Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

O que vai fazer nos EUA a Procuradoria-Geral do Brasil? Acusar a Petrobras?

Salvo melhor juizo, um Estado não vai ao estrangeiro acusar a si mesmo ou ajudar outro Estado a lhe fazer acusações. Quem deveria ir aos EUA é a AGU

Por Motta Araújo

O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot [foto], e mais um grupo de procuradores de Brasilia e do Paraná viajaram ontem para Washington em função da Operação Lava Jato (O Globo). Algumas questões conceituais:

1. Por causa dessa Operação, a Petrobras está sendo objeto de três tipos de processos nos EUA. Um na Comissão de Valores Mobiliarios (SEC), uma série de ações civeis coletivas de acionistas minoritarios (class actions) e, a mais grave, uma ação criminal no Departamento de Justiça.

2. Portanto, está claro e sem dúvidas que quem está sendo processado num País estrangeiro é uma estatal controlada pelo governo brasileiro, que é ré desses processos.

3. A Procuradoria-Geral da República é uma entidade que opera pela acusação, funciona como acusadora.

A PGR por definição não defende, ela é a parte acusatoria no Brasil, lá fora não poderia agir.

Pergunta-se: O que vai fazer nos EUA a Procuradoria-Geral da República do Brasil? Vai ajudar os americanos na acusação contra a Petrobras? Mas a Petrobras é parte do Estado que lhes paga os salarios, está sendo atacada no estrangeiro, eles vão lá ajudar os autores das ações?

4. Quem deveria ir para os EUA é a Advocacia-Geral da União, orgão que funciona como defensora dos interesses do Estado brasileiro. A AGU poderia ir aos EUA para ser auxiliar da defesa dos advogados da Petrobras porque, salvo melhor juizo, um Estado não vai ao estrangeiro acusar a si mesmo ou ajudar outro Estado a lhe fazer acusações. Quem processa a Petrobras indiretamente está processando o Estado brasileiro.

Fora do Brasil só há um ente que representa o Brasil, o Estado brasileiro, representado pelo Poder Executivo (art.84 da Constituição). Só o Poder Executivo representa o Brasil no exterior, a PGR não é um Estado separado do Brasil.

Quem representa o Brasil em Washington é a Embaixada do Brasil, a quem cabe os contatos com o Governo americano e suas dependências, a Embaixada deveria estar atenta para proteger a Petrobras nos EUA.

5.O Procurador-Geral e seu grupo vão ao Departamento de Justiça fazer o quê? Ajudar na acusação à Petrobras?

A única coisa sobre Petrobras que existe no Departamento de Justiça é uma investigação criminal contra a empresa Petrobras, os procuradores vão lá reforçar a acusação? É a unica coisa que podem fazer, defesa não é com eles, é com a AGU.

Vão ao FBI fazer o que? Pedir para ajudar em investigações contra a PETROBRAS? Mas a PETROBRAS é controlada pela União, vão pedir a uma potencia estrangeira investigar a PETROBRAS?

Alguem imaginou o Procurador Geral dos EUA vir ao Brasil pedir que nossa Policia Federal do Brasil investigue o EXIMBANK, banco controlado pelo Governo dos EUA?

Na ansia de detonar o que restou de credibilidade à PETROBRAS não hesitam em tocar fogo nas vestes, detonar no exterior a estatal que com todos seus defeitos gera o caixa que lhes paga os robustos salarios.

A PGR vai a Washington ajudar seus colegas americanos a ferrar a PETROBRAS.  Parece que esse é o objetivo.

O clima contra a PETROBRAS já esta bem pesado nos EUA, a PGR não vai lá para amenizar esse clima, só a prsença dos Procuradores brasileiros vai aumentar a temperatura da fornalha onde querem queimar lá a Petrobras.

As perdas que o Brasil e a PETROBRAS podem sofrer em termos de rating, perda de linhas de credito, dano à imagem corporativa, danos a imagem do Pais,  incapacidade de conseguir parceiros e licitantes para novos investimentos, superam infinitamente qualquer beneficio em perseguir corruptos, conseguir mais provas para processar mais gente, tentar rastrear dinheiros (aliás para isso não precisa viajar, o COAF tem acordos, basta um e-mail). A cada etapa da Lava Jato mais os prejuizos ao Pais vão aumentado, já passou do limite de colocar gente na fogueira e queimar o Pais junto, é impressionante não perceberem isso.

Minha menção a Nuremberg refere-se ao Tribunal Internacional sobre Crimes de Guerra. Vinte reus alemães foram os julgados, todos com pesada ficha de atos que contribuiram para a guerra, para o genocidio e por violações da Convenção sobre crimes de guerra de Genebra. Por mais que fizessem os Procuradores americanos, russos, franceses e ingleses não conseguiram testemunhas alemãs para depor contra reus alemães, esses  não ajudaram a processar alemaes, mesmo os piores crimonosos mas a maioria dos advogados de defesa eram alemães.

Realmente não dá para entender a PGR recorrer a um Pais estrangeiro para uma questão que só diz respeito aos brasileiros, acima do interesse da Justiça está o interesse do Brasil como Estado.

 

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

117 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que me perdoe o Nassif pela

    Que me perdoe o Nassif pela intromissão.  Mas o seu comentário não devia somente ter sido elevado a post. Deveria tb constar dos destaques do início da página.  

    Meus cumprimentos,  Motta Araújo. 

  2.  
    E o que é pior, com tudo

     

    E o que é pior, com tudo pago pelo governo brasileiro, inclusive diárias no exterior. Esse grupo da PGR comete improbidade administrativa.

  3. Sou crítico do MP

    Este órgão se tornou um monstro por duas questões, não consegue controlar suas estrelas, que pensam ser o suprassumo da quinta essência a ponto de se acharem acima do Estado brasileiro na interpretação dos interesses nacionais como o texto acima bem apontou, e a ponto de não controlar a grande quantidade de marajás que não está a fim de nada e se esconde atrás da independência funcional para vadiar, fazer o feijão com arroz mal feito e usar o nome da instituição como trampolim para outras atividades, desde políticas até acadêmicas. Uma pequena parcela tem noção de si e de suas responsabilidades diga-se a verdade, mas são poucos. 

    A AGU deveria agir, entrar no STF e bloquear essa sandice por invasão do seu espaço institucional. Mas duvido. A leniência da Dilma é desmotivante. Prefere ela ver o estado queimado a ver uma manchete do governo proibindo a ida dos estrelas para o exterior. E assim vai afundando ainda mais a empresa. 

  4. Eles sabem…

    Caro André, eu acredito piamente que eles sabem as consequências dos seus atos. Porém o que motiva os atos deles não é o bem do país, muito menos o da Petrobras. O que os motiva é um claríssimo projeto de poder, ainda que seja pelo domínio de uma terra arrasada. Aliás segundo essa “ótica” sem escrúpulos, fica até melhor, pois ainda posarão de “arrumadores do salão da pátria”.

    Um abraço.

    1. Ah Sérgio ! Será que teremos

      Ah Sérgio ! Será que teremos mais um “Mensalão” pela frente ? A repetição de tudo aquilo com outro PGR ? Assim vc nos mata ! Abraços.

  5. Qual é o espanto?
    O Brasil

    Qual é o espanto?

    O Brasil tem sido muito “azarado” nos últimos anos.  Sabemos que azar não existe, mas o que existe é uma conjunção de ações erradas que produzem o que chamamos de “AZAR”.

    Faz muito tempo que os eleitos para a PGR não possuem qualquer condição técnica para alí estarem. São canalhas conhecidos e hipócritas sabidos, porém o Lula e a Dilma, fizeram questão de conduzir essa “laia” aos cargos de Procuradores e de Juízes.

    O STF está tomado por ineptos, canalhas, bandidos e ignorantes de todos os matizes. Os outros níveis do Judiciário estão iguais, basta observar os atos de seus membros(os casos que chegam ao nosso conhecimento).

    A Dilma não foi capaz de fazer uma entrevista com os candidatos ao cargo de PGR e acabou colocando o Janot que é um pouco melhor que o descarado do Gurgel.

    Não há saída, pois Deus está cuidando de outros afazeres.

  6. Os mauricinhos do MPF

    Os mauricinhos do MPF assistiram muito filme americano e decidiram bancar justiceiros. O post é perfeito, o que fazer nos EUA? Aliar-se à estratégia do departamento de estado norte-americano que sonha conquistar a petrobras para a indústria petrolífera yanque.

    Patético! 

  7. AA é insuspeito para falar sobre isso

    Quer saber André, esse meu governo, e falo meu, por que ao contrário de você sou petista confesso. Pois bem , esse meu governo ao fim e ao cabo do primeiro mandato do Sr Janot irá reconduzí-lo de novo ao cargo para cumprir um outro mandato, como fez Lula.

    É o que nós, ou melhor eles, governo, chamam com o peito estufado de  “GOVERNO REPUBLICANO”.

    Se governo republicano é isso eu vou começar a considerar com muito carinho a possibilidade de uma Monarquia, e como não abro mão de minhas convicções socialistas, talvez seja o fato de conceber a existencia de uma Monarquia socialista, por mais contraditório e excrescente que possa parecer, afinal, entre as excrescencias do governo e  a minha melhor a minha que não faz mal a ninguem ao contrário das do meu governo, que tanto mal tem feito a tantos militantes e simpatizantes e eleitores. 

    1. O PT NASCEU PARA SER

      O PT NASCEU PARA SER OPOSIÇÃO. NO MOMENTO QUE FOI GOVERNO SE LAMBUZOU TODO NO MEL DERRAMADO. A MILITÂNCIA GRITA, CHORA E SE IDENTIFICA CADA VEZ MAIS COM O PENSAMENTO MANIQUEISTA DO PETISMO, LULISMO E DILMISMO, E AFINAL O QUE É UM PETISTA? 
      É o cara que se escandaliza com Bolsonaro, mas não vê problema algum em Graça Foster, em Dilma, em Lula.
      É o cidadão que se preocupa com os centavos da passagem de ônibus, mas ignora os milhões da Petrobras.
      É a moça que defende o aborto, mas considera a palmada um crime hediondo.
      É aquele que odeia os judeus e quer a destruição do Estado de Israel, mas faz campanha contra o racismo e xinga os adversários de nazistas.
      É aquele que acusa Bolsonaro de ser apologista do estupro, mas ignora o professor que defendeu o estupro de Rachel Sheherazade.
      É aquele que chama empresário de sonegador, mas aceita a maquiagem fiscal da Dilma.
      É aquele que protesta quando morre um traficante, mas festeja quando morre um policial militar.
      É aquele que não se importa em destruir a vida do adversário, se isso for importante para a causa.
      É aquele que passa a odiar sua cidade quando a maioria não vota em sua candidata.
      É aquele que chama o caso Celso Daniel de “crime comum”
      É aquele que usa a expressão “ação penal 470″ para se referir ao mensalão.
      É aquele que prega a estatização do financiamento eleitoral.
      É aquele que usa a palavra “estadunidense”.
      É aquele que tem uma grande simpatia pelos nanicos da linha auxiliar do PT.
      É aquele que não vê nada demais no fato de o PIB per capita da Coréia do Sul ser de 32 mil dólares e o da Coréia do Norte, de 1.800 dólares. Afinal, a Coreia comunista é mais igualitária.
      É aquele que apóia o movimento gay, mas também apóia o regime cubano, que já fez campos de concentração para homossexuais.
      É aquele que acredita em governo grátis, mesmo quando o País trabalha até maio só para pagar impostos.
      É aquele que odeia a censura, mas quer o controle social da mídia.
      É aquele que faz tudo para acabar com a família e a igreja, pois sabe que elas são os principais focos de resistência ao poder do Estado e dos movimentos sociais.
      No fundo ele sabe que o país está sendo saqueado, exaurido, violentado – mas diz que o problema é o Bolsonaro.
      É aquele que nunca perdoa.
      É aquele que apoiou o impeachment de Collor e acha que foi legitimo, mas falar no impeachment de Dilma é golpismo.
      Brasileiros verdadeiramente democratas e republicanos pintados de verde e amarelo, uni-vos e salvaremos nosso país da ivasão cominista vermelha.

      1. No espelho

        Escreveu esse texto olhando pro espelho?

        Vê-se claramente que não entendes nada o que seja esquerda e ajunta tudo o que o nazifacismo reuni e que tanto lhe agrada.

      2. Respeite as Cores Verde a

        Respeite as Cores Verde a Amarelo da linda Bandeira Brasileira.Seu entreguista vira lata.aposta que voce faz parte dos que pregavam que o Brasil não tinha competencia para construir um aeroporto e sediar um evento mundial.E agora pensa que os outros é troxa vim com esse papo do verde amarelo e aposto que é a favor de privatizarem ate  C….da população para o estrangeiro.E antes de voce vim falar de Mensalão petista,esse julgado e condenado,se indigne com mensalão tucano que roubo e fez um monte de palhaços até hoje esperando a punição.

      3. Lugar


        Tem certeza de estar no blog certo, Sr. Hamilton? O maniqueismo não condiz com a democracia, uma das cacterísticas deste blog. Além disso, certas opiniões são tão radicais que ultrapassam de muito o maniqueismo. De tão absurdas, podem caracterizar um raciocínio mais compatível com o blog de qualquer manicômio, se algum possui. Serviriam também blogs de certa revista, conhecida popularmente como “a última flor do fascio” (com licença do autor original da frase). 

  8. Quem nomeia o PGR é o

    Quem nomeia o PGR é o presidente do Brasil. Então  está na hora dela exigir a volta deles imediata e uma explicação plausível para o ato de rebelião. Afinal, é um escândalo, um grupo de procuradores viajar às expensas do dinheiro público sem que o Estado tenhalhes  dado licença e motivo para isso. Dilma deveria agir como o presidente do Equador e denunciar o golpe vindo dos EUA. Imediatamente.

  9. MPF nos EUA

    Prezado Motta,

    O Nassif insiste em não enxergar a sanha de poder do MPF… Já comentei aqui que na dúvida, é pau da Polícia Federal, órgão que se equilibra entre a cruz e a espada, ninguém defende, tem corte sequenciais de orçamento, mas mesmo assim busca trabalhar de forma honesta e incansável… O MPF, caso ainda não tenha sido dito aqui, foi inicialmente contra a operação Lava Jato. Só que agora este mesmo MPF se arvora de justiceiro e acima do bem e do mal, e como você bem disse, vai a outra Nação ajudar em acusações contra a maior empresa BRASILEIRA. Um vergonha, que parece não ser enxergada por muitos… 

    Só para informar, uma das últimas resoluções da Procuradoria Geral foi no sentido de proibir que a Polícia Federal possa representar diretamente contra pessoas com prerrogativa de foro no STF. Criou-se a autoridade que não pode ser investigada, quem? o próprio procurador, pois se todas as investigações passam por ele, só ele mesmo pode representar contra ele… E assim vamos, criando e dando asa a um órgão fascista, que não tem limites nem fiscalização, e que só existe em terras tupiniquins…

  10.  Caros Nassif e articulista,

     Caros Nassif e articulista, sou do tempo em que vedete eram Virgínia Lane, Marly Marley, entre tantas beldades que enchiam os olhos pela beleza e talento. Infelizmente o papel atual das vedetes pertece à figuras grotescas, voluntariosas e midiáticas: são juízes, procuradores, rábulas travestidos de vestais de Plutarco. Já conhecemos o batman de Miami, robin à caminho na figura dum obscuro juíz do sul e sua esperta cruzada seletiva. Evidente que o procurador age por vaidade, já que , como voces esclareceram, existe um vácuo no poder. Acrescento um vácuo de autoridade. O artigo é irretocável.

    1. O Janot foi aos Estados
      O Janot foi aos Estados Unidos para uma serie de shows. Para tanto levou um grupo instrumental para acompanha-lo, Os Tucanos do Parana. Especializado em musica lusitana, o procurador teve a vaidade lhe subido a cabeca e sapateara serelepe e fagueiro, como cover do Roberto Leal. Ai cachopa se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita. . . . . Cada qual arrebita com o que pode, e ele quer arrebitar a Petrobras.

  11. Melhorias só na próxima geração

    Achei estranha desde quando vi a notícia a ida de membros da PGR ao EUA para tratar de assuntos que só dizem respeito a nós brasileiros.

    Mais estranho em minha opinião é a demora de diviulgação dos nomes dos políticos envolvidos no caso que a princípio ocorreria no dia 02 de fevereiro. Esta demora provoca mais paralisia no governo com a contínua sangria e talvez possa estar poupando alguns que se aproveitam hoje do caso como se fossem muito éticos.

    Tenho uma tese que considero fazer certo sentido para entender o motivo de tanto empenho na destruição do país e de tudo o que pode torná-lo melhor.

    Na minha opinião, a geração que hoje ocupa as instituições é composta basicamente das pessoas que sempre pertenceram às classes mais altas e que se ressentem muito da perda de privilégios ocorrida nos últimos anos.

    Logo no início do governo Lula, com a recomposição do funcionalismo através da abertura de concursos, quem ocupou estas vagas não foram os mais pobres pelo simples motivo de que o acesso à educação sempre foi restrito.

    Novamente, em minha opinião, diferente do que afirmam os colunistas da velha mídia e os membros da oposição, o PT no governo tem sido extremamente republicano pois por exemplo, aceita a indicação de nomes ao invés de impor quem seja aliado.

    Só para um exemplo, analisemos a lealdade que até hoje o ministro Gilmar Mendes mostra em relação às demandas do grupo que o colocou no STF. Em contrapartida, vejamos como atuam e atuaram alguns dos que chegaram ao STF através de Lula e Dilma.

    Além o republicanismo nas indicações, as instituições estão sendo comandadas por pessoas que majoritariamente pertencem à classe mais conservadora e que conforme vimos nas eleições siplesmente odeia o projeto de maior igualdade social.

    Sendo assim, creio que precisaremos de mais alguns anos para que a garotada que passou a frequentar a universidade e que veio de uma realidade mais próxima das dificuldades do povo tenha acesso aos cargos de chefia nestas intituições e possam fazer a diferença.

    Imagino que falte um pouco de realidade e experiência de vida para esses que são os procuradores, juízes e outros que fazem as instituições funcionarem para que entendam a burrada com a qual estão contribuindo.

    Acho que eles não se deem conta disso pois com certeza desde crianças sempre tiveram uma vida boa, sem dificuldades financeiras, talvez sempre viajaram de avião e outras facilidades que a maioria do povo nem sonhava em ter acesso há alguns anos.

    Não tiro o mérito de terem estudado e assim terem chegado onde chegaram. O que argumento é que talvez por nunca terem colocado o pé no chão talvez não entendam as consequências de suas atitudes.

    O nosso problema hoje é que talvez o tempo seja curto. Os conservadores estão vindo com todas as armas que podem numa tentativa de sufocar o governo.

    Seguindo o raciocínio que coloquei acima isto pode ser resultado de uma conta simples. Mais alguns anos, suponha mais 10 anos com inclusão de pessoas de origem mais humilde e o perfil destas instituições mudará e aí ficará quase impossível voltar ao Brasil de privilégios para alguns poucos e que muitos estão anciosos por ter de volta.

     

  12. Melhorias só na próxima geração

    Achei estranha desde quando vi a notícia a ida de membros da PGR ao EUA para tratar de assuntos que só dizem respeito a nós brasileiros.

    Mais estranho em minha opinião é a demora de diviulgação dos nomes dos políticos envolvidos no caso que a princípio ocorreria no dia 02 de fevereiro. Esta demora provoca mais paralisia no governo com a contínua sangria e talvez possa estar poupando alguns que se aproveitam hoje do caso como se fossem muito éticos.

    Tenho uma tese que considero fazer certo sentido para entender o motivo de tanto empenho na destruição do país e de tudo o que pode torná-lo melhor.

    Na minha opinião, a geração que hoje ocupa as instituições é composta basicamente das pessoas que sempre pertenceram às classes mais altas e que se ressentem muito da perda de privilégios ocorrida nos últimos anos.

    Logo no início do governo Lula, com a recomposição do funcionalismo através da abertura de concursos, quem ocupou estas vagas não foram os mais pobres pelo simples motivo de que o acesso à educação sempre foi restrito.

    Novamente, em minha opinião, diferente do que afirmam os colunistas da velha mídia e os membros da oposição, o PT no governo tem sido extremamente republicano pois por exemplo, aceita a indicação de nomes ao invés de impor quem seja aliado.

    Só para um exemplo, analisemos a lealdade que até hoje o ministro Gilmar Mendes mostra em relação às demandas do grupo que o colocou no STF. Em contrapartida, vejamos como atuam e atuaram alguns dos que chegaram ao STF através de Lula e Dilma.

    Além o republicanismo nas indicações, as instituições estão sendo comandadas por pessoas que majoritariamente pertencem à classe mais conservadora e que conforme vimos nas eleições siplesmente odeia o projeto de maior igualdade social.

    Sendo assim, creio que precisaremos de mais alguns anos para que a garotada que passou a frequentar a universidade e que veio de uma realidade mais próxima das dificuldades do povo tenha acesso aos cargos de chefia nestas intituições e possam fazer a diferença.

    Imagino que falte um pouco de realidade e experiência de vida para esses que são os procuradores, juízes e outros que fazem as instituições funcionarem para que entendam a burrada com a qual estão contribuindo.

    Acho que eles não se deem conta disso pois com certeza desde crianças sempre tiveram uma vida boa, sem dificuldades financeiras, talvez sempre viajaram de avião e outras facilidades que a maioria do povo nem sonhava em ter acesso há alguns anos.

    Não tiro o mérito de terem estudado e assim terem chegado onde chegaram. O que argumento é que talvez por nunca terem colocado o pé no chão talvez não entendam as consequências de suas atitudes.

    O nosso problema hoje é que talvez o tempo seja curto. Os conservadores estão vindo com todas as armas que podem numa tentativa de sufocar o governo.

    Seguindo o raciocínio que coloquei acima isto pode ser resultado de uma conta simples. Mais alguns anos, suponha mais 10 anos com inclusão de pessoas de origem mais humilde e o perfil destas instituições mudará e aí ficará quase impossível voltar ao Brasil de privilégios para alguns poucos e que muitos estão anciosos por ter de volta.

     

  13. http://www.redebrasilatual.co

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2011/11/chevron-acusada-de-mentir-no-rio-produziu-maior-desastre-ambiental-do-equador

    A Chevron, empresa americana, foi acasada de crime ambiental no Brasil  ao vazar oleo de uma plataforma sua na Bacia de Campos. Alguem pode imaginar o Departamento de Justiça dos EUA mandar procuradores para o Brasil para ajucar

    a processar a CHEVRON?  Fazer parceria com seus colegas brasileiros para ferrar a Chevron? Isso é imaginavel?

    1. E o pior AA

      Foi perfurar poço no pré sal sem autorização. Alem do crime de vazamento, estava invadindo área não autorizada do território Brasileiro. E a imprensa brasileira ainda defendeu a Chevron

  14. Outro ponto de vista

    Desculpe, mas discordo do texto do Jornal GGN. Alguns motivos: O Ministério Público, através da Procuradoria-Geral da República, pode, sim, requisitar ou solicitar informações ou diligências aos estados estrangeiros. Lembra do caso do Maluf e o pedido do MP para repatriamento de dinheiro desviado pelo deputado a outros países. O MP pode ainda realizar investigações independentes da Advocacia Geral da União. A AGU, por diversas vezes, demonstra que não tem a independência necessária do Executivo Federal. O MP tem autonomia, orçamento e pessoal próprio. Embora nem sempre tenha a melhor das posições… Ainda é mais independente do que a AGU… 
    Independente de partidos ou ideologias, vale lembrar que espero que quem errou seja punido. Quem se aproveitou do cargo ou posição e dilapidou o patrimônio da Petrobras deve ser preso, sim. Muitos que assaltaram os cofres da grande empresa pública nunca pensaram que chegariam a ficar, pelo menos, alguns dias sem liberdade. Não concordo com golpes e nem com mídias, políticos ou pessoas que desejam destruir a grande Petrobras. A empresa e os seus trabalhadores merecem respeito, sim.

    1. 1.Maluf é uma pessoa fisica

      1.Maluf é uma pessoa fisica particular, a PETROBRAS é uma estatal controlada pela União, é completamente diferente

      2.O Estado é maior que a Justiça, o Estado não pode ter um poder derivado dele atuando  contra ele  no Exterior.

      3.A PETROBRAS é controlada pelo Estado brasileiro, a PGR não pode ir ao exterior ajudar a acusação CONTRA o Estado brasileiro, do qual faz parte. A PGR não é um pais soberano, não tem os atributos de soberania.

      Desafio alguem a criar uma logica juridica para a PGR atuar no exterior contra a PETROBRAS, por pior que tenha havido de corrupção na PETROBRAS. Uma coisa é uma coisa que não justifica outra, Direito é sistema.

      1. A PETROBRAS é pessoa

        A PETROBRAS é pessoa jurídica. Você está certo. Mas quem a roubou é o que? Não é pessoa física, igual ao Maluf? Deixe de dizer asneiras cara! É óbvio que a investigação precisa de informações sobre a empresa para poder saber os envolvidos no mega esquema que foi descoberto.

  15. Quando li essa reportagem,
    Quando li essa reportagem, pensei na possibilidades do rastreamento do dinheiro desviados pelos políticos e quem sabe ainda de algumas empresas , já que alguns deles conseguiram camuflar melhor o destino financeiro do seu fruto do roubo .

    1. Para rastrear dinheiro não

      Para rastrear dinheiro não precisa viajar. O COAF tem acordos de cooperação que permititem pedir o rastreamento pela internet. Viajar para isso é coisa do tempo de Dom Pedro II.

  16. O que vai fazer nos EUA a

    O que vai fazer nos EUA a Procuradoria-Geral do Brasil?

    André, se você peguntou é porque você não sabe, no entanto se fez no direito de fazer um monte ilações e prognósticos, ou seja, é o que vc, sem qualquer base real, acha que eles foram fazer por lá.

    Quanto a Janot, a matéria do Globo é explícita, vai assinar acordo contra corrupção no Bando Mundial e retribuir visita ao FBI. E se no meio do caminho, junto aos outros Procuradores, conseguir junto a autoridades americanas mais elementos para engaiolar os corruptos da Petrobras, ÓTIMO, esse é o papel da PGR.

     

     

     

    1. Aliás o grande problema deste historicamente desenvolvido país

      Sempre foi o “enojado” Costa, o Barusco e quiçá, o Duque, o Cerveró e mais alguns (sim o Youssef é reincidente e participou do paranaense desvio na casa das centenas de bilhões, coincidentemente enquanto rolava uma erta privataria “saneadora”. O papel da PGR era engavetar tudim, tudim (até hoje necas de privatarisa de cerca de 100 bilhões, a valores aviltados).

      É por isso aí que o Brasil esteve no atraso por estes 5 séculos! (ou será há 12 anos?)

      Que se prenda quem roubou, digamos 0,6, 1 ou 2 bilhões (degradante, deve ser punido, mas não afeta a operação da empresa trilionária no período) …

      …e que o espetaculso escândalo circense produzido cause 10 vezes mais prejuízos que os desvios!

      Afinal, este é o preço para “acabar” com a corrupção no Brasil.

      Aquela que nasceu em “2003”  e “desaparecerá” afinal!

      Pelo menos foi isso que aconteceu com o “caixa 2” e a AP470 …

      Nem “precisou” condenar os criadores…

       

    2. 1.Assinatrura de ACORDOS no

      1.Assinatrura de ACORDOS no exterior é privativo do Poder Executivo, quem responde por acordos externos é o Estado brasileiro. A PGR não é poder soberano perante o Banco Mundial, quem é pais membro sócio do Banco Mundial é o Brasil,

      Estado representado por seu Diretor Executivo perante o Banco, Otaviano Canuto ou na sua falta pela Embaixada brasileira em Washington. A PGR não pode assinar acordos com um poder externo sem anuencia do Itamaraty.

      Retribuir visita do FBI? O FBI é um organismo policial, a PGR não é organismo policial, vai retribuir o que com o FBI?

      2.A PGR não pode atuar no exterior sem autorização do Poder Executivo, o unico que representa o Brasil no exterior.

      Está na Constituição (art.84)

  17. nem sei o que dizer mais…

    aparentemente desceram a um nível de depravação que classifico como imunda e detestável por ultrpassar todos os limites da compreensão

    quem afinal eles, MPF, representam, se até agora só fizeram as coisas certas pela razão errada?

     

    1. gozam de liberdade ilimitada?

      guiam-se pelo espírito de liberdade americana?

      não são obrigados a respeitarem o Brasil?

      com apenas um sim, joguem a nossa Constituição no lixo

  18. é isso aí andré…
    e ouso

    é isso aí andré…

    e ouso dizer que o tal estado de exceção

    juriputriciário parece que já representa o brasil no exterior.

    lamentável, no mínikmo.

    1. Será isso? Será que os

      Será isso? Será que os americanos sabem quem são os peixes grandes? Será que é por isto que os blogs petistas andam tão desesperados? Vamos aguardar.

  19. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam

    Motta Araújo, não é posível entender esta atitude, pensando como o cidadão de uma nação soberana.

    É preciso pensar com a cabeça de um colonizado.

    Mais ou menso assim: nós brasileiros cucarachas, somos broncos, apedeutas, corruptos e subdesenvolvidos.

    A verdadeira civilizão é a européia, americana. Por isso, precisamos da ajuda Americana para combater os mal feitos de nossa indústria.

    Nós, corruptos, precisamos expiar nossos pecados. Fazendo isso com a ajuda dos EUA seremos desenvolvidos como eles.

    O que nós do MPF estamos fazendo é um rito de passagem, um sofrimento necessário. Os americanos e europeis – desenvolvidos – são como nossos pais, nosso espelho. O castigo que eles nos infringirem será bom para o país. A nação irá sofrer num primeiro momento, mas depois irá nos agradecer por termos cumprido nosso papel. O papel do MPF.

    Americanos e Europeus, não tem nada a disputar conosco. Quanta ignorância. Eles são desenvolvidos, ora. Na verdade os EUA estão perdendo seu tempo nos ensinando a sermos honestos. Devemos pedir desculpas pelos erros cometidos e agradecer a paciência deles.

    Precisamos antes de tudo reconhecer nossa condição de colônia inepta.

     

  20. contra-golpe

    talvez o golpe seja oportuno para, num contra-golpe, promover um expurgo completo no judiciário, ministério público, e procuradoria e seus esbirros nas poícia e jornalões.

    completo mesmo!

    nada de ‘aposentadoria compulsória’.

    só isso justificaria ida às ruas contra a canalha antibrasileira!

  21. Gente, isso é muito sério…


    Não dá para fazer piada. Vão trabalhar junto aos americanos para a entrega da Petrobrás…Estão se vendendo e contribuindo para a destruição de nossa empresa. Ou defedemos nosso patrimônio maior, ou vamos perdê-lo para os gringos. É tudo muito supeito, quando se sabe a atuação da CIA na defesa dos negócios americanos, sobretudo nos países ricos em petróleo.A CIA sai comprando todos, em todos os níveis, para atingir os seus objetivos: compram juízes, políticos, jornalistas, conglomerados de comunicação, agentes policiais, etc.  Há, com certeza, um complô em marcha. E os americanos são capazes de tudo quando seus interesses estão em jogo.

  22. Meu querido

    A colaboração internacional entre as procuradorias é comum.

    Inclusive, quem vai aos USA é o chefe da Secretáaria de Cooperação Internacional do MPF.

    Não há, nos dias de hoje, como combater a evasão de divisas e a lavagem de dinheiro se não houver colaboração entre as justiças de diversos países.

    O recado que o MPF passa aos americanos, que estão processando a Petrobras, ao ir lá pessoalmente, é o seguinte : estamos trabalhando para rastrear e recuperar o que foi roubado da empresa e devolvê-lo à empresa.

    Óbvio que esse tipo de seriedade de um órgão público ( nunca antes na história desse país )  assusta pessoas como você, acostumadas a outras práticas conhecidíssimas.

    Não é a toa que a toda hora se lê de você e de outro aqui que se intitula “investidor” ofensas ao PGR e sua equipe. Como ousam desafiar-nos, sempre mandamos nesta bosta e roubamos quanto podemos e agora esses carinha se acham no direito de afrontr os homens-de-bem deste país, não é mesmo ?

