10 de junho de 2026

Para Lira, Lula não tem base consistente para aprovar projetos e leis

Presidente da Câmara atribuiu a vulnerabilidade política às eleições e ao número de deputados e senadores de partidos aliados.
Foto: Agência Câmara

Em encontro com empresários, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem base parlamentar para aprovar reformas no Congresso. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (6), em encontro com o conselho político e social da Associação Comercial de São Paulo.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O presidente da Câmara atribuiu a vulnerabilidade política de Lula à vitória apertada nas urnas.
“Temos um governo que foi eleito com uma margem mínima e que precisa entender que temos Banco Central independente, agências reguladoras, Lei das Estatais e um Congresso com atribuições mais amplas”, afirmou.

Lira também ressaltou que o governo não tem a margem mínima de votos para aprovar leis e projetos. “Nós teremos um tempo, também, para que o governo se estabilize internamente [antes de votar a reforma tributária], porque hoje o governo ainda não tem uma base consistente, nem na Câmara e nem no Senado, para matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional”, disse o presidente.

Reforma tributária

A declaração do presidente da Câmara vai de encontro à expectativa do Executivo, que tem a reforma tributária como a prioridade econômica deste ano. O próprio Lira, aliás, espera que a reforma seja aprovada em maio, tendo em vista que na Câmara há um grupo de trabalho composto por 12 deputados para apresentar propostas ao governo.

LEIA MAIS

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AMBAR

    6 de março de 2023 10:30 pm

    Lula com Lira está parecendo a moça virgem que dá antes de casar. Lira é o galinha que traça a todas com promessa de matrimônio, é mais um Eduardo Cunha na estrada do PT. Melhor repensar os acordos antes que seja tarde demais. Sobre a reforma tributária esperada, a declaração do Lira não vai de encontro à expectativa do executivo, ela vai CONTRA a expectativa do executivo. A gente vai de encontro a alguém ou a alguma coisa para abraçar.

Recomendados para você

Recomendados