é a distância, o problema é que tem que ter reservatórios para reservar a água, e esta água não pode ser poluída.

      Terceiro…

      Quarto….

      Quinto…

      Não vou perder o meu tempo explicando a quem além de não conhecer lhufas do assunto ainda tem má vontade.

      Recolhas a tua insignificância HIDRÁULICA, HIDROLÓGICA E DE RECURSOS HÍDRICOS, e nã dê palpites furados. 

       

  13. PEDE AJUDA FEDERAL E DISTRIBUI LUCRO DE QUASE DOIS BILHÕES?

    Como pedir ajuda ao governo federal. Por que não o próprio estado de S.Paulo ajude a Sabesp.

    A Sabesp deu quase dois bilhões de reais de lucro. Por que não investe?

    A Sabesp tem que investir e não só distribuir lucros aos acionistas.

    Dá para ver a diferença entre a Petrobras, que investe e cada vez mais aumenta a sua produção, embora tenha reduzido os lucros ( serão para o futuro e, certamente para o País) e, de outro lado, a Sabesp que não investe há muitos anos e só distribui lucros aos acionistas.

    Onde está o interesse público?

  14. QUEM DEVERIA POUPAR?

    Na atualidade, o consumo médio de água por pessoa equivale a 143 litros/dia

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Saneamento_no_Brasil

    Isto equivale a 143/24 = 5,96 l/h = 0,00596 m3/h. São Paulo (cidade) possui 11,89 milhões de habitantes, que consumirão então: 70.864 m3/h

    A modo de exemplo, um único projeto de mineração, pretendido para operar no Norte de Minas, que considera utilização de mineroduto, poderá consumir o equivalente a 10% do consumo total de água da cidade de São Paulo.

  15. Desconto? Só sendo paulista mesmo

    Fora a terceirização da responsabilidade para o governo federal e para a população, chama atenção o Desconto de 20% para quem economizar 20%  e de 30% para quem economizar 30%.

    Esse desconto vai incidir sobre a conta já reduzida pelo gasto menor? Ou seja: o desconto de 30 na verdade vai ser 60 ou os paulistas estão sendo ludibriados com mucho gosto?

     

  16. Se é uma coisa que me dá um

    Se é uma coisa que me dá um prazer enorme…é ver o “ESCRACHO” que PSDB E ALCKMIM ESTÃO FAZENDO COM SEUS ELEITORES. Isso…o POVO PAULISTA MERECE!!!!!!

  17. Calma pessoal

    Quando cai uma chuva ela demora a encher os reservatórios. É o que se chama em hidrologia de Tempo de concentração. Dependendo da bacia hidrográfica do reservatório, isso pode levar alguns dias. Pode também acontecer de o solo estar tão seco que absorve grande parte da água e aí então o tempo que essa água pode levar até chegar ao leito dos rios por meio do eescoamento dentro do solo é maior ainda. Então calma pessoal, vamos esperar uns 3 dias para ver o efeito da chuva.

  18. esse caso de são paulo

    esse caso de são paulo lembrou-me uma frase que li dia desses.

    depende de um aprofundamento e de uma análise histórica e filsófica para especialstas.

    “as denúnicias de corrupção da grande m[ídia

    não são feitas para resolver a qestão,

    mas sim para manter a corrupção (caso dotucanato paulista, ancorado na omissão midiática)”.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador