21 de outubro de 2026

Flávio Bolsonaro prepara mais de 200 decretos, com foco em mudanças trabalhistas

Segundo informações de aliados do parlamentar, a maior parte das propostas trata de normas trabalhistas, incluindo o fim da escala 6x1 e à organização da jornada de trabalho
Flávio Bolsonaro (PL) durante ato de campanha no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/YouTube Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro tem mais de 200 decretos prontos, focados em normas trabalhistas e revogação de medidas de Lula.
Plano inclui restrição à fiscalização ambiental em propriedades privadas e mudanças na administração pública federal.
Privatizações e cortes em conselhos estariam previstos, mas dependem de aprovação do Congresso Nacional.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) já teria mais de 200 decretos preparados para assinatura caso vença a eleição para a Presidência da República. Segundo informações de aliados do parlamentar ouvidos pelo Correio Braziliense, a maior parte das propostas trata de normas trabalhistas, incluindo a regulamentação de mudanças relacionadas ao fim da escala 6×1 e à organização da jornada de trabalho.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A intenção é promover uma espécie de “decretaço” logo no início do eventual mandato, possivelmente já no primeiro dia de governo. Além das mudanças nas regras trabalhistas, Flávio planeja revogar decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma iniciativa descrita por seus aliados como um “revogaço”.

A área ambiental também seria atingida pelas medidas. De acordo com as fontes ouvidas pelo jornal, a proposta inclui a criação de regras para restringir a fiscalização de órgãos ambientais em áreas de vegetação situadas em propriedades privadas ou que não sejam classificadas como áreas de proteção ambiental.

O plano também prevê dezenas de decretos para modificar normas econômicas e reorganizar a administração pública federal. Entre as medidas estaria a extinção de conselhos, comitês e grupos de trabalho considerados pelos aliados do senador estruturas que elevam os custos da máquina pública sem apresentar resultados relevantes.

Nos três primeiros meses de um eventual governo, também estariam previstas iniciativas para privatizar empresas e outros entes estatais. Essas medidas, no entanto, dependeriam de aprovação do Congresso Nacional.

Embora o plano seja apresentado como uma estratégia para acelerar mudanças no início do mandato, boa parte das propostas exigiria análise do Legislativo. Algumas poderiam ser encaminhadas por meio de medidas provisórias, que precisam ser aprovadas por deputados e senadores para manter sua validade.

Aliados de Flávio Bolsonaro avaliam que a configuração do próximo Congresso facilitaria a aprovação das iniciativas. Procurada pelo Correio Braziliense por meio da assessoria de campanha, a equipe do senador não se manifestou sobre o assunto.

*Com informações do Correio Braziliense.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Recomendados para você

Recomendados