Portal disponibiliza obra de Fernando Pessoa para download

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Boa notícia para os adoradores de Fernando Pessoa: o portal Domínio Público disponibilizou para download a poesia completa do poeta. No entanto é preciso ter atenção, pois o acervo não contempla ordem cronológica e também traz edições repetidas, mas tudo isso é relevado com a presença de toda a obra conhecida de Pessoa.

O poeta

Fernando Pessoa nasceu em junho de 1888, em Lisboa, e morreu em novembro de 1935, na mesma cidade. É um dos maiores poetas da língua portuguesa, bem como da literatura universal. Pessoa foi morar, ainda criança, em Durban, na África do sul, onde seu pai se tornou cônsul, ali teve os primeiros contatos com a língua e a literatura inglesa.

<--break->Em 1905 voltou sozinho para Lisboa e começou um curso de Letras, abandonando-o em seguida. Começou a ter contato mais efetivo com a literatura portuguesa através dos escritos de Padre Antônio Vieira e de Cesário Verde. Além disso, foi influenciado pelos estudos filosóficos de Nietzsche e de Schopenhauer, bem como pelo simbolismo francês. No ano de 1912 iniciou sua participação na revista Águia, com ensaios e crítica literária.

Começou a apresentar complicações de saúde em 1935 e, neste ano, foi hospitalizado com cólica hepática, provavelmente ocasionada por excessos de bebida alcoólica. Morreu prematuramente aos 47 anos de idade.

Ortônimo e heterônimos

Pessoa foi gênio ao dar nome às tantas partes de si. Criou assinando seu próprio nome, ou seu ortônimo, e utilizou pseudônimos, ou heterônimos, para assinar tantas outras. Cada heterônimo tinha personalidade própria e características literárias diferenciadas. Um heterônimo tinha vida própria, um personagem extraído de alguma parte de Pessoa e que adquire forma, em texto encadeado nesta personalidade.

Seus mais conhecidos poemas foram assinados pelos heterônimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caieiro, além do semi-heterônimo, Bernardo Soares. Bernardo vive um pouco da vida de Pessoa, tornando-se semi por replicar-se como ajudante de guarda-livros da cidade de Lisboa e assinar o “Livro do Desassossego”, uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século 20. O poeta criou personagens completos, mais que heterônimos, com biografias próprias e estilos literários diversos.

Álvaro de Campos era um engenheiro português educado na Inglaterra, com forte influência do simbolismo e futurismo. Ricardo Reis, um médico defensor da monarquia com interesse pela cultura latina. Alberto Caieiro, com pouca educação formal e posição anti-intelectualista, mas considerado um mestre, e o mais profícuo entre os heterônimos com sua linguagem direta e com a naturalidade do discurso oral.

O Portal Domínio Público

O Portal Domínio Público foi lançado em novembro de 2004, com um acervo inicial de 500 obras, propondo-se a compartilhar conhecimento e, para isso, colocar à disposição de todos os usuários da internet uma biblioteca virtual que possa servir de referência para toda a população.

O portal permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimento, com o principal objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas, já em domínio público ou, então, que tenham sua divulgação devidamente autorizada.

Para acessar a obra do autor e fazer download, clique aqui.

Uma amostra

AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas da roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fernando Pessôa

    LNassif:  por que você e os outros comentaristas OMITEM uma condição inerente ao poeta português, o fato de êle ter

                   sido o mais destacado OCULTISTA PRATICANTE de Portugal?  Por que omitir isso? Ah!  Entendi  …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador