Jornal GGN – O Paraná não está em seu melhor momento. As Universidades estão ameaçando cortar bolsas e até mesmo água para fazer frente aos cortes prometidos por Beto Richa, o governador reeleito. As instituições precisam de R$ 124 milhões para se manterem em 2015, o estado oferece R$ 9 milhões para que as sete universidades dividam entre si. Segundo os reitores, este valor não cobre nem o Pasep, que é uma contribuição obrigatória. Além disso, é bom lembrar que os professores e servidores continuam em greve. Leia a matéria da Folha.

da Folha
Universidades do PR ameaçam cortar bolsas e até água
As sete instituições calculam que precisam de R$ 124 milhões para o custeio; governo Richa quer repassar no máximo R$ 9 milhões
LUCAS REIS, DE SÃO PAULO
Atingidas pelo corte de gastos da gestão Beto Richa (PSDB), as sete universidades públicas do Paraná ameaçam cortar bolsas de estudo, compra de materiais e até o pagamento de contas de água.
Somadas, as instituições de ensino calculam que necessitam, em 2015, de R$ 124 milhões para custeio, que são utilizados também para incentivo à pesquisa, gastos com estagiários, entre outros.
O governo paranaense, porém, sinalizou que poderá disponibilizar menos de 10% deste montante e ofereceu R$ 9 milhões a serem repartidos entre as universidades.
Este valor, afirmam as instituições, não seria suficiente nem mesmo para o pagamento do Pasep, cuja contribuição é obrigatória. Nesta terça (24), os sete reitores vão se reunir com o governador Beto Richa, reeleito no ano passado, munidos de relatórios que apontam a impossibilidade de começar as aulas por falta de recursos.
Além disso, professores e servidores estão em greve, completando o cenário caótico no ensino superior.
“Se for mantida essa decisão do governo, não é exagero dizer que algumas universidades serão obrigadas a fechar. Não falo em extinguí-las, mas, sem recursos, é impossível trabalhar”, disse Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro e presidente da Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público).
Sem o custeio, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) teme o corte de pelo menos 500 bolsas científicas, 300 estagiários e auxílio-moradia. “Atualmente não fazemos a manutenção predial adequadamente e não tivemos reposição de estoque. Não temos uma fonte alternativa para substituir este custeio”, disse a reitora Berenice Quinzani Jordão.
Em 2015, a UEL calcula um custeio de R$ 29,3 milhões, além de outros R$ 4,2 milhões para o hospital universitário. Na semana passada o governo liberou R$ 2,7 milhões para os quatro hospitais universitários. “Recebemos R$ 333 mil, o equivalente a apenas um mês de custeio do hospital”, afirmou Berenice.
Na Unespar (Universidade do Estado do Paraná), a crise interrompeu até a reforma dos banheiros, inacabados. A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) ameaça suspender o pagamento de serviços prestados por estatais e de contratos firmados com terceirizadas, dispensar todos os estagiários e cortar bolsas científicas.
Em nota, a Secretaria da Fazenda informou que o imbróglio deverá ser resolvido na reunião desta terça-feira.
Joao Maria
24 de fevereiro de 2015 12:45 pmOgevernador do PSDB, consegui
Ogevernador do PSDB, consegui quebrar o Estado em quatro anos de desgoverno. Segundo fontes fidedignas, o rombo é de 4,5 bilhoes.
Flavio Martinho
24 de fevereiro de 2015 12:50 pmE no facebook consta que é a
E no facebook consta que é a Dilma quem está cortando as verbas para as Universidades. E uns idiotas ainda acreditam…..
patinho medroso
24 de fevereiro de 2015 1:02 pmdeplorável tucanada.
deplorável tucanada.
Carlos FM
24 de fevereiro de 2015 1:10 pmXok de jestãum!
Paranaenses e paulistas perderam completamente o senso? Como podem reeleger governadores tão medíocres como Alckimin e Richa? O antipetismo é tão grave assim, chegando ao masoquismo?!?
JB Costa
24 de fevereiro de 2015 1:22 pmO que acontece com os
O que acontece com os gestores supimpas, arretados, super super tucanos? Das duas uma: ou é coincidência em razão da conjuntura ou então ao longo dos tempos foram “esquecidos” pela opinião publicada dado que esta está, sempre esteve, com foco na missão sagrada de vigiar os governos petistas.
Claro que a segunda opção é a verdadeira. Perguntem ao a tual governador Pimentel de MG como recebeu o estado das “Gerais”. Claro que como todo bom mineiro ele não vai sair por aí botando a boca no trombone, merce da recíproca não ser verdadeira, ou seja, se fosse um tucano recebendo um governo petista seria um “deus nos acuda”.
Tucano pode ser incompetente, prevaricar, roubar…..e nada. Foram blindados em norme da “causa”.
Mais uma farsa política cai por terra. Virão mais. Aguardem.
P. Rauen
24 de fevereiro de 2015 1:26 pmQuá quá quá. A velha
Quá quá quá. A velha eficiência tucana. São os paranaenses ensinando os nordestinos “desinformados” a votar. Quá quá quá.
Marco St.
24 de fevereiro de 2015 1:28 pmCom a palavra os eleitores
Com a palavra os eleitores paranaenses do Richa.
alexis
24 de fevereiro de 2015 3:11 pmNovas carreiras Universitárias no Parana
· Arquitetura patrimonial paralela;
· Logística monetária global;
· Espanhol básico para muambeiros;
· Agente de turismo para Disney;
· MBA em administração de patrimônio no exterior;
· Corretagem de imóveis em Miami;
· Transporte internacional de valores;
· Curso prático para fugir do imposto de renda;
· Especialização: Emissão de nota fiscal a baixas temperaturas (fria mesmo);
· Medicina Veterinária preventiva para tucanos;
Vantuil Barbosa Filho
24 de fevereiro de 2015 3:18 pmQui nada…
… tão reclamando de que? que eu saiba os Paranaense são os mais bem preparados entre os brasileiros.
Ugo
24 de fevereiro de 2015 3:37 pmos conheço
O bom povo Paranaense acredita:
Ser europeu, branco, olhos azuis e acidentalmente morar no Brasil.
Sabe que os males passados presentes e futuros são daquele partido (não falo o nome)
Entende e acredita que informação política é tudo o que falado entre pares
Gosta da escolha que fez não importando as consequências
Gilson AS
24 de fevereiro de 2015 4:07 pmÉ por isso que a oposição no
É por isso que a oposição no congresso não querem mais saber do impeachement da Dilma.
Passarinho não come pedra porque sabe o fiofó que tem.
robson_lopes
24 de fevereiro de 2015 4:11 pmFederaliza essas
Federaliza essas universidades!
Ly
24 de fevereiro de 2015 4:28 pmCaos em São Paulo e Paraná!
Cada um a sua maneira! E qual partido governa esses supostos evoluidos estados? Nada como um dia atrás do outro. Foi desses estados que sairam os mais sórdidos apócrifos contra Dilma. Inclusive o Sr. Francciscini do Paraná. Sem falar do delegado da PF do Paraná que através da internet, desconstruia a criatura trabalhadora e honrada que dirige nosso país. Agora está provado que são hipócritas e que não pensam o país nem o povo brasileiro. E o Sr Aécio que não se iluda! Mais de 30% de sus votos vieram em função do trabalho inescrupuloso de pessoas desse nível, em conluio com a mídia.
Jorge Luis
24 de fevereiro de 2015 4:36 pmEsse não é um “choque de
Esse não é um “choque de gestão” é um “raio de gestão”.
Vladimir2015
25 de fevereiro de 2015 3:03 pmchoque
è um curto circuito KKKKKK
NNN
24 de fevereiro de 2015 5:25 pmRabo alheio…
Ué! A UNIFESP aqui em Sampa na pindaíba (corte de verbas, etc.) e… e… e nada uai.
É que a reitora é “bola nossa”…