Os jornais da grande mídia amanheceram nesta quinta-feira (16) atacando o decano do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, por ter ingressado na Procuradoria-Geral da República com uma ação contra o senador Alessandro Vieira. Relator da CPI do Crime Organizado, Vieira deixou de lado o indiciamento de milicianos para mirar em três ministros da Suprema Corte: Gilmar, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, além do titular da PGR, Paulo Gonet. Eles foram acusados pelo senador de tomar decisões que favoreceram o Banco Master, além de omissão e proximidade com os investigados.
Na ação apresentada à PGR, Gilmar alega que houve “claro desvio de finalidade” no relatório de Vieira, que “não encontrou guarida sequer entre os seus pares, que deliberadamente optaram por não aprovar o texto de endereçamento final por ele sugerido”. O relatório acabou rejeitado por 6 votos contra 4.
Na representação, Gilmar ainda falou que Vieira cometeu uma “grave arbitrariedade” em sua “ilegal iniciativa de indiciamento”. O ministro citou nota oficial da Corte, que indicou que “desvios de finalidade de CPIs enfraquecem os pilares democráticos e ameaçam os direitos fundamentais de qualquer cidadão”.
O jornal O Estado de S. Paulo publicou um editorial afirmando que Vieira, de fato, “abastardou o trabalho do Senado” e prestou um “desserviço”, mas que a “vendeta” de Gilmar “revela igual desprezo pelos limites do poder”.
“(…) o mau trabalho de um parlamentar não autoriza o espírito de vendeta dos ministros do STF por ele atingidos. Retaliar um senador da República que somente apresentou um relatório – que, ao fim, foi rejeitado por seus próprios pares – também configura abuso de poder. Eis a húbris do STF. Há ministros que se têm como intocáveis, acima das leis e de quaisquer ações externas que tenham por finalidade trazê-los de volta às bordas da decência e da dignidade da magistratura constitucional”, disparou o Estadão.
Em O Globo, a colunista Malu Gaspar escreveu que “Gilmar e companhia têm conseguido intimidar quem se aventura a dizer que seu poder não é absoluto. Mas também vêm arrastando todo o Supremo a uma crise que deveria estar circunscrita a alguns.” Na visão da jornalista, essa “vingança” poderá cobrar um preço alto em 2027, quando o Senado terá nova composição e os ministros do STF correrão o risco de sofrer impeachment.
“Ao fim e ao cabo, o que querem mesmo é continuar intocáveis. Enchem a boca para falar em democracia, mas parecem não entender como ela funciona. Periga descobrirem da pior maneira, caso o Senado que tomar posse em 2027 resolva aprovar um impeachment e acabar com a blindagem na base do voto”, finalizou Gaspar.
Leia também:
Djalma S Oliveira
16 de abril de 2026 11:59 amEsses jornais e essa jornalista são igualmente imorais. Aliás, essa jornalista parece estar sempre do lado errado da história. Que criatura funesta.
Rui Ribeiro
16 de abril de 2026 12:31 pmUm Colunista da Folha publicou hoje matéria sobre os Ministros do STF que voaram no jatinho do Vorcaro, nomeando Gilmar Mendes, Toffoli, Kassio Nunes e Xandão, afirmando que eles são considerados inocentes até serem delatados pelo Vorcaro, e não até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
AMBAR
16 de abril de 2026 4:54 pmJá respondendo antes de terminar de ler digo que os jornais, por tradição, têm duas utilidades precípuas:
embrulhar coisas fétidas e limpar lugares sujos.
Além de peixes e traseiros, nada mais se aproveita para embrulhar além de leitores incautos e contumazes.
No mais, o coroinha arrumado do Alessandro Vieira é que se porta como vingador, descontando no STF a sua frustração por não ver continuada a sua “investigação” diante da negativa do STF para a prorrogação da comissão. Mais que isso, o pouco verniz que ostentava, até mesmo como conhecimento jurídico, menos que discreto, mostrou-se deficiente. Faltou a todas as aulas de Teoria Geral do Estado, demonstrando que não entende de limite de poderes.
A calunista Malu Fantasma , a Gasparzinha, supõe que a composição do supremo, que será majoritariamente nomeada por Lula, será reduzida a pó quando os novos senadores tomarem o congresso na próxima legislatura. A nobre adivinha garante maioria bolsonarista para o congresso, com sangue nos olhos dos senadores e catarata nos olhos dela. Esse povo rende um assunto…
alberto luiz de amorim
16 de abril de 2026 6:21 pmparabens ministro gilmar mendes, foi por nao segurar Sergio Moro quando deveria ser contido que o Brasil esta onde se encontra hoje
Rui Ribeiro
17 de abril de 2026 8:22 amSe o Alessandro Vieira fosse investigar os crimes de Barrabás, ele acabaria indiciando Jesus Cristo sem sequer mencionar o nome do Barrabás. O Bananistão não é para amadores.
Jose carlos lima
17 de abril de 2026 3:19 pmMalu Golpe é porta-voz de quem prepara novo golpe contra nosso país, agora usando o voto popular para, assim, fechar as Instituições
Vem logo meteorito