O governo federal centralizou ações e esforços para garantir suporte emergencial e injeção de recursos para atender as áreas atingidas pelo tornado que atingiu o Paraná no último fim de semana, e que acabou por destruir boa parte da cidade de Rio Bonito do Iguaçu.
Em uma das frentes, foi liberado um montante inicial de R$ 2,5 milhões para acelerar o processo de reconstrução do município, que teve mais de 90% de sua infraestrutura comprometida. O recurso, de natureza emergencial, visa dar início à recuperação e ao restabelecimento dos serviços essenciais.
Paralelamente, o Ministério da Previdência Social detalhou ações de amparo social. Conforme anunciado pelo ministro Wolney Queiroz, as medidas focam na desburocratização e na antecipação do auxílio financeiro direto.
Entre as ações adotadas, está a unificação do calendário de pagamentos de benefícios previdenciários e assistenciais (BPC/LOAS) nas cidades em estado de calamidade, com a promessa de que todos os valores sejam creditados em uma única data, além da opção de um crédito previdenciário extra.
“Beneficiários, pensionistas, quem recebe o BPC/LOAS, todas essas pessoas vão ter direito a um crédito extra de um benefício, como um empréstimo, à disposição no seu banco. No banco onde ele recebe o benefício tem lá um valor a mais. Se ele assinar dizendo que quer esse empréstimo, recebe na conta na mesma hora. Ele vai passar três meses para começar a pagar e depois divide isso suavemente em 36 parcelas”, detalhou.
Para agilizar o atendimento, o INSS montou um posto de atendimento especial junto da Defensoria Pública do Estado, “com três funcionários de plantão durante duas semanas para atender quem precisar do INSS, da Previdência”, destacou Queiroz.
Deixe um comentário