Torço para que as manifestações contra o governo não parem, diz Paulo Sérgio Pinheiro

Da Caros Amigos

“Torço para que as manifestações contra o governo não parem”, afirma ex-ministro de DH de FHC
 
Para Paulo Sérgio Pinheiro, Temer é fruto de um golpe de Estado e, portanto, ilegítimo
 
Por Lúcia Rodrigues
Caros Amigos
 
Não reconheço um governo ilegítimo originário de um golpe de Estado comandado por um delinquente. A crítica contundente parte do cientista político e professor da USP, Paulo Pinheiro, que esteve à frente da pasta de Direitos Humanos no governo FHC. 
 
Ele não poupa adjetivos à gestão do presidente interino, Michel Temer. “É um governo irresponsável e o principal deles é o interino. É um governo reacionário, retrógrado e gagá. Não tem mulheres, não tem negros. Com uma canetada acabou com a Cultura, com os Direitos Humanos, colocou criacionistas nos ministérios da Saúde e Indústria e Comércio. Isso é uma agressão”, alfineta.

 
Paulo Sérgio, que está em Genebra, na Suíça, liderando uma missão da ONU sobre a crise na Síria, conversou com a reportagem de Caros Amigos por telefone. O comissário das Nações Unidas demonstrou bastante preocupação com a imagem que Temer está passando do país no exterior.
 
“Até o governo Dilma, o Brasil era levado a sério, mas com Temer estamos caminhando para nos tornarmos uma República de Bananas. Temo pela ruptura da política externa brasileira.”
 
Retrocesso
 
A logomarca do governo baseada na frase “Ordem e Progresso” também é duramente criticada pelo professor da USP. “Um governo que escolhe Ordem e Progresso como sua logomarca revela ilegitimidade e irresponsabilidade. Faz o Brasil retroagir ao positivsimo de 1889… É um escândalo.”
 
Paulo Sérgio afirma que o golpe o deixa deprimido. “Substituiram um governo legítimo por um de extrema-direita baseado na bancada BBB (Boi, Bíblia e Bala). É muito depressivo. Não acredito que esteja passando por isso. É um acinte.  É vexaminoso.”
 
“Estou envergonhado do Brasil. Torço para que as manifestações contra o governo não parem. Adorei o protesto contra o ministro da Educação (Mendonça Filho)”, enfatiza.

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu também não

    Eu achando que andava revoltada demais, radicalizando, mas esta ai o Cientista Politica Paulo Sérgio Pinheiro confirmando meus sentimentos:

    “Não reconheço um governo ilegítimo originário de um golpe de Estado comandado por um delinquente.”

  2. Vejamos, a pessoa professar o

    Vejamos, a pessoa professar o criacionismo como fé pessoal o torna imediatamente despreparado para ser ministro da saúde porque? Para ser ministro da saúde ou da tecnologia, o sujeito deve ser um crente da crença do descrer, como dizia Millor Fernandes? A população brasileira é formada por mais de 90 % de cidadãos que acreditam em Deus ou em um ser superior. ser eleitor pode, ja ministro aí é uma agressão??

    O direito a crença e pratica-la é um dos direitos humanos que a CF protege. Ao desclassificar a pessoa com base na crença esse “estudioso” pratica preconceito ou direitos humanos são somente aqueles que a turminha considera corretos?

    O tolo, reclama que não existem negros no primeiro escalão. Mas também não tem indios, descendentes de japoneses, mas ai ele não acha importante. Seria o caso dele demonstrar aonde estavam os negros de fato e não alguem que tenha se declarado negro porque teve um avo ou bisavo negro, que fez parte do ministerio da dilma e tenha ficado até o fim. Qual foi a relevancia de atuação de algumas mulheres no governo dilma e seria importante lembrar que ao menos duas delas que ocuparam a casa civil estão hoje respondendo inqueritos por corrupção, caixa 2, etc. Não estão respondendo inqueritos porque são mulheres mas porque no cargo publico supostamente cometeram ilicitos ou quando muito na campanha. Mas sobre isso o sujeito silencia.

    O país era sério até Dilma, até que o escandalo da petrobrás jogou o nome da companhia e do pais na sargeta e a culpa não é da opep.

    O ministerio da cultura não tinha nenhuma relevancia na cultura real do país, mas o sujeito acha que deixar de ser ministerio automaticamente implodirá sitios arqueologicos, museus, e o folclore vai sumir por magica dos livros.

    O sujeito reclama do lema ordem e progresso. Ele consta da bandeira nacional que é o principal simbolo do pais. Ele porventura a rasga por ser uma lema positivista?

     

     

  3. O professor tem razão

    Tem toda a razão no que fala,

    E agora tucanada o que têm a dizer!

    (dos demais partidos golpistas não espero afirmações, é mais facil a minha cachorrinha falar!) 

  4. Alguem tem o email da Suprema

    Alguem tem o email da Suprema ministra do supremo julgamento do Dirceu, aquela que questiona a PRESIDENTA DILMA sobre o tema GOLPE.

     

    Preciso enviar a avaliação de um cientista politico.

  5. Esse pessoal não vai segurar

    Esse pessoal não vai segurar o Rojão…..ou será que o Gedel e o Serra irão salvar a lavoura ???

  6. Entendo o Ministro Paulo

    Entendo o Ministro Paulo Sérgio Pinheiro quando diz estar deprimido, pois este é o estado em que estou. Esta ruptura com a democracia que se deu nos últimos dias no Brasil, enojam e deprimem qualquer cidadão pensante. Eu disse: PENSANTE. Existem por aí muitos que não têm a menor condição de raciocínio, apesar de se acharem cabeças pensantes. Eu mesmo conheço um, amigo de mais de 50 anos que se colocou nesta posição de cabeça amorfa. Ouvi dele há poucos dias coisas que jamais imaginei saírem de sua boca. Regurgitou sobre mim quando tentei mostrá-lo, à luz da constituição, que o acontecido no Brasil era um golpe, disse-me: que não aguentava ouvir falar em ideologias marxistas, comunistas, socialistas, castristas, stalinistas, hitleristas, fascistas, etc. disse-me que detestava ideologias.  Que miscelânea! Esta foi a sua argumentação como contraponto ao que eu havia lhe falado. Igualzinho àqueles que saíram às ruas pedindo a cassação da Dilma, sem nenhuma argumentação lógica.   Tentei mostrar a ele que isto que acabara de me falar era, também, uma ideologia. Mas ele fechou o seu cérebro que, pelo visto, já está obliterado há muito pela imprensa que lê. É leitor assíduo da Folha de São Paulo e da Veja. Não preciso dizer mais nada, né? Confesso que tive vergonha de ter um amigo assim. Ele nunca havia se despido para mim da sua total condição de extrema direita e de sua total alienação. Conversávamos sobre política feito duas pessoas normais. Agora não dá mais. Estou perplexo. Este último papo foi por telefone e espero ficar longe destas conversas com ele por muito tempo, se é que me resta muito tempo. Não tenho mais estomago nem fígado para aguentar.  Por isto disse que entendo perfeitamente o Ministro Pinheiro.      

  7. Missão cumprida

    Pode até ser que continuem . No domingo , na Paulista , vi uma pequena passeata de pessoas brandindo contra TEMER. 

    MAs ainda que continuem  , jamais alcançarão o patamar de mobilização nacional que se alcançou contra o PT. O monopólio da grande mídia tratará de escondê-las . Missão cumprida . 

    1. Jamais é muito tempo.

      Espere até a classe média midiotizada começar a sentir na carne os efeitos dessa corja fascistoide e neoliberal no poder… Pode não ser nos próximos dias, talvez nem nos próximos meses, mas o “caldo vai entornar”!

  8. Estamos juntos

    E não pararemos até que se tenha a volta da democracia e a derrubada deste ditadorzinho, que acha que pode fazer o que bem entende com nossas instituições mais caras.

     

     

  9. Entendo a dor de Paulo Sérgio Pinheiro

    Vamos supor que, por mais crimes de responsabilidade a presidente pudesse ter cometido, vamos supor que a presidente tivesse andado por ai como meia tonelada de cocaína num helipoptero, não faz sentido o pais cair nas mãos do crime organizado, de forma que, não compreendo como os Constituintes de 88 não atentaram pra isso. Jamais se poderia ter permtido que o Poder Execetivo fose tomado por um Legislativo como esse que temos. Jamais. É claro que, ao dar essa possibilidade ao Congresso, o Constituinte jamais imaginou que um dia o Congresso fosse composto com parlamentares em sua maioria notorios ladrões e ladras e outros tipos de criminosos que, como estamos vendo, após tomarem de assalto o pais, estão desmontando-o numa incrível velocidade, sem que ninguém nada possa fazer. Um STF acovardado apenas é cumplice, por omissão, pela destruição de nosso pais.

  10. Um desabafo necessário

    É muita dor ver tudo isto acontencendo. Nem um povo, merece isto.  Eu entendo o desabafo do Professor, e olha que nem petista ele é ou foi.  Vejo amigos meus que deram força para que isto acontecesse, se afastarem de mim por vergonha deste governo. A dor é profunda e muitas vezes pensamentos insanos me veem à mente. Eu desjo a todos estes responsáveis , incluindo os do STF, que sofram  as piores dores que possam acometer um ser humano. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador