Alvará de Soltura: a angústia da espera, por Samuel Lourenço

Alvará de Soltura: a angústia da espera

por Samuel Lourenço

É muito angustiante aguardar o cumprimento de um Alvará de Soltura. Eu fiquei uma semana esperando. “Hoje tu sai, Samuca!”. E eu não saía… Não tinha plantão, o funcionário do SISPEN não foi colocar. Eu tive que aguardar. Cada dia uma dor interminável. Perdi o tino.

Depois que soube do Alvará, comia tudo que via pela frente. Ia ao banheiro trezentas vezes por dia. Comia, comia. Fiz do ponteiro do relógio o meu maior inimigo. Nunca uma volta de ponteiro significava um minuto, era muito menos. As horas não passavam.

Eu já não tinha mais roupas para trocar. Doei tudo assim que soube do Alvará. Fiquei só com a roupa do corpo. Doei minha televisão, meu ventilador. O carcereiro até queria me soltar, mas não podia. Era ao contrário. Hahahah

Chorei, achei que não seria solto mais. A Oficial de Justiça chegou, mas não podia me soltar. Não tinha a bendita tornozeleira. Disse que no outro dia me soltaria. E nada. As anotações e os carimbos dão conta do ir e vir do ALVARÁ. Que inferno. As noites são mais claras que o dia de sol no verão carioca. As manhãs são mais escuras que no alto mar em dia de pesca sem luar. Busca informação e ninguém te fala. Olha na porta da cela e não vê ninguém. Ouve um barulho de grade e tu acha que é alguém pra te chamar… E nada. É um horror!

Chora, se angustia, pensa no crime, ignora a etapa de cadeia puxada, se sente o mais cabaço de tudo, não consegue buscar na memória a resiliência que o manteve sóbrio até aquele momento. É um choque mental que beira ao surto. Anda na cela, ajeita a sacolinha com alguns documentos. Revira a sacolinha. Desfaz o nó, ajeita o cadarço do tênis, anda pra lá, volta, transpira. Bebe água da pia, volta… E nada.

Passa um e dia: “Hoje tu vai!”, e depois passa outro e diz: “Não foi ainda não? Achei que só te veria no jornal preso de novo!”. Fazem piadas com a tua dor. E os dias se passam, até que uma hora acontece.

Ontem, enquanto a gente vibrava e se angustiava sobre a soltura ou manutenção da prisão do Lula pouco foi dito sobre a peça fundamental, a pessoa do LULA. Esse joguete mata a pessoa. Tem gente preocupada como vai dar aula depois de tudo. Outros preocupado com a autoridade de magistrado. Disputa de ego… E o sentimento do preso?

Será que alguém sabe dizer: E o sentimento do preso? As dores, as angústias, as expectativas. Ferro é a grade, concreto é a estrutura. Lula é um ser humano, tem alma, coração e sensações. Muito além do que o redigido no papel ou objeto de entrave burocrático.

Distribuição, Competência, Cumpra-se e o escambau. Nesses Manuais e Códigos a gente encontra um resposta e por eles somos capazes de fazer afirmações. Mas por favor não permita que todo o saber despreze o sentimento humano, e talvez no Código ou Manual não tenha importâncias as sensações, expectativas e angustias de um preso enquanto um Alvará é prejudicado.

Abraços, Lula. Meu abraço, Presidente.

Samuel Lourenço Filho – Cronista, palestrante, egresso do Sistema Prisional, aluno de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social -UFRJ

Samuel Lourenço Filho

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PT joga contra o Lula e o povo brasileiro
    O evento de ontem se apresentou como mais uma decepção sobre a atitude do PT quanto ao destino do Lula e do povo brasileiro. Mais uma vez se comportou como um homem que brocha bem na hora do orgasmo. A mensagem é clara: pobre tem que viver angustiado, acreditando que o dia dele vai chegar, mas que, na hora H, recebe uma ducha de água gelada. É que as elites e as chamadas esquerdas conhecem o potencial de raiva acumulada pelo cidadão comum (cidadão?). Eles sabem que isso aqui pode ser muito pior do que foi o Haiti. E ficam nesse joguinho de gato e rato para amortecer o potencial de revolta dos oprimidos. Quem acredita no PT? Quem vai às ruas pelo PT?

  2. Sempre necessárias e esclarecedoras as crônicas do Samuel

    Pouco, menos ou quase nada relevante neste momento é se o autor desta crônica, Samuel Lourenço, foi privado de liberdade por longo tempo em decorrência de algum ilícito, tipicado como crime. Importa é que ele foi privado de preciosos meses ou anos de sua vida, sendo nesse período objeto de ações coatoras, talvez abusos, ilegalidades e mesmo crueladades por parte do aparelho repressor do Estado.

    É bem provável que o cronista leia e estude Michel Foucault ou pelo menos lhe tenha sido sugerida a leitura desse filósofo francês. Mesmo os que nunca passamos pelo processo de desumanização, de coisificação, de submissão e docilidade dos corpos (apud Foucault), conseguimios ter boa noção do que é ser privado do 2º bem maior, a liberdade, que segue de peto o 1º: a vida. 

    No clássico “Vigiar e punir: nascimento da prisão” Foucault nos mostra de forma clara, crua, do por que e para que foi criado o sistema processual e penal tal qual conhecemos hoje, no chamdo “Ocidente”. Basta uma visita a qualquer penitenciária pública (desde a mais degradada e degradante às chamadas de “segurança máxima” ou “modelo”) para perceber que elas são raticamente o oposto do que delas se declara nos textos legislativos e dos istema judiciário. Todo o rebuscamento e empolação dos textos jurídicos escondem as facetas reais e cruéis desse método de controle e repressão social.

    Líder popular e político experiente, observado/vigiado, perseguido e preso  já no iníicio da década de 1980, quando era apenas um líder sindical e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, o Ex-Presidente Lula, agora septuagenário e o melhor presidente da república, segundo ampla mairia dos brasileiros, tendo deixado a presidência da república com cerca de 90% de aprovação, deve bem saber que a perseguição contra ele NADA tem de jurídica, sendo puramente política. Mais do que isso: Lula parece ter consciência de que o que os golpistas e canalhas das ORCRIMs midiáticas e judiciárias – assim como os chefes dessas, ou seja, o alto comando internacional ado golpe, que fica nos EUA, sendo representado pelo Deep State estadunidense, pela banca internacional e pelos oligopólios do petróleo e da máquina militar de guerra dos EUA – querem docilizar, escravizar, coisificar, humilhar, deumanizar não o cidadão Lula, o Ex-Presidente Operário e Ex-Sindicalista, mas sim os milhões de cidadãos e cidadãs que le, Lula, representa. As quadrilhas golpistas em Pindorama, feitoras de seus chefes nas metrópoles coloniais – sobretudo EEUU – querem aniquilar ou matar qualquer esperança de emancipação das classes trablhadoras e secularmente excluídas e exploradas deste brasil, desde que os invasores europeus aquie chegaram, há mais de 500 anos.

    Os fatos recentes servem para mostrar que NÃO HÁ qualquer perspectiva para Lula e para as esquerdas seguindo os ritos e trâmites institucionais, pela via jurídica. A tática adotada pelos que fazem a defesa política e técnico-jurídica de Lula não lograram nem lograrão o êxito que os mais ingênuos e otimistas chegaram a expectar.; o máximo que essa estratégia e suas previsíveis táticas conseguiram até agora foi enlamear de vez o sistema judiciário (polícia federal, ministério público e juízes). Mas para um sistema judiciário cujas cúpulas foram tomadas e agem como uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA INSTITUCIONAL os escrúpulos foram, estão sendo e serão mandados às favas, sem o menor pejo. O sistema judiciário está apodrecido desde a farsa/fraude do chamado “mensalão do PT”, há 13 anos.

    Apenas há cerca de uma semana Lula reconheceu que cometeu o maior erro político da vida dele ao acreditar na ala quinta-coluna da máquina petista que o aconselhou a se entregar aos seus algozes, no dia 7 dia abril deste ano. SE Lula tivesse ido para  a embaixada da Rússia ou da China, por exemplo, ele poderia usar seu prestígio internacional e seria ouvido pelos mais importantes veículos de mídia do mundo, denunciando o golpe no Brasil e a perseguição política a ele, ao PT, aos petistas e aos líderes ada esquerda Política, em geral. Mal aconselhado pelos “judas”, Lula preferiu se “mandelizar” ou se “ghandizar”; isso pode ser bom para uma biografia póstuma, mas foi erro fatal para um líder político que pretendia voltar ao poder por meio do voto popular. Como no Brasil JAMAIS hove revolução popular, as masssas não sairão às ruas em defesa de Lula e do legado dele aos brasileiros trabalhadores, excluídos e explorados. O momento atual é o mais ANTI-REVOLUCIONÁRIO que se possa imaginar; basta ver que, alijando Lula da disputa presidencial, o bronco, desqualificado e nazifascista Jair Bolsonaro é que será o eleito para presidir o Brasil.

    Nem se fale em militares “nacinalistas”, pois eles não existem mais ou, se existem, não têm coragem, vez ou voz, para se manifestar. Os generais boquirrotos – de pijama e da ativa – são meros vira-latas e entreguistas, como mostram hamilton mourão, sérgio etchegoyen, paulo chagas, eduardo villas boas e quejandos.

  3. Liberdade

    Também pensei em Lula. Tera ele tido a expectativa de que poderia sair ? Ou ja antevendo tudo, sabia que não deixariam sair da prisão. Ou ainda se saisse num dia voltava no outro… Espero que Lula esteja com o coração forte porque 2018 é o ano que não vai acabar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador