Por que odiar o PT, por Gregório Duvivier

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN –  Gregório Duvivier, ator, escritor e colunista, que até hoje usava seu espaço semanal de segundas na Folha de S. Paulo para ser a voz destoante de defesa do governo atual, publica na sua coluna de hoje “Por que odiar o PT”. Duvivier chegou a conclusão de que quem elegeu o Lula não foi a sua geração de 1982 a 1986, mas “José Alencar, os Sarney, o Garotinho, foi aquela Carta aos Brasileiros e a promessa de que o Lulinha era Paz, Amor e Continuidade”. “Sobretudo continuidade”, enfatizou. O problema do partido, afirmou o colunista, “são os ratos que o PT não teve coragem de expulsar”. 
 
Por Gregório Duvivier
 
Por que odiar o PT
 
Na Folha de S. Paulo

A primeira vez que me deparei com uma urna eletrônica foi para votar no Lula. E Lula se elegeu, depois de três tentativas malfadadas. Lágrimas grossas escorriam pelo meu rosto: com a prepotência característica dos 16 anos, tive a certeza de que era o meu voto que tinha feito toda a diferença.

A rua estava cheia de pessoas da minha idade que tinham essa mesma certeza. O Brasil tinha acabado de ganhar uma Copa do Mundo, mas a euforia agora era ainda maior: foi a gente que fez o gol da virada. Parecia que o Brasil tinha jeito, e o jeito era a gente –essa gente que nasceu de 1982 a 1986 e votava agora pela primeira vez.

Acabaram-se os problemas do Brasil –a gente chegou. Lembro das ruas cheias, das bandeiras do PT, lembro de abraçar desconhecidos na Cinelândia –Lula lá, brilha uma estrela.

Logo vi que não era o meu voto que tinha feito o Lula se eleger, nem o dos meus amigos, nem o da minha geração. Quem elegeu o Lula –isso logo ficou claro– foi o José Alencar, os Sarney, o Garotinho, foi aquela Carta aos Brasileiros e a promessa de que o Lulinha era Paz, Amor e Continuidade. Sobretudo continuidade.

Lula só alugou esse apartamento por quatro anos porque assinou um contrato de locação onde prometia entregar o imóvel i-gual-zi-nho. E Lula, por quatro anos, foi um inquilino dos sonhos –tanto é que renovou o contrato e ainda foi fiador da locatária seguinte. Fizeram algumas mudanças –as empregadas passaram a ganhar mais–, mas não fizeram o mais importante: uma desratização. Muito pelo contrário: os ratos de sempre fizeram a festa.

Caros amigos que odeiam o PT: podem ter certeza de que odeio o PT tanto quanto vocês –mas por razões diferentes. Odeio porque ele cumpriu a promessa de continuidade. Odeio porque ele não rompeu com os esquemas que o antecederam. Odeio por causa de Belo Monte e do total descompromisso com qualquer questão ambiental e indígena. Odeio porque nunca os bancos lucraram tanto. Odeio pela liberdade e pelos ministérios que ele deu ao PMDB. Odeio pelos incentivos à indústria automobilística e à indústria bélica. Odeio porque o Brasil hoje exporta armas para Iêmen, Paquistão, Israel e porque as revoltas do Oriente Médio foram sufocadas com armas brasileiras. Odeio porque acabaram de cortar 3/4 das bolsas da Capes.

O PT é indefensável –cavou esse abismo com seus pés. Mas assim como não fomos nós que elegemos Lula, engana-se quem vai às ruas e acha que está tirando Dilma do poder. Quem está movendo essa ação de despejo são os ratos que o PT não teve coragem de expulsar. 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. é isso ai … Esse é o enigma

    é isso ai … Esse é o enigma do PT – ter que elimanar os ratos gordos e X9 do Partido. Vai dar trabalho …

  2. Uma coisa é inegável: O PT

    Uma coisa é inegável: O PT vendeu durante doze anos, até a eleição de Lula, que era a mudança radical à tudo que existira no país desde priscas eras. IH! Não era! Era mais do mesmo! Okay! com outras tintas.

  3. Ficou chato ser moderno,

    Ficou chato ser moderno, agora serei eterno…

    CDA

    Antes Roberto Marinho sabatinava ministros da fazenda…

    Agora o filho, garante que Dilma cumprirá seu mandato…

    Quem governa o quê neste país?

    É fácil falar em tirar sarneys, cunhas e calheiros e culpar o PT pela politica que é isso ai…

    Quando Dilma abaixou os juros, surgiram os paneleiros…

    Tem um brasil que NÃO SABE VIVER SEM TER RENDA SOBRE JUROS!

    Isso é um bolsa familia INVERTIDO, são os mais pobres BANCANDO OS MAIS RICOS!

    E esses caras estão ai patrocinando rebeldia, juventude…

    E essa moçada, prova que NÃO SABE DE NADA sobre politica brasileira…

    Reclamar é fácil, o Haddad está lá lutando contra mídia, judiciário e quem dá suporte?

  4. Duvivier e os ratos

    Discordo do ponto de vista do colunista: Lula nunca foi da esquerda ortodoxa; ele é um pragmático para quem o que interessa é panela cheia e o povo sem fome. Se para isso for necessário locupletar os banqueiros, que seja. Foram os ratos que o sustentaram, principalmente no primeiro mandato. Se tivesse tentado a desratização, não teria concluído aquele mandato, e muito menos sido reeleito. Sempre foi claro que o ciclo de gastos do segundo governo Lula e de consumismo do primeiro governo Dilma era insustentável. Dois terços das bolsas da CAPES vão para projetos acadêmicos sem relação com a realidade da população.

    1. Sinceramente, a frase:

      ‘Dois terços das bolsas da CAPES vão para projetos acadêmicos sem relação com a realidade da população.’ Dever ser brincadeira… De onde você tirou esse dado? Então, segundo você, o pt cortou a verba de pesquisa por que alguém achou que nossa pesquisa (1) não tem base com a população e (2) por isso, estou concluindo, é pesquisa desnecessária? Ou será que o corte foi para concentrar a verba do mec para dar dinheiro para os donos das unips da vida através do fies? País sem desenvolvimento cientifico e, pior, com desprezo pela ciência como o que você mostrou, é país condenado a ser protetorado dos outros e viver nas trevas.

    2. Quanto fanatismo, você parece

      Quanto fanatismo, você parece uma olavete kkkkk, os projetos da capes são progressistas e representam o pouco q presta da nossa sociedade. Saia de casa e vá conhecer o país que vocè vive, chega de radicalismo, lulismo, liberalismo, iismo …

       

       

       

       

  5. Aguardam-se as seguintes

    Aguardam-se as seguintes colunas: Por que odiar o PSDB; Por que odiar a Globo; Por que odiar o MP; Por que odiar banqueiro; Por que odiar Obama; Por que odiar o Poder Judiciário, Por que odiar privataria, etc, etc, etc. É fácil falar, difícil é fazer. Sem que o PT jogasse o jogo eleitoral do mesmo jeito que a direitona sempre jogou, o governo teria caído nas mãos do Chevron Boy em 2002 e aí não teria mais PetrobraX, pré-sal e as rodovias federais estariam entregues a concessionárias que lucram mais que banco com as tarifas absurdas de pedágios. Não dá pra brigar com a realidade. É fácil escrever, mas este cara é inteligente, ele sabe que um presidente e seu partido não tem poderes absolutos para fazerem o que bem entenderem; a máquina burocrática, os orgãos do estado são compostos por pessoas e não por robozinhos onde se programa a obediência instantânea ao novo presidente. Se tudo continuasse mesmo com dantes na casa de Abrantes, não estariam tentando derrubar o PT há dez anos e nem tentando derrubar Dilma agora. Enfim, é fácil adotar este discurso à la PSOL ou PSTU. É tudo que a direita mais quer para continuar pintando, bordando, aparelhando e entregando. 

  6. Duvivier

    Para mim, independente do posicionamento do Duvivier, está-se dando uma importância demasiada a alguém que só diz obviedades. Muito incenso no garato que nem bom humorista ainda é. Tem muito chão pela frente.

  7. Lucros dos bancos

    Há um aspecto inegável no texto de Duvivier: o lucro exorbitante dos bancos. O governo Dilma e seu ministro banqueiro, Alexanre Levy, perdem credibilidade cada vez que a mídia publica os imensos ganhos do Bradesco e Itáu em um momento em que se fala em crise econômica e com um ministro lançando medidas drásticas que, pelo jeito, não atingem os bancos. Nem o Congresso, o poder legislativo e o judiciário que exageram nos gastos públicos com produtividade inexpressiva.

  8. Eu não sei se estou num mundo

    Eu não sei se estou num mundo real ou virtual. Se todas as opiniões incessantemente expostas vem de cabeças razoáveis ou são frutos de marijuana. Se os adultos são adultos ou vivem no reino do pequeno príncipe.

    Desde quando política se trata de odiar ou amar? Eu, eleitora do PT, não amo o PT, não amo Lula, nem Dilma, nem político nenhum. Não amo ideologias ou revoluções. 

    Que “abestagem” danada, como diria Tiririca. 

  9. A culpa do PT

    Enquanto tinhamos os políticos de sempre , antes do PT a governar o país, em um verdadeiro samba do crioulo doido, sabíamos que nada iria mudar. O PT surgia como oposição. Mas no Brasil não há oposição. A vida social do país é tão enredada pela classe dominante e seus asseclas , que não permite que haja oposição. O PT, para governar se uniu aos políticos de sempre, de um lado a outro da balança, figuras como José Sarney e Maluf, só faltaram cantar a internacional socialista, ao lado de comunistas inverterados. O molho iria desandar, não tinhamos dúvída. Dilma não faz conchavos e nunca sorriu gratuitamente à esta turma. Deixou que os leões os pegassem e pouco se incomoda com as cadeias cheias de aliados e companheiros do partido que nunca foi o seu de verdade. Para quem consegue analisar os fatos, veremos que o caldeirão está fervendo e podemos saber quem pula na panela e para que lado pende. É verdade que gostaríamos de ver os ratos nas ratoeiras , mas o sistema impede. Lula achou que conseguiria entrar em uma festa de bicão e fazer o que gostaria que fizessem antes. Não deu certo. A turba não muda de lado. O PT perdeu a identidade, pois , se está sendo expulso da festa do poder, não consegue mais voltar para o povão. Perdeu a credibilidade e o que é pior: Os burros de plantão voltaram a achar que o pré PT era bom , pois o PT não serve. A festa voltou ao normal. O convidado desperezivel foi embora e os brioches para o povo estão assando a todo o vapor. Esta matéria originalmente, foi publicada na Folha de São Paulo e editada pelo UOL. Leiam lá e vejam o que os comentários, invariavelmente coxinhas pensam. Para eles , a corrupçao é coisa de comunista, petista no caso e que a esquerda atrasada não deixa o Brasil se desenvolver. Não percebem que quem faz a crise é o rico e joga para o povo ( incluindo os coxinhas, petistas etc. ) pagar a conta e culpam os governos.

    1. E só você não acha que os
      E só você não acha que os comentários nesses sites não são de gente paga pra disseminar ódio, desinformação, preconceitos e mentiras… É evidente dá pra notar é sempre o mesmo padrão de comentários, xingamentos; não existe qualquer reflexão desses “comentáristas reais” mesmo quando o texto ou notícia lhes exige refletir. São grupelhos que agem na internet fazendo guerrilha política, pagos por movimentos de direita e partidos de oposição, PSDB, DEM e etc. Visam ocupar a internet de modo que possam assim convencer pessoas desavisadas, ingênuas e formar ass uma maioria. Usam de todo fascismo possível, cinismo, hipocrisia, calúnia , mentira , preconceitos, ódios , assassinando reputações, seja por meio de comentários, imagens ou o que for. Te desafio a tentar ter uma conversa com essa gente, tente debater idéias com eles e você será xingado, chamado de Ladrão, de petralha. O que querem é envergonhar as pessoas , faze-las ter vergonha de defender o PT, de votar no PT ou em qualquer partido de esquerda também. A internet de um tempo pra cá se tornou isso, seja facebook, Whatsapp, sites, blogs… Essa gente patrocinada por partidos, empresas de direita querem dividir, alimentam o ódio de classe e fazem tudo para conquistar o poder.

  10. Platitude!
    Eu também gostaria

    Platitude!

    Eu também gostaria de ver o povo tomar o poder nas mãos. Mas como? A esquerda brasileira, PT junto, decidiu adotar a democracia burguesa.

    Portanto a análise é bem mais complexa. Afinal, como diz a música de Zé Ramalho (se não me engano):

    “Se fosse fácil todo mundo era
    Se fosse muito todo mundo tinha
    Se fosse raso ninguém se afogava
    Se fosse perto todo mundo vinha
    Se fosse graça todo mundo ria
    Se fosse frio ninguém se queimava
    Se fosse claro todo mundo via
    Se fosse limpo ninguém se sujava
    Se fosse farto todos satisfeitos
    Se fosse largo tudo acomodava
    Se fosse hoje todo mundo ontem
    Se fosse tudo nada aqui restava”

  11. O PT publicou a Carta aos

    O PT publicou a Carta aos Brasileiros ANTES da eleição, todos tomaram conhecimento e ainda assim votaram no Lula. Que pedaço da Carta que os eleitores do Lula não entenderam? Ou acharam que o Lula estava mentindo, blefando? Agora vem dizer que a cigana os enganou. Quando li a Carta não gostei, mas depois de profunda reflexão decidi votar nele, pois as alternativas me agradavam menos ainda e não me arrependi, apesar da Carta. Não sejam hipócritas, votaram porque quiseram pois sabiam de antemão o que ele iria fazer.

    1. De modo algum. Depois de uma

      De modo algum. Depois de uma década inteira pregando outra coisa, aquilo foi como propaganda de carro com fotografia estrambólica, locutor grandiloqüente, mas com aquelas notinhas de rodapé minúsculas-ilegíveis correndo mais que coelho e dizendo “juros absurdos, preço mais altos, e condições que você só vai conhecer depois de sair da concessionária”.

      1. Ah é, é? Aí outro “enganado”.

        Ah é, é? Aí outro “enganado”. Não senhor, a Carta foi publicada, extensamente esmiuçada pela imprensa, foi falada, conversada e o escambau, ninguém pode alegar ignorância. Se apesar dela você votou é porque avalizou, concordou com seu voto. Eu pelo menos e sei de muitas outras pessoas que estava votando consciente. Agora, não venha dizer que foi “notinhas de rodapé minúsculas-ilegíveis correndo mais que coelho” porque não é verdade, a má fé foi sua.

  12.  
    Aos poucos, estou me

     

    Aos poucos, estou me convencendo que o melhor é ficar com os ratos. De hipócritas estou de sacola cheia. Além do mais, a hipocrisia em excesso esta provocando em mim, severa urticaria.

    Orlando

  13. A difícil prática da coerência

    Do amigo Irajá Menezes, pelo Facebook

    “Não existe o partido da pureza que não se misturaria aos ratos. Nunca houve. Ajudar a manter essa mitologia é um jeito super cômodo de não encarar a encrenca da luta de classes brasileira. Se a gente fosse acreditar nessa retórica do Duvivier ele tinha que se demitir da Globo e parar de publicar na Folha, né?…”

    1. Fernando

      Concordo com o seu amigo, mas ele acaba incorrendo no mesmo erro que aponta, só que pelo avesso. Ao criticar tão apenas o mito da pureza, o que ele acaba fazendo é o elogio finalista do conformismo. Nesses termos, qual a diferença entre o PT e qualquer outro partido?…

      O que faz a diferença na política é a capacidade de agregar forças para gestar a invenção, e não para gerenciar o imobilismo; imobilismo aqui adocicado por alguns quilos de cosmética consumista (a velha fórmula de Lampedusa: algumas coisas devem mudar para que tudo permaneça igual).

      O PT há algum tempo vem sendo avisado da insuficiência do seu projeto, do engodo das suas promessas feitas no embalo de toda essa cosmética. A reeleição da Dilma surgiu como vislumbre de que ainda seria possível ter esperanças. A atual crise política é, antes de mais nada, o resultado do reconhecimento generalizado de um grande estelionato político. É disso que o PT tem culpa; não de ter sido inábil, mas de ter sido covarde e, mesmo quando avisado, insistido na prepotência da sua covardia.

       

      1. Ricardo,

        Concordo com cada palavra sua. O que me irrita profundamente são argumentos do tipo “ah porque em 1989 eu fui votar enrolado na bandeira do PT, mas agora estou decepcionado” (caso concreto, ex-amigo meu), ou como o autor, que foi quase da mesma forma votar em 2002, aos 16 anos, e agora faz cara de nojo.Sobre a reeleição da Dilma, acompanhei dia a dia a adesão mais que importante da juventude, perfeitamente visível na véspera do segundo turno na big festa que houve na praça Roosevelt, e no dia seguinte na Paulista, após o resultado. Esses meninos e meninas deram o último voto – literalmente – de confiança. Isso é o que de mais precioso se perdeu. 

  14. Eu não odeio o PT. Ele ainda

    Eu não odeio o PT. Ele ainda traduz, timidamente, algo que a ala progressista da igreja católica ajudou formular e implementar num governo de coalisão com bandidos de sempre. E com as lojas. Sinto pelo PT um misto de pena e decepção. Tiveram e ainda tem um ministério da educação que continua a produzir mais diplomas do que consciências. O mesmo, sinto pelos que acham capaz um partido, sozinho, dar fim à corrupção instalada em todas as esfereas e poderes da república onde, seus tribunais comandados por apenas uma categoria profissional, legítimos e únicos responsáveis pela missão de vigiar e punir, mesmo com estabilidade e benesses, não o fazem. Esse para mim, o maior pecado cometido pelo PT que apanha de todos os lados pelo que não fez e pelo que os outro continuam a fazer. Não faz muito, um secretario de esportes foi sacrificado. A mídia golpista não suportava seu crime de ter comido uma tapioca de 7 reais. A essa barbaridade de 7 reais somaram-se várias suposições caluniosas e não teve jeito, a não ser substituí-lo. Os milhões que o Roberto Jefferson confessou ter recebido e até hoje não disse de quem, a exemplo do que comprou a reeleição por 200 mil o voto ou de todos os escândalos abafados pelo aparelho judicial brasileiro, não dizem nada para quem vê apenas o PT ora como ladrão ora como quem não puniu todos os ladrões do Brasil. Quantos enxergam o tamanho da burocracia estável, e as usinas que fomentam as corrupções?

  15. Espero que, um dia, o Partido

    Espero que, um dia, o Partido dos Trabalhadores e tudo o que está acontecendo neste momento político do país seja material de estudo para muitos pesquisadores. Cada pessoa ou grupelho parece ter uma expectativa salvacionista de diferente matriz em relação ao PT; é um verdadeiro turbilhão de emoções. 

    O jovem Duvivier é dos que esperavam uma desratização com uma simples eleição. Uma pessoa que pensa assim só pode agora recorrer às emoções mesmo. Quem queria uma desratização do porte que ele descreve, deveria ter ido pro pau e não para as eleições. A pessoa é colunista da Folha e vem falar em desratização? Se o PT tivesse feito a desratização por ele sonhada, a Folha ainda existiria?

    O Brasil decidiu conviver até hoje com Sarneys, Renans, Cunhas, Serras, ACMs, etc. Nunca houve um juiz ou procurador macho (ou fêmea) o suficiente para fazer tal desratização. Paulo Maluf morrerá ocupando cargo político e não na cadeia, como  Zé Dirceu. E a culpa é do PT?

    O PT era para ter sido como aqueles remédios vendidos na rua, que curam de unha encravada a casamento desfeito? Eu nem tinha tanta compaixão pelo PT, mas passei a ter depois de tanta sandice publicada. Pelo menos no Brasil onde vivo, não vejo gente com coragem nem para enfrentar o chefe. Mas o PT, uma vez eleito, teria que enfrentar todos os poderes constituídos, políticos eleitos, poder econômico nacional e internacional e ainda fazer a revolução ecológica. Isso tudo cobrado de um partido forjado na luta sindical, a qual nunca esteve preocupada com questão ambiental, desde que tivesse seus empregos. Mesmo a ala seringueira de Chico Mendes era, antes de tudo, sindicalista e não ambientalista.

    Não estou aqui desprezando o sentimento de orfandade de ninguém. Eu sei que a ala católica do PT sempre zelou por seu discurso ético e que isso mobilizou muita gente em torno das propostas do partido. Mas, contudo, todavia, porém e entretanto, ética não se confunde com moral, embora não a elimine. O ódio de Duvivier me parece moralista, não ético. Eu, por exemplo, não me consideraria ética se criticasse qualquer forma de produção energética que eu mesma utilize. A energia que consumo vem de hidrelétricas, portanto, não considero ético ser contra elas porque não estou disposta a abrir mão do que ela me oferece. Mas também sou a favor de novas fontes de energia menos danosas, embora não haja o menor consenso sobre essa questão dos danos entre as diferentes fontes de energia.

    Colocar o PT no paredão, ou tratá-lo como Geni vai mudar o quê, mesmo? Vai provocar a tão sonhada desratização? Minha tendência realista-pragmática informa que não. A ver.

    1. Quanto a desratização é uma

      Quanto a desratização é uma outra coisa que as pessoas teimam em se fazer de mortas. Quem manteve os ratos aí gordos e sarados foi a Constituinte de 88, tanto é que o PT não queria assinar a Constituição, mas acabou assinando. É por causa dela que nenhum, NENHUM governante consegue governar sem alianças, isso não é invenção do Lula, nem do FHC, está na Bula. Se está aí há 27 anos para quem quiser ver e o pessoal ainda teima em dizer que o PT se misturou aos ratos, como se tivesse feito por puro prazer, é falta de ler a Constituição ou por pura má fé mesmo.

      1. Não odeio o PT por muitos e
        Não odeio o PT por muitos e muitos motivos e também porque sei que o PSDB,DEM,PMDB e outros, são muito piores, e esses sim dignos de ódio junto do pior de todos que é o cartel mafioso de mídia no Brasil que é golpista, sonegador, corrupto ,mentiroso e ditador. Seu representante máximo e câncer do Brasil é a rede Globo.
        Comentando o que disse, eu acho que o certo deveria ser constitucional isso é que o partido que ganha a eleição governa sozinho, sem precisar compor com outros partidos para votar seus projetos. O partido tem esse direito que as urnas lhe deu e implementa seu programa e suas políticas. Não precisaria de votação no congresso pra aprovar um projeto, que vota são só os membros do partido único que venceu as eleição. Evidente que nesse modelo o partido vencedor não poderia de forma alguma mudar o sistema para que permaneça no poder eternamente, como uma ditadura. A oposição caberá propor projetos mas ela em si não pode votar, seu papel será o mesmo mas não terá poder de votar contra ou a favor. A constituição como é hoje em dia dá pra ter a perfeita noção de que ela foi feita para não se deixar que um partido tenha total de condições de implementar todos os seus projetos. Favorece a corrupção, o toma lá da cá, e etc…

      2. Exato, Malú. E só com o

        Exato, Malú. E só com o governo do PT foi possível ver como a Constituição pode ser utilizada de várias formas pelas mesmas instituições. O Judiciário e o MP, por exemplo, dormiam distraídos até a chegada do PT, embora sejam autônomos e independentes desde a CF88. De que servia a autonomia e independência dessas instituições antes de 2003? Agora a gente sabe. 

    2. Postagem muito inteligente e

      Postagem muito inteligente e lúcida. Duvivier é artista, e artistas são extremamente emotivos. Não servem para fazer análise política. Isso q Duvivier quer fazer, nem Deus tem poder pra tanto. Tivesse, já teria feito, eu acho…

  16. É muita ilusão imaginar que o

    É muita ilusão imaginar que o PT mesmo com os votação expressiva que recebeu teria força para combater as demais forças que dominavam o país. Se ele tivesse tentado enfrentar essas forças dominantes não teria terminado o mandato, porque teria sofrido impeachment quando estourou o mensalão em 2005.

    Não é possível fazer mudanças radicais sem revolução, sem imposição à força física. O PT, acertadamente, optou pelo caminho mais longo para realizar essa mudança. Fortaleceu e deu autônomia para as demais instituições, também, se responsabilizarem por essa mudança que já está ocorrendo. Hoje temos uma PF bem mais estruturada, um pouco insubordinada, mas já com mudança de cultura. MP também experimentou independência nesse período. O exemplo republicano está sendo passado. A Lei de acesso a informações, a lei de delações premiadas, a lei que permite punir também os corruptores, tudo isso contribuirá nesse processo de mudança. A impunidade contra os poderosos já não é mais absoluta, embora alguns fatos deixem dúvidas quanto a seletividade proposital nas punições. Acho que a estrutura e os mecanismos para expurgar os ratos do poder foi montada pelo governo do PT. Agora resta a sociedade e suas instituições fazerem a sua parte.

     

  17. Pela grandeza que ele se dá e
    Pela grandeza que ele se dá e pela importância que dão, achava que era um cara com mais experiência de vida.

    Mas a desilusão dele com o partido eu já tinha tido quando votei na Marta Suplicy. Já tinha entendido que não seria o PT um guardião da ética. Mas também não imaginava que hoje o partido teria como aliados o Paulo Maluf e Fernando Collor, a ponto do Lula tirar foto com o Maluf no jardim da casa dele. Eu lembro de como o Lula e o Collor eram amigos nos debates quando disputaram a eleição em 1989.

    Já tacando gasolina na fogueira, quem o critica por ter sido ingênuo e não ter feito uma avaliação aprofundada da Carta ao povo brasileiro, lembrem-se que na ocasião ele tinha 16 anos. Nesta idade, de acordo com a Lei, a pessoa não tem discernimento suficiente para responder por todos os seus atos.

    Mas ainda assim usou mais a cabeça que muito adulto que vota no candidato cujo santinho achou no chão perto da zona eleitoral.

  18. Homem ao mar…

    Também esperava mais de Lula/PT , mas dá para imaginar o que teria acontecido se tivessem TENTADO fazer todas mudanças sonhadas ? Se por tão pouco – a divisão de renda através dos projetos sociais – já deu no que deu, imagina-se que Lula teria conseguido virar totalmente a mesa sem ser exterminado?

    Sinto pelo fim das ilusões, as do Duvivier e as minhas, mas não usarei de pressuposta ingenuidade para abandonar o barco NESTE MOMENTO. A alternativa continua sendo muito pior. Podem me chamar de “lixo humano”, “comunista canalha” etc…nas redes sociais,isso me fortalece.Mas talvez Duvivier tenha cansado de ser ” odiado” e jogou a toalha.Pena!

     

  19. Gregório Duvivier

    Desconfiado, já votei com o pé atrás – eu tinha bem mais de dezesseis anos.

    No mais, o sentimento do Gregório é também o meu.

  20. Se não o PT, quem?

    Do jeito que o Gregório escreve parece quie ele não queria eleger um presidente, queria eleger o Superman e não quer um partido, quer a Liga da Justiça.

    Ingenuidade?

    É fácil querer a desratização, mas há força política para tanto? Quando os ratos, que são basicamente todos os que se instalaram na burocracia estatal e na burguesia desde o início da colonização (para não puxar raízes mais antigas em Portugal), reagirem com violência e brutalidae estará Gregório com armas nas mãos para defender a desratização? Sim porque rato acuado morde e mandar alguém ir lá receber a mordida para tirar o rato é fácil, difícil e ficar de frente com o rato acuado. E não são poucos. E infestam todos os órgãos públicos, infestam a políocia, o judiciário, a política e as grandes empresas.

    Muitos ratos estão gritando para tirarem os ratos, jurando que os ratos são outros.

    Ingenuidade?

    Querer eu queia muita coisa, mas bancar um menino mimado não vai fazer o Universo trazer ela de bandeja para mim.

    Ao Gregório só respondo o seguinte: Não quero saber o que você ataca, quero saber o que você defende. Se você odeia o PT você ama o quê?

    Se não o PT, quem?

    1. Por quê amar um partido

      Por quê amar um partido político?

       

      Amor, ódio, paixões não deveriam caber em discussão política. Deveria-se discutir política com dados, pensamentos racionais e guiado por uma visão de todo.

       

      Infelizmente é no amor e ódio que os partidos apostam. Por quê? Pois assim é muito mais fácil e barato manter o eleitor, porquê se o eleitor começar a entender como a coisa funciona vai ver que a política tem funcionado conforme os interesses da maioria dos políticos, e não do povo. Se o povo entender que o sistema político hoje (e carregue com isso uma série de cargos públicos) só serve para botar grana no bolso dos políticos e da verdadeira elite.

       

      A esquerda, especialmente a esquerda socialista de iPhone (aquela que odeia os EUA mas entra na fila para comprar o último iPhone no lançamento e usa camiseta Abercrombie) ou a esquerda escocesa (que discute políticas de esquerda regado com um belo whisky, de 18 anos por favor, ou num jantar de R$300 por cabeça) chama aquele que ganha R$10 mil de elite. A elite é a formada pelos mega empresários, pelo alto escalão nos bancos (que aliás, mesmo na crise, só aumenta lucros). Esses caras sim, chupam do país até a última gota de sangue e que se dane o resto.

       

      Hoje não vejo um partido que me represente. Nem a esquerda (que ou é insignificante ou o PT que deixou de ser esquerda), nem a direita (o PSDB virou uma piada), nem o centro (o PMDB, partido radical de centro, fica em cima do muro vendo de onde pode extrair mais vantagens e o partido que melhor aproveita o jogo político. Também os revoltados de plantão não me representam (povo que acha que o cargo de presidente faz tudo, mas temos no poder legislativo mais de 60 mil pessoas com o poder de definir leis, e esses sim que mandam no país).

       

      E também não estou no barco daqueles que acham que a solução é fugir do Brasil. Não viajei tanto assim, mas já passei por três continentes, e ainda acho este país o melhor lugar para se morar. Felizmente tem muita gente boa e séria aqui, uma hora aparecerá alguém que deixe o populismo de lado e leve este país a sério.

  21. hã?!
    Não gosto da visão cínica de alguns mas muito menos simpatizo com o modo quase ingênuo na visão das coisas de gente como esse ator. O PT teve q se associar a 7 ou 8 partidos de direita para a tal coligação, ou seja, não foi um simples PT x PSDB, a coisa é muito mais complexa do q imagina a sua vã filosofia. A tal ”Carta aos Brasileiros” e o aval de gente como José de Alencar eram necessários caso o PT quisesse finalmente ganhar em vez de só fazer número. Sem isto estaria fazendo número até hoje (bom, aí já nem sei se seria bom para ele ou não. Passo essa!).
    Reducionismo exagerado esse ‘as empregadas passaram a ganhar mais’, foi bem mais do q só isso. Não sei se foi pela China, pelo governo ou patrocinado pelo Capeta (ou uma combinação dos 3) mas algumas coisas não são mais como antes. Exemplo, eu q sou um ávido leitor de embalagens (quero saber a origem) noto q não existe quase nenhuma empresa brasileira de porte ou estrangeira que não tenha pelo menos uma das suas fábricas situadas na região nordeste. Antes bastava fazer no sul/sudeste e mandar de caminhão. Hoje quem fizer isto estará em franca desvantagem em relação aos q lá se instalaram!
    Os brasileiros não vão aceitar ficar no breu e sem carregar seus bagulhos eletrônicos, Belo Monte é imprescindível. Louve-se os subsídios q os últimos governos deram para por exemplo para o desenvolvimento da energia de fonte eólica. Graças a isto o custo dela já é semelhante ao das grandes usinas hidrelétricas. Realmente a questão ambiental foi meio deixada de lado. Nas grandes cidades nem ao menos conseguimos recolher e transformar óleo de fritura em sabão e dizem q 1 litro dele polui milhares de litros de água (imagine isso em tempos de crise hídrica).
    Banco dá lucro em qualquer lugar do mundo, queiram ou não o Brasil continua a ser um país capitalista. Mas podia dar menos?! Poder podia, mas aí já é outra discussão. O PMDB sempre foi governo desde a volta das eleições, quem cria o partido de resutados que virou o monstro que conhecemos é o eleitor. Se vc não der eles não votam, é simples! E na democracia as coisas só são aprovadas mediante votos, é questão de aritmética. Lula disse faz tempo ‘não sou quem vota no Sarney’!
    Não dar incentivos à indústria automobilística?! Santa ingenuidade Batman! È vero menino prodígio! Se a economia do Brasil fosse um bolo e vc o cortasse em 4 partes quase 1 parte seria construção, quase outra parte agricultura e quase uma 3a parte seria… tudo q gira em torno da indústria automotiva. A 4a parte seria o que sobra de todo o resto! Ser governo no Brasil e não dar incentivos a estas 3 áreas é suicídio puro. Imediatamente as montadoras põem a faca no pescoço do governo e começam a demitir aquela mão de obra especializada q não pode ser remanejada facilmente para outra área! ‘Ah, mas as ruas estão cheias de carros etc’. Aí é outra história. Isso é fruto de décadas de falta de crescimento econômico e a consequente falta de investimentos no tempo devido em vias urbanas. O Japão q tem o tamanho do Mato Grosso do Sul convive muito bem com mais q o dobro de veículos q o Brasil.
    Tb acho q o Brasil deve revogar as armas mas isto no dia que os outros fizerem o mesmo, não antes. Mais alguns anos e começaremos a ver de modo mais óbvio os efeitos dos abusos do homem com natureza. Por hora salvo uma NSA aqui e outra ali as nações cumprem as leis internacionais mas vamos ver quando o clima estiver cobrando o preço do ultraje. Nesta hora veremos se os mais fortes não farão valer a sua superioridade na disputa por comida, água etc Basta dar uma visitinha no sites das Força Armadas daqueles países da Ásia, todos bem armados até os dentes (muito mais q o Brasil), todos etnicamente ligados ou a China ou a Índia (q nos próximos anos fará a proeza de passar a China em quantidade de habitantes). Será q apenas a tecnologia resolverá o problema da demanda?! As revoltas do Oriente Médio não foram sufocadas com armas brasileiras, não exagere, é menos, bem menos, o Brasil não joga na 1a divisão desse ramo. Dificilmente, só um milagre na economia vindo da China ou algo assim faria com q o PT tenha alguma chance em 2018 mesmo q o candidato fosse o Lula. O serviço que fizeram nele foi muito bem feito (ele próprio fez questão de ajudar) mais provável – se não vier uma super multa do Moro – é q dispute algumas prefeituras e um governozinho estadual ali e acolá. Espero q não tenha que chegar ao mesmo ponto do demôniocratas que muda de nome uma vez por ano!

    1. Parabéns pelo belo discurso
      Parabéns pelo belo discurso capitalista/direitista. Quem diria que um dia um petista defenderia estes valores… e ainda por cima não se indignaria com corrupção.

  22. Vejo pelos comentários abaixo
    Vejo pelos comentários abaixo que muitas pessoas teriam uma convivência pacífica com ratos em casa. Tudo se justifica em nome de um ideal? Diante de tantos escândalos e demonstrações de incompetência deste governo fica evidente que alguns que ainda defendem este partido, de forma quase cega, fazem por ego.
    Não há outra explicação.
    Gregório mostrou que não é só corrupção, até os valores do partido mudaram. A presidente mentiu na última campanha eleitoral. O partido está na contra mão do que a esquerda defende. Acordem!

  23. Sinto Gregório, mas não existe “ódio lúcido”, apenas ódio…

    Sinceramente? Não ví uma linha sequer que trouxesse motivos para “ODIAR O PT”, se esses motivos fossem plausíveis o autor já teria esse ódio desde o primeiro governo Lula, porque os “motivos” já estavam presentes desde o primeiro mandato de Lula, então, porque só agora?

    A verdade é que o ódio é uma doença contagiante e que o autor, provavelmente atormentado por não resistir, tentou encontrar algum motivo para se autoconvencer de que os seus “motivos diferentes” justificariam o fato de ter sido contagiado pela onda de ódio. Triste…, espero que ele ainda consiga se agarrar na margem da lucidez e escapar dessa correnteza insana, porque não existe essa coisa de “ódio lúcido”, não mesmo…

  24. “rato acuado morde e mandar

    “rato acuado morde e mandar alguém ir lá receber a mordida para tirar o rato é fácil, difícil e ficar de frente com o rato acuado” – Temos um bom exemplo de rato acuado: o Cunha

  25. Apesar da Crise…

    A notícia é um pouco velha, ma non troppo, maio de 2015:

    Apesar da crise, PT tem aumento do número de filiados (Estadão – 24 maio 2015):

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,apesar-da-crise-pt-tem-aumento-no-numero-de-filiados,1693271

    Aguardemos 2016 e 2018. Muita água ainda irá rolar…

    O PT só não pode é ficar parado esperando que o eleitor lhe caia do céu. É hora de rever muitas práticas danosas.

     

     

  26. Odiar?

    Odiar é uma palavra muito forte. Praticamente um palavrão. Cabe muito bem na boca de um coxinha alienado facista de direita, mas não cabe na boca dos que tem Dignidade. Não entre nesta, Sr. Gregório.

    Desprezar o PT sim, talvez. todos desprezam alguém que erra feio em coisas importantes. Desprezam um governo que se elegeu com discurso de esquerda, e aumenta juros ao gosto de especuladores. Despreza um governo que assiste “republicanamente” e inerte as maiores e principais empresas do país serem massacradas por excesos do judiciário.

    Mas odiar não. Esta palavra deveria ser banida do nosso vocabulário. Odiar é característica de gente derrotada. Não há derrotas, apenas contratempos e aprendizados, o jogo continua em 2018.

  27. Não é só o PT

    Desculpe mas não é só o PT que está infestado de “ratos”… Todos os partidos, a política, a sociedade, o Brasil e a humanidade no planeta Terra.

    Se formos classificar, cerca de 70% da humanidade poderiam ser classificados como “ratos”. 25% seriam os mais ou menos. E uns 5% seriam os bons mesmo. O PT poderia ter selecionado seus partidários entre os 5%, realmente e isto lamentamos que não foi feito.

    O ser humano é muito bom, quando quer.

    Justiça seja feita, os ratinhos animais não merecem esta comparação, pois o ser humano consegue ser muito pior do que qualquer animal, quando quer. 

  28. Ódio de Duvivier

    Duvivier, odeie seu ódio. O PT não é tão poderoso assim, nem tão consciente. Mas alguém diferente já tornou o desmatamento da Amazônia negativo? Como nos tempos do Carlos Minc? Alguém mais empreendeu essa tamanha luta contra a fome? Ou ainda, alguém mais mantém uma postura pacífica apesar de tanta violência que sofre com a manipulação e judicialização da política? Alguém mais assinou acordo de desmatamento ilegal zero? 

    Se for mais cuidadoso, poderá ver nas votações as posições do PT, mas não é só isso, pois, alguém mais criou programas habitacionais para a grande massa dos mais necessitados? Ou financiamento estudantil? Ou ainda programas como o braços abertos? Programa de recepção aos imigrantes haitianos por exemplo?

    alguém mais criou um ministério do desenvolvimento agrário que recebe hoje mais verba do que o ministério  da agricultura, mas que atende a agricultura familiar?

    quanto aos índios, quem criou a escola indígena do Jaraguá entre outras?

    o passe livre estudantil?

    Quem quebrou a hegemonia do G7? Colocando o Brasil como a única potência diplomática absolutamente pacífica no mundo?

    a militância do PT não merece isso, pois luta junto da sociedade ao ponto de brigar contra o próprio governo quando não concorda com o caminho, veja o exemplo da juventude do PT que pediu a expulsão do deputado Cândido Vacarezza. Qual o partido que tem uma juventude assim aguerrida?

