5 de junho de 2026

Orlando e Jandira representarão contra ministro Abraham Weintraub

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou nota anunciando que vai proibir professores, servidores, funcionários, alunos e até mesmo pais a divulgar e estimular protestos

do Vermelho 

Orlando e Jandira representarão contra ministro Abraham Weintraub

Numa ofensiva contra as manifestações de estudantes e trabalhadores que estão indo à ruas a favor de mais verbas para o ensino, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou nota anunciando que vai proibir professores, servidores, funcionários, alunos e até mesmo pais a divulgar e estimular protestos. Ele chegou a orientar que fossem feitas denúncias sobre o assunto no site da ouvidoria do MEC.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A medida provocou reação imediata no Congresso Nacional. Os deputados Orlando Silva (SP) e Jandira Feghali (RJ), ambos do PCdoB, anunciaram que vão representar contra o ministro na Justiça.

“Entraremos com uma representação contra esse senhor que se diz ministro da Educação”, reagiu Jandira Feghali, que é líder da Minoria na Câmara dos Deputados.

“O ministro da Educação é autoritário e irresponsável. Ao estimular o denuncismo contra professores e estudantes, quer intimidar o direito de crítica e a liberdade de expressão. Não vamos tolerar”, disse Orlando Silva.

O deputado diz que o ministro será acusado por abuso de poder, improbidade administrativa e crime de responsabilidade.

Na coluna Painel desta sexta-feira (31), do jornal Folha de S.Paulo, o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz, diz que a medida pode violar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dispositivos legais.

Para ele, o texto da nota viola o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata das garantias inerentes ao direito de liberdade.

Ainda no jornal paulista, o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), membro da Comissão de Educação, diz que vai levar o caso ao colegiado na próxima semana.

“Abrir canal para aluno denunciar professores significa que ele começou o Escola Sem Partido. Fiquei assustado, não entendi a abordagem e quero saber se é legal”, diz Alencar.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

3 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adagir Saggin

    31 de maio de 2019 6:40 pm

    O que este ministro não tem é educação e jogo de cintura, um tremendo autoritário. Onde chegamos!!!!

  2. AMORAIZA

    31 de maio de 2019 11:34 pm

    Weintraub vai pedir as contas.
    Ele “num güenta” o tranco, não.
    A vaidade dele está na UTI, em coma induzido.

  3. Serralheiro velho

    2 de junho de 2019 9:32 am

    Colocar uma tralha como ministro do Mec se torna tremenda ofensa a todos profissionais da educação do Brasil. Impossível entender tamanha agressão a tão importante parcela da nossa sociedade. O custo será muito pesado para as próximas gerações .

Recomendados para você

Recomendados