A vida sem valor infinito, por Cristiane Alves

A vida sem valor infinito

por Cristiane Alves

Na África a morte de um idoso tem o mesmo peso de um incêndio em uma biblioteca.

É difícil compreender tal correlação estando em um mundo onde idosos e bibliotecas não tenham valor algum. Mas como negar o conhecimento prático, chamado de sabedoria, adquirido com a vivência?

Na sociedade atual o idoso é um fardo, desses que oneram. Mesmo que durante toda a vida esse indivíduo tenha contribuído à manutenção da sua e de outras vidas.

O idoso é aquele ente que de um momento para o outro deixa de ser ganho para ser gasto. No patriarcado todos temos preço, embora nem todos tenhamos valor.

O liberalismo precifica tudo porque só reconhece números. Uma inteligência artificial que veio muito antes da computação.

É provável que sem os psicopatas nunca desenvolvêssemos muitas das tecnologias que temos hoje. Embora eu não esteja sugerindo que todo cientista de exatas seja psicopata, esclareço.

A pandemia do Coronavírus satisfará quantos Charles Cullen? Quantos dentre nós festejam a peste como resposta às suas preces (literais ou não)? Imputando a Deus, deuses, ou a Darwin uma seleção natural que a própria evolução científica desmente.

A Geografia física mostra o mundo como uma grande balança. Se em algum lugar surge uma cordilheira, necessariamente em outro lugar um relevo é rebaixado. Se existe um degelo na Antártida, uma orla deixa de existir. Uma floresta extinta muda o regime hidrológico. Não é difícil supor que ao catalizarmos efeitos naturais, aceleramos as repostas do planeta rumo ao equilíbrio.

Somos nosso próprio predador, diria Hobbes: “Lupus est homo homini”.

Tenho ouvido que a peste “só” leva os velhos e os doentes num misto de resignação e alívio, como se o Cullen em cada um de nós aflorasse para brincar de divino. O interessante é ver que nessa “escolha” Caetana, fere a consciência somente o que nos atinge ou pode fazê-lo.

Há dois anos falávamos sobre o ódio às minorias como o parto a todo ódio possível. Então vem a peste e escancara que a humanidade se extinguiu faz tempo. Sobrou apenas o homem sem valor, o homem precificado.

O idoso e os doentes agora são o sobrepeso atirado ao mar. Evitamos que o barco vire, mas não desviamos do iceberg. E o comandante sabe que jogar fora os suprimentos, remédios e pessoas não evitará a tragédia. Apenas protelará o sofrimento dos que ficam, mas ele se diverte.

A síndrome do pequeno poder explica nossa condição atual.

Enquanto isso Gaia pulsa e revive.

Cristiane Alves

Cristiane Alves

View Comments

  • O neoliberalismo, um peso morto nas costas das nações, quer livrar-se do que, na sua ótica, constitui peso morto: idosos e doentes. Assim, eles podem desviar mais verbas da saúde e do INSS.

    "Mas como negar o conhecimento prático, chamado de sabedoria, adquirido com a vivência?"

    Um sujeito como o Bolsonaro, por mais que envelheça, não adquire sabedoria, pelo contrário, quanto mais vive, mais ele se idiotiza. O que fazer com ele quando ele envelhecer mais?

  • “Mas como negar o conhecimento prático, chamado de sabedoria, adquirido com a vivência?”

    Eu não sei se vocês já conviveram com velhos pobres da periferia, mas praticamente nenhum tem algo a ensinar de verdade para os mais jovens. Geralmente eles são conformistas, não sabem nem o que se passa na realidade em que vivem. É bem deprimente a completa alienação dos velhos brasileiros.

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

9 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

10 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

11 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

11 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

11 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

12 horas ago