    Duvivier, a palavra ódio não fica bem em sua boca. Temos sido vítimas desse tipo de texto, pois o mesmo dá carona aos fascistas, por mais que não haja a intenção. Erramos sim em um monte de coisas e há várias coisas que não concordo também. Quando falava em ciclovias me chamavam de louco, mas hoje conseguimos convencer.

    desculpe, mas é uma visão play boy. O Lula deixou bem claro que seria um governo contra a fome e hoje tem mais de 48 milhões de ex flagelados e mais de sessenta e cinco países com ministério da fome zero e foi muito além disso, criou universidades, escolas técnicos e preencheu as vagas das particulares mais que dobrando o número de estudantes. É pouco? Lógico que é.

    o PT precisa melhorar? É lógico que precisa. E sempre, mas ainda é o melhor, enquanto o PSOL e o PSTU e o pessoal da Marina, por exemplo, foram lá quebrar o Itamaraty e os teatros do Rio e de São Paulo, além de eleger o cabo Daciolo.

    camarada, nessa você foi mal, mas beleza, confio em seu coração, mas confesso ter ficado triste por ser destinatário de ódio de uma pessoa que não combina nada com a odiosidade .

     

  29. Decepção

    Talvez a palavra mais correta seja “decepção”.

    Eu não fiquei decepcionada. Quem acreditou que um partido político poderia resolver todos os problemas do país deslizou na maionese.

    Eu quero continuar mudando. Quinhentos anos de atraso não podem ser zerados tão rapidamento, ainda mais com tanta gente torcendo contra.

     

  30. Duvivier… que artigo

    INFELIZ!

     

    Melher teria sido deixar a coluna em branco.

     

    Ou  então mostrar humildade e consciencia e publicar no seu espaço, uma das boas respostas que seu texto do ódio gerou.

    (como as do Rafael,BH e do Frateschi).

     

    Abraço.

     

    E dirija seu ódio aos quais verdadeiramente merecem…

     

    (que tal começar pelo cancer máfiomidiaticojudiciario tão bem estabelecido e IMPUNE?)

  31. O ódio ao PT une a todos que

    O ódio ao PT une a todos que foram beneficiados pelas políticas dos governos petistas nos últimos 12 anos.

    Tanto as milhões de pessoas que ascenderam à classe média C, quanto as milhões que deixaram à miséria, quanto os milhões que passaram a cursar uma Universidade ou as Escolas Técnicas, quanto as milhares que abriram um micro ou pequeno negócio, quanto as milhares que conseguiram a casa própria, quanto os milhares que passaram a produzir nos assentamentos rurais, quanto os milhões que adquiriram automóveis, geladeiras, máquinas de lavar, fogões, microondas, aparelhos de som e televisóes, quanto os milhares que passaram a viajar de avião, quanto os milhares que enriqueceram construindo estradas, pontes, usinas, linhas de transmissão, sistemas eólicos, navios, imóveis, produzindo automóveis, linha branca, cosméticos, oferecendo planos de saúde, serviços de turismo, quanto os milhões que ganharam milhões no mercado de capitais e no mercado financeiro, quanto os milhões que viajavam ao exterior com o dólar barato, todos esses aqui citados e todos aqueles aqui não relacionados, agora, odeiam o PT.

    Pois o PT mostrou-lhes um pouquinho do paraíso e, agora, precisa fazer um pequeno ajuste fiscal, um freio de arrumação para retomar o crescimento da economia.

    E esses milhóes de filhos de umas éguas não querem fazer um pouquinho de sacrifício em prol de todos, em prol da nação brasileira.

    Eu, se fosse o PT, passava a bola para o Gregório Duvivier e deixava ele comandar essa merda.

    1. Cara, tem certeza que leu até

      Cara, tem certeza que leu até o final? Tenta interpretar certo pelo menos, pqp viu?! Parece que nem tenta, nem terminou de ler e já foi mandando comentário julgando. Tá foda ver a ignorancia estampada!

  32. As pessoas não devem ter lido até o fim
    Uns estão reclamando por que você odeia o PT, outros estão reclamando por que vc “mudou o discurso” mas acho que pou os leram a última frase que prova que sua convicção pouco se alterou e que mostra o quanto sua colocação foi genial.
    Parabéns pelo ótimo texto e reflexão.

  33. Excelente!
    Não há mais o que acrescentar.
    Parabéns pela síntese, pelo ótimo resumo da situação atual da esquerda. Vejo-me como você: desamparado e ao mesmo tempo consciente de que a opção tampouco resolveria.

    Celso

  34. Não precisa odiar, basta pensar

    Os direitos sociais, como os da empregada doméstica, chegariam cedo ou tarde. A diferença é que o governo anterior conseguiu aprovar uma lei de responsabilidade fiscal inspirada na da Nova Zelândia para impedir que gestores públicos gastassem mais do que o limite dos seus orçamentos. Criou o Estatuto das Cidades, que tentou impedir o desenvolvimento urbano sem planejamento, mas o PT ignorou e continua ignorando esta importante lei. 

    O PT foi o filho pródigo: sabia que havia riqueza mas mesmo sabendo que ela era finita e precisava ser usada com parcimônia, de maneira sutentável, de forma a não aumentar o déficit público, resolveu gastá-la desregradamente, na pressa de fidelizar seus eleitores menos favorecidos através de programas sociais que aliviam sim a miséreia, mas que não têm o compromisso de erradicar as causas.

    Este partido provou que não seria capaz de gerir sequer finanças domésticas, porque não soube priorizar as medidas que garantiriam uma manutenção sustentável não só dos programas sociais, mas dos investimentos em infraestrutura necessários para que a economia pudesse gerar empregos para que aqueles que vivem na miséria possam eventualmente superá-la através da criação de empregos numa economia sólida.

  35. O PT que eu não votei tambem
    Perfeita síntese Gregório deste sentimento tão pouco compreendido e injustamente hostilizado entre extremistas míopes e que querem usurpar a verdade dos fatos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador