“Mar de lama”: As semelhanças nos discursos de Aécio e Carlos Lacerda

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Dilma: a vingança de Vargas contra Carlos Lacerda

Por Rodrigo Vianna, na Revista Fórum

Se Dilma ganhar, essa eleição vai significar também a vingança de Getúlio Vargas contra  o “lacerdismo”.

Sei que o tempo presente nos chama. Mas um pouco de História vai bem. Na verdade, vou falar de um passado que é  presente…

Vocês sabem que Carlos Lacerda (foto ao lado) foi o governador do Rio (e jornalista, e dono de jornal) que fazia oposição violenta contra Getúlio Vargas e o trabalhismo – isso tudo lá nos anos 1950 e 1960.

Chamado de “O Corvo” pelos getulistas, Lacerda era bancado pelos EUA. E tinha apoio de uma classe média furiosa com os direitos trabalhistas, com a criação da Petrobrás e com a entrada em cena da “ralé” (que passava a definir eleições – votando em Vargas ou nos candidatos apoiados por ele).

Qual era o discurso de Lacerda? Vargas seria um “corrupto”, um “bandido comandando uma quadrilha”.

Isso lembra alguma coisa a vocês?

Em 1954, o cerco se apertou. A imprensa passou a falar em “Mar de Lama” no governo. Vargas foi cercado no palácio. E num gesto dramático (esse papo de que no Brasil não há conflitos, e de que tudo se resolve “na boa”, é balela!) o presidente meteu uma bala no peito.

Ali, Vargas virou o jogo. O povão que começava a ser influenciado pela campanha midiática anti-Vargas, ficou do lado do morto.

Não preciso dizer que “O Globo” e quase toda a imprensa estavam ao lado de Lacerda contra Vargas. O povão queimou carros e gráfica da família Marinho em 1954 – pra se vingar.

Pois bem, o conservadorismo brasileiro é tão pouco criativo que nem disfarça.

Saltemos ao século XXI… Em 2006 (quando o PSDB imaginava que Lula seria derrotado fragorosamente graças ao “Mensalão”), FHC lamentava “a falta que faz um Carlos Lacerda para tocar fogo no palheiro” (leia aqui).

Na falta de um Lacerda de verdade, o PSDB terceirizou (eles são bons nisso): surgiram dezenas de lacerdinhas nos jornais, rádios, TVs e na revista da marginal. São blogueiros e jornalistas que fazem a agitação verbal para o PSDB – reproduzindo o mesmo discurso que hoje escutamos nas ruas: “o PT é uma quadrilha que precisa ser escorraçada”.

Na campanha de 2014, Aécio Neves surfa nessa onda. Aproveita também os erros do PT e – sem programa que não seja arrocho e desemprego – Aécio tenta ganhar a eleição no grito: “Fora, PT”, “abaixo a corrupção”.

No debate da Band, qual foi a grande “sacada’ de Aécio? Dizer que o Brasil vive um “Mar de Lama”.

Hehe… É a mesma palavra de ordem dos que levaram Vargas ao suicídio em 1954. A direita é a mesma.

Só que Dilma não vai meter bala no coração. Não. Dilma disparou de volta, na testa de Aécio.

O rapaz mineiro (que fala em meritocracia, mas vive do que herdou da família) ficou atônito quando Dilma falou nos casos de corrupção do PSDB, e falou no episódio do aeroporto construído dentro da fazenda de um tio de Aécio. Falou também dos casos de nepotismo (Aécio empregou meia dúzia de parentes no governo de Minas).

O rapaz perdeu o rebolado.

Se Aécio fosse um monge budista, ainda assim esse discurso moralista de que “todo o problema do Brasil é a corrupção” não faria sentido (e a desigualdade? e o racismo? e a violência policial? e o poder do sistema financeiro? e o poder da Globo? Nada disso importa, né…).

Mas pior: Aécio não tem moral pra falar em corrupção. Nem em bons costumes. Ele é o típico falso moralista – acusado até de bater na mulher.

Aécio foi desmascarado por Dilma no debate da Band.

Verdade que o “Mar de Lama” de Aécio foi parar na capa do “Estadão”. O combalido diário paulistano vibrou: a Família Mesquita (dona do jornal, apesar de endividada) deve ter achado que voltaram os bons tempos: uma manchete com cheiro de anos 50 – lembrou-me @pedrozm / Pedro Malavolta via twitter (a mensagem dele foi a inspiração para esse textos).

Com seu “Mar de Lama”, Aécio cheira (ôps) a naftalina. É o passado que volta à cena, com um terno bonitinho e sotaque mineiro.

E o passado precisa ser derrotado de vez.

Dilma, como venho dizendo desde 2010, significa o (re) encontro do PT com o varguismo. Dilma traz a herança  brizolista, trabalhista, foi do velho PDT. Ela se formou nessa tradição.

Se Dilma ganhar (e tem toda as condições pra isso, numa batalha que será duríssima), será a vitória de Vargas contra Lacerda. Só que dessa vez o tiro será disparado contra o outro lado.

Um tiro no lacerdismo rastaquera de Aécio, com seus aeroportos feitos em fazendas da família, com seus parentes no governo, com sua irmãzinha que tenta calar a imprensa.

Lacerda ainda tinha estilo. Aécio só tem a Globo, a Veja e seus lacerdinhas amestrados.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Poe-ma paródico que fiz, nesta semana, baseado em “O Corvo”

    Em certa noite quente e sufocante,

    Estava eu em hora apavorante,

    Pensando nos destinos do Brasil,

    No golpe eleitoral que ora é civil,

    Quando ouvi alguém batendo à porta.

    “Quem será”, pensei, “nesta hora morta”?

    “Serás tu, corvo de Carlos Lacerda?

    Não, era um tucano-urubu, que horror!

    Logo agora, esse monstro, essa merda!

    Entonce eu disse: “Aécio never more”!

  2. Vitória da Dilma: uma vitória do Brasil e do mundo

    E eu disse para os meus amigos dilmistas que a vitória de Dilma seria a virtória do Brasil, da América Latina e do mundo.

    Todos riram, por acharem que eu estava exagerando. Exagerando um tomate!

  3. Mar de lama.2

    Como foi prazeroso ler este texto de Rodrigo Vianna. Me colocou na máquina do tempo e me levou aos anos dourados. Desta feita o lacerda é de araque, a banda da UDN desafinou com os Demos Tucanos, e a lider de hoje já sobreviveu a fúria dos milicos ensandecidos, está vacinada contra coxinhas raivosos.Caí na real, estou 60 anos mais velho, o mundo tem outros protagonistas, o Brasil é uma potência econômica e nossa direita ainda não evoluiu.

    1. Pra subir ehehe

         Infiltração petralha na folha , o vídeo é no estilo rei dos camarotes / mulheres ricas, mandaram a pessoa errada cobrir o evento que agrada os patrões. A edição é puro deboche, tira o maior sarro do lobão, do “coronel da cultura”, da Lúcia Falssíssima… mostra o moleque com gravador dando risada na cara humorista-roqueiro, tudo ao som da quinta sinfonia. muito bom!

    2. Credooooooooooooo… cruz credo!!!!!

      Que baixaria… tanto os atores culturais quando suas falas…..

      Imaginem o LuciO Verissimo, PRIVATIZANDO SEU “C” no jornal nacional

      kkkkkkkkkkkk

    3. Meu Deus, os “cansados”

      Meu Deus, os “cansados” piraram na batatinha, são inquilinos do imaginário. Vivem num mundo à parte, serão de Marte?

    4. Eles fumaram DEMAIS…
      Falta

      Eles fumaram DEMAIS…

      Falta inteligência ou sensibilidade?

      Qunado começar faltar feijão e reme´dio para os mais pobres, eles não vão ouvir,como não ouviam os 36 milhões de miseráveis deixados por FHC!

    5. Esse cara estão em São Paulo

      Esse cara estão em São Paulo estado “administrado” pelo PSDB por anos com muitos municipios dom mesmo partido e aliados que são responsáveis por educação e Cultura com a usp caindo aos pedaços e despencando do hanking da melhores universidade do mundo e culpam o PT, o governo federal por falta de educação, esse povo não se toca, é muito disparate.

    6. Que horror de video, nem eu

      Que horror de video, nem eu que sou anti petista faria o mesmo com o PT e depois vem dizer que a midia e Aecista.

      Cada dia o PT abaixa o nivel da campanha.

  4. EHEHE – A prova de que dilma deu uma surra nos debates

    Jornal Nacional cancela entrevistas com Dilma e Aécio

    Campanhas dos dois candidatos não entraram em acordo com a direção do telejornal em relação ao tempo das entrevistas

     Encontros seriam mais uma vez comandados por William BonnerFoto: Divulgação

    As entrevistas com Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) programadas para a próxima semana na bancada do Jornal Nacional, da TV Globo, não vão mais acontecer. A informação foi confirmada ao Terra nesta quarta-feira pela assessoria de imprensa da emissora, que disse que as campanhas dos dois candidatos não entraram em acordo com a direção do noticiário. 

    Segundo a assessoria, ambos já haviam concordado em participar das entrevistas, que seriam realizadas nos dias 20 e 21, segunda e terça-feira, respectivamente. Quando todos se reuniram para definir as regras e formatos, no entanto, houve impasse. 

    Os representantes das campanhas dos dois partidos quiseram que o tempo destinado às entrevistas, de 15 minutos, fosse computado apenas para as respostas dos candidatos, sem contar as perguntas dos âncoras. Por se tratar da semana decisiva do processo eleitoral, Dilma e Aécio estariam preocupados com a possibilidade de, devido à falta de tempo, não conseguirem esclarecer alguma questão levantada por William Bonner e Patrícia Poeta. A Globo negou alegando que isso seria inviável, pois reduziria demais o espaço das notícias do telejornal. 

    “A Globo comunica que, embora os candidatos tenham concordado em ser entrevistados pelo Jornal Nacional nos dias 20 e 21 de outubro, foram feitos pedidos quanto ao tempo e formato das entrevistas: postulava-se que a duração da entrevista excluísse o tempo das perguntas. Não foi possível se chegar a um acordo porque o tempo de produção do telejornal (excluídos os anúncios comercias), com o horário eleitoral obrigatório, é, em média, de 21 minutos. Sendo assim, as entrevistas não se realizarão”, disse a emissora, em nota.

    http://noticias.terra.com.br/eleicoes/jornal-nacional-cancela-entrevistas-com-dilma-e-aecio,97ad54a2ef419410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

     

    PEDE PRA SAIR BONNER

    #BonnerArregão

    1. Ao que tudo indica, isso é

      Ao que tudo indica, isso é pior para a Dilma. Quanto mais tempo ela tiver neste momento, melhor para ela por vários motivos.

      1. E verdade mas não há o que fazer

        a não ser pressionar a globo e o Bonner Simpson, é difícil voltarem atrás mas tem que denunciar o jogo de cartas marcadas pra todo mundo ver e deixar claro que se acovardaram.

    2. eheh a globo batendo em retirada!
       

      solta a corneta para o ataque Dilma esta chamando para o combate.

      Cavalaria a postos.

      artilharia prepara os canhões

      Dilma com a estrela da bandeira 

      Avante companheiros!

      estão batendo em retirada

      arregou, arregou, arregou a globo e o medo se espalhou. Dar voz a Dilma tao malucos.

      que se rendem

      – Vamos Fazer uma vaquinha($) para PAGAR, CUSTEAR uma entrevista entre os blogs/ intermete ao vivo, profissionalmente, com dois entrevistadores no lugar da globo?

      Pagamos para Dirceu, Genoíno, etc e tal. Pq não para a releição do PT?

      A luta continua.

       

  5. Panfleto

    Como é fácil denegrir Carlos Lacerda depois de morto. Ele realmente combateu as maracutaias que aconteciam no governo eleito do ex-ditador Getúlio Vargas que, como ditador, estava habituado a amordaçar a imprensa,a  tolher a liberdade de expressão, a combater e exilar inimigos políticos. O filme Getúlio e alguns livros deixam claro que o atentado da rua Toneleros foi idéia de Benjamin Vargas (irmão de Getúlio)e organizado por Gregório Fortunato, segurança pessoal do presidente Getúlio. Pelo filme, Getúlio não sabia das ações do irmão e do seu “anjo negro” como era chamado Gregório. Ninguém procxessou o filme, nem o PTB se manifestou. Nada a favor de Aécio, não voto nele, mas lembrar dessa maneira de Lacerda a esta hora e do cruel ex-ditador que simpatizava com Hitler.é panfletário demais. Vilanizar Lacerda depois que ele morreu, dizer sem porvas que os americanos o sustentavam,  virou moda e fazem esquecer o progresso que trouxe ao Rio como governador.-

  6. Filhote da Ditadura

    Se o pai do Aécio foi do PSD ex ARENA , então ele é um legítimo FILHOTE DA DITADURA  criado e alimentado pelo PIG( partido da imprensa golpista).

  7. Falando em lacerdismo, uma boa notícia

    Hoje encontrei perto de casa 3 mulheres distribuindo panfletos da Dilma. Detalhe: todas DO PSOL!!! Agora que o fogo está chegando no rabo acordaram… Ri com elas, falei se tinham abandonado o lacerdismo, elas tb riram. Tomara, que a ultra-esquerda tome jeito, e fustigue sim o PT, mas pela esquerda, nao fazendo mais o discurso moralista hipócrito da mídia. Acho que o Freixo tem um certo papel nisso, e fico contente com isso. 

    1. O diretório do PT do RJ está

      O diretório do PT do RJ está vacilando.

      Não existe material de campanha da Dilma aqui no RJ.

      Não estou vendo carro adesivado, banner nas casas, e outra forma de divulgação visual.

      Vejo mais carro com adesivo do Aécio.

      1. Rua da Assembléia ,40

        Gilson peguei material na rua da Assembléia por dica do Antonio Carlos. Acho que o ódio é tanto que, por medo, deixam de colocar adesivo da Dilma. Eu sou uma. Só vi dois carros com adesivos de Dilma. Do Aécio , acho que hoje vejo menos do que no primeiro turno.   

    2. Ótima notícia!!! Precisamos

      Ótima notícia!!! Precisamos fazer campanha diariamente, com jeito, até porque nem adianta tentar os votos da classe média que repudia fervorosamente as conquistas sociais dos último anos. Esses estão perdidos. Mas podemos sim conquistar 1 voto por dia, essa é a meta aqui em casa. 

  8. Lacerda ajudou os militares a

    Lacerda ajudou os militares a darem o golpe de 1964 e recebeu uma banana em pagamento. Se ele é o mestre de Aécio Neves fico até dó dele, pois como Lacerda o cãodidato tucano nunca chegará à presidência. Ha, ha, ha….

  9. Filhote da Ditadura

    Se o pai do Aécio foi do PSD ex ARENA , então ele é um legítimo FILHOTE DA DITADURA  criado e alimentado pelo PIG( partido da imprensa golpista).

    1. Mas o avô Tancredo foi

      Mas o avô Tancredo foi Primeiro Ministro de João Goulart, como fica? Filhote de ditadura tendo o avô como homem de João Goulart? Explique-se.

  10. Tô doido, tô doido, tô doido….

    Viram a audiência da palestra dos “cães raivosos” (Lobão, Lúcia Verissímo, que de boca fechada continua gostosa e do “celerado” Telhada?). Auditório lotado de velhinhas e velhinhos quatrocentões falidos do Jardim Paulista e a “molecadinha” maria-vai-com-a-onda do colégio Objetivo e do Dante Aleghieri, por sinal ambos localizados nas redondezas da Avenida Paulista! Lamentáááááávelll!!!

  11. politica

    Acho que com o avanço dos meios de comunicação e suas tecnologias colocam o velho problema da imprensa brasileira não mãos de algumas famílias coservadores e golpistas como já ocorrera no passado. O caso Aécio é uma das maiores farsas eleitorais montadas desde a eleição de Collor, em 1989. Esse candidato a História o condena em tudo, desde o seu passado como assessor de seu paí. Ele  é o verdaeiro Nenê Prancha estimulado pela Rede Globo, alíás, acho está mais para vetríloco…

  12. na verdade os lacerdinhas

    na verdade os lacerdinhas amestrados

    que representam atualmente o corvo são

    analfas funcionais,

    pois est/ao derotando o próprio

    negócio que tentam defender desesperada mas equivocadamente.

    mal sabem ler a realidade.

    e isso é fatal.

    analfa é quem não sabe ler a realidade

    desinformado é quem não

    sabe ler essa realidade,

    contextualizá-la…

    ótimo post do rodrigo.

    compara aquele tempo

    que se repete como farsa.

    o ódio da casa grande pode ser o mesmo

    mas espero que a senzala se vingue no voto, dia 26.

     

     

     

  13. Mar de lama ou mar de pó?

    Mar de lama???

    As aves de rapina bicudas da política são pródigas em fazer “Mar de Lama”, que é uma boa definição para suas administrações (em todos os níveis: municipais, estaduais e federal, além dos legislativos). Mas eles estão tendo que inovar para fazer a “lama”, pois até os recusos de investimento da SABESP foram desviadas para pagar dividendos aos acionistas (ou seria aécionistas) privados e, assim, em São Paulo não tem água nem para fazer a lama. Na falta da água para fazer lama, eles estão fazendo mesmo é um mar de pó! E de pó todos sabem que alguns deles gostam muito.

    O golpismo está no DNA da direita anti-democrática e eles acreditam que mais uma vez suas táticas, que deram certo tantas vezes no passado, poderão triunfar. Mas cada vez mais a educação e o acesso democratizado à informação (possível com o crescente acesso à internet e uma pequena parte da imprensa independente) tornam mais remota a possibilidade de reedição de seus golpes. Não é por outra razão que eles têm planos muito bem definidos para a educação (aprovação automática, menos universidades etc.) e para a democratização da mídia.

    Lacerda, Lacerda… teus atuais seguidores são mesmo uma… rima!

  14. Com a diferença “pequena” que
    Com a diferença “pequena” que naquele tempo 60% da população vivia nos campos, comunicavam-se de modo rudimentar, deslocavam-se sobre mulas e o Estado era sombra do aparato que possui hoje.

    Mas a esquerdinha miúda messiânica exala esse ranço comodista, pensa que os adversários serão outros em certo momento por causa de intervenção divina, não politica ou social.

    Aliás, o social é a renda mínima, um pedacinho da renda total elevada a qualidade de panaceia geral da nação.

  15. Desde 1954 fazendo o mesmo

    Desde 1954 fazendo o mesmo discurso. Haja apego às tradições. E seria bom os “lacerdinhas” de hoje lembrarem o que aconteceu com o original

  16. Banda de musica

    Lembro-me da retórica de Carlos Lacerda.

    Ele era orador formidável.

    O atual candidato do PSDB  não chega nem perto da eloquência de Lacerda.

    Moeda falsa.

  17. http://andreaneves.com/wp-con

    http://andreaneves.com/wp-content/uploads/2012/04/tandredo_00.jpg

    Que imensa bobagem este post infeliz. Aecio Neves deve sua carreira politica ao avô Tancredo Neves, o ANTI-LACERDA por excelencia, inimigo frontal de Lacerda, contra o qual lutou um batalha de vida e morte,

    historica, foi Tancredo que como ultimo Ministro da Justiça do Presidente Getulio Vargas, entre 1953 e 1954, DEFENDEU Getulio dos ataques de Lacerda, Tancredo Neves era um dos pro-homens do sistema politico de Getulio, como seu neto, que com ele se parece no estilo, seria um Lacerda ? .

    NÃO TEM NADA A VER LACERDA COM AECIO, ABSOLUTAMENTE NADA.

    Lacerda era um intelectual de vasta cultura, traduziu as memorias de Winston Churchill para a Editora Civilização Brasileira, escreveu um magnifico livro em 1945 sobre a Segunda Guerra que se findava A GUERRA DAS OCASIÕES PERDIDAS, não era boemio, mulherengo ou boa vida, não tem ninguem na historia politica brasileira mais DISSEMELHANTE de Aecio do que Carlos Lacerda, de onde esse autor tirou essa comparoção esdruxula?

    Lembro-me muito bem de Carlos Lacerda nas suas vindas semanais a São Paulo, entre abril e dezembro de 1964,  quando despachava do mezanino da agencia do Banco do Estado da Guanabara na Av.Ipiranga,  tinha o maior prazer em ouvi-lo falar no seu estilo perfeito de português elegante, alem disso era muito afavel e espirituoso mas na politica era intansigente, não era de acordos, tampouco era maneiroso como Aecio, que é politico da escola do PSD mineiro, se há semlehança entre Aecio e politicos da historia, será com os ases da politica montanhesa, Valadares, Bias Fortes, Israel Pinheiro, Ovidio de Abreu, Clovis Salgado, Magalhaes Pinto, nunca com Lacerda.

    Tancredo foi Primeiro Ministro de JOÃO GOULART, Aecio Neves descende dessa estirpe, aprendeu politica com o avô que era a quintessencia do varguismo,  Tancredo nasceu como politico pelas mãos de Benedito Valadares, pro-consul de Vargas em Minas,  como pode ser lacerdista?

    E a UDN nunca foi contra a Petrobras, muito ao contrario, a Petrobras foi criada com os votos unanimes da bancada da UDN no Congresso, tanto que um dos ultimos presidentes da UDN tem seu nome na refinaria de Belo Horizonte da Petrobras, Refinaria Gabriel de Rezende Passos.

    Não se faz hiostoria com esse nivel de desconhecimento, Aecio é igual a Lacerda, francamente, Lacerda deve estar se revirando no tumulo e Tancredo tambem, é besteira demais.

    1. Aécio Ferreira da Cunha

      Mentira!

      A outra eh verdadeira face dele vem IBAD, PR, Arena e da Ditadura e esta eh mais clara politicamente ate a separacao do pai. Alem de nem vou comentar sobre o Tancredo.

      “Tancredo foi Primeiro Ministro de JOÃO GOULART, Aecio Neves descende dessa estirpe, aprendeu politica com o avô que era a quintessencia do varguismo,”

       Foi deputado estadual entre 1955 e 1963 e deputado federal entre 1963 e 1987.

      Foi casado duas vezes: com Inês Maria Neves da Cunha, filha do presidente Tancredo Neves, teve os filhos Aécio, Andrea e Ângela. Em segundas núpcias, com Sônia Maria Bastos, não deixou herdeiros.

       Do período de 1963 a 1979 foi deputado pela Arena e de 1983 a 1987 pelo PDS, ambos partidos de apoio ao regime militar

      Os dois avós entraram na política como bacharéis liberais, mas nunca militaram nas mesmas fileiras. Tancredo era das minas e Tristão, das gerais. O avô paterno de Aécio era filho de professor e o materno, de comerciante em São João Del Rey, no sul do Estado, de família envolvida em política desde que o comendador português José Antônio das Neves se estabeleceu naquela que era a maior cidade setecentista de Minas. A mineração urbanizou o Estado e, das cidades, nasceriam as confrarias. Foi esse o seu berço político.

      Aécio Cunha teve sua primeira eleição para a Câmara dos Deputados, em 1962, financiada pelo Instituto Brasileiro de Ação Democrática (Ibad). Criado para articular a reação de empresários e profissionais liberais, ao que consideravam uma escalada comunista no país, o Ibad contava com apoio da CIA.

      No outro lado, mas não em campos opostos, estava Tancredo. Atraído para as hostes getulistas pela oratória em defesa de um veto presidencial, era o único ministro que estava no Catete na madrugada do dia 24 de agosto, quando Getúlio enfiou uma bala no peito. Voltaria ao centro de mais uma crise institucional na chefia do primeiro gabinete parlamentarista da República, condição dos militares para a posse de João Goulart. Tancredo permaneceria leal a Jango até a porta do avião que o levou a Porto Alegre.

      A mãe de Aécio, Maria Inês, filha mais velha de Tancredo, separou-se de Aécio Cunha e casou-se, em 1978, com Gilberto de Andrade Faria. A família Faria fundara o Banco da Lavoura de Minas Gerais, que daria origem ao Banco Real e ao Banco Bandeirantes, divididos entre os irmãos Aloisio e Gilberto.

      Read more: http://www.jogodopoder.com/blog/aecio-neves-politica/aecio-neves/biografia-aecio-um-conciliador-na-trincheira/#ixzz3GHDX2AD8

      Em 1981, Tancredo convidou Aécio para participar de sua campanha eleitoral para o Governo de Minas Gerais. Aécio transferiu os cursos de administração que fazia no Rio de Janeiro e se mudou para a capital mineira, onde dividiu um apartamento com o seu avô materno e seu pai.

      Faleceu vítima de uma insuficiência hepática no dia 3 de outubro de 2010 e, por coincidência, no mesmo dia que o seu filho foi eleito senador da república

      tem mais:

      Oligarca em dose dupla: Pai do Aécio na lista dos financiados pela CIA no pré-golpe de 64

        O senador Aécio Neves (PSDB-MG) não descende apenas da oligarquia política mineira dos Neves, por parte de mãe, filha de Tancredo.

      Por parte pai também descende da oligarquia Cunha. Seu avô Tristão Ferreira da Cunha foi deputado federal de 1946 a 1963, pelo PR da época, de ideologia conservadora. 

      Em 1962 passou a herança política para o filho, elegendo Aécio Cunha para deputado federal, pai do atual senador tucano. 

      Tristão apoiou o golpe de 1964 e ganhou a presidência do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) onde ficou até morrer em 1974.

      O pai de Aécio Neves também aderiu à ditadura e foi deputado pela ARENA, PDS e PFL de 1962 até 1986, por seis legislaturas, quando passou o bastão para o filho se eleger deputado federal.

  18. O 1º a clamar por “um novo

    O 1º a clamar por “um novo Lacerda” foi FHC há 2 anos quando Iiniciou a campanha pelo ódio ao PT.

    Se dizia indignado e conclamava a imprensa por “um n ovo Lacerda”

    E o filhote tucano, – aquele que se apresenta como educado pela vovó –  absorveu a mensagem do seu mestre e a espalha como novidade.

    UMA NOVIDADE DE 60 ANOS PELO MENOS!   

  19. Ecos do debate na Band: a Dilma volta a falar no Aécio

    Publicado em 15/10/2014, no Conversa Afiada

    Ele emprega a família. 
    Ela, 123 mil brasileiros

    No acumulado do ano até setembro, a geração de emprego com carteira assinada somou 730.124

    COMPARTILHEVOTE  (+47) IMPRIMIR 

     

    Dilma cobrou explicações de Aécio Neves (PSDB)

     

    Nesta quarta-feira (15), a Presidenta Dilma Rousseff comentou os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados hoje. “Nós geramos 123.785 empregos em setembro, diante de uma crise internacional. Só no meu período de governo, criamos mais de 5 milhões de empregos formais. Nós vivemos uma situação diferente. E nós criamos empregos em todas as áreas. Só caiu em extrativa mineral e agricultura por causa da sazonalidade”, disse Dilma, em coletiva,  sobre os empregos formais criados.

    Ainda sob o clima do debate da última terça-feira (14), realizado pela Band, a Presidenta voltou a fazer duras criticas ao adversário Aécio Neves (PSDB), que disse ser vítima de mentiras do PT. A candidata à reeleição afirmou que o tucano quer evitar o confronto das candidaturas.

    “Eu posso receber tudo o que é critica, escutar barbaridades e ter de achar que isso faz parte da democracia. Agora, o candidato não está acostumado a receber críticas porque tinha uma certa ‘blindagem’ quando foi governador de Minas”, opinou a petista.

    “Acho que ele pensa que se ficar dizendo que está sendo perseguido, nós vamos deixar de confrontar os números dele. Não admito que se fale mentiras. Eu quero confrontar realidade com realidade, proposta com proposta. Porque o povo brasileiro merece”, continuou a Presidenta.

    A questão surgiu após a petista revelar que a gestão de Aécio à frente do governo de Minas não investiu o que manda a Constituição Federal na Educação e na Saúde. “Quero registrar que todos os dados que eu falei são provados. Eles devem 7,6 milhões em saúde e R$ 8 milhões em educação. Não é conta da minha campanha, é do Tribunal de Contas do Estado”, ressaltou.

    Como ontem, Dilma  cobrou explicações do senador sobre a construção de um aeroporto em Cláudio (MG), em terras que pertenciam à família de Aécio, além de dados apresentados por ele sobre taxa de homicídios. “Quanto aos aeroportos de Cláudio e Montezuma (MG) estão nos jornais. Durante o governo Aécio, acresceu as taxas de homicídios, está no Mapa da Violência. Agora, todos os dados que eu falei são comprovados. Está tudo no site do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Eles tiveram que assinar um termo de ajuste de gestão, porque não investiram o mínimo em saúde e educação”, prosseguiu a Presidenta.

    Durante o embate na Band, a candidata sugeriu que os eleitores visitassem o site do Tribunal de Contas de Minas Gerais para obter informação sobre as acusações feitas por ela contra o oponente, porém, o endereço eletrônicoficou por horas fora do ar. “Se não conseguirem entrar no site do Tribunal de Contas, tem no meu site”, lembrou..

    Por fim, a petista também falou sobre nepotismo, assunto abordado na última noite. “Ele tem vários parentes contratados. Aqui no governo federal é nepotismo. Inclusive, quero lembrar a vocês de olhar os sites. Nós temos uma dura lei contra nepotismo. Houve uma clara decisão no sentido de que não se deve contratar parente . Eu tenho uma retaguarda, que é o que eu fiz na vida”, falou, para finalizar: “Ele tem que explicar quanto de recursos foi passado para rádios da família do governador”, pediu.

    No dia do professor, Dilma participa de ato com representantes dos profissionais. Abaixo, outras frases da Presidenta:

    Todo mundo que quer ser presidente da república tem que debater

    Acho surpreendente que essas discussões não sejam feitas de forma clara

    Eu tenho números para confrontar 

    Ele chega a dizer

    Não gosto do tom que ele fala. Eu quero que ele prove onde estão as mentiras. Assim, a gente discute.

    Por que é importante saber que ele deve R$ 8 bilhões para a saúde e R$ 7 bilhões à educação? 

    Não é correto ele achar que pode falar tudo e nós não podemos falar nada.

    Talvez o candidato seja assim porque tenha sido protegido a vida inteira

    Eu acho que o Brasil tem que valorizar e a educação deve estar no centro de tudo 

    Para garantir que essa desigualdade se reduza e que modifique a distribuição de renda do Brasil é só através da educação 

    Todos nós que queremos a valorização do professor tem que entender duas dimensões: é importante ter salários adequados para os professores. No Brasil, faltam professores de matemática, física. E o país tem que transformar os professores em graduados ou pós-graduados

    A educação tem um componente transformador e de construção do futuro muito grande

    Nós demos um passo imenso quando aprovamos a lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação

    Boa notícia é que cresceu emprego em todas as áreas

    No início desse ano, o G-20 divulgou q tem 100 milhões de desempregados no mundo

    Alisson Matos, editor do Conversa Afiada
     

     

    1. alto lah!
       

      Não vá ao outro extremo, o Rio Grande só deu Dilma

      cuidado com o que fala e coloca aqui para não SER confundido com inimigos os companheiros!

      POVO DO SUL????? quem colocou???

      Diogo KKKK

       

    2. pois é morallis

      É uma vergonha.

      Posso até concordar, mas somos mais escolarizado por um ensino que emburrece, informado por uma mídia que desinforma, crítico de boteco e exigente quanto à novela das 8,9,10… sei lá.

      Sou paulista, logo não posso ser acusado de cometer o mesmo preconceito que o povo que compartilha esse tipo de porcaria.

      Tem que haver uma maneira eficiente de avisar essa massa que compartilhar isto, não é exatamente a definição de ser politizado. Assim como chamar de Petralha, Tucanalha, etc… Por incrível que pareça, todo mundo pensa que é.

  20. Parei de ver o vídeo

    Parei de ver o vídeo quando C…zão começou a falar mal do Chico Buarque de Holanda.

    Mesmo discordando da direita brasileira e de sua linha política e das ações que dela decorrem, nunca deixei de reconhecer, volto a dizer mesmo discordando, de que nela haviam pensadores respeitáveis e bem fundamentados. Agora ver esta trupe mambembe a dizer asneiras chega a dar pena.

    Os tempos estão bravos para esta direita: perdeu demóstenes, aquele -lembram-se do Catão de Pinhais? – que teve quatro páginas laudatórias do pasquim de esgoto quanto a sua autoproclamada ética e que ao fim desceu com ela cachoeira abaixo. Depois, a direita sempre excludente e miseravelmente racista colocou todas as suas esperanças no menino pobre afrodescendente que veio ao mundo para redimir os pecados do Brasil: deu xabú, ostracismo à passos largos. Vá lá, na mesma linha anterior, uma menina lá da selva, que tinha um grande futuro, pensava eu nos idos de 80, do mesmo modo afro-índiodescendente e como tudo que é sólido se desmancha no ar: vupt! e lá se foi, naturamente, nossa fadinha da floresta, entre uma vacilada e outra, vítima de incoerência aguda, e agora tá saindo de fininho do palco, acompanhando seu próprio féretro político. Sem choro e nem vela.

    E agora o que resta? é o rapazote das alterosas, emérito frequentador do baixo leblon! Unindo a trupe de milicos de pijama e fraldão, fanáticos religiosos, coxinhas, judicialetes prestimosas, rentistas, colonistas, frequentadores da ponte aérea rio-miami, intelectualóides que acham que usar barbicha acrescenta alguns neurônios de reposição aos que o thc já levou embora, enfim um verdadeiro exército de brancaleone na mais confusa salada ideológica que neste País já se viu! Sérgio Porto se vivo fosse ia se mijar de rir quando soubesse da existência deste  circo político-mambembe-midiático e do messias da hora.

    Vamos lá, Presidenta Dilma ganhar esta eleição e deixar que tudo isto se esvaia no pó e na fumaça da longa estrada da história Brasileira, triste destino das pessoas de brilho efêmero!

  21. Mar de lama

    Me parece absolutamente alarmante a maneira com a qual o PT utiliza métodos pouco ortodoxos para se manter no poder. Coisas como difamação, calúnias ou rumores infundados fazem parte de seu repertório para desqualificar a seus adversários. Isso se chama “a ditadura do medo”, aquela que destrói os mais fracos e os transforma em simples peões no tabuleiro da manipulação e da mentira. Votarei Aécio Neves pela democracia em meu país, antes que ela desapareça para sempre.

    1. Se não for troll, vá lá: o

      Se não for troll, vá lá: o senhor sabe o que a turma de Aécio e de Serra, os tucanos de MG e de SP fazem com a mídia? Sendo companheiros de seus proprietários, e afiançadores de seus interesses político-econômicos, eles perseguem e processam jornalistas. Com o conluio da justiça, há um jornalista preso em BH, desde o início do ano, sem julgamento… Tudo o que contraria os interesses tucanos não sai na mídia mineira em sua maior parte: censura. A democracia está ameaçada é com essas figuras medonhas no poder.

    2. Falar qualquer barbaridade contra o PT pode

        O PT só tem 11 minutos diários pra se defender e bota toda essa turma no chinelo, já ficam pedindo arrego, os ataques contra o PT  são 24hs por dia em vários canais, portais e jornais e duram anos a fio não somente o horário eleitoral, mas com um peteleco vocês saem correndo, bonito hein ? esse conversinha não convenceu ninguém com a marina, teu candidato admitiu que construiu aeroporto em terra de parente, admitiu que mandou dinheiro do governo pra sua própria rádio, não é nem o PT que tá dizendo, ou vai dizer agora que a Folha de SP é petista(ou seria serrista ?) vai dizer que aécio desmentiu ?

  22. Sem Essa do Mar De Lama, Agora é Cantareira De Lama, né, Aécio?

    A história se repete como farsa, portanto sem essa de “Mar de Lama”, pois de fato o que temos hoje no Brasil em matéria de lama, mais precisamente em São Paulo, é o “Cantareira de Lama”, mais uma grande obra realizada pelo previdente Govereador Volume Morto, que apoia Aécio até embaixo d’á… dita cuja.   

  23. O mar de lama que se encontra Aécio

    Essa tentativa de ganhar no grito esta me deixando abismada. Se Aécio ganhar, com essa campanha vazia, cheia de lugar-comum, denuncismo e inversão de valores, é porque retrocedemos desde as eleições de 2010, na qual ja houve um grande viés moralista presente. E esse falso moralismo esconde interesses pouco confessaveis. No entanto, os néscios caem nessa cilada e depois choram o defunto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador