Sugerido por jns
Do Cidade Verde
Salão de Humor é roubado e charges são vendidas por até R$10
Prédio depredado e desenhos vendidos por camelôs na praça Pedro II.
Fotos: Yala Sena e Evelin Santos

A sede da Fundação Nacional de Humor, no bairro de Fátima, zona Leste de Teresina, foi arrombada e seu acervo histórico de charges e cartuns está sendo roubado. Desenhos de artistas nacionais e internacionais como Ziraldo, Henfil e Jaguar estão sendo levados da Fundação, localizada na praça Ocílio Lago.
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Um rastro de destruição está por toda parte na Fundação Nacional de Humor, entidade que realiza há 30 anos o Salão Internacional do Humor. Desenhos, arquivos e fotos estão sendo destruídos. A sede está depredada e sem segurança. As paredes estão pichadas e há sujeira e mofo nas dependências.

Os ladrões quebraram os vidros das janelas e aproveitam as fendas para entrar na sede. Para conseguirem levar o material, eles arrombaram a porta dos fundos. A Fundação abriga charges, cartuns de diversos artistas gráficos.
.jpg)
Informações colhidas pelo Cidadeverde.com é que os desenhos roubados da Fundação estão sendo vendidos por camelôs a R$ 5,00 a R$ 10,00 na praça Pedro II.

O presidente da Fundação, Albert Piauí, que atualmente mora em Parnaíba, disse por telefone que virá a Teresina na próxima quarta-feira para entregar o cargo. Ele informou que enfrenta problema de saúde e por isso não tem condições de viajar essa semana. Mas, segundo ele, pediu uma pessoa para acionar a Polícia e providenciar a nova eleição para a Fundação.
Um dos fundadores do Salão de Humor, o jornalista e escritor Kenard Kruel disse que a situação é “gravíssima” e vê com tristeza o arrombamento do prédio.
“Vejo com muita tristeza. Um salão que deu tantas alegrias e divulgou o Piauí internacionalmente não merece esse tratamento. Eu esperava que a direção fosse mais responsáveis com esse acervo que é histórico para o País”, disse Kenard Kruel.
.jpg)
Caso de polícia
Para o chargista J.A, um dos artistas piauienses mais premiados no salão, o abandono da Fundação do Humor é caso de polícia.
.jpg)
“Isso é caso de polícia. Deviam estar presos quem roubou os desenhos da Fundação do Humor e quem deixou ela abandonada daquele jeito. O problema da Fundação não é apenas falta de verba é de administração. Se não tinha condições de trabalho que devolvesse a tarefa de fazer o salão de humor para o Estado. Minha sugestão: devolva a tarefa de fazer o salão de humor do Piauí ao governo do estado”.
.jpg)
IV AVATAR
3 de maio de 2014 6:39 pmQue que isso
Não consigo acreditar, o PI entrou em decadência com a ascenção do PSB, o governo deveria ter tomado pé da situação, acompanhado, a Fundação não estava dando conta de guardar o acervo, como podem ter deixado essas obras ao relento, sem um serviço de segurança eficaz, olha só as obras no chão feito lixo, as pessoas nem sabem do que se trata, pensam que é lixo mesmo a ser levado pelo catador de papel, alguns deram na telha de vender por 10 reais
Cafu
3 de maio de 2014 6:53 pmQue horror!
Lamentável. Quem responde por isso? É muito triste ver um trabalho tão rico e importante acabar dessa maneira, no lixo.
jc.pompeu
3 de maio de 2014 8:06 pmnão entendi nada!
não entendi nada!
a qual “vandalismo” o título e a notícia da Piauí do banqueiro Fortune estão a se referir em altos brados:
ao “vandalismo” dos ladrõezinhos sem-noção sem-educação ou ao “vandalismo” do Estado de abandono da Fundação toda pichada de antemão (vide a foto) a quatro mãos e demais demãos de pura pueril pichação sobre pichação?
só nos resta rir pra não chorar… tamanho é o “vandalismo” por todos os lados do que nos resta de resistência civilizatória contra os vândalos zé ninguém e os do Estado político-corporativo.
Mario Blaya Santos
3 de maio de 2014 10:00 pmVamos ser honestos, o
Vamos ser honestos, o brasileiro medio não tem carater mesmo, em Salvador, mesmo que provocados, os saques mostraram que o que impede a barbarie e mesmo a policia, pois o cidadão não consegue agir de forma civilizada quando não há repressão proxima ou possivel!
a destruição de onibus que a imprensa insiste em dar uma justificativa qualquer para o ato, e uma forma de passar a mão na cabeça dessa gente incapaz de viver entre pessoas!
manrel
3 de maio de 2014 10:26 pmCOMO DIZIA UM HUMORISTA:
“A
COMO DIZIA UM HUMORISTA:
“A INGNORÂNCIA ASTRAVANQUIA O PROGRESSIO”
Nilva de Souza
4 de maio de 2014 4:35 amAbsurdo!
Absurdo!