    1. “estamos trabalhando para

      “estamos trabalhando para rastrear e recuperar o que foi roubado da empresa e devolvê-lo à empresa”:

      Mentira deles, e os vazamentos seletivos ja escancararam o caso sendo feito.  Contra a Petrobras e contrao governo.

      Nao da pra tapar o sol com a peneira.

    2. Meu caro, eu sou advogado há

      Meu caro, eu sou advogado há 47 anos e tenho perfeita noção de direito internacional. Uma coisa é a coopeação

      em relação a casos de rastreamento de traficantes, terroristas e crimes comuns onde os reus são cidadãos particulares que contestam o Estado nacional. Neste caso requer-se cooperação de outro Estado.

      Ao contrario de muita gente aqui eu tenho grande vivencia com a o mundo oficial de Washington.

      Este CASO é politico. Envolve o Estado brasileiro, não cidadãos particulares. Pode resultar em uma crise politica séria.

      A PETROBRAS é contralada pelo Estado brasileiro e está sendo processada criminalmente pelo Departamento de Justiça dos EUA. Cabe ao Governo brasileiro CONTESTAR essa jurisdição.

      É uma situação onde a PGR tem que se ABSTER de intervir, ela não pode defender, só pode acusar.

      A PGR não pode colocar fogo na crise que repercute politicamente no Brasil se confraternizando com acusadores.

      Os EUA NÃO ACEITAM JURISDIÇÃO ESTRANGEIRA em casos criminais que envolvem seus cidadãos. Esta é doutrina do Estado americano, há SECULOS.  Não fazem sequer parte de Tribunais internacionais. Quando instalam BASES em um Pais, a primeira providencia que exigem do Estado hospedeiro é a COMPLETA IMUNIDADE criminal sobre seus soldados e oficiais. Em caso de estupro, o militar é enviado aos EUA para julgamento, NÃO ADMITEM  julgamento no pais estrangeiro, para eles o ESTADO está acima da Justiça.

      Porque o Brasil vai ACEITAR inquerito criminal contra a PETROBRAS sobre crimes praticados no Brasil por brasileiros?

      A PGR indo lá fazer mesuras mostra que ACEITA essa jurisdição.

      Quem são os EUA para julgar uma empresa brasileira ainda mais estatal? Como se aceita isso?

      A FCPA, lei de 1979, pune cidadãos em casos de suborno mas não tem jurisdição mundial, pune empresas e cidadãos americanos, não tem cabmento atingir cidadãos brasileiros sobre crimes praticados no Brasil. Como se aceita isso?

      Fui presidente de multinacional americana no Brasil e conheço perfeitamente a FCPA desde que essa lei existe.

      Os amricanos não aceitam indiciamentos de americanos no exterior, porque devemos aceitar deles em relação a brasileiros? Como é possivel o Governo do Brasil aceitar inquerito criminal contra a Petrobras em Washington?

      O ESTADO está acima da Justiça, lá e aqui. A Justiça é um valor MENOR que o Estado.

      Está em causa o Estado brasileiro, a Justiça que se recolha. Ir a Washington é aceitar algo que deve ser contestado.

       

       

      1. liga não AA

        Liga não AA, o coiso em questão está sempre “sotto zero” como dizem lá na bota.

        Aquele lá um poco acima, leu o texto, viu uma impropriedade da língua criticou com pretensa sabedoria (a dele) e superioridade, infelizmente não conseguiu interpretar o argumento da comunicação. 

      2. Que besteira

        Os réus no Brasil são ciadãos comuns, pelo menos o Janot até agora só denunciou gente que roubou a Petrobras, que é a vítima, e não o contrário.

        O Janot não vai aos Estado Unidos para defender nem para acusar a Petrobras, vai atrás de informações, no âmbito de colaboração internacional,  que ajudem  na acusação dos cidadãos que roubaram a Petrobras.

        O resto é besteirol seu, como já disse anteriormente, desespero devido a essa mudança de postura da justiça brasileira frente aos ladrões que sempre roubaram nosso Estado e suas empresas.

        1. Vai atras de que informações?

          Vai atras de que informações? De que tipo? Quem capta informações é a Policia Federal e não um orgão judicial, a PF tem acordos de cooperação antigos com o FBI, niguem precisa viajar para isso, usa-se a internet.

          Não consta que esse pessoal da Petrobras tenha dinheiro nos EUA em contas bancarias e se tiver tambem não precisa viajar, o COAF tem acesso direto a essas informações. Nenhum corrupto do mundo guarda dinheiro nos EUA, qualquer pessoa minimamente informada sabe disso.

          Eu não sou contra a Justiça perseguir corruptos, eu tenho uma visão de ESTADO mais ampla que o interesse da Justiça,

          esse processo pode DESTUIR a Petrobras e de tabela afundar o Brasil,  o Pais pode perder 500  vezes mais que o valor da corrupção.

          1. Elelê

            o Pais pode perder 500  vezes mais que o valor da corrupção.

            Óbvio. Então é melhor deixar a corrupção correr solta para não atrapalhar o país.

            Araújo, sua súbita preocupação com o Estado brasileiro, e também a do outro “investidor” aí que micou com as ações da Petrobrás na mão são comoventes.

            KKKKKKKKK

          2. Vergonha alheia

            “Óbvio. Então é melhor deixar a corrupção correr solta para não atrapalhar o país.”

             

            Sotto, essa sua resposta à argumentaçao do André Araújo demonstra total indigência intelectual. Você parece estar perdido,  não faz a menor ideia das implicações dessa atitude do PGR. Ainda não entendeu o que está em jogo.

          3. Não Carece

            Tenha vergonha de si mesma, que quer proteger o banditismo em forma de empresariado dessas empreiteiras que estão aí desde os tempos da ditadura até hoje.

            Infeliz.

          4. Não culpe a justiça que está

            Não culpe a justiça que está tentanto punir os responsáveis pela maior corrupção já descoberta no Brasil. Cobre os prejuízos dos responsáveis políticos pela roubalheira na petrobras: o PT e o Governo que não fizeram nada para combatê-la dentro da empresa, pelo contrário, as evidências até agora apontam para o viés político-eleitoreiro do esquema de corrupção: financiar o grupo então no poder e os seus aliados, para se perpetuarem no governo. A culpa da situação da petrobras não dos órgãos de persecução criminal, mas dos corruptos, corruptores, e do governo.

          5. RE:

            Meu caro o PT é o único partido que permitiu que se investigasse. A lei de 2013 da Dilma é que deu autonomia para a PF invesrtigar porque antes varria se tudo para debaixo do tapete. Venderam uma empresa que não era deles, valia 300 bilhões foi vendida por 3,5 bilhões…. não havia lei que punisse os vendilhões do Brasil.

          6. RE:

            Meu caro o PT é o único partido que permitiu que se investigasse. A lei de 2013 da Dilma é que deu autonomia para a PF invesrtigar porque antes varria se tudo para debaixo do tapete. Venderam uma empresa que não era deles, valia 300 bilhões foi vendida por 3,5 bilhões…. não havia lei que punisse os vendilhões do Brasil.

      1. 2018

        Marly,

        Não fale desta maneira com o meu candidato para a presidência da República em 2018,até sugeri o jingle,

        “Com Alex Sotto, nenhum bandido solto”, ai ai ai rsrs

        Um abraço

         

  23. falta de cuidado com o uso da língua portuguesa.

    Um texto com questões interessantes para serem respondidas…

    No entanto, é uma pena ver tamanha agressão à língua portuguesa.

    No Português não existe a palavra EXITAR. Na frase “não EXITAM em tocar fogo nas vestes”, o correto é dizer “não HESITAM em tocar fogo nas vestes”.

      1. Vexame

        Andre,

        Esta questão de palavras equivocadas não tem a menor importância.

        Quanto ao post, você apenas retrata o total sambalelê que domina Brasília neste momento, e não é impossível supor que este grupo do Judiciário, um deles o PGR, está de malas prontas com o objetivo de dar uma cipoada prá valer na Petrobras, naquela que será uma inacreditável demonstração de lambe botas, ou melhor, lambe sola de botas.

        Será possível que nenhum deste grupo tenha ciência do vexame que o país está prestes a cometer ? Depois disto, eu só gostaria de saber o que sobrará disto aqui. 

    1. Um belo texto não é apenas

      Um belo texto não é apenas representado pela sua ortografia e sim pelo seu conteudo.

      No qual o seu cerebro limitado,preferiu ignor.Comprovando que Einstein estava certo:Além do universo a Estupidez humana é infinita.

    2. Exitar.


      Aqui não tratamos de agressões à lingua portuguesa. Muitos de nós por vezes, damos uma escorregada. O importante é a ideia do autor. E, certamente não foi por falta  de conhecimento, pois pelo visto você  é novo nesse espaço e desconhece a importãncia de André Araujo. E, para sua informação, o verbo exitar pode sim ser usado para explicitar ter bom êxito, vencer algo almejado etc.

  24. O material da “Lava Jato”,

    O material da “Lava Jato”, quando bem analisado, muito pouco se dirige a haver corrupção na Petrobrás.

    Já disse aqui e volto a repetir.

    1. O MATERIAL DA “LAVA JATO”

      Por favor,  gostaria que você me ajudasse no sentido poder ler sem emoção, alguns materiais sobre a “Lava Jato”, longe do face e das Tvs. Alguma coisa temos que fazer e de repente acredito que muitos, como eu, estamos aturdidos com essa complexidade de informações falsas, alarmistas, derrotistas e coisas mais, que recebemos. 

      Quero dizer que sou petista de coração principalmente por conta da melhoria de uma classe social que nunca tinha sido beneficiada por nenhum governo neste país. Chegou o Lula e todos, digo todos nós percebemos muito mais gente feliz e muitos jovens podendo ingressar nas universidades o que antes lhes era impossível.

      Tenho certeza da corrupção (até porque trabalhei em prefeituras, governo do estado, camara dos deputados e silenciosamente sempre vi passar em minha frente horrores dos quais nunca consegui abrir a boca para dizer que estavam errados até porque nunca me permitiram chegar perto das transações que realizavam.) mas tenho certeza também que o povo brasileiro, especialmente os mais pobres, necessitam hoje, do modo petista de governar.

      Ainda quero deixar claro que apoio a Dilma, o Lula e sou contra qualquer possibilidade de que ela seja afastada do governo através de golpe há tanto tempo premeditado.

      Agradeço-lhe se puder enviar para o meu e-mail ([email protected]), alguns links esclarecedores e/ou nomes de jornalistas nos quais possa colher informações confiáveis e nos quais possa encontrar o fio da meada desse imbroglio que estamos metidos. 

      PRECISAMOS SALVAR O BRASIL DAQUELES QUE DESEJAM QUE O POVO SEJA HUMILHADO COMO JÁ O FOI POR LONGO TEMPO.]

      OBRIGADA

    2. O MATERIAL DA “LAVA JATO”

      Por favor,  gostaria que você me ajudasse no sentido poder ler sem emoção, alguns materiais sobre a “Lava Jato”, longe do face e das Tvs. Alguma coisa temos que fazer e de repente acredito que muitos, como eu, estamos aturdidos com essa complexidade de informações falsas, alarmistas, derrotistas e coisas mais, que recebemos. 

      Quero dizer que sou petista de coração principalmente por conta da melhoria de uma classe social que nunca tinha sido beneficiada por nenhum governo neste país. Chegou o Lula e todos, digo todos nós percebemos muito mais gente feliz e muitos jovens podendo ingressar nas universidades o que antes lhes era impossível.

      Tenho certeza da corrupção (até porque trabalhei em prefeituras, governo do estado, camara dos deputados e silenciosamente sempre vi passar em minha frente horrores dos quais nunca consegui abrir a boca para dizer que estavam errados até porque nunca me permitiram chegar perto das transações que realizavam.) mas tenho certeza também que o povo brasileiro, especialmente os mais pobres, necessitam hoje, do modo petista de governar.

      Ainda quero deixar claro que apoio a Dilma, o Lula e sou contra qualquer possibilidade de que ela seja afastada do governo através de golpe há tanto tempo premeditado.

      Agradeço-lhe se puder enviar para o meu e-mail ([email protected]), alguns links esclarecedores e/ou nomes de jornalistas nos quais possa colher informações confiáveis e nos quais possa encontrar o fio da meada desse imbroglio que estamos metidos. 

      PRECISAMOS SALVAR O BRASIL DAQUELES QUE DESEJAM QUE O POVO SEJA HUMILHADO COMO JÁ O FOI POR LONGO TEMPO.]

      OBRIGADA

  25. http://www.wsj.com/articles/p

    http://www.wsj.com/articles/petrobras-corruption-scandal-draws-attention-of-u-s-investigators-1415834871

    Segundo o WALL STREET JOURNAL, as informações que levaram a abertura de processo nos EUA vieram diretamento do Ministerio Publico Federal brasileiro, que informou a SEC. Não sou eu quem digo, é o jornal, o mais bem informado do mundo financeiro americano. Me parece algo tão absurdo que  reproduzo em cima, não possa endossar isso,

    o MPF pedir a um orgão do Governo americano processar o Brasil? Não consigo acreditar, mas está no jornal, inclusive com o nome do procurador, que é um do grupo que foi a Washington, eles estão alimentando os processos em Washington, será isso possivel?

  26. http://en.wikipedia.org/wiki/

    http://en.wikipedia.org/wiki/Sonangol_Group

    SONANGOL – Estatal petrolifera de Angola, operada pela Chevron principalmente, todo seu petroleo vai para os EUA.

    Com grande prestigio em Washington, seu lobista era o Patton Boggs, não sei se ainda é. SUMIRAM US$32 BILHÕES de seu balanço, segundo o BANCO MUNDIAL. Onde estão? Uns 3 bilhões estão com a charmosa Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola há 33 anos, Jose Eduardo dos Santos, a mulher mais rica da Africa mas que mora em Lisboa e Londres. O mundo inteiro sabe da roubalheira na Sonangol, que faz o caso Petrobras parecer jardim da infancia.

    Tem processo no DEPARTAMENTO DA JUSTIÇA? Claro que não, a SONANGOL é das nossas;

    Chama-se isso “”processo criminal seletivo””.

  27. Simples: vai se oferecer para

    Simples: vai se oferecer para os patrões do império. Vai negociar algum posto num futuro governo pós-Dilma, que a direita imagina para a próxima semana; vai vender a Petrobras e cobrar comissão muito acima do que os delatores do Lava Jato receberam nos últimos 30 anos, desde a era Sarney. Finalmente, vai enviar uma mensagem secreta ao PT pelas escolhas “republicanas” que ele tem feito nos últimos 12 anos, de ministros do STF, diretores da PF e procuradores gerais da república, todos anti-petistas e pautados pela mídia dos barões golpistas.

  28. Motta Araújo sabe nada,

    compadre Motta Araújo sabe nada, inocente…

    PGR afrancesado foi a Washington e Nova York para defender causa processual revisionista de justiça tardia ainda que demore… de um bravo cidadão brasileiro processado pela Petrobras tucana na justiça americana e condenado sem os recursos monetários de monta exigidos na sentença americana, a saber, o jornalista Paulo Francis, que, segundo notícias da época veio a falecer em decorrência apoplética do ganho de milionária causa indenizatória pela Petrobras tucana contra o pobre jornalista, que, hoje é sabido é provado é comprovado, somente reportou e falou a verdade verdadeira sobre o butim sistêmico do crime organizado político-empresarial ao petróleo é nosso…

  29. Nessa segunda começa uma

    Nessa segunda começa uma greve no MPU que indica ser histórica devido á insatisfação de seus servidores, se foi deveria voltar logo.

  30. Nessa segunda começa uma

    Nessa segunda começa uma greve no MPU que indica ser histórica devido á insatisfação de seus servidores, se foi deveria voltar logo.

  31. É  incrível a capacidade de

    É  incrível a capacidade de escrever tolices a partir de dados objetivos.

    O fato da PGR agir como promotoria perante o judiciário não significa que ela vai até lá fazer parte da acusação. Segundo, que a estatal é  uma sociedade anônima com ações negociadas em bolsas de valores incluso a de nova Iorque E para isso aceitou se submeter a leias americanas. Terceiro,  no limite a PGR pode muito bem estar indo informar as ações que o estado brasileiro na qualidade de acionista majoritário está tomando contra a quadrilha que lá se instalou, para ajudar a tornar as ações menos dolosa possível. 

     

    1. Not in my name!

      “aceitou se submeter a leias americanas”

      Meu caro, quem cometeu esta(s) façanha(s) foi FHC, que não tinha delegação para cometê-las.

      Ele era nosso representante, não dono (que somos nós, a União) e promoveu uma guerra de liminares, votações escusas para chavecar a Constituição e processos que correm até hoje sobre os fatos consumados que ele criou.

      É como o dono de uma empresa nomear um presidente e ele vender a empresa…

      O Brasil tinha (e ainda tem) problemas muito mais graves para um presidente resolver do que focar seu governo em vender (a preço vil) empresas lucrativas (pelo contrário, seu papel seria promover a lucratividade daquelas não lucrativas).

      Tolice é acreditar que não tenha sido assim.

       

      PS: A investigação é necessária e deve obrigatoriamente ser sigilosa para não prejudicar a empresa duplamente e nem a própria investigação. Mas é evidente que é exatamente o contrário.

       

    2. 1. Afunção de “aliviar” a

      1. Afunção de “aliviar” a carga sobre a PETROBRAS é função da defesa, a PGR não é orgão de defesa.

      2.Ela nem pode fazer parte da acusção, é obvio mas pode ajudar a acusação, a PGR está indo ao Departamento de Justiça, que é orgão de acusação, não é o Juiz americano que vai julgar a causa, o DofJ SÓ TRATA DA ACUSAÇÃO.

      3.È verdade que ao aceitar a emissão de ADRs nos EUA a PETROBRAS aceita se submeter as leis americanas. Esse éo processo da SEC. Mas o processo criminal é por outra razão, é por causa da Lei FCPA, que trata de corrupção. Este processo deve e pode ser contestado pela PETROBRAS pelas vias regulares, por seus advogados. Quase todas as 500 maiores empresas americanas já foram processadas por causa da Foreing Corrupt Practices Act, a PETROBRASnão é a primeira, esse processo é bastante comum, precisa defesa de bom advogado.

      Até ai estar tudo nos conformes. O que não está nos conformes é a PGR ir a Washington quando não é parte nem do processo da SEC e nem do processo do Departamento de Justiça, vai entar fazer o que lá? Trocar informações? Retribuir visita do FBI? Mas o FBI é orgão policial, não é o correspondente a PGR nos States. Não está NADA claro o que a PGR foi fazer em Washington embora eu tenha já minha opinião formada.

  32. surpresa

    Nem quero acreditar nesta trama. Espero que seja outra coisa, pois se for o que realmente está na análise do André, a situação é de dar nojo, Beira a traição, por isso deve ser outra coisa. E é muito revelador que as mesmas pessoas que criticavam e até ridicularizavam os documentos enviados pelo ministério público suíço sobre as possíveis propinas pagas no caso Alstom_Siemens, agora dizem que é um procedimento normal. Enfim, é a obediência à agenda da mídia cartelizada.

  33. Por sinal, nao ta na hora de

    Por sinal, nao ta na hora de delegados de merda tirarem outra fiofoca antipetista do olho do rabo nao?

    Lembram se dos lideres “economicos” do bc que so falavam dos EUA?

    Pois eh.  EU me lembro.

    Ta na hora sim.

  34. acusação?
    Mas qm disse que foram até lá atuar como acusadores.
    Mas q bobagem. Pode ir sim, numa eventual troca de informações pode-se obter mais elementos para a responsabilização de envolvidos. A petrobras é vítima e seus algozes são pessoas físicas. O que sugere? Q se parem as investigações para não prejudicar a empresa? Meu deus….

    1. Inseticida em dose para matar a planta?

      Se vc nã sabe, a resosta é fazer um investgação séria e discreta, par pegar os “algozes” e recuperar valores.

      E não fazer um circo hipócrita e seletivo que poderá causar prejuízos muito maiores que os desvios de alguns facínoras.

      Faz sentido pra vc ou prefere que se destrua uma empresa de alguns trilhões e dezenas de milhares de funcionários por causa de talvez um milésimo disso no período por cerca de uma duzia deles?

      Investigar e condenar os mlfeitores e resuperar os valors, com certeza!

      Fazer isto de maneira circense transormando valores que NÃO AFETAM a operação da empresa em um tumulto que possa AFETAR seus negócios de verdade é puro “meu deeeus”!

      E de quebra, ainda quebrar boa parte da capacidade de se fazer infrastrutura neste carente país.

      Como Anturius, vc deveria se preocupar com a dose de inseticida…

      É só para eliminar insetos daninhos.

  35. acusação?
    Mas qm disse que foram até lá atuar como acusadores.
    Mas q bobagem. Pode ir sim, numa eventual troca de informações pode-se obter mais elementos para a responsabilização de envolvidos. A petrobras é vítima e seus algozes são pessoas físicas. O que sugere? Q se parem as investigações para não prejudicar a empresa? Meu deus….

    1. 1.A PETROBRAS não é vitima

      1.A PETROBRAS não é vitima nos EUA, ela está sendo PROCESSADA pela SEC, pelo Departamento de Justiça e por acionistas minoritarios. Lá portanto a PETROBRÁS é ré de processos, o que a PGR pode fazer pela Ré se ela é por função ACUSADORA?

      2.Digo que foram lá como acusadores porque NÃO PODEM SER DEFENSORES.

      3. Troca de informações com quem ESTÁ PROCESSANDO a Petrobras e por tabela o Estado brasileiro? A quem serve essa troca de informações? Quais informações?

      4.Os algozes da Petrobras são pessoas fisicas MAS eles não estão sendo processados nos EUA, a unica processada é a PETROBRAS.

    2. Realmente acredito também ser
      Realmente acredito também ser ignorância pensar que nossos procuradores foram aos EUA auxiliar na acusação da Petrobras. Meu amigo, o MPF tem o dever constitucional de proteger a ordem de direito e lutar pela condenação de criminosos. Em outras palavras, tem o dever de lutar a favor do Estado.

      A AGU defende a União e não a Petrobras. Esta já tem seu corpo jurídico próprio e tem recursos pra contratar os melhores advogados do mundo.

      A comissão de procuradores foram aos EUA conhecer mais um pouco de perto quais foram os desvios realizados pelos bandidos lá fora em nome da Petrobras.

  36. Esses homenzinhos de

    Esses homenzinhos de m…sempre se prestando ao ridiculo. Imagina essas criaturas sendo procuradores no USA. Já estavam na cadeia como terroristas por trairem seus país, mas, por aqui, trair o país já está no dna da nossa justiciaria.

  37. “O Procurador-Geral da

    “O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot [foto], e mais um grupo de procuradores de Brasilia e do Paraná viajaram…”

    Minha intuição diz que os procuradores estão numa sinuca de bico.

    Os vazamentos dizem que uma multidão de políticos(partidos políticos, deputados, senadores e governadores) estão envolvidos nas fraudes. Importante, não só receberam ajuda como também são parte dos desvios. Transacionavam com Youssef e Costa de caso pensado. Pessoalmente, não acredito na quantidade de políticos envolvidos e que partidos ,como pessoa jurídida, estejam envolvidos no embróglio. O quantitativo deve ser bem menor do que se apregoa.

    Então, como se fazer denúncia consistente que satisfaça o clima de linchamento criado pela velha mídia com a clara intenção de  instalar o caos. Gurgel não teria qualquer dúvida, faria um relatório qualquer e deixava a batata na mão do STF contanto, quem sabe, com um novo  Barbosa. 

    Janot tem duas opções pela frente: viajar na maionese como Gurgel para ver se dá certo( a jogada do ex deu certo).  Ou assumir que a extensão das fraudes de PRC(“ouvi nos corredores que 3%…) ou Barusco( “Estimo em $200 milhões…”). no mundo polítco não são o que se propaga na velha mídia.

    Parece que está difícil, a demora em apresentar a denúncia sinaliza dificuldades. Ou o grupo comandado pelo procurador-mor está sendo criterioso ou está preparando uma viagem que, evidentemente, não é para a paradisíaca Suiça, nem para a capital do Império.

  38. Fico feliz quando posso concordar em cheio com AA

    Pego direto no seu pé, AA, mas estou junto nessa!

    A Lava-jato está misturando ataque a ervas-daninhas com espalhar sal na terra.

    Se possível, arrancam o plantio junto e não deixar nascer mais nada.

    Com ou sem dolo (as evidências são que “com”), vão causar danos muito maiores à Petrobrás e ao país.

    O veho “duela a quem duela”!

    Desde que não duela nos amicci…

  39. Emocionante esse momento

    Emocionante esse momento quando o representante do empresariado mais escroto desse país se encontra com os progressistas da esquerda em defesa da soberania nacional.

    O patriotismo continua sendo o refúgio dos canalhas. E sempre dá certo.

     

  40. Verdade!
    o Andre é um cara

    Verdade!

    o Andre é um cara muito inteligente.

    E honesto ideologicamente falando, prova disso é que ja postou varios textos que nao deixam indiretametne de defender o governo quando o assunto diz respeito ao estado brasileiro.

    Seria muito bom se coisas semelhantes fossem feitas pela galera do outro lado…rs

  41. Na vizinha Argentina as ligações entre um promotor e o FBI

    Na vizinha Argentina as ligações entre um promotor e o FBI acabou em tragédia. Como agente de acusação, também entendo ser bastante temerário esse tipo de relação, vai que o PGR tem acesso a informações que amanhã coloquem em risco interesses americanos, sobra pra ele(Janot) que, sei lá, pode amanhecer com a boca cheia de formiga e põem a culpa em Dilma….São apenas conjecturas  da minha parte, é que segundo do Wikileaks, tinha relações bem próximas com FBI, CIA e, talvez, Mossad/Israel. AA está coberto de razão. Sobre as ligações entre o promotor argentino e EUA, segue link

    http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/blog/2015/01/27/um-tiro-contra-cristina-kirchner/

  42. Como se não bastassem os riscos internos

    Como se não bastassem os riscos internos o MPF quer mais lenha na fogueira, será irônico,  se o pais afundar,  vermos  esses engomadinhos na rua da amargura por falta de grana para pagar seus populdos salários…

    Meu cometário ao post “Colapso da Sete Brasil pode custar 150 mil vagas”.

     Segundo o MPF, foram desviados em torno de 2, 1 bilhões de reais da Petrobrás. Que negoção esse da trupe Moro-Globo-MPF: O pais corre o risco de virar pó, a engenharia nacional que levou décadas para se firmar pode desaparecer. Os desempregados chegarão às centenas de milhares de brasileiros. Os prejuizos causados pela fome de sangue e insanidade desse conluio midiático podem chegar a 1 trilhão de reais, há quem aponte queda de 1% do PIB por causa da paralisia geral causada por Moro e cia. Pais nenhum do mundo faz isso, André Araújo, no GGN, nos informa que em situações como a da Lava Jato os EUA fecharam os olhos para a roubalheira e, não fosse assim, hoje seriam um republiqueta qualquer. As européias Altsom e Simens estão vivinhas e atuantes apesar dos escandalos em que se meteram mundo afora. Depois mandem o Moro dar de comer a milhões de brasileiros desempregados. Que o brasil acorde antes que seja tarde.

     http://www.brasil247.com/pt/247/economia/169389/Colapso-da-Sete-Brasil-pode-custar-150-mil-vagas.htm

  43. Alguns comentaristas não

    Alguns comentaristas não captaram o conceito que emiti. Vou tentar ser mais claro.

    Suponha que voce tenha uma empresa e descobre que o GERENTE FINANCEIRO está desviando dinheiro. Voce, dono da empresa,  vai demiti-lo e tentar recupear o que for possivel. Então voce via à Delegacia dar queixa crime sobre o desvio, de modo a ter provas dele e demite o gerente por justa causa. Voce fez o que devia e podia ser feito para proteger o patrimonio da empresa.

    MAS voce ficou com raiva do gerente e então voce vai alem, chama um jornalista amigo e coloca o caso no jornal dizendo

    ESSE VAGABUNDO PRATICOU UM GRANDE DESVIO E QUASE QUEBRA A MINHA EMPRESA. Qual a consequencia?

    Voce ESCRACHOU o sujeito MAS COLOCOU SUA EMPRESA EM RISCO porque seus bancos e fornecedores vão lhe cortar o credito, voce chamou a atenção negativa sobre a sua empresa, vice transmitiu a mensagem que ela PODE QUEBRAR.

    Se todas acharem que sua empresa pode quebrar, voc mesmo disse isso, ELA QUEBRA.

    A Lava Jato não se limitou ao ato criminal, ela ESCRACHOU A PETROBRAS, prejudicou seu funcionamento e seu credito. Como a PETROBRAS é a maior empresa do Pais, DUVIDAS SOBRE SEU FUNCIONAMENTO E SOLVENCIA contaminam

    o proprio Pais. A parada da PETROBRAS, de seus investimentos, do pagamento aos fornedores, a suspensão dos contratos está provocando sérios prejuizo à economia do Pais, seguramente vão fazer o PIB cair para 1% negativos.

    As agencias de rating CORTARAM a classificação da PETROBRAS, dando-lhe notas mais negativas, a proxima rebaixa tira da PETROBRAS o chamado GRAU DE INVESTIMENTO e isso vai impossibilitar a Petrobras de renovar seus emprestimos ou obter novos recursos. Isso é por causa do vazamento de informações que geram um escandalo e não por causa da corrupção em si, que teve impacto muito menor que o escracho, ua vez que não é um fato de hoje, mas vem de muito tempo sem que isso afetasse o rating da empresa.

    Parece que os condutores desse processo não percebem isso.

     

    1. “Parece que os condutores

      “Parece que os condutores desse processo não percebem isso.”

      Eles percebem muito bem isso André. Não só percebem, como é exatamente esse o objetivo. E uma vez aleijada a Petrobras, estará pronto o caminho para a privatização….

    2. Não procede a comparação,

      Não procede a comparação, embora seja excelente o texto para didatizar o assunto. Mas no caso, eles queriam e querem extamente isso, meu caro, ou seja, a ruína da própria empresa que eles não consideram que seja deles. Você pensa mesmo que algum deles está preocupado em “limpar” o Brasiil de alguma corrupção? Eles querem duas coisas apenas, meu caro, ficar famosos e quebrar a Petrobras. Se quebrar o Brasil junto, melhor ainda.

  44. Este

    Por que em vez de fazer elocubrações nao se apura o porquê como um bom jornalista. Acho estranho é esse gap entre Governo e seus ‘aliados’ na mídia. É tão difícil assim saber o que acontece de fato em Brasília? Creio que não. Sei que a informação vale ouro e circula na ‘mão’ de poucos.

    1. o que vai faze nos EUA…

      Seria cômico senão fosse trágico. É a terra da aberração, da piada pronta. Mas já tivemos ministro falando que etanol polui mais que gasolina e para o mundo combater tal indústria brasileira. E candidata a presidência da República aceitando e incentivando que parte do nosso território fosse administrado por outros países ou pela ONU. Nossa representação politica e pública é um universo paralelo. Dá pra acreditar em tudo neste país.

  45. Representar um ponto de visto da minoria

    Há uma minoria muito influente que vive de vender uma cultura externa aqui no Brasil. Praticamente toda indústria textil imprime estampas somente em inglês. GAP (que pode querer dizer buraco ou nada) fez muito sucesso por aqui.

    Os ´produtos de maior impacto são expressões estranhas à lingua portuguesa e à cultura nacional. Já super valorizamos o “Colorido Artificialmente” até divulgarem (após 40 anos) que amarelo tartrazina causava Lupus e câncer. Brincamos muito com Aldrin 40, mesmo depois de ser proibido, assim como Neocid (que usava o dicloro-difenil-tricloroetano, também conhecido como DDT).

    Enquanto uma alta classe média ganha seus espaços vendendo “novidades” externas, ajuda ridicularizar nossas culturas e habilidades locais.

    Durante muito tempo ridicularizaram a cachaça, agora transformam na em algo chique. Mas nunca é dito superior ao wisk. Ainda que o seja.

    A ridicularização da pamonha em favor da valorização dos hamburguers, acabar com ditados em português_afro_indio por new wave (essa é a onda em cima da qual navega os idolátras vira-latas).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador