5 de junho de 2026

STF adiará julgamento do caso Lula, diz Mônica Bergamo

Defesa do ex-presidente pediu anulação do julgamento e suspeição de Moro, alegando parcialidade do ex-juiz

Jornal GGN – O pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular o julgamento do ex-juiz Sérgio Moro, no caso do triplex, deve acontecer no segundo semestre, não mais nesta terça-feira, 25 de junho, como estava previsto.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A informação é da colunista da Folha de S.Paulo, Mônica Bergamo. A mudança ocorreu por uma estratégia da presidente da Segunda Turma do STF, grupo que está com a análise do caso, Cármen Lúcia. Ela colocou a ação de Lula no último lugar de uma fila de 12 processos.

O ministro Gilmar Mendes, membro da Turma e que havia agendado a matéria para ser discutida neste dia 25, logo após a exposição do escândalo revelado pelo The Intercept Brasil, mostrando as trocas de mensagens entre Moro e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato, comentou que somente o voto dele tem mais de 40 páginas. Por isso, após ver que Cármen Lúcia colocou o caso como último da fila, decidiu ele mesmo adiar a discussão.

Além de Cármen e Gilmar, a 2ª Turma é formada pelos ministros Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Edson Fachin.

No dia 13 de junho, a defesa do ex-presidente encaminhou ao STF uma atualização ao processo de suspeição de Moro, citando o material revelado pelo The Intercept como provas, já apresentadas anteriormente, da parcialidade do ex-juiz.

Os advogados de Lula pontuam ainda, que a troca de mensagens entre Moro, então responsável por julgar as ações da Lava Jato, e os procuradores da força-tarefa “revelam a conjuntura e minúcias das circunstâncias históricas em que ocorreram os fatos comprovados nestes autos”, “tudo a demonstrar situações incompatíveis com a ‘exigência de exercício isento da função jurisdicional’ e que denotam o completo rompimento da imparcialidade objetiva e subjetiva”.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

14 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rui Ribeiro

    24 de junho de 2019 12:49 pm

    A Ministra Carmem Lúcia vai cozinhar o galo. Ao sentar sua bunda sobre os autos do processo do Lula, a Carmem Lúcia deixou de dar seguimento à celeridade processual que o $érgio Moro e seu consorte, Delcídio Dallagnol, deram ao caso.

  2. c p silva

    24 de junho de 2019 12:50 pm

    Qualquer pretexto é justificatva para que a justiça faça injustiça contra o Lula. Previsível, mas como revolta!!!!

  3. peregrino

    24 de junho de 2019 1:09 pm

    Para casos de urgência, acredito que 90% dos adiamentos se dá por ninguém ser obrigado a justificar…
    10% baseia-se simplesmente no ódio que se nutre cada vez mais pelo condenado

    justificou?

  4. Fábio de Oliveira Ribeiro

    24 de junho de 2019 1:29 pm

    Não é difícil entender o que ocorreu.
    O general deu um peido e Dias Toffoli pensou que fosse uma granada de fragmentação.
    Hoje o STF finalmente anunciou ao mundo o declínio e queda de sua autonomia.
    O Brasil não tem mais um Judiciário independente capaz de aplicar a Lei inclusive e principalmente para meter na jaula esses generais que ousam ameaçar publicamente a Corte.
    Como Sérgio Moro popularizou o latim, podemos dizer que o STF usou uma máxima de Júlio César para protelar o julgamento do HC de Lula.
    https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/julio-cesar-e-o-declinio-e-queda-da-autonomia-do-stf/

  5. Cristóvão Orlândi

    24 de junho de 2019 1:42 pm

    Juízes sem juízo, ou seja, para os amigos a Lei, mas para os inimigos os rigores da Lei.

  6. ATavares

    24 de junho de 2019 1:52 pm

    Julgamento de HC, réu preso, é prioritário no poder judiciário.
    A não ser…
    Que se trate de Lula.

  7. Carlos Elisio

    24 de junho de 2019 2:08 pm

    Realmente, como Lula já havia decretado: Um grupo acovardado!
    Só tomarão a decisão, que há muito já deveriam ter tomado, quando os liberarem, quando quem manda der a ordem.
    Até lá caberá ao povo assimilar mais e mais a hipocrisia e parcialidade usadas pelas instâncias do judiciário na criminalização infame de Lula. Talvez,.tornando-se consciente, a população já inicie nas próximas eleições municipais um processo de limpeza real na politica. Um bom começo será encolher este laranjal do PSL e também partidos apoiados por grupos canalhas como.MBL, tipo DEM.

  8. Ivan de Union

    24 de junho de 2019 2:41 pm

    Que bom “çaber” que tem juiz supremo tao embrenhado assim!

    A “literatura juridica” desse puteiro de pais ja “permite”?????

  9. Jossimar

    24 de junho de 2019 3:11 pm

    No segundo semestre adiam para o primeiro do ano que vem e assim por diante.
    “COM STF, COM TUDO”.
    Lula está condenado a prisão perpétua.
    A não ser que façamos algo…..

  10. peregrino

    24 de junho de 2019 3:19 pm

    Quanto mais o Lula se aproxima da liberdade, dá-se por encerrado o julgamento…
    reparem como a tabelinha adiou “sine die”

    é por esta e outras que mais me convenço de que muitos foram vistos nas entranhas do Moro

    Quando se perde a hora de fazer valer a Justiça de fato, perde-se também a de cidadania

  11. Ivan de Union

    24 de junho de 2019 3:23 pm

    Ja conheco teavesti de terceira classe.

    Nem unzinho travesti de primeira classe o supreminho brasileiro tem pra oferecer o mundo?????

  12. Bruno Cabral

    24 de junho de 2019 3:42 pm

    Lula entra com nova petição para que seu HC seja julgado nesta terça

    Em documento protocolado nesta tarde no STF, defesa do ex-presidente Lula lembra que o julgamento do habeas corpus de Lula foi iniciado em dezembro do ano passado e que o regimento do Supremo prevê prioridade do julgamento sobre os demais

  13. Stalingrado

    24 de junho de 2019 3:48 pm

    Hora de Lula iniciar uma greve de fome.

  14. Schell

    24 de junho de 2019 3:48 pm

    Se certas abestalhadas contivessem um mínimo de legalidade o Lula estaria em casa, devidamente absolvido. Enquanto televisionarem tais estropícios, os votos se estenderão por horas e horas jogadas no lixo.
    Lastimável este país de merrecas-criminosas.

Recomendados para você

Recomendados