4 de junho de 2026

Crise : A Política do Desastre

“É o fanatismo neoliberal que está a matar o euro”

 
“O agravamento da situação” de crise e a sua “extensão a outras economias”, denunciou, “aproxima-nos de um ponto sem retorno” mas “perante o fracasso completo da austeridade a Comissão Europeia ou o governo alemão propõem-nos a mesma política mas em regime de overdose”.
A eurodeputada Marisa Matias sublinhou que as propostas em discussão "confirmam a proibição de políticas contra a crise na Zona Euro e concretizam ainda a lógica do tratado orçamental".

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A eurodeputada Marisa Matias sublinhou que as propostas em discussão “confirmam a proibição de políticas contra a crise na Zona Euro e concretizam ainda a lógica do tratado orçamental”.

“É o fanatismo neoliberal que está a matar o euro”, salientou a eurodeputada Marisa Matias no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, durante a discussão sobre o segundo dos seis pacotes sobre a “governação económica” na União Europeia.

Segundo a eurodeputada da Esquerda Unitária (GUE/NGL) eleita pelo Bloco de Esquerda, as propostas em discussão “confirmam a proibição de políticas contra a crise na Zona Euro e concretizam ainda a lógica do tratado orçamental”.

Marisa Matias detectou nos documentos em discussão algumas “declarações de intenção”, porém “tímidas” e a um ritmo tal que “tudo será demasiado pouco e demasiado tarde”. Citou como exemplo “o roteiro para um dia se poder começar a pensar em formas de se definir uma possível legislação para a hipotética introdução de euro-obrigações” (eurobonds).

Quanto aos países “sob protecção legal”, o mecanismo pretendido é tal que “exige-se aos Estados membros que honrem as suas dívidas mas retiram-se-lhes todos os instrumentos que lhes possam permitir crescer ou encontrar recursos para o fazer”. A “única protecção legal” prevista nos documentos, salientou Marisa Matias, “é para os credores mas nem para eles é eficaz”.

Isto significa, sintetizou a eurodeputada do Bloco de Esquerda, “conduzir os países à recessão, ao desemprego e à insolvência”, como estamos a ver na Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados