5 de junho de 2026

Suposta venda de casa de Cunha a traficante foi explicada a banco na Suíça

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Um dos responsáveis pela Orion SP – uma das quatro contas abertas na Suíça para beneficiar Eduardo Cunha (PMDB) e sua mulher, a jornalista Cláudio Cruz – teve de explicar ao banco Julius Baer a denúncia feita por uma deputada fluminense, há mais de 15 anos, dando conta de que Cunha teria participado da venda de uma casa de luxo ao traficante colombiano Juan Maria Abadia.

Segundo reportagem publicada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (23), o responsável pela conta – que não teve o nome revelado – informou ao banco que se tratava de uma denúncia feita por um “rival” de Cunha, que não foi comprovada. A informação consta no relatório que o Ministério Público da Suíça enviou à Procuradoria Geral da República, fruto de uma investigação por corrupção e lavagem de dinheiro contra o presidente da Câmara.

“No dossiê do banco constam uma reportagem da ‘Agência Estado’ da época [2002] sobre a venda da casa de Cunha e cópia de uma retratação de Sergio Antônio Alambert, advogado de Abadia”, destacou O Globo.

Na matéria, intitulada “Deputado do Rio teria vendido casa de luxo para Abadia”, a Agência Estado aponta que a casa teria sido vendida por R$ 800 mil. A denúncia sobre o negócio partiu da então deputada estadual Cidinha Campos (PDT) e tinha como base informação do advogado de Abadia.

Ele teria se retratado apenas em 2007. “O notificado não afirmou, confirmou, por puro equívoco, após ser indagado insistentemente pela deputada Cidinha Campos, que Cunha, o deputado, havia participado da negociação envolvendo o imóvel referido. Logo equivocou-se nesta confirmação e por ela se retrata”, escreveu Alambert.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

8 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Frederico69

    23 de outubro de 2015 4:16 pm

    que migué!!

    equivocou-se na confirmação. provavelmente esta retratação deve ter saído cara.

  2. alfredo machado

    23 de outubro de 2015 4:21 pm

    éter

    Nassif,

    Basta procurar pelas notícias daquela época.

    ECunha, inteligente, apenas colocou os suíços no bolso do colete, pois nem o mais malandro dos suíços é capaz de chegar perto do nobre parlamentar, que consegue dar nó em pingo de éter usando luvas de boxe. Existiu informação de que ECunha e Abadia tinham vínculos de ordem comercial, o jornal dos Marinho publicou reportagens sobre o assunto.

    Juan Carlos Abadia, quando se instalou por aqui aprendeu rápido, disse que o Denarc e o Detran eram dois notáveis focos de corrupção, mas ninguém quis saber de consertar coisa alguma, é o brasilsil de corpo e alma.

    1. Orlando Soares Varêda

      23 de outubro de 2015 8:01 pm

       
       
      Concordo em boa parte com

       

       

      Concordo em boa parte com o que diz Alfredo Machado. De fato, os supracitados, inclusive membros da gangue do Dr. Roberto Marinho. Sabemos tratar-se de criminosos de calibre avantajado. Sendo dois deles melhor enquadrados na categoria de bandidos de colarinho branco. Não obstante entre estes personagens em apreço: Juan Carlos Abadia, Eduardo Cunha e o jornal da família Marinho. Se instado a escolher o que diz um deles, ficaria com a palavra do senhor Juan Carlos Abadia.

      O cabra é um criminoso como os demais. No entanto, é homem pra dizer o que de fato pensa no momento crítico. É o que fez o senhor Abadia, já detido, declarar à imprensa que, se o governo de São Paulo quisesse mesmo reduzir a bandidagem  no Estado, fechava  o Denarc e o Detran. Com essa declaração, aliás, também citada ao final de seu texto. Dai, pode-se inferir que, o sujeito por ser bandido, não necessariamente necessita acumular a condição de safado sem vergonha, mentiroso e covarde. Como ao que temos observado, com esse notável incremento de “virginais e castos” militantes, e de combatentes indignados, contra a corrupção atribuída à mãe dos outros.

      Orlando

  3. lenita

    23 de outubro de 2015 5:29 pm

    Bandidos

    Um dos maiores do mundo é brasileiro , mora no Brasil e é o 3º na sucessão da presidente. com as bençãos de toda a oposição e todo o PMDB, aliado do Governo.

    E a presidente Dilma é a execrada, por não ter dado o que eles queriam, de início. Daí a raiva toda.

    1. LUIZ M SILVA

      31 de outubro de 2015 3:33 am

      se gritar pega ladrão não fica um meu irmao

      se  gritar   pega  ladrão  não   fica  um meu irmao

  4. veranis

    23 de outubro de 2015 6:29 pm

    Será que ele perdeu as pontas

    Será que ele perdeu as pontas dos dedos?

    1. sebastiao alvaro lyra falcao

      27 de outubro de 2015 3:11 am

      Abadias e Cunha

      Cunha não engana ninguém. è um dos políticos mais corruptos do Brasil

      1. LUIZ M SILVA

        31 de outubro de 2015 3:30 am

        Cunha falso crente

        Cunha  falso   crente

Recomendados para você

Recomendados