Perseguição a Lula é o boi de piranha do entreguismo, por J. Carlos de Assis

Aliança pelo Brasil

Perseguição a Lula é o boi de piranha do entreguismo

por J. Carlos de Assis

O Brasil descarrilhou em fins de 2014 por conta de uma investigação de corrupção que se apoiou na independência do Judiciário para destruir todas as instituições brasileiras. Até o momento não reencontrou um novo rumo. Ao contrário, na obsessão de destruir Lula, o próprio Judiciário se destrói quando desencadeia uma operação gigantesca, envolvendo Promotoria Pública, Polícia Federal e imprensa para rastrear um barco de lata de R$ 4 mil e um apartamento de cuja compra o ex-Presidente desistiu depois de dar uma modesta entrada.

Se estivéssemos nos saudosos tempos de Stanislaw Ponte Preta essa investigação estapafúrdia, puro desbaratamento de dinheiro público por parte de um promotor vaidoso e desequilibrado, se  diria que estávamos entrando no “perigoso terreno da galhofa”. Claro, não é isso. O medo da volta de Lula ao PT ronda as cabeças das elites dirigentes, não tanto das classes dominantes. Estas se deram bem com Lula. Já as elites dirigentes não. Elas não querem correr o risco de ficar por mais um mandato, ou dois, fora das bocas do poder estatal.

A expectativa das elites sobre um novo mandato de Lula é equívoca. Seja por razões de saúde, seja por razões políticas, ele dificilmente voltará ao poder. O PT está desgastado – como todos os demais partidos. Vai-se desgastar mais ainda se a política econômica não mudar. Enfrentaremos, em futuro próximo, hordas de desempregados, e teremos uma contração da economia calculada pelo FMI em 3,5% este ano, depois de quase 5% no a no ano passado. Querendo ou não, a candidatura Lula representará fracasso na economia.   

Será que as elites dirigentes, principalmente a classe média, não sabe disso? Por quê o nervosismo com a eventual disputa de Lula em 2018? Só há uma razão: assim como as classes dominantes, as elites brasileiras fora do poder não tem projeto de Nação. Não tem sequer um programa econômico alternativo. Destruir Lula é um objetivo em si. É um caminho para a recuperação do poder federal ao estilo de Fernando Henrique Cardoso, que leiloou por ninharia a base produtiva estatal brasileira distribuindo os pedaços entre amigos.

A destruição de Lula é, nesse contexto, uma espécie de boi de piranha que se tenta usar para completar a dilapidação do Estado brasileiro. Enquanto a sociedade acompanha, a favor ou contra, as trapaças dos promotores para “apanhar” Lula, tenta-se passar a boiada da entrega do pré-sal, da destruição das restantes estatais, do sistema previdenciário, do sistema de vinculação de receitas orçamentárias aos serviços públicos de saúde e de educação, da infame proposta de banco central independente.

Estão equivocados os que acham que tudo isso é fruto de entreguismo no sentido político, ou seja, concessão de vantagens aos estrangeiros por motivos ideológicos. Nada disso. Rola uma grana pesada para cada iniciativa dessa. E os “comandantes” do Congresso que estão se locupletando com essas propostas indecentes não são nada diferentes de Eduardo Cunha, a expressão máxima de aviltamento do Legislativo. Daí nossa esperança numa rebelião do baixo clero, que não tem como participar dessa farra e acaba carregando o ônus moral.

A Aliança pelo Brasil vai apostar na parte sã do Congresso para estruturar uma alternativa econômica a curto prazo para o país. Temos inicialmente um duplo objetivo: garantir a estabilidade política (contra o impeachment) e propor uma nova política econômica, em termos concretos, de forma a resgatar a economia brasileira. É nossa intenção operar no nível suprapartidário e supra-ideológico, para facilitar o trânsito de iniciativas efetivas que atendam ao interesse inequívoco da sociedade, com o necessário apoio de um bloco parlamentar suprapartidário forte.

J. Carlos de Assis – Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, autor de “Os sete mandamentos do jornalismo investigativo”, Ed. Textonovo, SP, 2015.

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro só vaza pelo pito quando é contra Lula

    Altamiro Borges: A PF e o juiz Moro não vão vazar nada sobre a lista de brasileiros em paraísos fiscais?

    publicado em 09 de fevereiro de 2016 às 17:47 no Vi o Mundo

    video:http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/altamiro-borges-a-pf-e-o-juiz-moro-nao-vao-vazar-nada-sobre-a-lista-de-brasileiros-em-paraisos.html

    Moro faz diferença

    Faz a diferença para os ricaços brasileiros

    A lista dos brasileiros em paraísos fiscais

    por Altamiro Borges, em seu blog

    No final de janeiro, no curso da provocativa fase “Triplo X”, da Operação Lava-Jato – que teve como único intento incriminar o ex-presidente Lula -, a Polícia Federal apreendeu uma lista com os nomes de centenas de ricaços brasileiros que remeteram grana para paraísos fiscais espalhados pelo mundo. As planilhas, com os registros das contas offshore e de seus respectivos donos, estavam armazenadas nos computadores da filial nacional da empresa panamenha Mossack Fonseca. A notícia atemorizou muitos sonegadores e foi encarada como um tiro pela culatra. Eles temeram os famosos – e seletivos – vazamentos da PF. Para seu alívio, porém, nada vazou e a imprensa simplesmente já esqueceu a lista.

    Na ocasião, a expectativa entre os investigadores era de que as planilhas da Mossack detalhassem um esquema de evasão de capitais e lavagem de dinheiro não apenas dos suspeitos de corrupção na Lava-Jato, mas também em outras áreas.

    “A Mossack é bem mais ampla que o caso Lava-Jato. A empresa não só apresentou indícios de aparecer em outras investigações já deflagradas como provavelmente vai se descobrir muita coisa. Não podemos descartar que surjam provas para outras investigações”, afirmou o delegado Igor Romário Paula, que esteve à frente das ações da Polícia Federal na operação.

    A Mossack é conhecida mundialmente como uma “fábrica de laranjas”. Fundada no Panamá em 1977 e com filiais em 40 países, ela é especialista na abertura de offshore. A partir dos grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal, a força-tarefa concluiu que a empresa oferece diversos serviços ilícitos, como a venda de “laranjas” e de empresas offshore com a finalidade de ocultar a real titularidade dos proprietários brasileiros. Também há indícios de que ela facilitaria a abertura de contas no exterior. Em decisão proferida sobre a 22ª fase da Lava-Jato, o juiz Sergio Moro alegou que a Mossack serviu a “agentes envolvidos no esquema criminoso da Petrobras, que a usaram para lavagem de dinheiro”.

    Ainda na ocasião, o coordenador da força-tarefa em Curitiba, o carrasco Deltan Dallagnol, fez as suas midiáticas ameaças: “Aconselharia os donos dessas offshore a procurar espontaneamente o Ministério Público, tendo em mente o que aconteceu na Lava-Jato. Quem procurou primeiro obteve acordos melhores”.

    Pela legislação brasileira, manter valores no exterior não é crime, mas donos de recursos acima de US$ 100 mil são obrigados a comunicar à Receita e ao Banco Central. No submundo do crime da lavagem internacional de capitais, as empresas offshore são abertas exatamente com o objetivo de ocultar dinheiro sem procedência, preservando a identidade de seus verdadeiros donos.

    Desde o final de janeiro, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, tendo à frente o juiz Sergio Moro, já permitiram o vazamento de um bocado de factoides – sempre com o objetivo de incriminar Lula e outros petistas.

    Nesta ação seletiva, que visa atrair os holofotes da imprensa com propósitos nitidamente políticos, os ricaços com contas em paraísos fiscais – entre eles, banqueiros, ruralistas, industriais, barões da mídia e estrelas globais – podem dormir tranquilos. Nada vai vazar – a exemplo do que já ocorreu com as contas do HSBC na Suíça e com os fraudadores da Operação Zelotes.

  2. Lula volta em 2018 com apoio de todos brasileiros

    Lula volta em 2018 com apoio de todos brasileiros, e da imprensa burra que é a maior divulgadora de seu nome. Até lá a Folha estará tirando menos de 80 mil exemplares, a Veja mortinha, a Rede Globo perdendo metade de sua audiência e o Aécio já terá sido derrotado pelo Alckimin e pela cirrose.

  3. “Eu Tenho Um Sonho”

    Nassif: espero que o ex-presidente, quando do seu retorno em 1º de janeiro de 2019, no mesmo dia da posse convoque uma constituinte, com consulta direta ao voto povo e duração de 2 anos e que os deputados que dela participaram sejam dispensados imediatamente a publicação do resultado pelo TSE. Que se inclua, na consulta, a regulamentação da imprensa, (em todos os níveis) a reestrutura do Judiciário (de cabo a rabo), do Legislativo e do Exedutivo, o voto distrital puro, a taxação das grandes fortunas, a compra de terras por estrangeiros, a divisão de Estados de grandes extensões territoriais (Para, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais), a regulamentação das Bolsas negociais, e, sobretudo, uma revisão completa dos nossos Tratados internacionais. Revisão completa da questão fiscal. Saúde e Educação e Transporte estarão na prioridade, sem esquecer de modernizar e ampliar as forças armadas. Uma das coisas estúpidas na estrutura do Legislativo federal é a figura do Senado. Se todos os cidadãos são aptos a votar seus rumos, pra quê o Estado-membro precisa de representação? Se somos um Pais onde as leis regem gregos e troianos, por quê essa figura mitológica, onerando grandemente os cofres da Nação? Ah, passar para 7 anos o mandato dos eleitos, sem reeleição nos cargos majoritários. Intensificar o “ficha limpa”. Pode parecer utopia, mas, seguindo a profecia do Maluco Beleza, “sonho que se sonha só é só sonho”, mas se começarmos agora, só assim conseguiremos afastar esses Moros de esquina…

  4. Putz !!!Parei de ler o texto

    Putz !!!

    Parei de ler o texto aqui.

    “A expectativa das elites sobre um novo mandato de Lula é equívoca. Seja por razões de saúde, seja por razões políticas, ele dificilmente voltará ao poder. O PT está desgastado – como todos os demais partidos. Vai-se desgastar mais ainda se a política econômica não mudar. “

    Ué, se o Lula dificilmente voltará ao poder por razões elencadas pelo autor, por que tanta perseguição ?

    Se o PT e todos os partidos estão desgastados, portanto, todos estão nivelados por baixo.

    Nesse caso o PT leva vantagem, porque foi o único partido que promoveu mudanças sociais e economica no país.

    Só lembrando, o Lula “está morto” há pelo menos vinte anos.

    O PT “morreu” na AP 470, e desde então ganhou três eleições.

     

  5.  
     ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO

     

     ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM Os golpistas já trabalham com a perspectiva “fase golpista pós-Lava jato golpista”!Ou seja, o ‘Petrolão’ pode estar “fazendo lama” – perdão, ato falho -, fazendo água…Em paralelo, a direitona está cada vez mais empolgada (sic) com o “republicanismo radical” do ‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ da “Justiça”!Entenda a próxima sacanagem [pseudo]institucional que duraria até a atual oPÓsição ao Brasil voltar ao poder para massacrar ainda mais o honesto povo trabalhador, entregar o restante do patrimônio nacional aos estrangeiros e, óbvio, roubar ainda mais – e sossegados… $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ ENTIDADES ENVIARÃO LISTA TRÍPLICE PARA A AGU Sindicatos e associações que representam os membros da Advocacia-Geral da União informaram à presidente Dilma Rousseff que encaminharão uma lista tríplice com sugestões de nomes para substituição do ministro Luís Inácio Adams, que deve deixar o governo até o fim deste mês; entidades defendem que o objetivo é tornar transparente e democrático o processo de nomeação 10 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 12:14 (…) FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/216484/Entidades-enviar%C3%A3o-lista-tr%C3%ADplice-para-a-AGU.htm

  6. De Mussak a Atibaia sai Zelotes entra Pilatos.

    Como no caso Zelotes a operação triplex- virou operação SItio . Os inicialmente  suspeitissimos membros da Mussak, foram libertados quase que imediatamente. Nenhum deles tem nada a falar sobre Off-shores,  e todos podem ser liberados, pois não há nenhum risco de , livres interferirem na investigação. Mas devem ter delatado alguma coisa sobre o sitio de Atibaia, pois logo a seguir o Moro resolveu fazer uma Operação Sitio ( sitiando obviamente o Lula)Como se vê a esperança de que como disse Deltan, o mundo das offShores seja investigado, como  Zelotes, Moro se torna  Pilatos – lava as mãos. 

  7. Então………

    De fato, a concordar com o autor do texto, ” -A expectativa das elites sobre um novo mandato de Lula é equívoca. Seja por razões de saúde, seja por razões políticas, ele dificilmente voltará ao poder. O PT está desgastado – como todos os demais partidos. Vai-se desgastar mais ainda se a política econômica não mudar. ” …. Querendo ou não, a candidatura Lula representará fracasso na economia.  

    Bom, eu continuei lendo, mas o propósito do autor é claro, desconstruir Lula e o PT, tal qual estas mesmas elites que ele “critica”.

    Como se não bastasse nossos inimigos fazerem ilações sobre economia, ás mais absurdas, diga-se, vem ele citar o FMI. Faltou tb citar as agências de classificação de riscos.

    Peloamordedeus, seu fulano, nos poupe de suas ilações, e vá pastar em outras paragens, pois, usando e adaptando suas palavras, digo: Querendo e querendo muito, nós ainda votaremos no Lula e no PT, vcs gostando ou não !!!!!!!!!!

     

  8. E……………

    Esles gostando ou não!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eles Querendo ou não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O fato acontecerá e nada nem ninguém poderá impedir.

    A menos que queiram pagar pra ver !!!!!!!!!!!!

    LULA EM 2018 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador