É inacreditável a quantidade de bobagens divulgadas sobre relações de advogados com autoridades.
Grandes escritórios de advocacia têm uma infinidade de clientes. São clientes, não cúmplices e parceiros de crimes.
O caso Master e as infiltrações do PCC na Faria Lima demandam reportagens investigativas profundas. Em vez de se dedicarem aos temas nobres, a mídia se especializou em buscar “coincidências”, e das mais estapafúrdias.
Tome-se o caso da desembargadora Solange Salgado da Silva, que soltou Vorcaro, do Master. Os gênios da coincidência descobriram que em 2010, quando estourou um escândalo na AJUFE (Associação Nacional dos Juízes Federais), Solange, presidindo a entidade, teve como advogada Pierpaolo Cruz Bottini, que, 15 anos depois, foi contratado como advogado de Vorcaro. Logo… E joguem-se os princípios jornalísticos no lixo.
Agora, vem o caso da carona que o Ministro Dias Toffoli recebeu para assistir o jogo do Palmeiras em Lima, Peru.
No total, foram 15 pessoas em um jatinho do empresário Luiz Oswaldo Pastore. Entre as 15 pessoas, estavam Toffoli e o advogado Augusto Arruda Botelho, ex-Secretário Nacional de Justiça. Botelho é advogado do diretor de compliance do banco, Luiz Antonio Bull.
Bastou para todo tipo de ilação. A viagem foi feita dois dias depois que Toffoli ordenou sigilo nas investigações do Master.
E o que isso tem a ver com a viagem? Por acaso foi uma celebração, com 15 testemunhas a bordo, de algum acordo? Se houve acordo, seria sigiloso, reservado.
Vamos levar essa bobagem ao extremo.
O principal escritório de advocacia da Globo é a Barbosa, Müssnich, Aragão e Sergio Bermudes Advogados.
BMA foi escritório que defendeu a maracutaia da privatização da Eletrobras. Como a Globo foi totalmente a favor, significa que houve um conluio?
Por isso, em nome dos princípios básicos de jornalismo, aprendam como funcionam grandes escritórios de advocacia e parem de estabelecer ilações primárias como essas.
Leia também:
Luiz Gonzaga Belluzzo
8 de dezembro de 2025 12:55 pmAdvogados não são cúmplices dos clentesApenas defensores, com preconiza o sistema legal
Fauzi
10 de dezembro de 2025 6:52 pmPeraí. Servidor publico não pode receber presentes ou benesses de ninguém.
EVANDRO
8 de dezembro de 2025 1:49 pmNassif, conheces a história da mulher de César? Sabia perfeitamente com quem voava. Poderia perfeitamente dispensar o mimo.
Ministro do Supremo tem de ter um decoro, acho eu. Se assim não for…
fabricio coyote
8 de dezembro de 2025 2:30 pmvergonhoso esse “jornalismo”.
Paulo Dantas
8 de dezembro de 2025 2:41 pmMinistros do STF não devem aceitar ofertas de advogados, ponto.
Se o Medonça usa o mesmo elevador que um advogado de uma causa dele a esquerda ia pedir o enforcamento.
Fábio de Oliveira Ribeiro
8 de dezembro de 2025 3:35 pmAs regras de suspeição se aplicam aos juízes e elas são incontornáveis. Se o juiz foi cliente do advogado ele não pode atuar nos casos em que aquele advogado defende outro cliente. Isso não é bobagem, mas uma regra que preserva tanto a higidez do processo quanto a percepção pública de que a Justiça atuou de maneira imparcial.
Nazareno
8 de dezembro de 2025 4:15 pm🙂 mais um texto usando ironia socrática. Sim, todos estes questionamentos que foram levantados pela mídia e que são óbvios, sim, são questionáveis. A postura de ministros do STF já saíram o ridículo. Como se fossem donos de tudo. Um texto deste tipo é uma defesa velada, como se tudo o que está sendo questionado não passasse de mera normalidade. Estratégias de linguagem para direcionar a massa.
Lidia Zorrilla
8 de dezembro de 2025 7:34 pmEste evento em Londres também é bobagem?
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/toffoli-viajou-a-londres-para-evento-do-banco-master-apresentado-por-vorcaro/
Vladimir
9 de dezembro de 2025 9:15 amA questão nem é essa. O ministro iria assistir ao jogo em Lima se não houvesse essa carona? Se foi,só pela carona não dá para afirmar que é conluio,mas que parece,parece.
fabricio coyote
9 de dezembro de 2025 9:39 pmJornalismo
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/12/09/contrato-banco-master-escritorio-mulher-moraes.amp.htm
é uma esculhambação
Fauzi Achoa
10 de dezembro de 2025 6:44 pmOcorre que juiz não deve nem pode aceitar bebesses de ninguém. O cargo exige sobriedade e retraimento.
evandro condé
11 de dezembro de 2025 9:37 amSó mais um detalhe. O dono do jatinho é amizade antiga ou surgiu depois que virou ministro? Reforçando a tese que não se deve aceitar mimos.
Julio
14 de dezembro de 2025 3:12 pmAcho que todo a sua boa intenção pode estar lhe cegando, Nassif. Suas críticas às aparências até podem ser pertinentes, mas esses casos em que citou por mais que não sejam provas, são fortes indícios: as vezes tem cara, cheio e gosto, mas não é; mas na maioria das vezes, é.