4 de junho de 2026

Volume de investimentos no Brasil cai 15,9% em janeiro, diz Ipea

Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) acumula retração de 1,3% no período de 12 meses; comparativo com 2020 aponta crescimento de 6,1%
Foto: Reprodução

Jornal GGN – Os investimentos realizados no Brasil caíram 15,9% no mês de janeiro em comparação com dezembro de 2020 (série com ajuste sazonal), segundo o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) medido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O trimestre móvel terminado em janeiro registrou alta de 23,5%.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Na comparação com o ano anterior, a FBCF atingiu um patamar 6,1% superior ao verificado em janeiro de 2020, enquanto o total acumulado em doze meses mostra que a taxa de crescimento dos investimentos passou de -0,8% para -1,3%.

Segundo o Ipea, os dados de janeiro foram afetados pela alta base de comparação, em virtude do forte crescimento no último mês do ano passado, explicado pelo alto volume importado de plataformas de petróleo e outros bens de capital de apoio à prospecção e extração de petróleo e gás natural.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (que é a produção nacional destinada ao mercado interno acrescida das importações) caiu 37,1% em janeiro. Apesar desse resultado, o trimestre móvel registrou alta de 53%.

Enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos ficou praticamente estável, com um pequeno recuo de 0,3% em janeiro, a importação cedeu 40,5% no mesmo período. No acumulado em doze meses, a demanda interna por máquinas e equipamentos apresentou retração de 3,2%.

Os investimentos em construção civil recuaram 0,2% em janeiro, na série dessazonalizada, interrompendo uma sequência de oito altas na margem. Com isso, o segmento registrou um avanço de 2,4% no trimestre móvel, embora ainda apresente baixa de 1,3% em doze meses.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Comentários fechados.

Recomendados para você

Recomendados