Secretário recebe prêmio no lugar de Alckmin e é vaiado

Jornal GGN – Benedito Braga, secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, foi vaiado ao receber um prêmio de boa gestão dos recursos hídricos na noite desta terça (13), em Brasília. Braga foi no lugar do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Durante o evento, grupos como o Greenpeace, Juntos! e Minha Sampa organizaram manifestação, segurando cartazes com a imagem do governador e as palavras “torneira seca”

Um relatório produzido pela Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), pelos coletivos Luta Pela Água e Aliança Pela Água e pelo Greenpeace aponta violação aos direitos humanos na gestão da crise hídrica em São Paulo, e foi entregue para a Organização das Nações Unidas (ONU) também neste terça-feira. O documento fala que houve falta de planejamento e medidas de contingência para a crise. Já a Secretaria de Recursos Hídricos diz que o levantamento é parcial e que “acusa equivocadamente somente um ente da federação de um problema que atingiu todo o País”

Do Estadão

Sob vaias, secretário recebe prêmio de gestão hídrica no lugar de Alckmin

Entidades de defesa do meio ambiente criticaram homenagem pela ‘boa gestão dos recursos hídricos’

O secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, foi vaiado na noite desta terça-feira, 13, ao representar o governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante uma cerimônia em Brasília que premiava a boa gestão de recursos hídricos. Manifestantes subiram ao palco com faixas com os dizeres “torneira seca” e “procura-se”. 

O governador, apesar de confirmar presença, não compareceu à Câmara. As manifestações foram organizadas pelos grupos Greenpeace, Juntos! e Minha Sampa. “O prêmio que ele merecia receber era o torneira seca, porque falta água em São Paulo”, acusou Gabriel Lindenbach, da Juntos!. 

ONU. Ao lado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e dos coletivos Luta Pela Água e Aliança Pela Água, o Greenpeace fez um relatório de violação aos direitos humanos na gestão da crise da água e entregou o documento nesta terça à Organização das Nações Unidas (ONU). O texto foi enviado a Leo Heller, relator da entidade. “O caminho é agora avaliar o relatório e elaborar consulta aos governos”, explicou.

Segundo o texto, houve falta de planejamento e medidas de contingência, superexploração, ausência de participação e de transparência, interrupção de abastecimento e aumento indevido de tarifa. O material leva em consideração relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirmando que a crise hídrica “é resultado da falta de planejamento” do Estado. 

Em nota, a Secretaria de Recursos Hídricos afirmou que o levantamento “é parcial, sem embasamento técnico, que acusa equivocadamente somente um ente da federação de um problema que atingiu todo o País”. A pasta destaca que a estiagem, maior em 85 anos, não foi prevista por institutos meteorológicos. /

 

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é, e agora o Grande

    Pois é, e agora o Grande Gestor Hídrico colocou sob segredo, por 15 anos, a papelada da SABESP porque as informações poderiam ser usadas para planejar ataques terroristas. A mídia golpista vai ter um trabalho danado para continuar blindando o psdb. Em 2018 o partido não passará de linha auxiliar da Rede.

  2. Alckmin não é responsável

    Alckmin não é responsável pela falta de chuva mas é responsável pela privatização de parte importantíssima da Sabesp. Restam várias questões relacionadas a essa privatização: fazê-las através da bolsa de valores em país estrangeiro significa, na prática, tripla evasão de divisas, ainda que “legalizada”: um vez quando brasileiros (quem são esses investidores?) mandam dinheiro para o exterior para lá comprarem ações da Sabesp; outra, quando a Sabesp manda o dinheiro que recolhe de nossas contas de água para lá remunerar esses investidores e a terceira, quando esses investidores recebem o lucro dessas ações em bancos nesse outro país.

    Mas essas respostas só as teremos por julgamento de instâncias superiores de Justiça agora que, alegando “medo de terroristas” e “segredo industrial”, Geraldo Alckmin conseguiu esconder documentos que as nos dariam…

    Uma coisa é esconder segredos industriais, planos operacionais da Sabesp; Outra, bem diferente, é esconder o processo de privatização: quem são esses investidores brasileiros? Quando e com que recursos compraram ações da Sabesp?

    Evasão de divisas é assunto federal…

    1. Em tempo: causar celeumas em

      Em tempo: causar celeumas em torno de perfumarias como prêmios e medalhas injustamente distribuídos não será suficiente para relegar a segundo plano questões que podem, sim, significar improbidade administrativa. Seja no caso da sabesp, do metrô, do monotrilho, do sucateamento da USP, do fechamento de escolas, do aparelhamento da TV Cultura, para ficar no mínimo. Tudo isso pode causar raiva popular mas é na Justiça, sem raiva e com a frieza dos fatos, que se resolve as coisas, não?

  3. Se essa moda pega, o Aécio

    Se essa moda pega, o Aécio recebe o prêmio de cidadão honorário de Minas Gerais, e manda o Anastasia no lugar dele. Claro, vai estar num compromisso inadiável no Leblon. O Cunha mora no Leblon ou na Barra?

  4. Puxa vida, começam a atacar

    Puxa vida, começam a atacar petistas em restaurante, agora atacando tucanos no anfiteatro.

    Deve ser por isso que muito político só anda de helicoptero, é medo de ficar no chão onde pisa o povo simples.

  5. O que acho interessante, é a

    O que acho interessante, é a falta de pudor do governo de SP ainda receber prêmio pela gestão hídrica! Ele mesmo não teve coragem de ir receber e mandar o secretário ir em seu lugar…

    A Seca não é culpa dele é claro, mas a falta de planejamento e investimentos no setor é. Não adianta dizer o contrário, porque todos sabem que SP não faz investimentos neste seguimento, e que sofre são os menos favorecidos, que residem na periferia.

     

  6. Hoje não há água na minha

    Hoje não há água na minha torneira da rua e isso tem acontecido com frequência ultimamente. Acho que a coisa está piorando, mas não saberemos pois o grande gestor lacrou as informações por 15 anos. Fosse este um país sério e esse cara iria para a cadeia.

  7. vergonha e deboche

    Alckmin não é responsável pela falta de chuva

    A Seca não é culpa dele é claro,…

    Voces não estão entendendo!

    Colocações como estas de alguma maneira livra a cara dos irresponsáveis.

    Eles não tem direito a atenuantes. Toda culpa pela crise hídrica de São Paulo cabe única e exclusivamente para o governo que dirige este estado por 20 anos.

    E a bem da verdade a crise no setor energético igualmente é responsabilidade da autoridade federal, como em São Paulo a inépcia e a ineficiência são os causadores e os responsáveis devem ser responsabilizados. E o povo paga o pato…

    O problema é cientifico e se o gestor não tem capacidade de gerir levando em conta as informações cientificas reafirma sua incompetência. Pra que fazem tanta questão de alcançar os cargos que ocupam se são incapazes para tanto. Nem precisa responder, sabemos que os políticos no Brasil, tratam antes de qualquer coisa dos próprios interesses.

    Não tem atenuantes pra eles, mesmo levando em consideração que os gestores de outros países, também estão comendo bola, a California nos EUA, muita região da China, igualmente sofrem com a mudança do clima. Enquanto ficam perdendo tempo com estes congressos da ONU, colocando culpa destas alterações climáticas na emissão de carbono, deixam de tomar as devidas e eficazes medidas para solucionar seus problemas.

    As alterações climáticas são fatos naturais, que acontecem no mundo todo. Os gestores das coisas publicas tem que agir com mais eficácia e rapidez para equacionarem e diminuirem as consenquencias desta alterações em suas localidades. Ficar esperando que caia a mesma quantidade de chuva nestas regiões, como no passado, não esta dando certo. É necessário buscar novas fontes de agua.

    Aqui no Brasil a situação é de descalabro de parodoxo de deboche de descaso. AQUI NÃO FALTA AGUA. Falar de seca é de uma desfaçatez sem tamanho. Dizer para um paulista que falta agua é como lhe dar uma cuspida na cara. A Billings, o Guarapiranga estão quase transbordando. Este inverno a média de chuvas tem sido acima do normal, qdo chove no verão carros são arrastados pelas ruas e gente morre afogada nas enxurradas.

    Que SECA é esta.

    É tanta a falta de informação e tanta a manipulação em cima da ignorância do povo, que chega a desanimar.

    Bem por minha parte continuo colocando a boca no trombone.

    Vamos ver no que da.

  8. Prêmio

    O prêmio ao governador Geraldo Alckmin é justo. Desde o início da crise hídrica o governo de São Paulo tem tomado medidas para evitar a falta de abastecimento e a adoção de rodízio. São Paulo enfrenta a maior seca dos últimos 85 anos. Não fosse a política de bônus e ônus, as campanhas de conscientização, a diminuição de pressão e as obras emergenciais, adotadas pelo governo do estado, possivelmente os reservatórios já estariam vazios e as torneiras secas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador