10 de junho de 2026

Pepe Mujica é eleito senador no Uruguai

Após renunciar ao cargo no ano passado, ex-presidente volta para mandato de cinco anos
José Mujica, ex-presidente do Uruguai, esteve em Brasília para o congresso da UNE. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Jornal GGN – O ex-presidente José Mujica foi eleito senador na última eleição uruguaia, e voltará a assumir uma cadeira no parlamento para um mandato de cinco anos.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Pepe Mujica havia renunciado ao cargo no ano passado, ao justificar que “estava cansado da longa viagem”. Ao decidir voltar para a política, o ex-presidente decidiu se candidatar pelo Movimiento de Participación Popular (MPP), que integra a coalizão de esquerda Frente Ampla e irá disputar a presidência em segundo turno, tendo à frente o candidato Daniel Martínez.

Mujica também tem tido grande participação na candidatura da Frente Ampla, ao aparecer em comícios e declarações públicas. Ao explicar suas motivações para voltar à vida pública, o ex-presidente disse que voltaria por seus companheiros jovens, “que vão viver para levantar as velhas bandeiras quando os braços da minha geração já não são mais estiverem aqui”

O segundo turno da eleição uruguaia será entre Martínez e Luis Lacalle Pou, candidato de direita pelo Partido Nacional. No primeiro turno, Martínez obteve 38,6% dos votos, enquanto Lacalle Pou obteve 28,2%.

A votação mostrou o quanto a disputa presidencial no segundo turno será acirrada. A coalizão de esquerda Frente Ampla obteve maioria em nove dos 19 departamentos do país, enquanto o Partido Nacional, de direita, também venceu em 9. O Partido Colorado obteve maioria em 1 departamento. Tal divisão mostra que nenhum partido terá a maioria parlamentar no próximo governo, e a aprovação das leis irá exigir negociação.

 

(Com Agência Brasil e O Globo)

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

3 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aroldo Bernhardt

    28 de outubro de 2019 1:10 pm

    Mujica é um símbolo da resistência um alento para quem crê que um mundo melhor é possível

  2. Jus Ad Rem

    28 de outubro de 2019 3:59 pm

    Esse homem é um raro exemplo de político honesto. Continua morando em sua chacrinha cheia de animais de estimação e usando o seu fusquinha desde muito antes de ser presidente do Uruguai.
    Alias, quando presidente ia de fusquinha trabalhar, sem seguranças e sem frescuras. É adorado naquele país.

  3. Dylvardo

    28 de outubro de 2019 5:19 pm

    Esse é um dos socialistas do século
    Ao lado de Lula, Mandela e Fidel
    Pra ele um dia o “leitão assobiou”
    E pintou o Uruguai da cor do céu
    Dedico minha inspiração a Mujica
    Seu exemplo ao mundo é o que fica
    Pra você faço essa rima em cordel.

Recomendados para você

Recomendados