Pedaladas fiscais não foram consideradas culpa de Dilma, aponta TCU

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Fontes no Tribunal de Contas da União (TCU) ouvidas pela coluna da jornalista Mônica Bergamo (Folha), segundo publicação desta terça (15), disseram que a presidente Dilma Rousseff não foi considerada culpada pelas pedaladas registradas no exercício fiscal de 2014, rejeitado pelo órgão após campanha do ministro Augusto Nardes (foto).

Segundo essas fontes, o TCU pode estabelecer punições apenas para o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e para o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin, que teriam tomado as decisões sobre as pedaladas. As punições variam de multa a proibição de exercer cargos públicos.

“É preciso diferenciar: o tribunal rejeitou as contas do governo da presidente Dilma, mas não estabeleceu ainda a responsabilidade direta pelas manobras fiscais”, afirma funcionário do TCU.

Pedidos de impeachment foram apresentados à Câmara contra Dilma em função das pedalads, mas foram rejeitados porque a Constituição não permite que o mandato da presidente seja questionado por ações cometidas em gestões passadas. Além disso, o Congresso ainda não deu seu voto sobre o parecer do TCU recomendando a rejeição das contas de 2014.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. essa intromissãoo política do

    essa intromissãoo política do tcu,. copntra ou a favor, não é boa para democracia.

    eleva o burocrata, por mais competente que seja, a um nível que ele não tem…

    o nível é político, isto é, de quem teve voto….

    o resto é intromissão de  gente que não entende

    lhufas do jogo político ou age de má fé….

    1. Altamiro Souza, não se trata

      Altamiro Souza, não se trata de intromissão. O Tcu rejeita as contas e aponta quem cometeu o ato. A partir disso, os políticos vão poder agir ou não contra quem de direito.  Informe-se melhor.

      1. tá bom; é isso mesmo, segundo

        tá bom; é isso mesmo, segundo o objetivo pelo qual o

        tcu foi criado, para auxiliar o congresso com dados, etc…

        só que nesse período atual os caras do tcu deitam falação contra o governo.

        isso é uma intromissão  política que é prerrogativa do congresso,

        não de burocratas….

        mas como esses burocratas são colocados lá pelo congresso,

        há de tudo no tcu, inlcusive um cara do dem. qiue tem o estranho

        sobrenome de jorge, que arruma ou arrumava sempre um jeito de

        incriminar o governo de alguma coisa.

        através de quem?

        da grandee mídia.

        ou ele é idiota e está sendo usado pela grande mídia

        como idiota ou é um grande sacana que age de má-fé

        poliiticamente e ninguém do congresso dá um pito nele…

  2. puxada de tapete

    oohh man….

    tão puxando o tapete do impedimento da Presidenta Dilma via TCU pelo argumento das pedaladas ?

    o Aecim vai ficar muito chateado. Já não basta a sacanagem que a PF tá fazendo com o aliado dele o Edurado Cunha?

    Daqui a pouco vão falar que o “impitimen” não rolou por que o governo da guerilheira aparelhou todos os orgãos de todos os poderes….eita!

     

  3. A uma grande Mulher

    Presidenta Dilma Rousseff, ontem (14) foi o dia do seu aniversário, dia de festa.

    Ainda que estejamos passando por um momento difícil, todos nós brasileiros que insistimos em sonhar com um país melhor e mais digno para o seu povo temos razões para celebrar.

    A nossa festa vem da alegria de tê-la, mulher, mãe, avó, entre nós, brasileiros, como tantas outras mulheres valentes e dignas do Brasil.

    Mulheres que estão ao nosso lado no dia a dia na construção desse país.

    Presidenta, só a mulher suportaria tudo que significa gerar uma criança.

    As dores, as noites mal dormidas, a transformação do corpo, a preocupação, as incertezas…

    É justo, portanto, que caiba a ela a maior das glórias:

    Ser mãe.

    Mas, além disso, a senhora é a presidenta do nosso país e por isso lhe cabe um peso ainda maior.

    E que peso presidenta.

    Se dizem que a mulher é a parte frágil, quantos homens suportariam o que a senhora vem sofrendo?

    Com resignação, como quem tem a convicção do que está por vir.

    Como é possível carregar fardo tão pesado?

    Esses homens e mulheres que lhe agridem e ofendem diariamente, no mais vil e desonesto dos comportamentos que se pode imaginar em qualquer tipo de relação, fazem isso porque nenhum deles é digno da sua presença.

    Por não terem dignidade não podem saber como lidar com alguém da sua estatura.

    Não quero nem argumentar, presidenta, com o fato de estarem lidando com uma mulher, o que agrava a baixeza do comportamento deles, até porque talvez seja esse um dos problemas. O desconforto que uma mulher com o seu valor deve trazer para esse tipo de homem e para algumas mulheres, que no fundo talvez nutram sentimentos menores pelo que isso provoca nelas.

    Ainda que tenhamos críticas ao seu governo, e temos, é humanamente impossível governar um país diante das condições que impõem à senhora.

    Mas esses homens e mulheres que tanto a maltratam talvez já estejam despertando um sentimento de repulsa em boa parte do nosso povo.

    Parabéns pelo seu aniversário Dilma Rousseff, mas desejo, sobretudo, agradecer-lhe pelo seu exemplo de força e dignidade.

    Mesmo nesse momento de dificuldades pelo qual passamos, pode ter certeza de que milhões de brasileiros, particularmente as mulheres desse país, têm grande respeito e admiração pela senhora.

    Que esse respeito e admiração lhe cheguem como ondas de energia positiva e acalentem o seu coração.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=spHAaXT8AXU&feature=youtube_gdata align:center]

  4. O Mantega defendeu o Brasil como poucos tiveram coragem

    A sua briga com o Augustim é a prova eloquente de que não estavam do mesmo lado. Parabéns Ministro pela coragem de enfrentar este poder financeiro que nos extorque Juros Pornográficos há décadas.

  5. Precedente

    Precedente perigoso. Não é outro o motivo para barrarem a palhaçada. Sobre a foto que ilustra a matéria, me pareceu antiga, de antes desta pendenga política. Espero que seja reprodução(bis) a matéria Monica Bergamo na Folha, porque, sinceramente, as intenções na escolha desta foto acredito inconfessáveis por parte da Folha.

  6. SOBRE AS TAIS “PEDALADAS”.

    Ora, as tais pedaladas nada mais são que um “casuísmo” absurdo, pois todos os antecessores de Dilma praticaram e não foram em momento algum condenados.

    Procedimento antes aceito passou a ser ITEM DE IRREGULARIDADE?? Por que??

    A intenção foi apenas criar um precedente para imputar alguma mácula a essa HONRADA MULHER DILMA VANA ROUSSEF, orgulho do Brasil e do mundo, por seu combate sem trégua à corrupção e à impunidade!!!!!!

    Observação: TODAS AS LEIS ANTICORRUPÇÃO EM VOGA FORAM CRIADAS PELO PT E SANCIONADOS POR “LULA E DILMA”, ok, Coxalhas???

  7. Dilma inocente.

     Não estou feliz com a governabilidade não só no do governo atual como desde que entendo de política e venho acompanhando a nossa história insana, desonrosa e fraudulentas pela maioria do plenário, congresso e até do judiciário e estes os principais responsáveis pela impunidade. Não sou tão justo afinal sou um homem, mas, repudio qualquer condenação a nossa presidente porque ela está claramente sendo injustiçada por políticos e por parte da população que no meu ver estão é doentes com a síndrome da discriminação que afeta milhões ainda nos dias de hoje nessa nação por não suportarem uma mulher no poder. Parabéns Dilma e conta com nóis das gerais pois afinal és mineira, lutou por um ideal onde que muito pela ignorância histórica não conseguem enxergarem o motivo da sua luta a ponto de ser torturada, humilhada e mesmo assim voltou com garra e ainda sofre pelo país que tanto ama. Dilma Fica e ponto.

  8. Miguinhos, se o TCU

    Miguinhos, se o TCU considerasse a Dima cupada, fatalmente o Temer cairia… ( jjogo de cartas marcadas… libera-se o Temer… ) Aliás, acho válida a campanha #impedimentodoGilmar.. ano que vem ele presidirá o TSE…

     

     

    abraço

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador