4 de junho de 2026

CNMP recebe pedido de investigação em atos de Dallagnol e Modesto Carvalhosa

Falcão afirma que houve ‘direcionamento de dinheiro público para acionistas específicos cujo advogado que seria beneficiado possuía e possui laços subjetivos com os procuradores’.
Foto: Divulgação

Jornal GGN – O deputado Rui Falcão (PT-SP) apresentou reclamação disciplinar contra Deltan Dallagnol e outros procuradores da Lava Jato, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O órgão tem a função de fiscalizar a atuação dos integrantes do MP. A acusação feita foi de que o dinheiro de punições da Petrobras foi direcionado para clientes do advogado Modesto Carvalhosa, que nega. As informações são de Monica Bergamo, na Folha.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Na peça de acusação, Falcão afirma que integrantes da força-tarefa ‘instrumentalizaram a punição da Petrobras’ nos EUA em benefício próprio e de terceiros, como clientes do advogado.

A Petrobras recebeu multa de US$ 685 milhões, nos EUA, que deveriam voltar às autoridades brasileiras.

Segundo o deputado, ‘supreendentemente’ a força-tarefa ‘costurou acordo com a Petrobras destinando 50% para a satisfação de eventuais condenações ou acordos com acionistas que investiram no mercado acionário brasileiro e ajuizaram ação de reparação, inclusive arbitragens”, até outubro de 2017.

Falcão afirma que houve ‘direcionamento de dinheiro público para acionistas específicos cujo advogado que seria beneficiado possuía e possui laços subjetivos com os procuradores’. O montante em questão é de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

Carvalhosa nega tudo e diz que, antes dele, duzentos advogados fizeram pedidos. Diz ainda que as ações promovidas por ele são anteriores ao acordo.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José Carlos Lima

    7 de novembro de 2019 10:23 pm

    Esse gansgter mau caráter vai ocupar o lugar de Lula na prisão : lei do retorno : quem com ferro fere, com ferro será ferido,….

  2. jcordeiro

    7 de novembro de 2019 10:50 pm

    Nassif: via dar no quê esse papofurado contra o GogoboyAvivado? Do fundo do seu coração, acredita em punição? Isso, pra mim, é não passa de lorota, pra manter as coisas sem deixar cair a peteca, distraindo a massa inerte, que adora novidades (mesmo requentadas) e fofocas. As festivas farão o alvoroço de sempre, atiçadas pelos donos do poder e donos dos meios de informações. Os divogadis morderão algum. O MinistérioPúblico continuará com seus 16 salários anuais (incuindo férias de 60 dias). Os Magistrados terão acréscimo de mais uma férias e dois salários (que o MP). O Congresso continuará com a contumaz robalheira (especialmente o inútil Senado) e os VerdeSauvas inquietos, pois não têm por que conspirar, que só sabem fazer isso. Os do Templo faturando os tubos, agora com mais um ministério de lavagem. E Dallalinho, disso tudo, rindo, à bandeiras despregradas.

Recomendados para você

Recomendados