6 de junho de 2026

Financial Times aponta a hipocrisia dos EUA e UE em relação à Gaza

Apoio a Israel pode gerar aproximação entre a Rússia e o mundo árabe, além do questionamento da ordem global após a Segunda Guerra Mundial.
O presidente dos EUA, Joe Biden, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante visita do norte-americano a Tel Aviv. Foto: Haim Zach/GPO

O jornal americano Financial Times expôs o fracasso dos Estados Unidos e União Europeia ao tentar, durante meses de trabalho, vender a imagem da Rússia como uma pária global, por conta da Guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo em que apoiou as mesmas atrocidades cometidas por Israel contra os palestinos em Gaza. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Na pressa em condenar o ataque do Hamas a Israel, as autoridades ocidentais foram acusadas de não terem defendido os interesses dos 2,3 milhões de palestinos ao concederem aos israelenses carta branca para atacar Gaza com força total.  

Este apoio deve prejudicar os esforços com os principais países em desenvolvimento do Sul, entre eles Índia, Brasil e África do Sul, na construção de uma ordem global pautada por regras, além de inviabilizar futuros esforços diplomáticos para a resolução do conflito na Ucrânia. 

“Perdemos definitivamente a batalha no Sul Global”, disse um diplomata sênior do G7. “Todo o trabalho que fizemos com o Sul Global [sobre a Ucrânia] foi perdido. . . Esqueça as regras, esqueça a ordem mundial. Eles nunca mais nos ouvirão.”

Dois pesos e duas medidas

Enquanto muitos países em desenvolvimento apoiam os palestinos, a posição dos Estados Unidos, maior patrocinadora do Estado israelense alienou as nações do Sul na construção de uma solução para apaziguar o conflito. 

Já no Oriente Médio, a percepção dos árabes é de que os EUA e outras potências nunca responsabilizaram Israel pelo tratamento – que muitos especialistas chamam de limpeza étnica – com os palestinos, além de não se envolverem na resolução de conflitos na Síria, Iêmen e Líbia. 

“O que dissemos sobre a Ucrânia tem de se aplicar a Gaza. Caso contrário, perderemos toda a nossa credibilidade”, acrescentou o diplomata sênior do G7. “Os brasileiros, os sul-africanos, os indonésios: por que deveriam acreditar no que dizemos sobre direitos humanos?”

Há um mês, líderes ocidentais defenderam no G20 a condenação dos ataques da Rússia a civis ucranianos, sob a justificativa da necessidade de “respeitar a Carta da ONU e o direito internacional”. 

“Se você descreve o corte de água, alimentos e eletricidade na Ucrânia como um crime de guerra, então deveria dizer o mesmo sobre Gaza”, disse uma autoridade árabe.

Presente de americano

Os entrevistados pelo Financial Times afirmaram que a guerra entre Israel e Hamas é um grande presente para a Rússia, pois além de servir como distração e expor a hipocrisia das potências ocidentais, ainda abre um precedente para que a Rússia possa explorar a crise entre os países árabes, abordando-os para convencê-los de que a ordem global construída depois da Segunda Guerra Mundial não funciona para o mundo árabe. 

Tanto é que, nos últimos dias, a UE anunciou o aumento de envios de ajuda humanitária para Gaza. 

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados