
Por Paulo Gurgel, no Portal LN
Blog EntreMentes
O economista francês Thomas Piketty (foto), autor do livro “O Capital no Século 21”, rejeitou nesta quinta-feira a nomeação para a mais alta distinção de seu país, a de cavaleiro da Legião de Honra (Legion D’Honneur).
Piketty, de 42 anos, é professor na Escola de Economia de Paris. A tese central de seu festejado livro — cujo título é uma alusão a “O Capital”, de Karl Marx — é que a desigualdade não é um acidente, mas uma característica do capitalismo e os excessos só podem ser alterados por meio da intervenção estatal.
“Eu recuso esta nomeação porque eu acho que não é papel de um governo decidir quem é honrado”, justificou ele à agência de notícias France Presse.
Para ele, o governo francês”faria bem em se concentrar em estimular o crescimento da França e da Europa”, em vez de distribuir essas premiações. A condecoração foi concedida a um total de 691 pessoas, que tiveram os nomes publicados no Diário Oficial francês desta quinta-feira.
Outras personalidades, como Pierre e Marie Currie, Claude Monet, Albert Camus, Brigitte Bardot, Jean-Paul Sartre e Jacques Tardi, também dispensaram o prêmio, por razões diversas.
Criada por Napoleão Bonaparte, em 1802, a Legião de Honra atualmente conta com 92.000 membros condecorados por seus “méritos a serviço da França”, a título civil ou militar.
Fabio Passos
5 de janeiro de 2015 10:38 amLegal. Que valor tem uma condecoração de uma Estado omisso…
… que tira dos pobres para atender as ordens e garantir os lucros das oligarquias financeiras internacionais?
Free Walker
5 de janeiro de 2015 12:30 pm“O economista francês Thomas
“O economista francês Thomas Piketty, autor do best-seller “O Capital no Século XXI”, recusou receber uma das maiores honrarias concedidas pelo governo francês — a Legião de Honra, no grau de Cavaleiro. Ele justificou a decisão da seguinte forma: “Eu acabo de ter a notícia de que fui agraciado com a Legião de Honra. Recuso essa nomeação, porque o papel de um governo não é decidir quem é honorável.” Piketty acrescentou que “eles deveriam se concentrar na recuperação do crescimento na França e na Europa.”
Piketty, que vendeu 1,5 milhão de exemplares do seu livro, basicamente prega a criação de um imposto mundial sobre o grande capital, a fim de deter a concentração de renda. Uma evidente bobagem que o próprio chama de “utopia útil”. O seu gesto é uma ação de marketing, visto que a Legião de Honra nada tem a ver com a passada, atual e futura situação econômica. Ele deve aumentar as vendas da sua obra. É também uma maneira de conquistar um cargo no pós-governo Hollande, não importa se o vento virá da direita ou da esquerda.” (de O Antagonista)
José Oliveira
5 de janeiro de 2015 2:06 pmQue manifestação risível…
Que manifestação risível.
Certo estaria o Picketty se aceitasse a tal “honraria” (quem precisa de horaria em pleno Século XXI) ou, se houvesse feito, também, uma incisiva defesa do grande capital, motor de toda a especulação, e responsável por toda a injustiça que aflige vultosa parcela da humanidade.
Free Walker
6 de janeiro de 2015 5:44 am(quem precisa de horaria em
(quem precisa de horaria em pleno Século XXI)?
Pois é, não são os “progressistas” do lulopetismo que tem orgasmos múltiplos quando Lula recebe um título de Horrroris Causa de alguma Universidade vagabundo ou honraria de alguma ditadura africana ou bolivariana.
Mário Mendonça
5 de janeiro de 2015 12:31 pmNassifEnquanto aqui,
Nassif
Enquanto aqui, mentecaptos fazem de tudo para entrar em selecto grupelhos, vide abl.
Mandou bem.
Athos
5 de janeiro de 2015 2:54 pmRapaz que coisa heim. Tem um
Rapaz que coisa heim. Tem um amigo meu que é neto de um cara da Legião de Honra.
Um certo dia, desempregado e sem perspectiva, ligou para a Legião de Honra e pediu um emprego. Deram.
Ali o negócio é assim.
lucianohortencio
5 de janeiro de 2015 2:57 pmAo Paulo gurgel!
A foto que você queria!
Paulo Gurgel Carlos da Silva
5 de janeiro de 2015 7:59 pmNenúfares
Obrigado, Luciano Hortêncio.
Isso é que é foto!
Paulo Gurgel Carlos da Silva
5 de janeiro de 2015 8:01 pmRe: Nenúfares
http://blogdopg.blogspot.com.br/2006/11/caminhando-e-aprendendo-1.html
altamiro souza
5 de janeiro de 2015 10:15 pmtem de recusar mesmo premios
tem de recusar mesmo premios fajutos desse estado que tá
tirando os programas de bem-estar social ao invés
de lutar pela proposta de picketi de criar um imposto para os mais ricos.