22 de junho de 2026

STF determina início da prisão de Carla Zambelli e aciona Ministério da Justiça para extradição

Moraes manda Câmara declarar perda de mandato da deputada foragida; Zambelli está na Itália e foi condenada a 10 anos de prisão
Carla Zambelli, deputada federal (PL-SP). Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (7) o início do cumprimento definitivo da pena de 10 anos de prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada por crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. A decisão marca uma nova fase do processo, agora voltado à extradição da parlamentar, que fugiu do Brasil e está atualmente na Itália.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Moraes também ordenou o envio imediato dos documentos do julgamento ao Ministério da Justiça, para que o governo brasileiro formalize o pedido de extradição junto às autoridades italianas. Segundo o ministro, todo o material deverá ser traduzido oficialmente para o italiano e acompanhado dos formulários exigidos pelo país europeu.

Condenação transitada em julgado e perda de mandato

A Primeira Turma do STF já havia confirmado por unanimidade, nesta sexta-feira (6), a condenação de Zambelli a 10 anos de prisão, além da perda do mandato, inelegibilidade imediata e multa de R$ 2 milhões. A rejeição dos últimos recursos encerrou a fase recursal e abriu caminho para a execução da pena.

Com isso, Moraes também determinou o envio de ofício à Câmara dos Deputados para que declare formalmente a perda do mandato da parlamentar. O ministro destacou que, segundo o artigo 55 da Constituição, não é necessário submeter o caso a votação em plenário: basta um ato da Mesa Diretora da Casa para oficializar a cassação.

Divergência na Câmara pode atrasar cassação

Apesar da clareza apontada por Moraes, o cenário dentro da Câmara é mais complexo. Há resistência por parte de alguns parlamentares, que alegam que a perda do mandato só pode ser consumada por meio de votação em plenário, o que exigiria ao menos 257 votos. A controvérsia pode adiar a efetivação da cassação, mesmo diante de uma condenação criminal definitiva.

Enquanto isso, a cadeira de Zambelli continua ocupada temporariamente por Coronel Tadeu (PL-SP), em virtude da licença sem remuneração aprovada pela Casa na última quinta-feira (5).

Zambelli já é considerada foragida

A deputada deixou o Brasil no fim de maio, dias antes da ordem de prisão preventiva expedida por Moraes. Desde então, foi incluída na lista vermelha da Interpol e passou a ser considerada foragida da Justiça.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli e o hacker Walter Delgatti Neto coordenaram ataques ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de desacreditar o Judiciário e incitar atos antidemocráticos.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. +almeida

    8 de junho de 2025 7:42 pm

    Que não se repita o mico da fuga de Alan e Eduardo.
    Que não se repita a barbaridade de libertação do terrorista do acampamento que poderia ter matado dezenas de pessoas e está livre, em casa e em paz, graças a justiça brasileira.

    Em falando em justiça brasileira e STF, se me permitem, vou fazer talvez a minha mais indignada critica ao STF, que cassou o próprio STF, para provocar insegurança jurídica e, talvez, provocar graves reflexos na saúde de milhares de aposentados e aposentadas que por pleno direito e esperança, esperavam um início promissor na votação do temo 1102 da Revisão da Vida Toda. Porém, o voto inicial do relator Alexandre de Moraes talvez seja o inicio fatal do nosso fuzilamento sórdido e rasteiro.

    Não custa lembrar e tentar entender algumas possíveis contradições do STF e de alguns ministros.

    – Lembram quando os ministros tocaram o maior rebu para não perder o auxílio moradia, em 1918, mesmo recebendo salário de R$33.00,00, que hoje é um invejoso salário, que dirá na época? E condicionaram essa retirada do auxílio, a um não menos tentador reajuste de 16,38% em seus salários?
    Em 2018 a inflação anual foi de 3,75% e em 2019 o salário mínimo foi reajustado em 4,61%.
    Que lindo, não é mesmo???
    ________________________________________________________________________________________

    Pergunta feita ao Google em 08/06 /2025 – É verdade que a exigência dos ministros do STF por um índice maior no reajuste dos seus salários, para que abdicassem do auxílio moradia, provocou uma vantagem de poder salarial bastante superior aos salários anteriores e que os contemplavam com o auxílio moradia?

    Resposta do Google em 08/06 2025 – Sim, o reajuste salarial para os ministros do STF, aliado à extinção do auxílio-moradia, resultou em uma vantagem de poder salarial superior ao que eles tinham anteriormente, quando recebiam o auxílio. Embora o auxílio-moradia não fosse um valor fixo, a combinação do reajuste com a eliminação do benefício gerou um aumento líquido na capacidade de gasto dos ministros.
    ___________________________________________________________________________________________

    Pergunta feita ao Google em 08/06/2025 – É verdade que a opção de um maior reajuste aos salários dos ministros do STF redundou em um prejuízo muito mais significante aos cofres públicos, se comparada aos gastos da folha de pagamento que incluía o auxílio moradia?

    Resposta do Google em 08/06 2025 – Sim, é verdade que a opção por um reajuste salarial mais elevado aos ministros do STF, em comparação com a manutenção do auxílio-moradia, teria gerado um prejuízo mais significativo aos cofres públicos.
    _________________________________________________________________________________________

    Vejam que o efeito do impacto nas contas públicas, para compensar o apego ao auxílio luxuoso dos ministros (EM 1918), seria entre 04 e 06 BILHÕES de REAIS.
    Por ironia do destino, o enterro vivo que supostamente fazem contra cerca de 110 mil aposentados e aposentados, que brigam pela Revisão da Vida Toda contra o INSS, LULA, PT, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, STF e outros interessados e/ou desinteressados, contra e a favor da causa, por ironia desse destino o custo atual do que o governo teria para atender o direito da classe e cumprir a sua parte no acordo/contrato que descumpriu, não atinge aos 04 BILHÕES DE RAIS que é o valor menor do rombo que a exigência deles causou ao país, segundo os cálculos publicados de algumas entidades e das manifestações de outros e outras.

    O valor vergonhosamente e ilegalmente confiscado devolveria a dignidade e o respeito que a injustiça do confisco usurpou e que a quebra da regra, que a maquiagem na lei e que a apropriação indébita de boa parte das contribuições que não foram colocadas no cálculo para encontrar o valor inicial do benefício dos contribuintes, revelando a pura maldade social e previdenciária.

    E ainda existiu a FAKE NEWS alarmista do STF, que por não checar informações, se mostrou displicente com a coisa alheia e divulgou com um estardalhaço irresponsável, a informação que se houvesse vitória dos aposentados haveria um roubo de INACREDITÁVEIS R$480 BILHÕES DE REAIS. Observaram a tática? Eles fizeram e nós seríamos os culpados.

    É verdade. Foi dito em forma de um alarmismo alucinado em pleno julgamento, ao vivo, que o rombo seria na ordem de R$480 BILHÕES DE REAIS e se assim ocorresse, a previdência social correria sério risco de insolvência. Será que o STF nos considera inimigos da república?
    ___________________________________________________________________________________________

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/11/26/fux-revoga-auxilio-moradia-juizes.htm

    O aumento de salário dos ministros do STF em 16,38% foi aprovado pelo Senado no dia 7 de novembro. Segundo estudos técnicos do Senado e das consultorias de orçamento do Congresso, o impacto nas contas públicas causado pelos reajustes pode variar de R$ 4 bilhões a R$ 6 bilhões por ano, graças ao chamado “efeito-cascata”… – Veja mais em

    Pergunta ao Google em 08/06/2025 – As autoridades do Poder judiciário que continuam recebendo auxílio moradia também foram beneficiadas pelo efeito cascata, no aumento de 16,38% dos ministros do STF?

    Resposta do Google em 08/06 2025 – Sim, autoridades do Poder Judiciário que continuam recebendo auxílio-moradia também foram beneficiadas pelo efeito cascata do aumento de 16,38% para os ministros do STF. O reajuste no subsídio dos ministros do STF, que é o teto do funcionalismo, gera um efeito cascata, afetando os salários de outros magistrados e carreiras jurídicas.

    Explicação:
    O aumento de 16,38% no salário dos ministros do STF, sancionado em 2018, levou a um reajuste em outras carreiras jurídicas, incluindo juízes, membros do Ministério Público e servidores de tribunais. Como o auxílio-moradia está vinculado a esses salários, os magistrados que o recebem também foram beneficiados pelo aumento.

    GAZETA DO POVO (Domingo, 8 de Junho de 2025)

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/juizes-auxiliares-de-ministros-do-stf-podem-ganhar-r-10-mil-mensais-de-novo-beneficio-criado-por-barroso/

    Honestamente, eu me pergunto se há algum crime em avaliar e criticar maldades? Será que a classe trabalhadora deve mesmo aceitar todos os covardes golpes na alma, no bolso e no estômago de que recebe comumente de governos? Deveremos realmente nos calar diante de toda essa gula que envolve secularmente os três poderes contra os trabalhadores?
    E justamente quando, de forma direta ou indiretamente, provocam a decadência financeira, moral, física e mental da nossa classe, que é constantemente vilipendiada em seus direitos?

    Atropelaram a lei e o congresso aprovou o reajuste de 16,38%, sobre um baita salário em 2018, sem comentar os demais benefícios.

    Contudo, contra a classe aposentada eles mesmos resolveram rápido. Traíram duas decisões julgadas, sequestraram o mérito e parece ter pouco se importado com a própria contradição jurídica, ao negar decisões julgadas que deu ganho de causa por DUAS VEZES, à classe de aposentados.

    Muito estranho certo? No meu caso e talvez de milhares e milhares dentro dos cento e poucos mil com processos em tramite, mais de 2/3 do meu tempo de contribuição ao INSS é anterior ao ano de 1994, e é nesse período que estão os meus 86 maiores salários, entre outros que chegam a ser são maiores que muitos após 1994, que foram usados para supostamente disfarçar a apropriação ilegal em legalidade.

    Não posso resistir, mas é como se fosse um termo novo (inventado) que chamo “um banho juridiquês”, que prejudicou a mim e a tantos e tantas para nos tornar vitimas do golpe.

    Ainda tem mais!

    Até dezembro de 2023, o limite pago para juízes de outros estados requisitados para trabalhar no STF em Brasília era de seis diárias por mês, o que dava cerca de R$ 6 mil. No ano passado, o STF aumentou esse limite para dez diárias, o que elevou o valor para cerca de R$ 10 mil mensais.
    Agora, com a nova regra, Barroso justifica que ao invés de pagar diárias, o STF vai pagar uma indenização fixa de R$ 10 mil por mês para esses juízes. De acordo com a Suprema Corte, a principal razão dessa mudança é garantir um pagamento fixo e evitar problemas com possíveis limitações ao pagamento de diárias, que poderiam ser impostas por leis ou fiscalizações.
    Mesmo trabalhando remotamente, juiz vai poder receber o benefício.

    Barroso: ‘Precisamos fazer com que mentir volte a ser errado'(Jornal do Brasil 08/06/2025, após voto do ministro do STF André Mendonça, sobre o Marco Civil da Internet)

    KKKKKKKKKK… Desculpem, não é deboche, não é denegrir e não é afrontar. Porém, nós vimos que foi o próprio ministro Barroso que alardeou a Fake News do possível rombo de R$480 BILHÕES DE REAIS que iria abalar negativamente a previdência. Agora, de modo oposto, ele acertadamente que se volte a fazer da mentira uma coisa errada e eu completaria até criminosa, quando produz qualquer tipo de prejuízo.

    RESUMO: O que queremos saber é: Quando nós teremos o respeito sincero e verdadeiro das autoridades dos Três Poderes? Quando deixaremos de ser refém do perde mais do que se ganha, que é constantemente a nossa sina? Até quando continuaremos a ser ludibriados maldosamente pelo sistema ganancioso, ainda que tenhamos cumprido todos os deveres, obrigações e pagamentos pelo produto contratado, pelo acordado e pelo regido de acordo com as regras vigentes no momento inicial do contrato/acordo?
    Que tipo de poder, de autoridade e de abuso permite que pessoas trabalhadoras honestas, leais e fiéis aos seus compromissos sejam enganadas e manipuladas, ao bel prazer de quem tenta justificar o injustificável, de quem tenta explicar o inexplicável e de quem tenta deturpar leis constitucionais que foram feitas e consagradas para serem cumpridas e não deturpadas?
    Como se justifica dar mais poder a uma suposta lei cavalo de pau, que foi arranjo de última hora, contra a verdade do sacrifício documentado por décadas do suor, do respeito ao acordo, da obediência as regras e das normas estabelecidas e testemunhadas pela integralidade dos registros, dos pagamento mensais e sem atrasos?
    Os remendos, as revisões prejudiciais, as constantes alterações que esconde o original, etc, se parecem com aspiradores que indevidamente sugam e se apropriam do que é nosso, como as nossas contribuições para a previdência, via INSS.
    Contribuições feito a minha, que foram descontadas e amplamente utilizadas pela previdência/INSS ao longo dos anos e que terminaram no início da minha aposentadoria, em 2018.
    Contribuições, que fique esclarecido, que de tão desrespeitadas e desdenhadas gerou um benefício da aposentadoria degradado, defeituoso e genérico de péssima qualidade.
    Contribuições vítimas do descuido, da negligência e de um mal ordenado administrativo, que ao longo de sua existência surfou em vários escândalos criminosos, suspeitos e que alguns ainda permanecem sem explicação convincente.

    Exemplo: Apenas os 500 maiores devedores do INSS somam uma divida de algo em torno de R$ 712 BILHÕES DE REAIS (https://estadão.com.br/econimia/Celso-ming/os-devedores-da-previdencia/ ). Imaginem até quanto atinge a cifra se computar todos os devedores.
    Então? Onde está e o INSS e coligados, que tanto praticam contra aposentados e aposentadas e se calam para os poderosos e tradicionais devedores?
    Quantos dos principais devedores figuram na mesma lista, por períodos que atingem décadas?
    De onde vem essa escandalosa proteção tão competente?
    O que impede as autoridades dos TRÊS PODERES fazer o que são obrigados cargo e poder?
    Seria muito bom se toda classe aposentada inundasse a internet de indignação, em repúdio ao covarde massacre que o abuso de poder utiliza contra nossa classe.
    Seria importante mostrar que esse abuso constante está visível, estampado e bem flagrante.
    Seria muito bom falar aos quatro cantos do mundo, que a imensa insegurança jurídica parece ser irmã gêmea da trama política, que faz da Constituição Federal uma colcha de remendos ao bel prazer de interesses mesquinhos e de uma minoria indigna do respeito, da confiança e de qualquer tipo de apoio.

Recomendados para você

Recomendados