Por Jns
Ucrania: um país fragmentado
A Ucrânia está, profundamente, dividida pela linguagem, pela sua história e por fatores políticos.
Quem domina o idioma russo vive, na sua maioria, em uma metade do país e os ucranianos que falam outros idiomas vivem na outra parte. Um terço do país fala russo, a língua nativa, que, na prática, é o mais usado no dia-a-dia.
A divisão linguística, é mostrada no mapa abaixo, com a inclusão da informação do percentual da população que usa a língua nativa.

Divisão da população pelo idioma de acordo com o censo da Ucrânia em 2001.
A população ucraniana está fragmentada pelo idioma, visões diferentes sobre o país e, no momento, diferenças políticas inconciliáveis, como é mostrado nos próximos quatro mapas.
Os dois mapas superiores mostram as divisões provocadas pelo idioma e a etnia e os dois mapas inferiores mostram os resultados das eleições presidenciais de 2004 e 2010, por região.
No mapa superior esquerdo, a cor azul identifica as regiões que usam a língua nativa. O mapa superior à direita mostra a distribuição dos principais grupos étnicos e linguísticos da Ucrânia. Os resultados das eleições presidenciais de 2004 e 2010 são mostrados nos dois mapas inferiores.

Observa-se, nitidamente, que as divisões linguísticas e étnicas determinaram os resultados das eleições de 2004 e 2010 – os mapas são idênticos.
A metade ocidental do país, a região onde os protestos está ocorrendo, votou, esmagadoramente, contra Yanukovcyh.
Com informações do Washington Post.
Gão
26 de fevereiro de 2014 2:16 pmUm tiro que pode sair pela culatra
Se confirmada a divisão, a UE fica ligada grupos fascistas na parte mais pobre, que por sua vez fica ligada à uma europa decadente enquanto à outra parte fica ligada a um dos países mais prósperos do mudo.
E não faz nem um mês que o ocidente enchia paciência dos russos durante as olimpíadas e a agora logo ali no vizinho derrubam um presidente eleito apoiando fascistas assumidos. É incrível a cara de pau, ou melhor, inacreditável.
Gunter Zibell - SP
26 de fevereiro de 2014 5:54 pmUm dos países mais prósperos do mundo
Com população do México, PIB da Califórnia e diversificação econômica brasileira.
E que não consegue influenciar ucranianos a ‘evitar’ a ‘decadente’ Europa.
Beleza.
Para embalar a torcida:
[video:http://www.youtube.com/watch?v=JE-9naVI32E%5D
Raí
26 de fevereiro de 2014 2:47 pmA Ucrânia sem a Rússia.
Mais do que a fragmentação tão bem explicada pelo comentarista, e das diferentes facções políticas locais, o maior problema que a “independente” Ucrãnia agora terá pela frente, será o fim dos subsídios que a Rússia entregava mensalmente à nação que ora se diz e se quer diferente da có-irmã. Será que os amigos ocidentais, irão substituir as grandes injeções de ajuda humanitária e militar, da Russia ?
jns
26 de fevereiro de 2014 5:21 pmOriginal
Caro Raí,
O texto completo da matéria do Washington Post,
9 questions about Ukraine you were too embarrassed to ask
BY MAX FISHER | January 30 at 7:30 am
poder ser analisado no seguinte endereço:
http://www.washingtonpost.com/blogs/worldviews/wp/2014/01/30/9-questions-about-ukraine-you-were-too-embarrassed-to-ask/
implacavel
26 de fevereiro de 2014 4:31 pmMarina Silva
E a Blabarina mostrando que não entende nada de Ucrânia….
Rodolfo Machado
26 de fevereiro de 2014 5:27 pmResposta russa
Vamos aguardar qual sera a resposta da Russia a situação atual na Ucrania, enquanto isso, segue um Hard Rock russo, a banda se chama Alisa:
[video:https://www.youtube.com/watch?v=vR87SSom5nA%5D
C. Acácio
26 de fevereiro de 2014 5:32 pmMetade da Ucrânia fala russo
Metade da Ucrânia fala russo …Tudo bem , o perigo é que a outra metade passe a falar inglês …
Gunter Zibell - SP
26 de fevereiro de 2014 5:58 pmEm metade da Ucrânia há…
percentual de 20 a 50% que fala russo.
Regiões com mais de 50% de russofonos, que poderiam levar a uma secessão, são poucas. Criméia e uma região oriental.
Almeida
27 de fevereiro de 2014 8:16 amInforme-se melhor.
A língua russa é lingua franca na Ucrânia. Cerca de 70 % da populaçao a utiliza no cotidiano; os demais não têm dificuldades maiores de compreendê-la, como nós temos de um falante castelhano uruguaio ou argentino. As regiões mais russófonas são as mais industriais, urbanizadas e desenvolvidas.
Na Europa, diferentemente da América Latina, o nacionalismo é uma causa de direita, xenófoba e conservadora; o fascismo sempre se associou a esta causa, não é estranho que o movimento fascista ucraniano ressurja erguendo a bandeira nacionalista. O neofascismo ucraniano resgata a memória, de antigos colaboradores da invasão hitlerista da URSS, todos eles comprometidos com o genocídio de judeus e outras minorias, além da execução de comunistas e seus partidários.
Athos
26 de fevereiro de 2014 5:54 pmE$15bi e um terço de desconto
E$15bi e um terço de desconto no preço do Gás.
Quero ver a Europa fazer melhor…
Gão
26 de fevereiro de 2014 6:48 pmGive me an U give a S give me an A
Favelas surgem em cidades americanas.
25 mar
Há 18 meses começou a surgir uma favela em Fresno, Califórnia, embaixo de um viaduto, em consequência do desemprego prolongado de muitas pessoas, segundo o New York Times.
Elas lembram acampamentos ilegais da Grande Depressão, chamados Hoovervilles.
Ontem, o Pres. Obama declarou que “não é aceitável que crianças e famílias vivam sem um teto na cabeça num país tão rico como o nosso”.
A situação se repete em Nashville, Olympia, St. Petersburg. Não são formadas pelos clássicos sem-tetos encontrados em Los Angeles e Nova York. É uma nova classe de gente que forma essas favelas.
Em Fresno, cidade de 500.000 habitantes, esse problema era sazonal, seguindo as colheitas, mas agora são motoristas de caminhão e eletricistas desempregados. Há cerca de 2 mil pessoas nesta situação, em três acampamentos, um no centro da cidade e dois ao longo de rodovias.
Aqui, uma série de fotografias dos acampamentos.
Acampamento em Fresno, Califórnia.
http://leiajunto.wordpress.com/2009/03/25/favelas-surgem-em-cidades-americanas/
Gão
26 de fevereiro de 2014 7:15 pmSaiu no lugar errado
mas tá valendo
jns
26 de fevereiro de 2014 8:03 pmNão tá fácil prá ninguém
Pode aumentar o perrengue prá que é jovem e quem está desabrigado nos EUA
Em Seattle, Washington, Anchorage, Alaska e Santa Cruz, São Francisco e Palo Alto, Califórnia e em Berkeley é proibido sentar na calçada em áreas comerciais, no horário entre sete horas a dez horas, da noite.
Centenas de cidades nos Estados Unidos têm leis cujo alvo são os sem-teto, incluindo a proibição de sentar, deitar, pedir esmolas e colocar objetos na calçada.
Outras leis, como a proibição a vadiagem, beber álcool em público, tabagismo, etc., são aplicadas a esta população, seletivamente, dizem os defensores dos sem-teto.
Dois anos atrás, San Francisco proibiu sentar em todas as calçadas da cidade, mas a lei não impediu, totalmente, a prática.
Em uma visita recente a Haight-Ashbury, distrito comercial de San Francisco, foram observados nove indivíduos sentados nas calçadas.
Billingsly esperava não ser preso, mais uma vez, por sentar-se na calçada: – “Os policiais deviam me dar uma correia para prender a minha guitarra; assim e eu ficarei de pé”, brincou.
“É muito triste”, disse ele. “A razão pela qual, não podemos ficar aqui, é porque querem expulsar todos os moradores de rua. É uma coisa de turista…. há todas essas pessoas caminhando e elas adoram sentar… os policiais só querem nos tirar (daqui).”
[video:http://youtu.be/eq-gzG8w4tQ%5D
jns
26 de fevereiro de 2014 7:27 pmA ‘Preparação de Combate’ do Exército Russo
Putin Coloca as Tropas do Centro e do Oeste da Rússia em Alerta
El PAÍS | RODRIGO FERNÁNDEZ | Moscou | 26 FEV 2014
O líder russo russo ordenou a verificação da “preparação de combate” do Exército.
Protestos pró-Rússia na península da Crimeia. / REUTERS LIVE!
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta quarta-feira que as tropas militares na parte ocidental e central do país entrem em alerta como parte das verificações não programadas da preparação de combate do Exército, que começaram a ser realizadas no ano passado.
“De acordo com uma disposição do presidente da Rússia, às 14h de hoje [7h no horário de Brasília] foram colocadas em alerta as tropas do Distrito Militar Ocidental”, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, em uma reunião da cúpula militar. A medida também incluiu o II Exército do distrito Centro, assim como os comandos dos diferentes braços da Força Aérea, incluindo a aviação estratégica.
Shoigu indicou que o Comandante Supremo, cargo que segundo a Constituição russa cabe ao presidente do país, ordenou “testar a prontidão de combate das tropas para resolver as crises que ameaçam a segurança do país”.
Esta missão ordenada por Putin ocorrerá em duas etapas, disse o ministro da Defesa. A primeira é a “implantação” e vai até quinta-feira, e a segunda fase, que prevê manobras “em terra e ar”, será concluída no domingo. Shoigu afirmou que todas as tropas envolvidas nesses exercícios militares devem estar de volta às suas bases permanentes o mais tardar em 7 de março.
Embora a prática de realizar verificações de surpresa como nos tempos soviéticos foi retomada por Putin em 2013, quando foram feitas cinco inspeções não anunciadas, o momento escolhido para realizar as manobras pode ser interpretado como uma demonstração de força por parte da Rússia.
O distrito militar Ocidental faz fronteira com a Ucrânia, país que atualmente vive momentos de tensão política. Putin não fez nenhum comentário público sobre o país vizinho desde que seu colega Victor Yanukovich abandonou Kiev, embora o comunicado sobre a conversa telefônica entre o líder russo e a chanceler alemã, Angela Merkel, dizia que os dois concordavam que a integridade territorial da Ucrânia deve ser mantida.
Tanto os Estados Unidos como alguns países europeus têm alertado para a inadmissibilidade de uma intervenção militar na Ucrânia, e autoridades russas de alto nível asseguraram que a Rússia não tem intenção de interferir nos assuntos internos de seu vizinho. No entanto, as províncias orientais da Ucrânia tem o russo como língua principal, e essa população, especialmente na Crimeia, teme ser discriminada pelas novas autoridades.
No ano passado, os exercícios militares imprevistos de maior envergadura aconteceram em julho, no extremo oriente russo, e envolveram 160.000 efetivos. Até agora não foi informado o número de soldados que participarão dessas manobras nos distritos central e ocidental.
jns
26 de fevereiro de 2014 7:40 pmA OTAN destaca a independência e a soberania da Ucrânia
O ministro da Defesa britânico, Philip Hammond, disse que “está de olho” nas atividades militares da Rússia.
EL PAÍS | CHARO NOGUEIRA (ENVIADA ESPECIAL) | Bruxelas | 26 FEV 2014 – 13:29 BRT
O secretário geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, em Bruxelas. / O. H. (EFE)
A Ucrânia é “um amiga sincero” e uma “aliada próxima” da OTAN, afirmou nesta quarta-feira o secretário geral da Aliança Atlântica, Anders Fogh Rasmussen. Nestas declarações, feitas justo antes de começar a reunião de ministros da Defesa da OTAN, em Bruxelas, quando já se sabia que a Rússia colocou em alerta as tropas do oeste do seu território, Rasmussen deu também um aviso: “Damos por certo que todos os países respeitam a soberania, a independência e a integridade territorial (da Ucrânia). Essa é a mensagem que transmitimos às partes envolvidas”.
Por sua vez, o ministro de Defesa britânico, Philip Hammond, disse que “estamos de olho” nas atividades da Rússia, informa a Reuters. Ele acrescentou que os britânicos querem ter conhecimento de qualquer atividade das forças russas e respondeu às perguntas dos jornalistas, incitando todas as partes a permitir que sejam os ucranianos quem decidam seu futuro sem interferências exteriores. Por sua vez, a ministra alemã da Defesa, Ursula von der Leyen, afirmou que não haverá solução para a crise sem a Rússia. Defendeu que a Ucrânia se mantenha unida e alcance a estabilidade.
O secretário geral da OTAN assegurou, antes da reunião, que a aliança siga disposta a apoiar a Ucrânia, com as reformas democráticas. Recusou responder quando lhe perguntaram se ele mantinha contatos com responsáveis russos depois da destituição de Yanukóvich, como presidente da Ucrânia.
Os ministros de Defesa da Aliança Atlântica programaram a aprovação. nesta quarta-feira. 26. uma declaração sobre a Ucrânia. A situação neste país do leste da Europa é um dos temas centrais do encontro de ministros da Defesa que ocorre nesta quarta-feira e a quinta-feira, 27, em Bruxelas. Está previsto que a Ucrânia, junto ao Afeganistão, sejam os temas dominantes do jantar desta noite.
Na quinta-feira ocorre uma reunião da comissão OTAN-Ucrânia. Comparecerá o vice-ministro da Defesa ucraniano, Oleksandr Olynik. “Queremos seguir apoiando a cooperação com esse país e apoiar as reformas”, explicam na aliança.
junior50
26 de fevereiro de 2014 10:29 pmManchetes e noticias X Realidade
Todo mundo tornou-se especialista em Ucrania, somente lendo desde a Gazeta Russa até Miami Herald, passando pelo kommersamt, FT, NYT, livros datados, pronunciamentos da UE, Tzar Putin, Kerry, Nuland, Rompuy, cada um puxando para seu lado, e seus interesses, e a “massa” teoricamente critica, e crendo-se bem informada, opina aos 4 ventos. Sinto informa-los, vcs. só estão navegando titerizados, na superficie.
Quem manda na Ucrania ? Yukunovich, Timoshenko, Klatiscko, os malucos do Svoboda, ou quaisquer outros politicos – esta é uma resposta ERRADA – estes são apenas nomes das marionetes politicas, todos corruptos, sem exceção, submetidos as vontades de poderosos OLIGARCAS.
Quem são estes: Como ocorreu na extinta URSS, a passagem de regime foi atribulada, o que favoreceu o surgimento de oligarquias poderosas ( como as que sustentam o novo tzarismo Putin/Mendedev), todas oriundas de ex-membros do Partido Comunista, e no caso ucraniano, o mesmo ocorreu, portanto conheçam quem manda, se quiserem maiores informações sobre estas doces pessoas, vão procurar:
R. Akhematov (SCM Holdings, DogorBank), Ihat Kolomosky, H. Boholiubov, O. Dubilet, S. Tihipko ( PrivatBank, o maior banco ucraniano), Vicktor Pinchuk, Pavlo Lazarenko ( GazPromU – atualmente na Suiça, financiador de Y.Timoshenko) – todos pertencentes a ” Mafia de Dneiepropretovsk – Donets”.
Oligarcas, são como “famiglias mafiosas”, as vezes se matam, em outras ocasiões se unem, portanto alguns nomes do grupo de Donets (oriental), tambem podem pertencer ao chamado “K-7” ( 7-Kamerad ou os 7 de Kiev): V. Zhursky, V. Mendevedchuk, B. Hubsky, Y. Karpenko, I. Surkhis, S. Tihipko (elo de ligação, para “lavagem” no PrivatBank-Dnieprpopretovsk) – são 6, um participante (Lihvak ?), faleceu em circunstancias suspeitas.
NÃO se fazem negócios na Ucrania, inclusive com qualquer governo de “plantão” (laranja,vermelho,azul, arco-iris), sem um “contato próximo”, com os agentes destas “comunidades empresariais”, nem revolução ( sempre se precisa de dinheiro para revoltar-se, e não é barato comprar “chefes de manifestantes”).
A Ucrania, é um lindo país, pelo menos em sua parte oriental, a ocidental é muito “polaca” (chata, religiosa,bocó), e ninguem em sã consciencia, irá querer visitar uma região contaminada como Tchernobil, Yalta é preferivel (praias “lindas” – recheadas de pedregulhos – um horror, prefiro as praias de Ramos) – e as ucranianas, passam com louvor no “teste do onibus”, um povo simpatico, hospitaleiro (como o russo), dificil de negociar (tergiversam, vão e voltam, te agradam, vc. em um momento é o “sal da terra” – expressão russa, momentos depois nem lembram de teu nome, depois se desculpam, falam inglês melhor que vc., depois esquecem a lingua (achar um interprete, é o cão, de russo até se acha – semelhantes a arabes.).
P.S.: Aos fumantes que bebem, caso desejem conhecer a Ucrania, no minimo 24 hrs de voo, US$ 2.500 ( ida e volta), não vá de Lufthansa, por Frankfurt, vá e volte de KLM/AirFrance, por Amsterdã/Schipol, pois na ida enquanto esperar a conexão, dá para fumar e beber um monte de Heineken no quiosque Schipol, e chegar na Ucrania no espirito deles, e na volta parar no mesmo quiosque (imenso), beber para esquecer os negócios que não fez.
Todo ocidental deveria fazer um cursinho de “orientalismo – euroasiático” (nem sei se existe), antes de aventurar-se a palpitar alem dos Carpatos. ( o conselho, vale tambem para os “especialistas” em OM, Asia Menor, China, etc..), respeitar as diferenças culturais, historicas, religiosas, politicas, morais, é fundamental – basico.
lclbotelho
27 de fevereiro de 2014 4:23 amPrezado Nassif
Certamente uma
Prezado Nassif
Certamente uma situação explosiva criada por corrupção interna Ucraniana e jogos geopolíticos agressivos do ocidente (?) .Às vezês estes “jogos ” levam a situações sem porta de saída diplomáticas .Pense se a Alemanha ou o Japão se remilitarizassem e com armas atômicas ?. Certamente a Diplomacia não teria nenhum efeito e a China e Rússia mandatoriamente fariam “Intervençôes” militares nos referidos Países.Com ou sem apoio da Lei internacional garantindo a soberania de tais Países (Irâ versus US) .E sabendo-se que o ùnico instrumental geopolítico diplomático dos Russos são as suas FAs (lembremos da Síria!) , não é sem surpresa que O “Distrito Ocidental” (100.000 soldados ?) estejam realizando treino militar com munição real .E paraquedistas estejam prontos para tomar Kiev …(a qualquer custo ) ????.Se a segurança máxima da Rússia estiver em Perigo letal , na percepção das FAs Russas e com apoio daDuma e de grande parte dos Ucranianos . ..Imagine um México “Bolivariano” e Revolucionário , como a desastrada Venezuela ?(um provavel futuro Haiti ?) . È claro que é de interesse (inglês?) que o recente prestígio da Rússia na Síria seja destruido completamente . Mas um ponto fundamental de todo este extramamente complexo evento é que a moderação de tratados comerciais seja real e efetiva e que não levem a novas chechenias (ou “Afganistôes” dos anos 70 ).
Mas devemos nos lembrar da História nesta regiâo : tais eventos nunca foram resolvidos por vias Diplomáticas .E sempre comecam “Inocentemente” nos Balcâs “.E os ingleses sempre achando que são guerras de brinquedo !!.Tomara que no século 21 este terrível fato tenha se modificado e que um “Meio tratado ” que não leve a uma guerra civil e a separação teritorial da Ucrania . (lembre-se de 20 milhões de Eslavos (rusos e Ucranianos ) foram massacrados e mortos há… não menos do que …60 anos !!).
Zanchetta
27 de fevereiro de 2014 11:08 amA Ucrânia está para a Rússia
A Ucrânia está para a Rússia como o Paraguai está para o Brasil. Aqui, vive-se metendo o pau contra os Brasiguaios. O que o Brasil fez contra o Paraguai não foi nada comparado ao que a Rússia fez com a Ucrânia quando anexou o país à URSS.
Imaginem então, se algum Brasiguaio fosse o presidente do Paraguai e os paraguaios o depusessem?!?!
Não entendo esse apoio à Russia? Seria saudosismo de uma ditadura sanguinária?
Alexandre Tambelli
3 de março de 2014 2:41 amTarás Chevtchenko
Em meio a toda esta confusão na Ucrânia será comemorado no dia 09 de março de 2014 os 200 anos de nascimento de Tarás Chevtchenko o maior Poeta da Ucrânia e considerado um fervoroso patriota em sua luta pela Libertação da servidão de seu povo contra as Coroas russas e polonesas, lá na metade do Século XIX.
Tarás Chevtchenko é considerado o fundador da Literatura Ucraniana Moderna e encorajador da utilização da Língua Ucraniana.
Pintura a Óleo datada de 1840.
Tenho o Livro Taras Shevchenko Obras Escogidas – Poesia e Prosa traduzido do russo para o espanhol – na introdução está escrito: EL GENIAL POETA DE UCRANIA.
Tarás Chevtchenko é considerado um símbolo da Liberdade Universal.
TESTAMENTO
“Quando eu morrer sepultem-me
numa colina,
em meio à estepe ampla,
na amada Ucrânia:
para que eu possa ver
os vastos campos semeados,
o Dnipró, os montes retorcidos
e ouvir como, ruidoso, ele ruge!
Quando for levado da Ucrânia
ao mar azul o sangue inimigo,
então eu tudo deixarei, campos e montes
e até Deus voarei para rezar.
Mas até então, a Deus eu desconheço!
Sepultem-me e levantem-se,
arrebentem as algemas
e com o mau sangue inimigo
reguem a liberdade!
E não deixem de recordar-me
na grande família,
na família livre, nova,
com uma boa, suave palavra!”
(Tradução de Mariano Czaikowski) – Este poema na tradução em espanhol e em português tem por título Testamento. Foi escrito por Tarás em 25 de dezembro de 1845 em Pereyaslaul; baseada a tradução em manuscrito original do próprio Poeta.
Biografia simplificada:
Tarás Chevtchenko (1814-1861) foi um artista e escritor ucraniano. Ele é considerado o maior poeta da Ucrânia e o fundador da literatura moderna ucraniana. Ele nasceu em uma família de servos, no povoado de Morentsi, na atual Ucrânia, então parte do Império Russo. Órfão em tenra idade, estudou pintura com artistas locais emblemáticos. Ele aprendeu a ler e a escrever, e se mudou com seu mestre para Vilnius e depois para São Petersburgo, onde foi autorizado a estudar arte. Com a ajuda de homens influentes que reconheceram seu talento, ele ganhou a liberdade em 1838. Começou a escrever poesia, e, em 1840, publicou Kobzar, sua primeira coletânea poética. O título refere-se aos poetas antigos ucranianos que viajavam pelo interior do país cantando poemas épicos, muitas vezes tocando um instrumento de cordas, o kobza. O livro alcançou um lugar de destaque na herança espiritual do povo ucraniano, e o próprio Chevtchenko chegou a ser chamado de “Kobzar.” http://www.blogdotony.net/302008 –
Vale salientar que Tarás Chevtchenko viveu a maior parte de sua Vida entre a servidão em sua Terra Natal e na Rússia (São Petesburgo). De 1838 até 1847 esteve em liberdade. E depois veio a prisão forçada em 1847 por causa de seus escritos, “Principalmente o poema “Son” que insulta a família do tzar russo, e o “Poslánie”, que fala em revolução armada e sangrenta.”, em regime militar e com trabalhos humilhantes na Fortaleza de Orsk na Região dos Montes Urais sem direito sequer a escrever e pintar (10 anos ficou por lá – escrevia escondido poemas lá na Fortaleza).
Lutou contra a servidão de seu povo a Vida toda. Teve breve regresso à sua Pátria em 1859. Porém, foi obrigado a voltar para São Petesburgo em 1860, “novamente, por causa de suas ideias, acusado de ter blasfemado contra a religião e ter-se declarado contra as autoridades constituídas.” Morreu longe de sua Pátria, dias antes de ser extinguido o regime de servidão imposto ao Poeta Ucraniano.
Como aparece no livro com a sua Biografia em Português:
“Tanto lutou pela liberdade, mas dos seus 47 anos de vida, durante 24 anos esteve sob o regime da servidão, 10 anos esteve preso, três anos e meio esteve sob vigilância policial e somente 9 anos e poucos meses pôde sentir-se livre!”
Vale ler a biografia abaixo, uma História dolorida e bela. E pensar na Ucrânia em 2014.
Segue o link com uma Bioografia extensa do Poeta da Ucrânia – material presente em livro editado no ano de 1999 em Curitiba, Paraná, Brasil, 1999. Texto elaborado por Mariano Czaikowki – Sociedade dos Amigos da Cultura da Ucrânia.
http://www.rcub.com.br/rcub/cultura/personalidades/taras-chevtchenko/
Outro link resumido com a foto do seu túmulo na Ucrânia:
http://feijoadatchaikovsky.com.br/quem-foi-o-taras-shevchenko/
Comemorações dos 200 anos de nascimento do Poeta:
http://www.rcub.com.br/rcub/comemoracoes-do-bicentenario-de-nascimento-de-taras-chevtchenko/
Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Taras_Shevtchenko