5 de junho de 2026

Jornal Nacional perdeu 28% de público em quatro anos

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – O Jornal Nacional, principal telejornal da TV Globo, perdeu 28% de seus telespectadores entre 2012 e 2015. De acordo com Ricardo Feltrin, do Uol, a participação do programa no universo dos televisores ligados caiu de 53,7% em 2012 para 38,9% no ano passado, nas 15 principais regiões metropolitanas do Brasil.

No Painel Nacional de Televisão, o Jornal Nacional tinha uma média de 31,8 pontos em 2012 e, em 2015, 24,8 pontos, sendo que cada ponto é equivalente a 240 mil domicílios. Já os telejornais de outros emissoras mostraram crescimento, como o Jornal da Record, assim como a participação da TV Paga, que saiu de 13,3% para 20,5% em 2015 no horário do JN.

Enviado por Fagundes

Do Uol

Em quatro anos, “Jornal Nacional” perde 28% de seu público

Ricardo Feltrin

Apenas entre 2012 e 2015, o “Jornal Nacional”, perdeu 28 em cada 100 telespectadores que antes acompanhavam ao telejornal da Globo todas as noites em todo o Brasil.

A queda de audiência, apontada por dados consolidados obtidos por esta coluna, mostram que a participação do “JN” no universo de TVs ligadas, nas 15 principais regiões metropolitanas do país, caiu de 53,7% em 2012 para 38,9% no ano passado.
 
Em pontos, no Painel Nacional de Televisão, o “JN” caiu de uma média de 31,8 pontos em 2012 para 24,8 pontos no ano passado. Cada ponto no PNT equivale a cerca de 240 mil domicílios.

 
O telejornal da Globo ainda é líder inconteste de audiência no país, mas, ano após ano, vem perdendo público e importância.
 
Dez ou 15 anos atrás era impensável a qualquer pessoa que quisesse ser bem informada deixar de assistir ao “JN”. O resultado atual mostra mudança clara nesse quadro.
 
Vale dizer também que o “JN” está perdendo público para seus concorrentes diretos: por exemplo, desde 2012, o share do “Jornal da Record” cresceu 91% (de 10,4% para 19,8%). O telejornal do SBT  também cresceu 3%; já o “Jornal da Band” percentualmente cresceu 49% em seu share desde 2012: de 2,3% para 3,5%.
 
No horário do “JN” também a participação da TV paga disparou nos últimos quatro anos: passou de 13,3% para 20,5% em 2015.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

18 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mailson

    10 de fevereiro de 2016 10:56 am

    Notícia melhor impossível

    Que maravilha!

    1. Frederico69

      10 de fevereiro de 2016 12:53 pm

      bonito mesmo vai ser aproximar do zero!

      que baixa cada vez mais!

  2. altamiro souza

    10 de fevereiro de 2016 11:12 am

    pior pra globo é que essa

    pior pra globo é que essa tendncia é irreversível…

  3. Rosa Maria Anello dos Santos

    10 de fevereiro de 2016 11:23 am

    Pelo mal jornalismo que

    Pelo mal jornalismo que apresenta, perdeu pouco…

  4. paulmoura

    10 de fevereiro de 2016 11:31 am

    Feltin um brincalhão…era impensável a qualquer pessoa

    Para quem queria ser bem informado a pior fonte sempre foi o JN.

  5. Fabio Pereira Veloso

    10 de fevereiro de 2016 11:36 am

    Viva a internet

    Caiu 28% mesmo com o sinal analógico, quero ver quando for desligado.

    E o governo adiou ainda!

    Quando o seu Lula podia ter proposto uma lei de democratização da mídia e não o fez, agora paga o preço.

    2018 pegará fogo! 

     

  6. __claus__casto

    10 de fevereiro de 2016 12:01 pm

    a concorrência é braba!

    tv paga, internet e até mesmo condições melhores para sair de casa quando se chega do trabalho _quem vai ficar assistindo jornal nacional em casa?

  7. Led.João

    10 de fevereiro de 2016 12:11 pm

    Concorrência????

    Caro Claus, nâo é culpa da concorrência não! O proprio JN vem se destruindo ano pós ano com a sua linha “jornalística” equivocada, sempre apostando no quanto pior melhor, sempre alinhada no discurso direitista facista e pelo menos uns cinco anos  pra cá o povo tem percebido e se afastando da TV em geral e principalmente da Grobo e Grobonews.

    Eu queria estar vivo pra ver esta porcaria ir a bancarrota e de pires nas mãos pedindo socorro ao BNDS.

     

    1. __claus__casto

      10 de fevereiro de 2016 11:13 pm

      pode ser. já certeza quanto à FOLHA eu tenho!

      pode ser. já certeza quanto à FOLHA eu tenho! eu tenho certeza que a FOLHA andou perdendo assinantes graças ao ingresso do ilustre _SQN_ Kim Kataguiri.

       

  8. Fabio SP

    10 de fevereiro de 2016 12:59 pm

    Quer dizer então que não se

    Quer dizer então que não se pode atribuir a queda da popularidade da Dilma ao Jornal Nacional?

    1. BetoPettinato

      10 de fevereiro de 2016 10:30 pm

      Sim

      Sim, porque a Globo é sócia do Ibope

      Mas, pode ter uma certeza, a popularidade de Dilma não é aquela dos institutos patrocinados pelo PIG…

  9. Gilson AS

    10 de fevereiro de 2016 2:07 pm

    28% é pouco.Se Deus quiser,

    28% é pouco.

    Se Deus quiser, ela irá rumo à extinção.

  10. Vandirson

    10 de fevereiro de 2016 2:09 pm

    A Globo não se atentou ao

    A Globo não se atentou ao ridículo das suas posições deslavadas, é muito empregado padrão e pouca massa critica acabou sufocando o bom debate, na era da comunicação age tacanhamente como se tivesse sobre o manto absolutista das verdades construídas através de seus castelos, o encastelamento midiaticoo faz um império virar o piada pela sua disseminação do ódio e claramente age para o patronato, um modelo arcaico pré liberalismos “A Republica da Guanabara” com ares de monarquia absolutista onde uns são mais iguais que os outros, sobre vive com clichê de uma elite que não está disposta ao novo e colocar a mão na massa, que um povo serviçal das suas manias e mimos, onde não basta só o privilégio e quer o poder custe o que custar, mesmo que seja o estado de direito e a liberdade.

  11. ed zen cantador

    10 de fevereiro de 2016 2:40 pm

    a mesma infamia que a globo

    a mesma infamia que a globo assaca contra os governos populares

    leva-la-á praticamente à extinção, como já postaram alguns comentaristas…

  12. Reinaldo Lopes

    10 de fevereiro de 2016 3:18 pm

    A SOLUÇÃO ESTÁ DENTRO DE CASA

    Fico aqui pensando… Ao contrário de todo o aparato do Estado brasileiro, que para se movimentar deve seguir estritamente o curso das leis, a Globo, particular, mesmo podendo caminhar sob as liberdades das instituições privadas, definha mais e mais a cada dia. Assim, como pode ela colocar seus “especialistas” para criticar a condução da administração pública?

    Oras, se seus especialistas são sábios o suficiente para criticar a administração do Estado, por qual motivo a emissora não os leva para administrar a Globo? Quem sabe a Miriam Leitão e o Sardenberg, juntos, tenham a inteligência necessária para reverter a situação crítica da empresa. Seria uma oportunidade de ouro para ambos. Mirim Leitão e Sardenberg, que enxergam tão bem os grandes problemas da nação, evidentemente que enxergaram também os problemas da Globo.         

    1. Marcos Carvalho

      10 de fevereiro de 2016 11:03 pm

      Mandou bem!

      Simples assim.

    2. jasantos

      11 de fevereiro de 2016 11:15 am

      Não são economistas

      Os irmãos Marinho são tudo o que nós sabemos mas não são loucos.

      Eles sabem muito bem que essa gente não é economista muito menos administrador.

      Eles são apenas porta- vozes dos patrões.

      Deitar falação na TV  e radio também sei fazer. E garanto que seria melhor que muito deles.

  13. Carlo Zardinni

    10 de fevereiro de 2016 5:30 pm

    Mas antes de ir à pique

    Mas antes de ir à pique, dá para ela pagar o DARF de R$1bilhão, que pelo tempo e variação cambial e demais correções já deve ser muito mais do que este valor, devidos à Receita Federal na questão da transmissão da Copa Mundial de Futebol 2006, ou isso nã vem ao caso?

Recomendados para você

Recomendados