6 de setembro de 2026

Crise no STF vira combustível eleitoral para atos de 7 de Setembro

Na manhã deste domingo (06), Flávio Bolsonaro voltou a convocar a manifestação na Avenida Paulista, que deve homenagear Mendonça
Foto: Reprodução Redes

Atos da direita em 7 de Setembro usarão crise no STF e mensagens entre Moraes e Vorcaro como mote principal.
Flávio Bolsonaro e Rogério Marinho convocam protesto na Avenida Paulista com lema “Fora Lula, Fora Moraes”.
PL aposta que desgaste de Moraes beneficia Flávio; Mendonça será homenageado nos atos bolsonaristas.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

Além de turbinar a campanha de Flávio Bolsonaro, os atos da direita neste 7 de Setembro usarão como mote a recente crise no STF, com foco nas mensagens trocadas entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro. Além da oposição a Lula, “Fora, Moraes” e pedidos de impeachment contra o ministro devem formar as bandeiras dos atos desta segunda-feira.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Na manhã deste domingo (06), véspera do feriado, Flávio Bolsonaro realizou uma transmissão ao vivo com apoiadores e voltou a convocar a manifestação marcada para a Avenida Paulista, em São Paulo, às 15h. O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, também confirmou presença e vem defendendo que a mobilização popular aumente a pressão sobre o Senado.

Na Paulista, o ato terá como principais lemas “Fora Lula, Fora Moraes” e “É agora ou nunca”. Durante a transmissão, o candidato apresentou a manifestação como um “chamado de Deus” e uma missão deixada por seu pai, Jair Bolsonaro.

A cúpula do PL aposta que o desgaste de Moraes tende a beneficiar diretamente Flávio Bolsonaro na disputa à Presidência. A avaliação é de que a crise no STF também trouxe novo motor para ampliar a participação nos atos de 7 de Setembro, reacendendo a bandeira de impeachment de Moraes.

A retirada do sigilo por Mendonça das mensagens trocadas entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro, seguida do pedido de Moraes para investigar André Mendonça por possíveis irregularidades na condução de investigações, deram novo impulso à pauta já recorrente do discurso bolsonarista, de ataque ao ministro, associado pela oposição a Lula.

O presidente Lula, por outro lado, vem procurando manter distância do embate entre os ministros e evitar que o caso seja incorporado à sua campanha. Mas, para a oposição, a associação entre Moraes e Lula é chave estratégica para a mobilização e discursos de campanha.

E Mendonça, indicado ao STF por Jair Bolsonaro e que angariou forte apoio público do eleitorado bolsonarista, setores evangélicos e dos próprios Bolsonaro nesta semana, deve figurar como “homenageado” durante os atos.

Leia também:

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados