Quanto mais negros no gramado, menor seu número no público, por João Sucata

Imagem – blog do Roberto Thomé

Esporte Bretão

Quanto mais negros no gramado, menor seu número no público dos estádios ou da TV

por João Sucata

Logo times europeus terão mais torcida no Brasil que Corinthians e Flamengo juntos

O futebol brasileiro está perdendo espaço devido a seus dirigentes incompetentes e corruptos, horários impostos  pela TV Globo, preço dos ingressos ou dos canas de TV pagos.

Está inviável um pobre ir ao estádio. E isso se vê também pela ausência de negros, sabidamente numerosos entre os pobres. Quanto mais negros adentram os gramados, menor o número dos que assistem as partidas. O preço dos ingressos estão nas alturas.

Os horários dos jogos noturnos, 21,30 horas ou mais, para não atrapalhar a novela, também inviabilizam a ida de trabalhadores pobres aos estádios. As partidas terminam aproximadamente 11,30 e os transportes públicos inexistem ou escasseiam após esse horário. Sabemos que o trabalhador tem que levantar umas cinco horas da manhã para chegar ao local de trabalho. Só quem tem automóvel pode comparecer aos jogos. Até classe média tem problemas de chegar antes da uma hora da manhã em casa e levantar cedo para trabalhar.

A TV também só passa jogos para quem pode pagar. Pobre não consegue mais ver seu time nem nos botecos de periferia, pois também estes não tem condições de pagar os preços cobrados pelas operadoras que têm exclusividade. Ou paga ou nada feito.

Algumas estações de TV a cabo mostram os jogos da Europa, muitos superiores em técnica e talentos. Logo teremos por aqui mais torcedores dos grandes times europeus do que dos brasileiros. Já se constata essa tendência pelo número de camisas do Barça, Rael Madri, Chelsea, Bayern, que se vê pelas ruas. Este fim de semana foi possível ver Lucas no PSG, Neymar no Barça, Felipe Coutinho e Firmino brilhando no Liverpool, Fernandinho no Manchester City, Danilo, Marcelo e Casimiro no Real etc.  É até covardia clubes brasileiros tentarem disputar atenção, especialmente os estaduais, mesmo os de Minas, São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul.

Esperemos que a sociedade, as torcidas, formadores de opinião, percebam e mudem isso tudo enquanto é tempo. Se forem esperar pelos dirigentes, melhor é ficarem sentados ou escolherem um time europeu para torcer. Os filhos já vão vir com essas camisas.

 

João Sucata

 

 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem sabe assim Corinthians e

    Quem sabe assim Corinthians e Flamengo, ao perder torcida para clubes europeus, sintam o feitiço contra o feiticeiro, já que suas torcidas vêm sendo há anos artificialmente aumentadas pela mídia-empresa-golpista. 

  2. quanto….

    Ditadura do Monopólio do Futebol. Mas então hipocrisias e canalhices são reveladas. O Governo das “esquerdas” e “centro-esquerdas” também, tão prejudicado e combativo quanto à RGT só precisavam não impedir que o CADE cumprisse suas funções. Monopólio é crime. Concentração de mercado é crime. Oligopolio e cartelização é crime. O CADE não fazer nada é crime. O Poder Judiciário se omitir é crime. A associação comparsa de políticos é crime. A parte interessada no monopólio da comercialização e divulgação do produto ter sala na sede da empresa contratada é escandâlo. Ou se pode assistir futebol no Brasil sem a permissão da RGT? Sem a imposição da RGT? Governos se mancomunarem com tal situação, viabilizarem estádios e obras para futebol com dinheiro público, se associarem a tal prática criminosa contra interesses do povo brasileiro devem ser classificados como o que? CANALHAS.   

  3. Minha opinião

    Inicialmente, eu fiquei chocado com a minha primeira interpretação do título dessa coluna. Denotou uma certa tendência xenófoba, que, apesar de ser patente em certos âmbitos da sociedade brasileira, deve ser combatida fortemente. Existe um problema de raiz no futebol brasileiro: a mídia controla o futebol nacional e não as federações. A transmissão de encontros de ligas europeias é somente uma consequência das políticas empregues pela mídia. Por outro lado, a própria mídia é escrava do bom espetáculo, dos jogos mais emocionantes. A visionação das antevisões oferecidas em http://www.sites-de-apostas.net/prognosticos-noticias/ demonstra como os encontros do campeonato alemão, espanhol, francês, italiano e inglês (o chamado G5) conseguem atrair mais audiências que outros encontros. E os espectadores dos encontros de hoje serão os torcedores de amanhã.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador