14 de junho de 2026

José Dirceu diz não temer transparência dos seus negócios

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo de hoje (quarta-feira, 18) traz matéria afirmando que, em oito anos, a empresa de José Dirceu, a JD Assessoria e Consultoria, faturou R$ 29 milhões. A reportagem faz alarde sobre os R$ 7 milhões faturados em 2012, ano que Dirceu foi condenado na AP 470.

Em nota, o ex-ministro da Casa Civil negou ter recebido recursos ilícitos por meio da empresa. Ele disse que entre 2006 e 2014, a companhia atendeu 60 clientes, de 20 setores diferentes, e que o lucro mensal foi, em média, de R$ 65 mil. Segundo Dirceu 85% do faturamento “foi gasto com o pagamento de despesas fixas e operacionais e recolhimento de impostos”.

A reportagem levanta suspeitas sobre repasses feitos por empreiteiras investigadas na Lava Jato à empresa do ex-ministro. “A que mais pagou a Dirceu foi a OAS (R$ 2,44 milhões). Aparecem em seguida entre os maiores pagadores Engevix (R$ 1,285 milhão) UTC (R$ 1,18 milhão) e a Camargo Corrêa (R$ 1,11 milhão)”.

José Dirceu disse que os serviços prestados às empreiteiras nada têm a ver com a Petrobras ou a Lava Jato. E classificou como grave a quebra do seu sigilo fiscal e bancário, por não haver “respaldo legal” na medida.

O juiz federal Sérgio Moro suspendeu o sigilo do processo de Dirceu dizendo que há interesse público em supostos crimes contra a administração pública.

Ontem (17), a empresa de José Dirceu entrou com recurso na justiça para reverter a quebra de sigilo. O ex-ministro afirmou que não teme a transparência sobre os seus negócios, mas seus advogados dizem que a decisão “é ilegal por violar direitos à inviolabilidade da intimidade e dos sigilos de dados bancários e fiscais”.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

126 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nicolau

    18 de março de 2015 3:55 pm

    E você ai que participou da

    E você ai que participou da vaquinha para a multa que ele recebeu do STF.

     

    Tente pedir reembolso ou lançar como dedução do IR.

    1. José Lidio Moura Pinho

      19 de março de 2015 3:50 am

      OH idiota, pergunta ao

      OH idiota, pergunta ao Ex-ministro do Supremo Nelson Jobim, que segundo foi noticiado, também contribuiu!

  2. Ze Borba

    18 de março de 2015 3:58 pm

    Negócios…um partido de

    Negócios…um partido de negócios.

    1. Waldomiro Pereira

      18 de março de 2015 5:06 pm

      Sim, um partido de

      Sim, um partido de negócios:

      Arminio deflagra (rsrsrs)

      Irmãos Mendonça de Barros

      Çerra e filhos

      A lista é grande, vá procurando.

    2. Waldomiro Pereira

      18 de março de 2015 5:06 pm

      Sim, um partido de

      Sim, um partido de negócios:

      Arminio deflagra (rsrsrs)

      Irmãos Mendonça de Barros

      Çerra e filhos

      A lista é grande, vá procurando.

  3. Marcos Antônio

    18 de março de 2015 4:01 pm

    O que o PIG tem com o Zé

    O que o PIG tem com o Zé Dirceu…

     

    1. Marly

      18 de março de 2015 8:19 pm

      Inveja!

      Todos os medíocres que fazem parte da mídia golpista, jamais chegarão aos pés de um Dirceu. Homem de garra e corajoso!  Os da mídia golpistas querem parecer grandes, mas não passam de ratinhos…

  4. RSF

    18 de março de 2015 4:04 pm

    Não pode ser verdade!!!!!!!!

    É claro que isto é invencionice do PIG e da CIA (Alo Sibá!!!). Imagina se nosso heroi, QUE FEZ “VAQUINHA” PARA PAGAR AS MULTAS, teria faturado 30 milhões de reais em “super-ultras-megas” consultorias…Claaaaaaaaaaro que é coisa do PIG…

     

    “Desconfie de todo idealista que ganha dinheiro com seu ideal”

                                                                             Millôr Fernandes           

    1. Ugo

      18 de março de 2015 4:19 pm

      parece… mas é troll com novo apelido

      Acredita no pig, pois então tá.

    2. Waldomiro Pereira

      18 de março de 2015 5:01 pm

      Você participou da vaquinha

      Você participou da vaquinha ???

      1. Marly

        18 de março de 2015 8:15 pm

        Eu participei!

        E conheço muitos que assim fizeram. Foi uma forma de bofetada de luvas nos ministros que condenaram sem provas, nomes importantes do partido. Prestarei contas à receita, pois os comprovantes ficaram devidamente guardados. E nessa prestação, desminto  o Sr. Gilmar Mendes que afirmou que era dinheiro de lavanderia. Quem fala o que quer recebe o tapa de luvas que merece.   

    3. Maria Luisa

      18 de março de 2015 5:36 pm

      Não mude os fatos

      A ajuda às multas a Dirceu, Genoino e João Paulo Cunha partiu de militantes e do partido, como protesto pelo julgamento politico da AP 470. Isso independente de se eles podiam ou não arcar com aquilo que consideravamos injusto. 

    4. JB Costa

      18 de março de 2015 5:55 pm

      Não sei se o Zé Dirceu é

      Não sei se o Zé Dirceu é herói. Como não sei se tinha condições financeiros de arcar com a multa inserida na sua condenação. Nem conheço tal cidadão pessoalmente. 

      Agora, de uma coisa tenho certeza: como ele PERTUBA gente da tua espécie! Por que tanto medo? Nem falo ódio, este é um sentimento muito vulgar e óbvio. Mas medo, pavor, não. Procure uma analista, meu prezado. Tão covarde  que nem coragem tem de assumir um nome para se expressar num portal. Teu habitat é na VEJA e nos portais da grande imprensa.

      Não teria faturado 30 milhões, mas 27 milhões. MAS ISSO  em 9 ou 10 anos(não tenho o dado exato). Como se vê, além de um medroso,  és um mentiroso(para rimar). Isso daria aproximadamente uns R$ 3 milhões ao ano de faturamento de uma empresa com 10 empregados. Se ele tiver uma retirada de R$ 100 mil/mês(ele informou R$ 65 mil) o que há de extraordinário nisso para um ex-ministro e consultor de nível internacional. 

      Por fim, quem colaborou o fez com dinheiro próprio e por livre e espontânea vontade. 

      1. Maria Luisa

        18 de março de 2015 6:42 pm

        JB

        Ta dificil, parece que os comentaristas antigos foram embora e todo o UOL baixou aqui. 

    5. Zarastro

      18 de março de 2015 6:40 pm

      Avatar vs. comentários

      Os seus comentários são o diametralmente opostos à mensagem que seu avatar transmite. Não precisa explicar, só queria entender.

  5. joao

    18 de março de 2015 4:11 pm

    caracas
    Faz o levantamento da Folha da Globo do Estadao e da Veja, quanto estes receberam destas empreiteiras e construtoras do lava jato
    Sera que elas, a midia acima, nao estava fazendo extorcao como a veja fez!
    Quero saber quanto o grupo Veja e Globo recebeu?

  6. anarquista sério

    18 de março de 2015 4:15 pm

    Jose Dirceu não teme

    Jose Dirceu não teme mesmo.Nunca temeu.

        Ir pra cadeia , pra ele, é refresco.

         O ”consultor” é forte candidato pro Oscar de cara-de-pau.

              Eu sei que o favorito é Maluf.Ou era.

               Porque o que há de concorrentes pra esse Oscar é uma grandeza.

                 A grande aposta: Maluf irá ser afastado do trono de cara-de pau-mor?

                 Façam suas apostas, sras. e srs.

    1. JB Costa

      18 de março de 2015 5:21 pm

      Quanto despreendimento,

      Quanto despreendimento, anarquista (nada) sério! Quanta humildade! O troféu “Cara-de-Pau” já é teu e ninguém tasca. 

      Sei não, mas acho que o Zé Dirceu nem sabe se tu existe(como também a mim). Mas se soubesse estava “obrando” e andando para ti.,

      1. anarquista sério

        18 de março de 2015 6:22 pm

        Obrigado.Mas quem sou eu

        Obrigado.Mas quem sou eu perante os poderosos que nomeiam diretores pra roubar e dividir o roubo comigo?

                   Eu não não sou nada pra indicar alguém pra cargo executivo-roubo-meio a meio.

                        MAS ZÉ Dirceu é. Ou melhor : Foi.

                       Porque na próxima cana dura dele(ainda mais reincideente) não sai nunca mais

                         E demorou.

                         ”Consultor”? Dá licença,meu.

    2. sergio m pinto

      18 de março de 2015 9:20 pm

      Na praça há um cara de pau,

      Na praça há um cara de pau, que fica instigando movimentos mas não sai de seu apartamento ou da prais. O diabo é que deputados do estado natal dele levaram provas de uma lista de caixa 2 para um ministro do STF. Vamos ver no que dá.

  7. joao

    18 de março de 2015 4:18 pm

    se for assim
    Pode ser igual o caso do juiz do Rio.
    Quero ver a conta bancaria deste juiz e de todos que estao no julgamento investigativo.
    Da policia federal ao MP.
    Quero saber as contas transparente e quebra do sigilo bancario e do imposto de renda dekes e dos familiares.

  8. Kleber GRT

    18 de março de 2015 4:29 pm

     

     

  9. Gardenal

    18 de março de 2015 4:30 pm

    Se é notória a manipulação do

    Se é notória a manipulação do processo da AP-470, o que dizer dessa Lava Jato? A corte desse juizinho do PSDB está repleta de “escurinhos”. Num deles, o mais escandaloso, a mulher dele está “alugada” ao Partido. Apenas isso já seria, caso houvesse um mínimo de firmeza de caráter ou tivesse o processo submetido ao império da imparcialidade, motivo para que o funcionário do Partido se declarasse impedido de conduzi-lo (no caso, manipulá-lo). Num outro fica acomodada a tal de “Delação Premiada” que consite na troca de redução da pena do bandido por declarações que o militante togago QUER OUVIR. Por exemplo, SOU DESONESTO DESDE 1º DE JANEIRO DE 2003. E há, ainda, acredito, um outro “escurinho”, este inexpugnável a qualquer raio de luz, no qual se abriga a “OMISSÃO PREMIADA”. Esta consiste em “esquecer” de repatriar parte do butim do bandido. “Esquecimento” precificado na exata proporção do estrago que seria produzido por declaraçãoes nitroglicerínicas prejudiciais à agremiações partidarias de toda a famíglia do Meretíssimo e que, evidentemente, ele NÃO QUER OUVIR. A propósito dessa OMISSÃO PREMIADA, o depoimento do Pedro Barusco, é um exemplo e prova acabada da sua prática. Sem dizer que toda essa ação se dá às margens da Lei quando é também notória a imposição de torturas psicológicas e físicas de toda sorte.

  10. Fábio de Oliveira Ribeiro

    18 de março de 2015 4:32 pm

    Chutar cachorro chutado há

    Chutar cachorro chutado há décadas é fácil. Queria ver o Moro ter colhões para quebrar o sigilo das contas-correntes de José Serra e da filhinha dele. 

    1. Marco a

      18 de março de 2015 4:54 pm

      Dirceu foi citado nos

      Dirceu foi citado nos depoimentos e delacoes. Seria muito estranho deixar pra lá.  

      Seria o caso do comentarista apontar aonde e quando serra e sua filha foram citados em depoimentos da lava jato para o juiz demonstrar a valentia de pedir a quebra de sigilo dos citados.

      Diga se de passagem, nassif elogiou o fato do juiz separar políticos dos demais. A decisão ficou com a PGR.  Serra não aparece na lista de inquéritos,  logo não foi citado.

       

      1. Dani

        18 de março de 2015 6:16 pm

        This comment has been deleted.

        1. Marco a

          18 de março de 2015 11:11 pm

          Voce leu o link que você

          Voce leu o link que você indicou? A própria reportagem informa que ele não foi mencionado. Tanto não foi que não estava na lista.

          Você tem o direito de defender o pt e atacar tucanos, apenas não brigue com os fatos que você aponta.

      2. sergio m pinto

        18 de março de 2015 9:16 pm

        Aécio Neves também. Só que

        Aécio Neves também. Só que deputados de MG levaram as provas para o Teori.

  11. Marco a

    18 de março de 2015 4:40 pm

    É óbvio que uma empresa de

    É óbvio que uma empresa de consultoria sem funcionários tendo somente o dono como força de trabalho é  especializada em determinado setor ou atividade. Ocorre que o sujeito em questão dada suas entrevistas está mais para lobby, o que poderia explicar sua atuação para tantas empresas diferentes de diferentes setores. Até aí eu vou.

    O que me incomoda é o sujeito aceitar contribuições para pagar seu débito com a justiça enquanto sua empresa faturava 3 vezes esse valor.

    O que me incomoda é a coincidência das empresas que são clientes dele, serem as mesmas agora acusadas de roubarem a petrobrás.

    Bastaria ao sujeito apresentar qual exatamente o serviço prestado e os resultados obtidos. Consultorias geram documentos, papéis e apresentações e é  possível verificar as datas de origem de tais documentos. Lobby não.  Acerto de propina menos ainda.

     Tá na hora de parar de defender essa gente.

    1. Andre Araujo

      18 de março de 2015 6:00 pm

      Sem funcionarios? A

      Sem funcionarios? A consultoria do Zé na Av.Republica do Libano tinha muitos funcionarios, no nivel adequado as suas atividades e era uma instalação grande e bem equipada, como teria qualquer consultoria desse porte.

      Mas uma personalidade como um grande jurista, eu conheço varios, TRABALHAM EM CASA e seus pareceres podem custar até 500.000 Reias, ele vende o nome, a grife, o curriculo e o conhecimento, não precisa ter equipe para cobrar caro.

      1. altamirano

        18 de março de 2015 7:48 pm

        Tinha o Gasparzinho, o

        Tinha o Gasparzinho, o Fantasma da Opera, o Fantasma e o moto-boy Motoqueiro fantasma

      2. Marco a

        18 de março de 2015 10:54 pm

        Não seja tolo. Dirceu como

        Não seja tolo. Dirceu como disse pode ter uma consultoria baseada nele mesmo se ele tiver alta expertise em alguma área. Esse sujeito é  especializado no que? Em lobby já que sempre foi político. Estou errado?

        Você reclama daquilo que não acuso o sujeito e quanto ao que eu disse que me incomoda?

        Isso tudo por falta de humildade. Defendem o sujeito a todo o custo. Agora outras informações colocam em dúvida a tão propalada idoneidade do citado. Como não se consegue uma resposta o negocio é continuar gritando “perseguição”

        1. Luiz Campos

          19 de março de 2015 3:08 am

          Alto lá!!!!
          E daí que ele é

          Alto lá!!!!

          E daí que ele é político? Tem político ‘picareta’, e tem político que tem ‘culhões’.

          Politico agora virou sinônimo de ‘lazarento’, isso porque quer a grande mídia?

          Por falar em culhões…. Salve Cid Gomes!!!!!!!

  12. aSSIM fALOU gOLBERY

    18 de março de 2015 4:52 pm

    Diante do que se diz que as

    Diante do que se diz que as empresas pagam de assessoria  para gente menos gabaritada, esse pago ao Zé é apenas um cafezinho e requentado.

  13. djalma santos

    18 de março de 2015 4:54 pm

    Uma pergunta, sem ofensas, é

    Uma pergunta, sem ofensas, é claro: A quantas andam o helicóptero cheio de cocaina e o escandálo do metrô de SP? Ningueém fala mais nisso. Será que não tem gente no MP para investigar isso ou será que isso nunca aconteceu, foi só um sonho?

    1. Gardenal

      18 de março de 2015 5:37 pm

      Djalma, sugiro que procure na

      Djalma, sugiro que procure na relação, mais recente, dos DESPARECIDOS POLÍTICOS DA DIREITA. 

    2. Athos

      18 de março de 2015 5:47 pm

      Já pegaram o piloto, o que

      Já pegaram o piloto, o que mais vc quer? rsrsrs

      O esquema está desbaratado uma vez que sem piloto o produto não chega. Não há mais cocaína no Estado de Minas Gerais!!!

  14. aSSIM fALOU gOLBERY

    18 de março de 2015 4:55 pm

    E que fique claro: não

    E que fique claro: não conheço quem tenha contribuído com a vaqinha do Zé por ser otário de achar que Zé era pobre, mas apenas por achar que a multa era como se fosse dele  mesmo

  15. Athos

    18 de março de 2015 5:23 pm

    Grave é o fato do segundo
    Grave é o fato do segundo homem do governo ter uma empresa de consultoria.
    Isso é uma ofensa a inteligência de qualquer um.

    Dirceu que se vire!

    1. Andre Araujo

      18 de março de 2015 5:51 pm

      NADA A VER. Dirceu abriu a

      NADA A VER. Dirceu abriu a consultoria DEPOIS de estar fora do poder, não tinha mais cargo algum.

    2. JB Costa

      18 de março de 2015 6:01 pm

      Minha inteligencia fica

      Minha inteligencia fica ferida de morte de verdade quando tem que ler desatinos como esse. 

      1. anarquista sério

        18 de março de 2015 9:28 pm

        Ferida de morte?
          Então não

        Ferida de morte?

          Então não vá pro hospital e morra.

           Aliás escrever inteligência sem acaento circunflexo não é tão inteligente assim

                Recordando: inteligência é uma paroxítona terminada com ditongo oral

                        É MELHOR VC SE MATAR MESMO PRA NÃO CONTAMIMAR COM SEUS ERROS GROSSEIROS A RAPAZIADA.

                        MORRA MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                  

        1. Tina

          19 de março de 2015 2:43 am

          E o que mais?

          Petralha corrupto!

          Dilma puta!

          Lula ladrão!

          Intervenção militar já!

          (só não escrevo em caixa alta porque não gosto de gritar…)

          ….  sai prá lá, trollzinho!

           

        2. Luiz Campos

          19 de março de 2015 3:00 am

          Ó anarquista não tão

          Ó anarquista não tão sério….

          O jb sempre escreve aqui de forma muito precisa… não é porque ele esqueceu um acento (e tenho certeza que foi no calor da teclada…), que ele dever ser julgado…

          Não me convenceu…. inclusive o seu ‘contamimar’… não vou julgá-lo por ele…

          E nem por escrever em caixa alta…. que é coisa de troll principiante….

          Resumindo…. dane-se….

           

    3. Diogo Costa

      18 de março de 2015 6:18 pm

      Segundo homem?

      José Dirceu não é o segundo nem o terceiro nem o centésimo décimo oitavo homem do governo há quase uma década. Ele saiu do governo em 21 de junho de 2005 e nunca mais voltou.

       

      Repito: faz quase uma década que José Dirceu está fora do governo federal. 

  16. Andre Araujo

    18 de março de 2015 5:27 pm

    http://www.henryakissinger.co

    http://www.henryakissinger.com/

    HENRY KISSINGER saiu do poder e virou consultor, exatamente como Jose Dirceu, qual o problema?

    Pelo fato de ter exercido o poder já tem cacife para ser consultor ou plaestrante, qual a duvida?

    E o Dr.Antonio Fernandes de Souza que foi Procurador Geral da Republica hoje presta serviços PAGOS, dá recibo, não era advogado antes, virou consultor juridico DEPOIS de ter sido Procurador Geral, ai pode?

     É  muito CINISMO, se uma pessoa que teve poder, depois de virar um PARTICULAR  passa a ser consultor, DA RECIBO E PAGA OS IMPOSTOS SOBRE ESSA RECEITA, qual a duvida? O Joaquim Barbosa pode faturar depois de fora do poder e o Jose Dirceu não pode? Dirceu VIROU CONSULTOR fora do poder, NINGUEM TEM NADA COM ISSO.

    Quase todos os ex-Ministros do SUPREMO se aposentam e abrem escritorio de adovocacia, o ex-Procurador Geral Aristides Alvarenga tornou-se advogado de grande clientela, ai pode?

    Uma vez obedecidas todos os requisitos FISCAIS ninguem tem direito de indagar porque o cliente o contratou, pode ter contratado porque gosta dele e o admira, contratou pelo nome dele, como fazem os clientes do Kissinger e dai?

    A Receita não pode entrar no MERITO da contratação de um profissional, uma vez pagos os impostos, senão vai poder querer provas da capacidade do médico, do jogador de futebol, do psicanalista, a regra é que cada um pagar o quer quiser a um profissional, RECOLHIDOS OS IMPOSTOS, o mérito da contratação não é problema do Estado.

    1. Athos

      18 de março de 2015 5:45 pm

      Mas então porque ele não foi

      Mas então porque ele não foi dar paletras? Vai dar consultoria para prospectar negócios como ele mesmo disse?

      Na boa, não dá não.

       

      E AA, o que vc está fazendo defendendo o Dirceu? Justamente nisso? Perdeu a noção?

      1. Andre Araujo

        18 de março de 2015 5:56 pm

        Conheço o Dirceu há 25 anos,

        Conheço o Dirceu há 25 anos, é um grande e leal amigo, ele viajou por toda a America Latina acompanhando clientes  de sua consultoria, a maioria de seus serviços foi prestada para abrir mercados em outros Paises.

        1. Athos

          18 de março de 2015 6:09 pm

          Receber dinheiro dos maiores

          Receber dinheiro dos maiores contratados do Governo Federal…por consultoria. Seja qual for a justificativa, É IMORAL!

          Idependentemente de TER prestado o serviço, ele NÃO PODE FAZER ISSO. Tem gente do Governo que deveria fazer isso de graça!!!!

          Na boa, não da não. Ele não pode fazer isso simplesmente PORQUE é me chamar de idiota, e vcs 2 juntos.

          1. Andre Araujo

            18 de março de 2015 6:13 pm

            Não pode fazer isso? E o

            Não pode fazer isso? E o ex-Procurador Geral da Republica Antonio Fernandes de Souza pode advogar a pagamento ?

            Ele avriu a consultoria APÓS ter perdido o poder e os cargos, vc queria que ele não pudesse sobreviver?

            Não há nenhuma restição legal ou moral para ser consultor, como Kissinger se tornou logo depois que saiu do poder.

          2. Joaquim51

            18 de março de 2015 7:40 pm

            Para vender serviços com

            Para vender serviços com emprestimos secretos do BNDES ???

            Grande consultor.

          3. ALUCINADO

            18 de março de 2015 9:59 pm

            Sr. Andre ,quem lhe disse que

            Sr. Andre ,quem lhe disse que o Zé Dirceu perdeu o poder ?

            Se até indicou . gente sua para a Petrobras

          4. CarloB

            18 de março de 2015 6:22 pm

            Athos , na boa

            você está misturando athos com bugalhos. kkkkkkkkkkkk

          5. DanielQuireza

            18 de março de 2015 8:16 pm

            Do que voce está falando

            Do que voce está falando ?

            Governo nenhum é obrigado a dar consultoria para ninguem, muito menos relacionado a negócios em outros países.

             

             

          6. Athos

            19 de março de 2015 3:00 pm

            O Governo não deve dar

            O Governo não deve dar consultoria para empresas brasileiras no exterior conseguirem negócios?

            Cuma? bebeu?

          7. DanielQuireza

            20 de março de 2015 1:40 pm

            É claro que não.
            Governo pode

            É claro que não.

            Governo pode até ajudar, mas não tem obrigação de fazer isso.

            Além do que, são situações diferentes e uma coisa não exclui a outra, fora que o Dirceu não era Governo, então nao tem nada a ver.

        2. JB Costa

          18 de março de 2015 7:16 pm

          André, Será que um

          André, 

          Será que um conservador moralista, anti-comunista visceral,  e que segundo alguns é integrante do Opus Dei, como o jurista Ives Granda Martins se declararia amigo de José Dirceu se este fosse o monstro, o fascínora, o ladrão que seus inimigos dizem ser?

          Teu honesto e corajoso depoimento  se conjuga ao dele. 

        3. expert

          18 de março de 2015 7:42 pm

          André Araújo faz parte da

          André Araújo faz parte da turma também?

          1. Andre Araujo

            19 de março de 2015 12:43 am

            Que turma? Dirceu como homem

            Que turma? Dirceu como homem publico conheceu centenas de pessoas, não é por ter conhecido esse grande politico que fiz parte de alguma turma. Apresentei a ele, na minha casa o Otto Reich, isso muito antes de Dirceu ser poder, quando o Otto era Subsecretario de Estado dos EUA, tambem a Embaixadora dos EUA e o Consull Geral em SP, todos na minha casa,  eu frequentei a sede do PT na Rua do Seminario muito antes do PT chegar ao poder, tambem apresentei ao Dirceu a Lally Weymouth, herdeira do jornal Washington Post, que ficou grande amia dele, são relações de amizade, nada a ver com turma, a Lally ofereceu ao Zé um grande jantar em Nova York, estavam presentes os doze principais banqueiros de Wall Street com suas esposas, Dirceu foi o mais importante representante do governo do PT perante os centros mundiais de poder até sua queda em maio de 2005.

      2. JB Costa

        18 de março de 2015 6:00 pm

        Por que deveria dar

        Por que deveria dar palestras? O que tens contra consultorias? Na boa, aliás, na má: incides em preconceito ao depreciar uma atividade exercidade por milhares de profissionais mundo afora. 

    2. Alucinado

      18 de março de 2015 5:52 pm

       
      Só que o Kissinger não foi

       

      Só que o Kissinger não foi preso.

      1. sergio m pinto

        18 de março de 2015 9:11 pm

        Talvez, porque nunca tenha

        Talvez, porque nunca tenha ido ao Chile.

      2. Andre Araujo

        19 de março de 2015 12:35 am

        Nem o Dirceu quando era

        Nem o Dirceu quando era consultor.

    3. Amig Darose

      19 de março de 2015 1:18 am

      Só porque o H.K. tem mestrado

      Só porque o H.K. tem mestrado e doutorado em Harvard( foi professor também), um prêmio Nobel, 18 livros escritos e é consultado até hoje por congressistas e presidentes sobre problemas de política internacional, ele pode ser Consultor e o JD não..

      1. Andre Araujo

        19 de março de 2015 11:59 am

        Kissinger nunca foi

        Kissinger nunca foi contratado por ser historiador e intelectual e sim pelas suas ligações politicas domesticas e internacionais, na realidade ele é um LOBISTA e é nessa condição que o contratam. Eu era advogado de uma empresa americana aqui no Brasil, para resolver um problema politico contrataram o Kissinger que imediatamente subcontratou um ex-diretor de banco publico brasileiro para atuar no caso, foi a unica coisa que ele fez, ao fim o sujeito aqui não resolveu nada, a empresa perdeu os honorarios que pagou ao HK, essa foi a “consultoria” dele.

  17. Free Walker

    18 de março de 2015 5:29 pm

    Nào sei como os petistas que

    Nào sei como os petistas que combribuiram na caixinha para pagar a multa de JD junto a Justiça, não se sentem otários, trouxas e  zé ruelas doutrinados. O consultor (modo bonito de dizer traficante de influências ou de lobbista, que todo petista odeia, hehe)  José Dirceu só entre 2012 e 13 faturou em torno de 11 milhões de reais. 

    É lógico que existe o militante sincero, o soldista sincero pelos cargos, boquinhas e regalos, assim como também tem o trouxa, o zé ruela e inocente útil. 

     

    1. Malú

      18 de março de 2015 8:56 pm

      Ô Free, não sou otária,

      Ô Free, não sou otária, trouxa, nem doutrinada. Contribui com o Dirceu e se preciso contribuirei novamente e o que você tem com isso? Olhe, prepare-se porque daqui a algum tempo talvez você precise contribuir para o Arminio Fraga e vai ser em dólar. Quer dizer que só tucanos podem ser consultores? 

      1. Free Walker

        19 de março de 2015 9:16 am

        Ô Malu, 
        eu não sou trouxa

        Ô Malu, 

        eu não sou trouxa não, jamais contribuirei com dinheiro algum, ganho pelo meu suor, para pagar multa de qualquer político RICO condenado pela justiça. 

        Taí a diferença entre nós dois, nunca me visse aqui defendento Demóstenes Torres, mas já te vi defendendo (e contribuindo na caixinha) corruptos condenados pelo STF como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares.

        Vc defende o partido, o que não é errado, mas defender corruptos é errado.

         

         

         

  18. M.C

    18 de março de 2015 5:41 pm

    Um cara sendo processado por
    Um cara sendo processado por formação de quadrilha tecebe 7.000.000 de consultoria de empresas envolvidas em corrupção.
    Onde ele arrumou tempo para dar “conselhos” e que tipo de conselhos os “clientes” queriam?
    É um insulto a quem tem 2 neurônios.
    A realidade paralela do João Santana colidiu com a realidade e morreu.
    Podem espernear à vontade…

    1. Andre Araujo

      18 de março de 2015 5:54 pm

      Dirceu NÃO está sendo

      Dirceu NÃO está sendo processado por formação de quadrilho. Essa acusação caiu no STF.

      E ele só se tornou consultor quando não tinha mais cargo algum, portanto tinha todo o tempo para isso.

      E sendo um PARTICULAR ninguem tem nada a ver com a vida dele.

      1. anarquista sério

        18 de março de 2015 6:48 pm

        Evidente que não está sendo

        Evidente que não está sendo processado por ”formação de quadrilha”, porque ele SOZINHO já é uma quadrilha.E explico.

           Além do irmão laranja não há UM funcionário na sua empresa; nem porteiro, segurança,admistrativo, assessor,copeiro,faxineiro,manobrista, telefonista,relações públicas e uma montanha de etc.

                      É SÓ ELE.

                  Tem cabimento isso? Requer julgamento?

                  Isso é apenas um trailer de como o PT se sentia no governo.

                       O tal de Conde promovido, ex duque, não fez transações milionárias depois de preso?– vá lá, depois da operação lava jato?

                    O PT não tem senso da realidade.Com o discurso de ajudar os pobres vale tudo. Até concordaria, desde que não fosse UM pro pobre e TROCENTOS pra nós.

                     Quem é nós?

                            ”Quuem é da nossa gangue não tem medo”’

                              

                             https://www.youtube.com/watch?v=GvVcERksN-A        —-só dois minutinhos.

      2. altamirano

        18 de março de 2015 7:31 pm

        Tempo ? ele teve muito tempo

        Tempo ? ele teve muito tempo para dar consultoria quando estava em regime fechado…não entendo estes tucanos

      3. altamirano

        18 de março de 2015 7:31 pm

        Tempo ? ele teve muito tempo

        Tempo ? ele teve muito tempo para dar consultoria quando estava em regime fechado…não entendo estes tucanos

      4. RSF

        18 de março de 2015 9:06 pm

        Mais Uma Pérola

        Depois da tese do: “grande demais para quebrar”, nosso sapiente André Araujo nos brinda com a tese do: “Amigo demais para errar”. Fala sério André Araujo.

        Consultoria é uma coisa séria. O que o condenado Dirceu pratica é outra.

        1. sergio m pinto

          18 de março de 2015 9:12 pm

          Se você tem as evidências

          Se você tem as evidências disso e não as apresenta, está prevaricando.

      5. Free Walker

        19 de março de 2015 9:02 am

        André, dedique-se a II War,

        André, dedique-se a II War, grandes famílias europeias e grandes empresários americanos, nisso vc é bom pra dedéu.

         

  19. JB Costa

    18 de março de 2015 5:42 pm

    José Dirceu já é, disparado,

    José Dirceu já é, disparado, o homem mais perseguido da história contemporânea do Brasil. Perseguido por que? Porque temido. 

    Pode até não se ter muita simpatia pessoal por ele, como é o meu caso, mas só um reacionário negaria seu protagonismo na história política do país nesses últimos 40 anos. Desde quando era líder estudantil. E de líder e obstinado sempre foi o seu perfil.

    Nessa condição de odiado e temido, talvez só esteja atrás de Luiz Carlos Prestes, Leonel Brizola e Carlos Marighella. Verdadeiros exemplos de coragem e de fidelidade a uma causa. Não é preciso alinhamento ideológico para reconhecer isso. Só honestidade. 

    Assisti ontem a noite as quase três horas do depoimento do empresário dono da Engevix. Notou-se, claramente, os efeitos deletérios dos(cem) dias nas masmorras da PF. Pergunto à consciência de um país que se diz democrático: isso é normal, aceitável? De que difere de uma ditadura? Só na ausência da tortura física ou o risco de um eventual assassinato. 

    Há poucos dias fiz um comentário para lá de laudatório ao ministro Teori Zavascki. Tal como Fernando Henrique Cardoso, alerto: esqueçam o que escrevi(se é que alguém leu). Ao coonestar tal barbaridade perdi o respeito e a admiração por ele. 

    Atentem: nem homicidas perigosos, chefes de quadrilha, são, ou foram submetidos a essa arbitrariedade. A sanha de se criminalizar um partido, o que significaria sua extinção, dá  margem para que tudo seja válido. 

    Se “amanhã” descobrirem que José Dirceu cometeu delitos e que o PT como partido está envolvido, poderia, sim, me até me arrepender de ter sido ingênuo. Mas isso é pouco, muito pouco, pelo que ambos, a meu juízo, fizeram pelo país. 

     

  20. Marco St.

    18 de março de 2015 5:52 pm

    Dirceu foi o arquiteto da


    Dirceu foi o arquiteto da eleição de Lula em 2002.

    Foi ele que rompeu a barreira imposta pela velha elite que comandava o Brasil.

    Essa mesma que está aí agora, 12 anos depois, tentando voltar á cena na base do desespero golpista.

    José Dirceu é um fantasma para o estabilshhment.

    Querem eliminá-lo. Não conseguem.

    É inevitável que JD retorne.

    Isso mortifica de medo seus covardes algozes.

    É só uma questão de tempo.

    1. Diogo Costa

      18 de março de 2015 6:10 pm

      Ele está voltando

      Ao que tudo indica, José Dirceu terá cumprido toda a sua pena e estará livre e pronto para atuar integralmente na política a partir do próximo indulto natalino, em 25 de dezembro de 2015 (agora ele quase preenche os requisitos do indulto). 

       

      Em 2016 José Dirceu será novamente um homem livre e não vai ficar em casa dormindo. Tem muita gente da direita que já tenta arrumar mais algum domínio do fato contra ele, para impedir que ele reorganize o PT. 

       

      Não vou entrar no mérito da condução que ele fez como presidente do PT entre 1995 e 2002 (cada um que analise como quiser). O fato é que ele é um general e está prestes a voltar ao campo de batalha. 

      1. mcn

        18 de março de 2015 7:03 pm

        Votei em Zé Dirceu algumas
        Votei em Zé Dirceu algumas vezes. Considero-o inocente e injustiçado, assim como a outros dirigentes petistas condenados.
        Espero que volte a fazer política. Ele e o Genoíno. Votaria novamente em ambos. Como representantes do povo de SP, ajudaram a construir um país mais justo e menos desigual.

        1. CarloB

          18 de março de 2015 8:00 pm

          2

          Sempre votei nos 2 e voltaria a votar para qualquer cargo que se candidatassem.

      2. joao

        18 de março de 2015 10:21 pm

        Diogo!

        Eh certo que ele estará livre neste ano?

        Que, qual, quando ele pode candidatar”

        E o Palocci?

        Genoíno quando estara e ele aguenta? 

        1. joao

          18 de março de 2015 10:28 pm

          Palocci
          Costa recua em acusação a Palocci: ‘nunca conversei’Brasil 247‎ – 4 horas atrás

          “Nem com o Palocci?”, voltou a perguntar o investigador. “Nem com Palocci, com nenhum dos três. Nunca …

        2. Diogo Costa

          19 de março de 2015 12:57 am

          .

          José Dirceu, a partir de 2016, poderá disputar qualquer cargo público. Antonio Palocci pode fazer isso normalmente pois ele não tem condenação nenhuma. José Genoíno, que já é um homem livre, infelizmente não poderá concorrer até 31 de janeiro de 2023, pois renunciou ao mandato em 2013 (Lei da Ficha Limpa). 

  21. Wsobrinho

    18 de março de 2015 6:05 pm

    O gozado é que todo tucano vira CONSULTOR e nada se comenta.

    Vejam a hipocrisia: a tucanada pode dar consultoria até contra os interesses brasileiros, mas ….

    DCM: genro de FHC pode ser consultor. Dirceu, não

    :

    “David Zylbersztajn, o genro que FHC colocou na Agência Nacional do Petróleo, é, hoje, consultor na área de petróleo. Seus clientes são, essencialmente, empresas estrangeiras interessadas em fazer negócios no Brasil no campo da energia. Algum problema? Não. Quer dizer: não para Zylbersztajn. Mas para Dirceu a mesma posição de consultor é tratada como escândalo”, escreve Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo

    1. Andre Araujo

      18 de março de 2015 6:09 pm

      Muito bem lembrado, TODOS os

      Muito bem lembrado, TODOS os cadeais do PLANO REAL viraram banqueiros milionarios ou  consultores caros, tuda com homenagens e elogios, vernissage de livros, alguns moram no exterior porque é mais chique, que coisa.

      1. Paulo F.

        18 de março de 2015 9:29 pm

        Parabéns Andy

        Não imaginaria isso de vc!

    2. Marco a

      18 de março de 2015 11:04 pm

      Então tá. Por favor, informe

      Então tá. Por favor, informe se for possível as empresas que pagam pela consultoria do tal genro de fhc. Segundo a própria reportagem, a consultoria é na área de de energia, área profissional do citado consultor. 

      Segundo a denúncia a consultoria do Dirceu faturou mesmo com ele, cujo telefonema é um telefonema, preso. 

      Logo não se trará de ter uma consultoria, mas a abrangência extraordinária de áreas de atuação dos clientes e a coincidência de serem as empresas envolvidas na lava jato.

      Então só pra deixar claro: Não se trata de ter ou não consultoria. Trata se de saber se é apenas coincidência ou não, a questão dos clientesclientes.s e se houve serviço prestado, porque os depoentes falam em propina não em pagamento de consultoria.

       

       

  22. Pontara

    18 de março de 2015 6:06 pm

    Bom, se ele ta cumprindo a

    Bom, se ele ta cumprindo a pena no regime aberto.

    Levando-se em consideração que passa a ser investigado na operação lava jato, denota que a atividade criminosa dele não cessou após o seu afastamento do governo.

    Seria o caso da regressão do regime aberto para o fechado, evitando assim que ele passe a produzir documentos que possam justificar a atividade de ” consultoria “.

     

    1. sergio m pinto

      18 de março de 2015 9:02 pm

      Desde que houvesse evidências

      Desde que houvesse evidências de que a “consultoria” fosse fake, concorda? Senão, lá vem domínio do fato de novo.

  23. NALDO

    18 de março de 2015 6:09 pm

    Sempre que aparece um trololo

    Sempre que aparece um trololo de tucano jogam o Zé Dirceu para desviar o assunto, a pauta hoje seria os desvios do metro e o fundo sujo, para desviar a atenção tem o bode expiatorio de sempre, sim ele mesmo, Zé Dirceu, o homem que os donos de jornais e seus lacaios adoram odiar.

  24. M.C

    18 de março de 2015 6:18 pm

    No cartão de consultoria

    No cartão de consultoria estava escrito :

    José Dirceu

    Consultor e Processado pelo Supremo.

    Alguém me responde que tipo de serviço um consultor, que queima o filme do contratatante, pode prestar, por 7 milhas?

    A militância perdeu o contato com o planeta Terra!

    1. CarloB

      18 de março de 2015 6:24 pm

      É verdade Maxi Coxinha

      eles deveriam ter procurado uma pessoa como “você” para dar consultoria.

      1. Joaquim51

        19 de março de 2015 7:06 pm

        Carlos, também vivo de

        Carlos, também vivo de consultoria porém não tenho atras de min um BNDES com empréstimos secretos, para facilitar o negocio.

        Não sei o que é ser coxinha, mas se ser coxinha, for gostar do dinheiro que eu ganho honestamente, então eu sou super maxi coxinha. E não quero que ele seja usado para financiar negócios secretos, OK.

        Se você não liga faça doações extras para o tesouro nacional, OK.

         

    2. Wsobrinho

      18 de março de 2015 6:33 pm

      Trair o Brasil pode né?

      Dar palestras falando mal do Brasil pode, mas abrir portas para empresas brasileiras no exterior é crime agora? Seu comantario mostra estreiteza de pensamento, mesquinhez, pois em toda America Latina e África, Dirceu é sim RESPEITADO e seguramente sabem que foi condenado SEM NENHUMA PROVA, por manobra do JB e pressão da mídia.

      1. Joaquim51

        18 de março de 2015 7:33 pm

        Sobrinho, com dinheiro a

        Sobrinho, com dinheiro a fundo perdido BNDES, qulauqer um vira garoto propaganda.

        Por que estes emprestimos para Africa e America Latina continuam secretos ???

        Tranparência, se não existe é pro que querem esconder algo.

         

      2. Nelson Luiz

        18 de março de 2015 8:59 pm

        Mais um soldadinho do Z

        Mais um soldadinho do Z Dirceu ! Inocente ou bem pago !

        1. AlvaroTadeu

          19 de março de 2015 1:41 am

          Nelson Luiz, um troll de escol.

          Puxa vida, Luis Nassif, podia nos poupar desses insetos intelectuais como esse tal Nelson Luiz, mais um troll, mais um imbecil despejando seus “talentos” num blog democrático. Ora, como não posso fazer o mesmo na Revista do Esgoto e na Folha de São Paulo, gostaria que você limitasse esses trolls. Aturo tanta imbecilidade na vida diária, gostaria de nos poucos momentos em que paro para ler alguns blogs democráticos, só encontrasse a gente inteligente que o frequenta,  e não esses energúmenos com diplomas de idiotas.

          1. humberto costa pereira

            19 de março de 2015 3:18 am

             
            Lí certa vez que o trabalho

             

            Lí certa vez que o trabalho efetuado pela consultora ZD consistia em abrir perspectivas de negócio em outros países, até USA, e parte da renumeração era ligada a uma taxa de sucesso.

            Portanto não se trata de uma simples consultoria mas procura e estudo de oportunidade de negócios. Saber onde ir, com quem falar e dimensionar o negócio. 

            Faturamento de 4,14 milhões de reais anuais, R$ 345000,00 mensais,  para este tipo de empresa não é anti-natural.

            Estas empresas, OAS, Engevix e outras, não são simples construtoras, abrangem um enorme gama de setores (energia, mineração, tratamento de lixo e outros).

            De 2006 a até dezembro de 2012 Dirceu estava ainda respondendo a processo e portanto , teoricamente, presumivelmente inocente.

            A empresa tem sócios, que devem ter tocado os negócios após o cumprimento da pena. 

             Agora, tipos como Nelson Luiz deveriam perguntar como  um  Mailson da Nóbrega, com desempenho fraquissimo como ministro, ganha rios de dinheiro dando consultoria e palestras em meio ao empresariado. 

  25. Cunha

    18 de março de 2015 6:19 pm

    Mas que bagunça é essa, virou

    Mas que bagunça é essa, virou anarquia?

    Só tucanos podem ter consultoria, ora…

    Vamos por ordem nessa zona, caramba, assim não dá.

    1. joao

      19 de março de 2015 12:10 am

      Nao Pode!

      Qua! Qua! Qua!

      Marinhos podem!

      Vejas nas escolas de Sao Paulo.

      Folha no INEN

      Livros escolares

      PODEM! kkkkkkkk

  26. JB Costa

    18 de março de 2015 6:23 pm

    Atenção Nassif,
    O Leonardo

    Atenção Nassif,

    O Leonardo Sakamoto, um dos articulistas mais competente, educado e respeitado dos tantos que escrevem na Rede, fechou a caixa de comentários do blog dele por não suportar mais o assédio dos chamados trolls. Já havia constatado isso nas minhas parcas visitas ao mesmo. 

    O portal está longe de atingir esse clímax. Mas depois da manifestações dos “milhões”,  muitos enebriados e delirantes deram os costados por essas bandas. Portanto, olho vivo! 

    1. oneide

      19 de março de 2015 12:39 am

      “O Leonardo Sakamoto, um dos

      “O Leonardo Sakamoto, um dos articulistas mais competente.”

      Delírio, JB que isso.

  27. Wsobrinho

    18 de março de 2015 6:26 pm

    Tucanos traem o país e os hipócritas acham lindo

    Um dá consultoria a petroleiras estrangeiras (contra os interesses brasileiros) e é contumaz frequentador da Globonews, outro é ESPECULADOR do mercado de capitais e consultor de fundos abutres (até tem no currículum a coordenação de um ataque especutlativo contra a Indonésia) e é aplaudido pela tucanada como mestre salvador da economia, a filha de outro se associa a irmã de banqueiro (que criou um fundo de “oportunistas” e enriqueceu com a privatização), monta uma consultoria embasada na quebra do sigilo fiscal de mais de 6 milhões de CPFs e CNPJ de brasileiros (conivência do BC e da RF), fica milionária e cria o maior site de compras do Brasil (mantendo esreitas ligações com o grupo Lemman da INBEV, que precisava da aprovação do CADE no governo FHC).

    E por ai vamos, temos os Mendonça, os Adrianos Pires, até um ministro das relações exteriores que hoje dirige uma fundação de consultoria bancara por capital norte-americano, tudos ISTO PODE, mas abrir portas para empresas brasieliras se expandirem no exterior, dar palestras falando bem do Brasil, ISTO NÃO PODE.

    Tô cansado dessa turma.

    Agora a pouco no Jornal HOJE o global dá a chamada, comprovada a ligação do pagamento de propinas na forma de doações legais ao PT e na reportagem mostra o depoimento do PRC que diz textualmente: as doações das empresas são “empréstimos” e que lá na frente vão cobrar”. No trecho ele não menciona o PT, mas fala de forma genérica a partidos e a políticos, porque então só a do PT é PROPINA? Será que para os tucanos é pelos LINDOS OLHOS? Será então ASSÉDIO ou o que, quando doam os mesmos milhões para a oposição? Se tudos cai no caixa da empresa e ela tem obras também em governos tucanos, democratas (poucos é claro, pois estão minguando), psbistas e outros, porque só do PT é propina? Ele mesmo disse que empresa não contribui só por simpatia, contribui para levar alguma vantagem, logo!!!!!!

  28. Orlando Soares Varêda

    18 de março de 2015 6:30 pm

     
    Waldomiro Pereira  pergunta

     

    Waldomiro Pereira  pergunta :                                                                                                      qua, 18/03/2015 – 14:01

    “Você participou da vaquinha ???”

     

    Vesti a carapuça, e respondo: naquele caso eu que resolvi, e tomei a decisão de participar . Na verdade, não foi nem uma vaquinha, apenas, uns bezerrinhos.

    Muito pior, tem sido a doação compulsória. Na verdade, um mensalão que doamos e doaremos todos, para ajudar os meretrizes, digo, meritíssimos da justiça, para pagar os aluguéis de suas moradias. Sendo que, na maoria dos casos, suas altezas, residem em domicílios de sua propriedade ou de familiáres. Portanto, recebem do Estado (nosso dinheiro, em mensalão), para pagar aluguel. Privilégio (mais um, dentre outros tantos), que a nenhum outro trabalhador de verdade é facultado. Depois, corruptos são os políticos (em especial, os do PT), né?

    Orlando

     

     

    1. joao

      19 de março de 2015 12:15 am

      Orlando

      ia soma, mais ficou fechado o texto!!!

      vai assim mesmo. contribui sim mais nao para comprar um apartamento em MIami do JB me da meu dinheiro ai!

      Nem para Gilmar fazer acerto com o CNJ para seus cursos e nem com outras instituicoes publicas.

      Nem para o governo federal distribuir para a Globo, Veja, Folha, Estadao. Sou contra!!!!!!

  29. ernesto.m

    18 de março de 2015 6:36 pm

    Time completo.

    Dirceu é o ronaldinho das consultorias.

  30. Wsobrinho

    18 de março de 2015 6:43 pm

    Ministro diplomata de FHC dirige organização que defende EUA

    Ministro e diplomata tucanos dirigir fundação que defende interesses americanos pode… maravilha.

  31. Toni

    18 de março de 2015 6:48 pm

    Zé Dirceu foi julgado e condenado. Vamos falar de Armínio?

    FBI investiga Armínio Fraga Neto e propinoduto tucano

    18/3/2015 12:30
    Por Redação – de São Paulo

      
    Armínio Fraga, neto, ex-presidente do Banco Central, seria alvo de investigação nos EUA

    Armínio Fraga, neto, ex-presidente do Banco Central, seria alvo de investigação nos EUA

    A mais influente agência de inteligência norte-americana (FBI, na sigla em inglês) passou a investigar, formalmente, o fundo de investimento nas Ilhas Cayman, um paraíso fiscal no Caribe, administrado pelo ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, neto. Segundo apurou o jornalista investigativo Amaury Ribeiro Jr., autor do best seller Privataria Tucana, “o fundo, intitulado Armínio Fraga, neto – Fundação Gávea, é suspeito de distribuir para a Suíça e outros paraísos fiscais dinheiro sem origem comprovada”. Fraga fez campanha para o candidato derrotado do PSDB, Aécio Neves, e ocuparia o Ministério da Fazenda, caso o senador mineiro fosse eleito.

    Segundo Ribeiro Jr., “as autoridades norte-americanas chegaram ao fundo após investigar a lista dos clientes de todo mundo que mantinham contas no HSBC da Suíça. O tucano e seu fundo, isento de impostos no Brasil por ser uma organização filantrópica, deixaram rastros bem detalhados na lista do HSBC”.

    “De acordo com uma fonte do FBI, ligada a operações de lavagem de dinheiro, em 2004 o fundo nas Ilhas Cayman enviou US$ 4,4 milhões para outra conta da mesma fundação no HSBC da Suíça. Os dados apurados apontam que a conta beneficiada era uma conta de compensação. Conhecida como conta-ônibus, esse tipo de conta só serve para transportar dinheiro de um paraíso fiscal para outro. É uma conta, por exemplo, onde não se pode fazer nenhum tipo de investimento”, afirma o jornalista.

    Segundo os documentos levantados por agentes norte-americanos, antes de cair no HSBC o dinheiro foi transferido para outra conta-ônibus do ex-ministro no Credit Bank da Suiça. “No mundo da lavagem de dinheiro há uma premissa: quanto mais rodar em conta-ônibus, mais limpo fica o dinheiro até chegar ao seu destino final. As investigações apontam que após ser lavado na Suíça o dinheiro voltou limpo para a conta de Fraga no America Bank de Nova York”, acrescenta.

    “A papelada comprova ainda que, para se livrar da tributação de impostos, Armínio declarou à Receita que a Fundação Gávea era filantrópica, ou seja, isenta de tributos. Mas, num lapso de memória, enviou o dinheiro para o Caribe por meio de sua conta pessoal no HSBC. Os investigadores pediram a quebra de sigilo do fundo. Ou seja, serão revelados os nomes dos tucanos e de outros brasileiros que usaram esse duto para enviar dinheiro ao exterior”, aponta Ribeiro Jr.

    Vale lembrar que, na condição de ministro no governo Fernando Henrique Cardoso, Fraga foi o principal articulador para que não fosse quebrado, por exemplo, o sigilo em torno dos nomes de correntistas que operavam no Fundo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. “Agora, Fraga não tem mais o controle da situação. Uma faxina em seu fundo no Caribe é um passo para se chegar ao verdadeiro Dossiê Cayman”, refere-se o jornalistas investigativo ao propinoduto denunciado durante a época das privatizações no país, durante o governo FHC.

    “Experiente no mercado, Fraga tentou dar um aspecto legal à operação ao declarar à Receita Federal o Fundo no Brasil. Seus problemas estão nos EUA, onde o ex-ministro tem cidadania. É lá que ocorreu a maior parte das operações e, por isso, Fraga e os outros correntistas do fundo terão de responder por seus atos na Justiça.

    Ex-ministro nega

    Ao site R7, que publicou originariamente a matéria de Ribeiro Jr., Fraga disse que a investigação nos EUA é “100% ficção”, mas admite que o fundo existiu.

    – Investi nesse fundo há sete ou oito anos, mas tudo dentro da legalidade. Todas as minhas contas, de minha família e da Gávea Investimentos são declaradas perante as autoridades competentes, brasileiras e norte-americanas. Não houve esta transferência mencionada, houve sim um investimento regular e documentado. Não temos notícia de qualquer investigação sobre o tema – conclui.

    http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/fbi-investiga-arminio-fraga-neto-e-propinoduto-tucano/755070/
     

     

    1. altamirano

      18 de março de 2015 7:40 pm

      A investigação deve ser por

      A investigação deve ser por Fraude pois o tal  “America Bank de Nova Iorque” não existe nos US..(ver Federal Reserve)…

      PS: deve ser coisa de alguma pessoa com pouco ou nenhum conhecimento de inglês–> se tivesse seria AmericaN Bank(“Banco Americano”), não America Bank(“América Banco” ???) ou o Bank OF America (Banco da América)

  32. Eduaardo

    18 de março de 2015 7:09 pm

    Dúvida

    Quem será que está mais chateado?

    Quem investiu o FGTS nas ações da Petrobrás?

    Ou quem ajudou na “vaquinha” do multifacetado consultor José Dirceu?

  33. fabio da silva2

    18 de março de 2015 7:51 pm

    Vocês são muito imparciais,
    Vocês são muito imparciais, defendem o pt a qualquer custo. Não há limites?? Estão nos roubando. Todos no mesmo barco…

  34. Calvin

    18 de março de 2015 8:16 pm

    Quitaram o financiamento?

    Que fizeram prá ajudar na vaquinha da multa de Dirceu?

  35. sergio m pinto

    18 de março de 2015 9:00 pm

    Se eu fosse o Zé Dirceu

    Se eu fosse o Zé Dirceu estaria entrando com uma ação no Tribunal Interamericano de Direitos Humanos, não só pela sentença da Rosa Weber, ditada pelo Sérgio Moro, mas também pela quebra de seu sigilo fiscal, promovida por quem, mesmo?

  36. joao

    18 de março de 2015 10:38 pm

    Para Presidente 2018!

    1. oneide

      19 de março de 2015 1:18 am

      Melhor ironia  do dia .

      Melhor ironia  do dia .

  37. M.C

    18 de março de 2015 11:12 pm

    Refresquem minha memoria, de

    Refresquem minha memoria, de quem é a frase:

     

    Porque, no governo, quando eu dou um telefonema, modéstia à parte, é um telefonema!

     

    1. mcn

      21 de março de 2015 3:04 am

      Dercy Gonçalves. Tá no
      Dercy Gonçalves. Tá no Google.

  38. altamirano

    18 de março de 2015 11:19 pm

    O alto nível do debate,com

    O alto nível do debate,com muitos professores, estudantes, funcionários públicos, intelectuais (que não conhecem o meio empresarial) impede o bom julgamento do caso Consultor Dirceu.

    Quem trabalha em uma empresa privada, como eu, sabe que, para que uma empresa desembolse R$ 100.000 pra fazer qualquer m… é quase impossível…Imagina pagar isto para um Consultor.!!! (imagina pagar 500.000!!! Oh Zeus)

    Mais difícil, ainda, acreditar que algumas dessas consultorias milionárias aconteceram no período no qual JD estava preso (fechado ou semi-aberto)…

    Mas, tem gente que acredita em tudo….

     

    1. DanielQuireza

      20 de março de 2015 4:16 pm

      Pelo visto quem não conhece

      Pelo visto quem não conhece muito do ramo é voce.

      Essas empresas podem lucrar muito com obras no exterior, por ex. Coisa que milhões, mais de 100 digamos.

      Uma consultoria que abra uma dessas portas pode sim render muito dinheiro.

      Consultor é nome genérico, muito provavelmente o que ele mais fazia era usar seus contatos, apresentar pessoas, discutir possibilidades de negócios, o que também não deixa de ser uma consultoria.

      1. OBS

        20 de março de 2015 11:23 pm

        Daniel
         
        Ate hoje estou

        Daniel

         

        Ate hoje estou esperando sua observação sobre Barroso enterrar a “Castelo de Areia”.

        Voce foi fervoroso sobre sua subida ao STF, mas não vi seu comentario sobre o enterro. Nem sobre o enterro do mensalão tucano .

  39. José Lidio Moura Pinho

    19 de março de 2015 3:54 am

    A filha de Fhc, trabalhou,

    A filha de Fhc, trabalhou, sem nunca ter ido lá, no gabinete daquele Senador boca de Lata ou sapo chamado Heráclito Fortes, e eu nunca vi vcs perguntando quem pagava a ela. E outra coisa, ela fez isso na maior parte do tempo quando o Pai era o Presidente!

  40. Andre Araujo

    19 de março de 2015 3:56 am

    http://politica.estadao.com.b

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/fiz-varios-depositos-para-fernando-collor-disse-youssef/

    O “”delator profissional”” Youssef está delatando há mais de um ano, a cada dia delata para algum lado, parece que há um programa para manter aceso o refletor do teatro, ele tem um estoque de delações na prateleira, acaba uma temporada começa outra, minando o clima politico e economico, agora está no Collor, semana que vem pode ter outro alvo, é uma “industria da delação” onde o delator parece parte da troupe, não terá limite de algum dia parar ou vamos chegar a 2018 ?

      Grandes dramas desse tipo tem um começo, meio e fim, assim foi o Caso Watergate, começou, investigaram. acharam a culpa do Nixon, o sucessor deu-lhe o perdão e acabou, durou tres meses.  O pais tem outros temas e desafios, vamos viver de um tema só, nos desnudando para risos ironicos do Financial Times e The Economist?

    O Brasil precisa andar para frente, não pode ficar vivendo do passado, aliás é um traço de nosso carater, os americanos são exatamente o contrario, não cultuam o passado, olham sempre para frente.

    O Brasil está sendo mundialmente escrachado pela imprensa internacional, tem corrupção tambem na India, na China, em Angola, na Russia,  mas só sai o Brasil nas manchetes, agora até em programas humoristicos nos EUA., é uma autoflagelação onde estamos nos expondo ao ridiculo mundial e destruindo por décadas a imagem do Pais, mas será que ninguem enxerga isso? O Brasil era tradicionalmente conhecido por aspectos negativos, assaltos, transito caotico,

    prostituição infantil, exportação de travestis, desmatamento da Amazonia, agora vamos ser conhecidos como o paraiso mundial da corrupção, quem é que vai investir aqui com esse ambiente? Toda familia e todo Pais tem coisas ruins no armario mas não precisa exibir a ruindade todo dia para o mundo ver, depois de um certo ponto vira uma

    auto-flagelação, estamos querendo que todo mundo nos veja como somos ruins, a lata do lixo da humanidade.

    Os outros paises TAMBEM tem mega problemas mas por pudor não os colocam na janela aberta para todo mundo ver.

    A partir de um certo ponto a escandalização afeta o rating, o prestigio, a imagem, o credito de todo o Pais, não só dos ladrões da Petrobras, o Brasil vai junto no aluvião, mas será que ninguem percebe isso em Brasilia?

    O pai pode ter um filho péssimo, vagabundo e drogado, mas não vai ficar falando dessa desgraça todo o dia para todo mundo porque isso vai refletir sobre ele, pai, que passa a ser visto como um pai inepto e desqualificado, não é elementar? Parece que não.

  41. carlos_ribeiro

    19 de março de 2015 12:25 pm

    Quem foi o otário que ajudou

    Quem foi o otário que ajudou na “vaquinha” da fiança.

    levanta a mãozinha

  42. henrique neto

    19 de março de 2015 2:50 pm

    Bom, que devolva o que ganhou

    Bom, que devolva o que ganhou com a vaquinha do mensalão. Nisso já se vê que é um baita cara de pau.

    1. mcn

      21 de março de 2015 2:57 am

      Inveja é como câncer. Se não
      Inveja é como câncer. Se não tratar no começo mata.

Recomendados para você

Recomendados